Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 16 de junho de 2018

COMPARAÇÃO NUTRICIONAL DO ACHOCOLATADO GOLD DIET COM O NESCAU LIGHT








Quando o assunto é dieta todo mundo quer mas ninguém gosta de abrir mão de comer um chocolate ou de saciar a vontade por doces. É com essa abordagem que os achocolatados GOLD diet e o NESCAU light estão no mercado. No entanto, o achocolatado GOLD além de ser mais caro, também apresenta uma embalagem mais atrativa quanto aos critérios nutricionais. Seria o achocolatado GOLD diet então mais indicado para dietas hipocalóricas do que o achocolatado NESCAU light ?



Descrição do produto: 
   Achocolatado é uma categoria de alimentos no qual há a presença de chocolate. Normalmente contém cerca de 70% de sacarose ou de outros açúcares e cerca de 30% de cacau em pó. Para conseguir um produto completo e realmente instantâneo, pode-se incorporar leite em pó. Normalmente, não é usado leite em pó integral, devido a alterações oxidativas, que limitam a vida útil do produto. Pode-se também adicionar extrato de malte, glicose, vitaminas e sais minerais como suplementos. [1]
   O achocolatado GOLD diet é um achocolatado em pó para dietas de ingestão controlada de açucares e contém aromatizante sintético idêntico ao natural. Esse produto é formado por maltodextrina, cacau em pó lecitinado, Vitaminas (Niacina, E, ácido Pantotênico, C, B2, B6, B1, A, ácido fólico, D, B12) e mineiras ( ferro, zinco e selênio); aroma idêntico ao natural de baunilha, edulcorantes artificiais ( ciclamato de sódio, aspartame, sacarina sódica e acessulfame de potássio) e antiumectante (dióxido de silício). [2]
    Já o achocolatado em pó NESCAU light é a versão do achocolatado em pó com 30% menos calorias para aqueles que estão em busca do mesmo sabor de NESCAU com menos açúcares. O mesmo é constituído por açúcar, cacau em pó, soro de leite, polidextrose, minerais, vitaminas, aromatizantes, emulsificante lecitina de soja, edulcorantes (ciclamato de sódio e acessulfame de potássio) e antioxidante (ácido ascórbico). [3]

Fundamentos Bromatológicos: 




                                     Figura1: Tabela nutricional do achocolatado GOLD diet

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
QUANTIDADE POR PORÇÃO
%VD*
160 ml de leite integral
Valor Energético
33 kcal = 139 kJ
2%
90 kcal = 378 kJ
Carboidratos
7,2 g, dos quais:
2%
15 g, dos quais:
Açúcares
6,3 g
**
14 g
Proteínas
0,6 g
1%
6,2 g
Gorduras Totais
0 g
0%
0 g
Gorduras Saturadas
0 g
0%
0 g
Gorduras Trans
0 g
**
0 g
Fibra Alimentar
0,7 g
3%
0,7 g
Sódio
15 mg
1%
85 mg
Cálcio
188 mg
19%
391 mg
Ferro
2,6 mg
19%
2,6 mg
Vitamina A
131 µg RE
19%
131 µg RE
Vitamina B1
0,23 mg
19%
0,31 mg
Vitamina B2
0,25 mg
19%
0,56 mg
Niacina
3,0 mg
19%
3,2 mg
Vitamina B6
0,25 mg
19%
0,32 mg
Vitamina B12
0,45 µg
19%
1,3 µg
Ácido Pantotênico
0,94 mg
26%
1,5 µg
Biotina
5,6 µg
30%
8,1 µg
                                   Figura 2: Tabela nutricional do achocolatado NESCAU light.

Comparando os dois produtos, observamos que o GOLD diet contém compostos adicionais ao NESCAU light. São eles:
·     

           Zinco:
O zinco é recomendado para aumentar a imunidade, é um anti-inflamatório e antioxidante. O zinco é essencial para a produção de estrogênio e progesterona nas mulheres, hormônios indispensáveis para a saúde reprodutiva. Além disso, esse metal auxilia para que a insulina seja armazenada de forma correta no pâncreas e liberada quando a glicose entra na corrente sanguínea, sendo importante para o controle da diabetes.

·         Selênio:
O selênio é frequentemente elogiado por seu papel na atividade antioxidante, que reduz o dano e a inflamação causada pelos radicais livres. Além disso, o selênio participa da produção de hormônios tireoidianos.

·         Fósforo:
O fósforo e sua importância à saúde incluem a formação saudável dos ossos, a melhora na digestão, a excreção regular, a formação de proteínas, o equilíbrio hormonal, a melhoria da extração de energia, a reparação celular, as reações químicas otimizadas e a utilização de nutrientes adequada.

·       Vitamina D:
Vitamina D é um hormônio essencial para o corpo, melhorando o sistema imunológico, afastando a depressão e ajudando na força muscular.

·        Vitamina E:
A escassez da vitamina E no organismo relaciona-se aos problemas neurológicos, ocasionando até dificuldade para andar. Além disso, a deficiência também pode estar relacionada com a infertilidade, dificuldade de engravidar ou até com casos de aborto.

