Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Comparação entre os suplementos Ensure e Nutren sênior



Figura 1: Suplemento Ensure.
Figura 2: Suplemento Nutren Senior.


  










    
   Existem muitos suplementos alimentares no mercado, alguns específicos para determinadas faixas etárias. Esses divergem em preço e quantidade de produto, mas ambos apresentam em suas tabelas nutricionais basicamente uma suplementação de vitaminas, proteínas e alguns minerais, o que traz dúvida ao consumidor na hora da escolha. Tanto a linha de suplementos alimentares Ensure, elaborada pela indústria farmacêutica Abot, quanto a linha Nutren sênior, que pertence a indústria de alimentos Nestle, são voltadas para o público acima de 50 anos. A pesar destes produtos serem destinados ao mesmo público, possuem diferenças na forma de abordagem de suas propagandas. Enquanto o primeiro foca em uma reposição de proteínas para manutenção muscular, o outro salienta a reposição do cálcio para benefício dos ossos. O objetivo da postagem é analisar as tabelas nutricionais de ambos os produtos fazendo uma breve comparação entre eles. Existiriam diferenças consideráveis entre a composição desses dois suplementos?

Descrição dos produtos: 
    
     Suplementos alimentares em pó para reconstituição em água (Ensure) e em leite (Nutren sênior). Possuem diferentes sabores comercializados, podendo ser consumidos frios, quentes ou batidos com fruta. Tem como objetivo principal suprir uma carência de vitaminas e minerais.

Fundamentos bromatológicos: 

   Os suplementos acima mencionados possuem em sua composição uma grande quantidade de carboidratos, seguido de proteínas e gorduras. Apenas o Nutren contem adição peque de fibra alimentar. Ambos os produtos possuem diversas vitaminas e minerais, que podem ser visualizados nas tabelas nutricionais disponíveis a baixo. Esses nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e podem ser adquiridos através da alimentação. O cálcio costuma aparecer como destaque por conta da reposição óssea, pode ser encontrado em leite e derivados, sardinha, brócolis entre outros e para sua absorção é necessário a presença de vitamina D que é sintetizada pelo nosso organismo através da exposição ao sol. Outro destaque nas propagandas é a presença de proteínas que são fundamentais para diversas funções desde defesa a construção muscular e tecidual de um indivíduo. As proteínas são encontradas em carnes, leite, derivados do leite e ovos. 

Figura 3: Tabela nutricional Ensure.
                                                   
Figura 4: Tabela nutricional Nutren Senior.

Legislação: 

   Não existe ainda na legislação brasileira uma lei específica para suplementos alimentares. O que possuímos é a Portaria n.32/1998 que dispões sobre suplementação vitamínica e ou mineral. E a RDC n.18/2010 que trata a respeito de suplementos elaborados para alimentação de atletas. 

Discussão:   

    Ao analizarmos a composição nutricional destes suplementos é possível observar que eles possuem basicamente os mesmos componentes, existindo apenas pequenas diferenças em relação as quantidades presentes. Ambos possuem um valor energético semelhante, sendo o Nutren pouco menos calórico. O açúcar expresso na forma de carboidratos chama atenção por ser o componente em maior quantidade nas fórmulas, ficando um alerta já que muitas pessoas possuem problemas com a glicemia, ainda mais a cima dos 50 anos, idade alvo desses produtos. Ambos possuem adição de proteínas, a pesar de este ser o ponto principal da propaganda do Ensure. É preciso observar também a quantidade de sódio por conta do risco associado a pessoas hipertensas, nesse caso o suplemento Ensure fica em desvantagem por apresentar um maior teor de sódio. Outro fato que pode ser descrito é que o suplemento Ensure deve ser dissolvido em água por se tratar de um preparado já pronto para beber, mas possui leite em sua composição então pessoas tolerantes a lactose devem ser alertadas. Já o Nutren deve ser dissolvido em leite como a maioria dos outros suplementos em pó. 

Conclusão:   

    Como podemos observar as semelhanças entre os valores nutricionais dos produtos são muito grandes e as diferenças pouco significativas. O suplemento Nutren possui sim uma quantidade maior de algumas vitaminas e menos carboidratos e sódios do que o Ensure e isso precisa ser avaliado pelo consumidor. O custo do produto também se torna um item importante para o consumidor e em uma breve pesquisa foi possível observar que os preços são semelhantes entre as duas marcas, no entanto o Ensure possui a comodidade de ser diluído em água. Por fim é importante lembrar que nenhum desses suplementos substitui uma refeição completa e balanceada que é capaz de suprir as necessidades do organismo, sendo apenas uma forma rápida de complementa a dieta das pessoas, principalmente quando há um desgaste físico por conta da idade. 

69 comentários:

  1. O consumo de suplementos alimentares por não necessitar de uma indicação médica tende a ser um tanto quanto indiscriminado. Neste cenário, graças a sua composição, vale chamar a atenção para alguns pontos relacionados à saúde do consumidor. O primeiro deles refere-se a presença significativa de carboidratos, quando comparamos aos outros componentes dos produtos, o que pode ser extremamente danoso para indivíduos diabéticos ou com problemas no controle da glicemia. Este fator chama a atenção principalmente quando observamos a tabela nutricional do Ensure, onde a quantidade de carboidratos é basicamente o dobro da quantidade presente em Nutren. Apesar de seu potencial calórico, ambos suplementos não possuem relatos ou reclamações de aumento considerável de peso em seus consumidores.
    Outro ponto que tem sido discutido em alguns fóruns de debate é a presença significativa de proteínas (não só nos suplementos destacados, mas em todos a base de proteínas) e a associação disto com o desenvolvimento de cálculos renais. Vale lembrar que o desenvolvimento de cálculos renais está ligado a diversos fatores, dentre eles a ingestão de proteínas em excesso associada a uma baixa ingestão de água ao longo dia. Portanto, se o consumidor faz uso de suplementos alimentares por conta própria, ele pode estar fazendo de uma quantidade elevada de proteínas, que aliado a uma baixa hidratação pode vir a causar graves problemas renais.
    Por fim, destaco mais uma vez a importância da consulta e indicação de um nutricionista ou profissional da saúde para o consumo de suplementos alimentares, de forma a indicar melhores opções e quantidades destes produtos de acordo com cada paciente.

    Aluna: Camila Reis Gama
    DRE: 113058796

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Tudo bem?
      Sou transplantada de fígado há 5 meses, perdi muita massa muscular e, a pedido médico, tomo Nutrem Sênior sem sabor, para adquirir massa.
      De verdade, não vi resultado até agora, mas, vou tomar por um longo tempo. Creio sim, que o suplemento alimentar, deva ser prescrito pelo médico, porém, no nosso país, nem todos tem acesso a um médico, infelizmente. Deveria ter um paliativo para essas situações.
      Gostei do seu artigo.

      Excluir
  2. Concordo com o seu comentário Camila, só que dificilmente a população leiga irá recorrer a uma orientação médica para introduzir esse tipo de produto na dieta, quando o mesmo é vendido em prateleiras de supermercados sem nenhum tipo de restrição. Não existe se quer uma legislação específica para essa classe como foi mencionado no texto, e dificilmente a grande massa possui orientação clara sobre o perigo do excesso de carboidratos e de proteínas. Cabe a nós futuros profissionais da saúde debatermos essas questões e expor conhecimento ao público como este que está sendo vinculado através do blogue.

    ResponderExcluir
  3. Porque não diminuir a quantidade de sódio no Ensure? ALIAS DEVERIA DIMINUIR EM TODOS OS PRODUTOS APESAR DE SER LEI. O SODIO DE UMA CX DE AGUA DE COCO E ABSURDO

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe de 83 anos vomeciu a tomar o Nytren 1.0, na agua. Tem tido bom resultado. O que lamento é a deficiência do sac da Nestlé quando perguntei da diferença entre os Nutren e foi genérica sobre a composição, esperava uma resposta mais objetiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua mãe ganhou peso da stou muito preocupada comigo m me nhã mãe quero que engorda está muito magra e meio fraca

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. obrigado gostei muito da explicação

    ResponderExcluir
  7. Meu pai está com melanoma , câncer de pele, perdeu muito peso...Ensure é indicado pra ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso do seu pai o melhor seria o Cubitan ou Ensure Plus advance. Os dois ajudam na manutenção e recuperação da massa magra e ajudam na cicatrizacao.