·       Ácido fólico:
ácido fólico que é vitamina B9 previne anemia, depressão e doenças cardíacas.
[4] [5]

Legislação: 

De acordo com a ANVISA:
  Os produtos diet e light são classificados e regulamentados em categorias diferentes de alimentos. Portanto, tratam-se de produtos com finalidades diferentes. Todos estes têm que cumprir com a legislação vigente.
  A partir disso, os produtos para serem considerados light (Portaria SVS/MS nº 27/98) devem atender ao atributo baixo ou leve ou light para cada conteúdo absoluto de nutrientes (valor energético, açúcares, dentre outros) e cabe à empresa esclarecer isto no rótulo, conforme disposto na regulamentação. Já os produtos diet devem atender ao disposto na Portaria SVS/MS nº 29/98 e de acordo com o item 2.2 desta Portaria podem ser classificados como:

2.2.1. Alimentos para dietas com restrição de nutrientes:

a) alimentos para dietas com restrição de carboidratos

b) alimentos para dietas com restrição de gorduras

c) alimentos para dietas com restrição de proteínas

d) alimentos para dietas com restrição de sódio

e) outros alimentos destinados a fins específicos

2.2.2. Alimentos para ingestão controlada de nutrientes


a) alimentos para controle de peso (Portaria SVS/MS nº 30/98)

b) alimentos para praticantes de atividade física (Portaria SVS/MS nº 222/98)

c) alimentos para dietas para nutrição enteral (Portaria SVS/MS nº 449/99)

d) alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares

e) outros alimentos destinados a fins específicos

2.2.3. Alimentos para grupos populacionais específicos

a) alimentos de transição para lactentes e crianças de primeira infância (Portaria 34/98)

b) alimentos para gestantes e nutrizes (Portaria SVS/MS nº 223/98)

c) alimentos à base de cereais para alimentação infantil (Portaria SVS/MS nº 36/98)

d) fórmulas infantis (Portaria SVS/MS nº 977/98)

e) outros alimentos destinados aos demais grupos populacionais específicos.

  Os produtos enquadrados como diet têm obrigatoriedade de registro, devendo cumprir com a Resolução nº23/00. Todos os alimentos (dispensados - light ou não da obrigatoriedade de registro diet) ainda devem cumprir com o disposto:
- Decreto-Lei nº 986/69 [7] quanto às normas gerais dos alimentos,
- Resolução RDC nº 259/02 [8] quanto às informações obrigatórias a constar na rotulagem,
- Resoluções RDC nº 359/03 e 360/03 quanto às informações nutricionais obrigatórias a constar na rotulagem,
 De acordo com a Resolução RDC nº 259/02 as informações constantes dos dizeres de rotulagem dos produtos não podem induzir o consumidor a engano ou erro quanto à característica do produto.
[6]

Discussão e conclusão:

    Ao comparar as tabelas nutricionais observamos que o NESCAU apresenta mais calorias, carboidratos e açúcares do que o GOLD, sendo dessa forma menos indicado para dieta hipocalórica. Além disso, o achocolatado GOLD apresenta mais compostos como vitaminas, o que é essencial para a promoção da saúde, principalmente em período de dieta em que muitas vezes a saúde fica fragilizada até a adaptação dos novos hábitos.

Referencia:

[1]- Eduardo, M. E.; Lannes, S. C. S. Achocolatados: análise química Rev Bras Cienc Farm vol.40 n°.3 São Paulo Jul/Set 2004
[2] http://www.goldadocantes.com.br/linha-de-produtos
[3] https://www.nestle.com.br/nescau/produtos/nescau-light
[4] https://lavitanvitaminas.com.br/blog/as-vitaminas-mais-importantes/
[5] https://consultaremedios.com.br/acido-folico/bula
[6] http://portal.anvisa.gov.br
 [7] http://www.anvisa.gov.br/legis/decreto_lei/986_69.htm
 [8] http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2002/259_02rdc.htm






5 comentários:

  1. Os achocolatados são classificados como alimentos ultraprocessados, aqueles cujo processo de produção e substâncias utilizadas muitas vezes têm como objetivo tornar seu gosto mais atraente e sua validade mais longa. Apesar de a quantidade de açúcar não causar efeitos graves de imediato no organismo de uma criança, assim como qualquer alimento ultraprocessados, o consumo em excesso e de maneira muito frequente pode ser prejudicial.
    Alguns podem achar que estão fora dessa zona de risco porque consomem a versão light, mas é surpreendente ouvir que este é ainda pior. “Na fórmula, a quantidade de calorias é menor porque tem menos açúcar. A questão é que o tipo de adoçante usado faz muito mal a saúde: acelera o envelhecimento, aumenta o teor de gordura no corpo, pode levar a diabetes, hiperatividade em crianças, falta de concentração e dificuldade de aprendizado”.
    O tipo de adoçante adicionado pode aumentar a taxa de Triglicérides no sangue. Como continuar o consumo desse tipo de produto depois de saber dos inúmeros riscos aos quais expomos nossa saúde?
    Os nutricionistas dão algumas dicas do que pode ser usado para substituir ou diminuir a quantidade de achocolatado na dieta das crianças: uma delas é usar o cacau em pó puro e adoçar pouco. Ou, ainda, acrescentar o cacau no achocolatado tradicional para que, aos poucos, a criança acostume o paladar e não rejeite a bebida.
    Bater leite com frutas (banana, maçã e mamão, entre outras), sem adição de açúcar é outra receita para oferecer às crianças, além de sucos e chás naturais e leite integral puro.

    Gabriela Teotonio
    DRE: 112185516

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Buaaaa .... eu quero meu achocolatado Gold .. 5 gm em 200ml de leite desnatado para o meu paladar é perfeito .... mas atualmente esta em falta !!!!! Eu quero !!!! (a criança em questão tem 48 anos)

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe tem 90 anos e quer o achocolatado e não estamos encontrando

    ResponderExcluir
  5. Bom dia nos temos aqui no HORTISABOR DA LOJA DO ITAIM 99103-0295

    ResponderExcluir