      Excluir
  8. Meu nome é Paulo. Tenho 1,75m de altura, 43 anos e peso 73 quilos. Tomo Ensure diariamente (duas vezes ao dia - de manhã e à noite). Além disso, almoço e janto normalmente. No meu caso específico, não consigo engordar de jeito nenhum (e olha que nos finais de semana, quando não estou trabalhando, tomo 03 doses de Ensure por dia). Pelas informações colocadas, gostaria de saber se o Glucerna seria uma boa opção em substituição ao Ensure, uma vez que este produto causa um impacto bem menor no índice glicêmico, tanto é que ele é direcionado para pessoas com diabetes. Detalhe: não sou diabético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alem do glucerna ser recomendado para pacientes diabéticos, tbm é usado em planos alimentares com o objetivo de perda de peso. Para ganho de peso com o Glucerna o ideal seria o Glucerna 1.5. No seu caso poderia fazer uma diluição mais caloria do Ensure ou nutren. Ou tbm fazer o uso do nutridrink, esse tem o sem sabor tbm que pode ser inserido nas grandes refeições sem mudar o sabor dos alimentos.

      Excluir
    2. Você com 1,75 e 73 quilos tá se achando magro? Então agora eu entendo oq realmente sou, como as pessoas me olham. Devem me achar um esqueleto, eu tenho 1,79 com 52 quilos. Tô tomando Nutren mas parece que não tá adiantando nada. Tenho 38 anos, mas qdo tinha 20 anos cheguei a 46 quilos e a 3 meses atrás cheguei a 45. Nada da jeito.

      Excluir
    3. Tbm sou muito magra, 1,68 cheguei a 46 kg. Comecei a fazer musculação em uma academia top, comprei cobavital ,whey protein e bcca , agora tô com 52kg, os músculos começaram a ficar mais visíveis, estou malhando há 6 meses!

      Excluir
    4. Paula veja a tua tireoide, tu pode estar com falta de iodo, mas presta a atenção não estou falando de Lugol,
      Fala da raiz de Kombu usada pelos japoneses tem ele em capsula caso queira chama Ionew , ele é um suplemento pesquisa.e fala com teu médico, faça o teste ao acordar antes de se movimentar, repita por 3 dias seguido se a tua temoeratura estiver menos de 36, está com disfunção da tireoide.

      Excluir
    5. Bom dia.
      Sou a France.
      Tenho 1.62
      Peso 49
      58 anos
      Perdi 6 kilos, por um problema no estômago. Depois de tomar 2 latas de nutrem sênior zero lactose, misturado com farinha de batata doce, aveia e farinha láctea e Buclina, consegui ganhar 1 kilo.
      Isso em 2 meses. Estou achando extremamente lento.
      O que seria indicado de suplementos pra um ganho de peso mais rápido?
      Visto q tenho me alimentado bem e com espaço de 3 horas entre as refeições.
      Me ajudem por favor
      Desde já agradeço

      Excluir
  9. O GLUCERNA PODE SER SUBSTITUÍDO PELO NUTREN SENIOR?

    ResponderExcluir
  10. Gostei da explicação. Acho também que a quantidades de sódio deveria ser bem menor em todos os suplementos alimentares,principalmente os que são destinados para idosos e crianças.O sódio é um dos males silenciosos

    ResponderExcluir
  11. Eu acho q deveriam diminuir o nível de sódio e carboidratos desses produtos, já q a maioria das mulheres qdo passam pela menopausa têm facilidades de engordar por causa do metabolismo lento.

    ResponderExcluir
  12. Alguém escreveu nutren 1.0 foi engano ou existe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim. Ele é normocalorico. Em 100 ml tem 100 kcal. Existe tbm o nutren 1.5 hipercalorica, em 100 ml temos 150 kcal.

      Excluir
  13. Estou fazendo quimioterapia e radioterapia,para tratamento de câncer de mama,a nutricionista recomendou Ensure,no caso de eu não conseguir fazer uma das refeições diárias, que é o que está acontecendo,tenho muito enjôo,sou hipertensa e tenho muitos casos de diabetes na família. Alguém poderia me ajudar, preciso tomar alguma coisa pois sinto fraqueza.grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso seria melhor trocar pelo Glucerna. Esse é indicado para pacientes com diabetes.

      Excluir
  14. Existe alguma restrição pra quem tem a suspeita de anemia e suspeita de alergia a lactose tomar o Nuntren 1.0?

    ResponderExcluir
  15. O nutrem substituí o Cubitan, ou são produtos diferentes? Posso substituir um.pelo outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cubitan é um suplemento com maior quantidade de proteína. Ele é mais indicado pra quem precisa de uma melhor cicatrização ou reposição de proteínas.

      Excluir
  16. O nutrem pode ser tomado com agua quente ou mistura de café com leite quente?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. não consegui engordar com o ensure( esse era o meu objetivo, além de complementar a alimentação) mas com o nutren atvive tive melhores resultados. o problema é que o nutren possui lactose e sou intoletante a lactose.

    ResponderExcluir
  19. Quero ganhar massa muscular por perda de peso.Porém sou diabético e hipertenso e já tenho 52 anos qual me recomendam fazer uso.?

    ResponderExcluir
  20. Alguém sabe a diferença entre o Nutrem Sênior e o Supra Sênior?

    ResponderExcluir
  21. Acredito ser somente nos laboratórios e no preço. Nutren sênior é um ótimo suplemento.

    ResponderExcluir
  22. Faço quimioterapia, sou hipertensa e tenho pré-diabetes e agora descobri que estou com anemia, pois não consigo me alimentar direito, devido aos enjôos. O oncologista em recomendou o Ensure Sênior, mas agora lendo os comentários, fiquei na dúvida, entre o Ensure Sênior ou o Glucerna.

    ResponderExcluir
  23. tenho 50 anos quero reposição de massa muscular faço caminhada e exercício físico gostaria de saber qual o melhor para mim censure ou nutren sou hipertensa

    ResponderExcluir
  24. Nutren sênior pra suprir treino de musculação é bom?

    ResponderExcluir
  25. Tenho 49 anos, percebi que depois que entrei na menopausa precoce, a 10 anos, perdi massa muscular, comecei a fazer caminhada e alguns exercícios simples de musculação... O que seria mais indicado pra mim????

    ResponderExcluir
  26. Minha filha tem 21 anos, portadora de duas doenças autoimunes (Hepatite e Tireoide) e faz uso de corticoide e imunossupressor. Necessidade de repor cálcio, proteínas e vitaminas, de preferência não muito calórico. Qual deles seria a melhor opção como complemento?

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saber qual desses servem para o meu marido que tem 1,82 e 64 anos, em fevereiro deste ano ele teve uma pneumonia muito forte que não se sabe se foi Covid pois na época não estava fazendo o teste, desde em tão meu marido não é mais o mesmo perdeu muito peso e ficou muito fraco foi então que tive vontade de lhe dar algo que o fortaleça novamente. Fui nas farmácias, mais são tantos que não dá pra saber. Ele não é diabético a pele dele está muito fina qualquer coisa machuca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de publicar uma mensagem que lhe ajudará. Meu esposo também é diabético. E o seu caso é idêntico aos dos meus familiares. A pele é o sintoma externo da falta de nutrientes eficientes, que com o anos, ao envelhecermos, aparece primeiro. O corpo já não consegue absorver tudo o que comemos, mesmo numa alimentação saudável. Faz parte do processo do envelhecimento. No meu caso, optei pelo NUTREN SÊNIOR. Espere ter ajudado.

      Excluir
  28. Boa noite minha filha tem 15canos pesa 36 kg nutricionista passou ensure para ela ganhar massa é peso tem algum perigo a saúde?

    ResponderExcluir
  29. Gostei das explicações. Vocês, redatores, precisam corrigir o texto em relação à gramática, concordância nominal e verbal. Isso acaba desmerecendo todo o teor explicativo da pesquisa. Ex. "analizarmos" , "a pesar" "relação as quantidades" etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste espasso, karíssimo Jujuba, discordo da sua colocassão ! A língua portugueza é muito rica e ideal para os que apressiam conteúdo linguístiko, mas aki me inporta saber quais esperiências os leitores podem comunicar, e não konsta (h)aver redatores proficionais. Fassa de conta que estamos nos falando ao telefone ... abrassos

      Excluir
  30. A minha mãe, tem mentraste nós ossos e no pulmão, e vai começar a fazer o tratamento. O que vocês indica?



    ResponderExcluir
  31. A minha mãe tem mentraste nos ossos e no pulmão, e vai começar a fazer o tratamento de câncer. E, está perdendo muito peso. O que vocês indica?

    ResponderExcluir
  32. Estou. Uidando do vô Zinho de 99 anos ,gostaria de saber qual o mais indicado . Nutrn, gkucerma ou Ensure ?

    ResponderExcluir
  33. Depois da explicação dada pelos autores do estudo, optei pelo NUTREN SÊNIOR para meu esposo, mãe e pai. Eles não ganharam peso, mas massa magra, que são músculos. Além disso, a pele, que antes era sem hidratação, fina e como um papel, está muito melhor. Não há mais lesão, por um simples esbarrão numa maçaneta, por exemplo. A qualidade da pele melhorada é VISÍVEL. Além do custo/benefício serem mais atrativos. Essa é a a minha opinião. Por uso contínuo.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite...Estava lendo esses comentarios..gostei muito..tô sempre tive vontade de ganhar peso...e musculos pois me acho magro tenho 64anos....mas sou muito ativo....estou sempre me exercitando acho que consumo mais energia do eita ganho..( esse" corretor" nos faz errar muitas palavras).....

    ResponderExcluir
  35. Ganho muscular exige musculação pesada e proteínas.Nao se aventurem sem um profissional.Podem se machucar gravemente.

    ResponderExcluir
  36. Tenho 1,66 e peso 50 kg,qual o melhor para tomar Ensure ou Nutren,tenho doença de crohn.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. As resenhas,mesmo escritas no português politicamente incorreto,nos ajudam nas escolhas dos suplementos aqui discutido.Me pareceu mais relevante o Nutren Sênior tradicional sem maiores riscos,ou contra indicações,se consumidos normalmente.Obrigada à todos!🙂

    ResponderExcluir
  39. Oi posso substituir o insure plus pelo Nutren, minha mãe precisa engordar um pouco e ganhar massa o insure é muito caro 😁

    ResponderExcluir
  40. Observa -se que as citadas marcas possuem basicamente os mesmos efeitos, então o intem importante seria a concorrência, mas os preços estão absurdos,aumentando constantemente como um verdadeiro cartel,conseqüentemente desvalorizando as pesquisas entre as diversas marcas.

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito de tudo que foi falado aí eu estava em dúvida mas já não estou mais minhas dúvidas foram todas dissipadas estou muito satisfeita muito obrigado

    ResponderExcluir
  42. A minha mãe tem 84 anos, fez a retirada da bexiga devido um câncer, tem insuficiência renal, qual suplemento seria mais adequado?

    ResponderExcluir
  43. Boa noite,minha sogra tem 69 anos ,ela é diabética e tem problema renal ,qual seria melhor pra ela tomar o Ensure ou o Sênio?

    ResponderExcluir
  44. o ensure é o dobro do preço por causa da proteira do leite e soja, o nutrem nao me parece que tem , apesar de falar na materia.

    ResponderExcluir
  45. opa, pode remover meu comentario, confundi nutrem com sustagem. k

    ResponderExcluir
  46. Estou no terceiro câncer. Perdendo mto peso começo a. Químio semana q vem. Sou ileostomizada e preciso de um suplemento sem resíduo. Para não ter Suboclusao. Qual eu uso? Me ajudem por favor. NAIRA Ribeiro

    ResponderExcluir
  47. Aq é Sônia , tenho 55 anos ,peso 1,5 pesava 58 quilos , tenho anciedade e perdir 12 kg , qual dos suplementos seria melhor para o ganho de massa

    ResponderExcluir
  48. Meu pai tem um C.a e precisa ganhar peso já dou o nutrem mais não vejo resultados será bom mudar pro Ensure?

    ResponderExcluir
  49. Minha mãe tem 90 anos, ela caiu e quebrou o fêmur a nutricionista passou o nutrem senior, não tenho condições de comprar por ser muito caro tem um mais barato que possa substituir

    ResponderExcluir