Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 16 de junho de 2018

Leite Molico em pó Zero Lactose ajuda a emagrecer?


Muito tem se falado sobre as dietas “lacfree” ou “zero lactose” como aliada na perda de peso e redução de medidas. Inúmeras famosas com poder de influência têm levado o público a optar por dietas restritivas como essa mesmo que o organismo da pessoa não tenha nenhuma deficiência que o impeça de ingerir a lactose do leite e seus derivados. Será que a lactose é realmente uma inimiga?

Apresentação


A dieta sem lactose está fazendo a cabeça das famosas e suas seguidoras que acreditam que a retirada deste açúcar dos alimentos auxilia na perda de peso, mas os rótulos dos leites da linha Molico indicam o contrário.
Seria interessante a substituição do leite com lactose pelo leite sem lactose para dietas que visam o emagrecimento de pessoas sem intolerância ao açúcar em questão? Haveriam outros impactos à saúde com essa troca? Todos esses fatores devem ser levados em consideração ao se optar por determinada dieta, não apenas a recomendação de influenciadores digitais que não possuem conhecimento científico sobre o que recomendam. A linha Molico da empresa Nestlé é conhecida por seus itens lácteos desnatados, o que já proporciona ao cliente um produto reduzido em calorias. O que iremos comparar é se existem vantagens na remoção da lactose, portanto, iremos abordar os leites em pó da linha Molico com lactose e sem lactose.

Descrição dos Produtos

- Molico em Pó:

Ingredientes: Leite desnatado, minerais [cálcio (carbonato de cálcio), magnésio (carbonato de magnésio) e ferro (pirofosfato férrico)] e vitaminas [vitamina C (ascorbato de sódio), vitamina B3 (nicotinamida), vitamina B5 (D-pantotenato de cálcio), vitamina B1 (mononitrato de tiamina), vitamina B6 (cloridrato de piridoxina), vitamina A (acetato de retinila), vitamina B7 (D-biotina), vitamina D (colecalciferol) e vitamina B12 (cianocobalamina)]. ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS. PODE CONTER SOJA. CONTÉM LACTOSE. NÃO CONTÉM GLUTÉN.



Rótulo do leite Molico em pó e lista de ingredientes


- Molico em Pó Zero Lactose:

Ingredientes: Leite desnatado, maltodextrina, soro de leite, minerais [cálcio (carbonato de cálcio), magnésio (carbonato de magnésio) e ferro (pirofosfato férrico)], enzima lactase, vitaminas [vitamina C (ascorbato de sódio), vitamina B3 (nicotinamida), vitamina B5 (D-pantotenato de cálcio), vitamina B1 (mononitrato de tiamina), vitamina B6 (cloridrato de piridoxina), vitamina A (acetato de retinila), vitamina B7 (D-biotina), vitamina D (colecalciferol) e vitamina B12 (cianocobalamina)], emulsificante lecitina de soja, acidulante ácido cítrico e regulador de acidez hidróxido de potássio. ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS. E DERIVADOS DE SOJA. NÃO CONTÉM GLUTÉN.



Rótulo do leite Molico em pó Zero lactose e lista de ingredientes



Informação nutricional das versões Molico em pó com lactose e zero lactose, respectivamente.

Fundamentos Bromatológicos
O leite Molico em pó Zero lactose possui em seus ingredientes a enzima lactase, fazendo com que a lactose presente no alimento seja digerida na presença de água. A lactose não é efetivamente retirada do alimento porém é oferecida em uma versão digerida devido a presença da enzima. Os produtos da hidrólise da lactose são glicose e galactose, tornando inclusive o sabor do produto sem lactose mais adocicado que a versão original.
Comparando o rótulo do leite molico em pó com lactose e sua versão zero lactose, podemos observar que as quantidades de nutrientes como vitaminas, ferro, cálcio, magnésio, são iguais mas as porções são diferentes, logo, é necessária uma porção maior do leite zero lactose para obter os mesmos nutrientes que se tem em uma porção 5 gramas menor da versão tradicional. Convertendo para 20 gramas as quantidades do valor energético, carboidratos, proteínas e sódio presentes na versão zero lactose, temos os seguintes valores: 70,4 kcal de valor energético, 12 g de carboidratos,  5,28 g de proteínas e 104 mg de sódio. Tudo isso indica que o Molico Zero lactose possui, em porção equivalente à porção do Molico tradicional, menos nutrientes e proteínas e mais calorias, carboidrados e sódio.

Legislação

As novas regras de rotulagem para produtos com lactose e produtos para dietas restritivas de lactose foram publicadas em fevereiro de 2017 nas resoluções RDC 135/2017 E 136/2017 e as empresas têm até 2019 para adequarem seus rótulos. Os alimentos que possuírem 100mg/100g ou ml ou mais de lactose deverão trazer em seu rótulo a expressão “Contém Lactose” pois é a partir dessa quantidade que os danos ao organismo podem ser notados por intolerantes à lactose. Os que possuírem de 100mg até 1g/100g ou ml poderão ter escrito também “Baixo teor em Lactose ou Baixo em Lactose”. Já os que possuem menos de 100mg/100g ou ml deverão ter em seus rótulos “Zero Lactose, Isento de Lactose, 0% Lactose, Sem Lactose ou Não Contém Lactose”.
Os alimentos da categoria “Contém Lactose” devem seguir as seguintes regras ao escrever a expressão em seu rótulo: ser escrito em caixa alta e em negrito; a impressão deve ser em contraste com o fundo da caixa; a altura mínima deve ser de 2mm e não pode ser menor que a letra utilizada na lista de ingredientes; a declaração deve ficar em um local da embalagem que não seja encoberto, que seja removível pela abertura do lacre ou de difícil visualização, como área de selagem e de torção.


Discussão e Conclusão

Os alimentos Zero lactose têm grande importância para portadores da intolerância à lactose, pois estes têm uma deficiência na enzima lactase que é responsável para hidrólise da lactose, ou seja, essa intolerância indica a incapacidade do corpo de digerir esse açúcar encontrado no leite, gerando desconforto à saúde do indivíduo. Pessoas sem intolerância à lactose em processo de emagrecimento não teriam vantagens ao optar por essa versão do Molico, visto que ele é mais calórico, possui mais sódio, é menos proteico e nutritivo. Além disso, para que uma pessoa saudável faça a digestão da lactose, existe um metabolismo que acaba por gerar algum gasto de energia. Não foi observado neste estudo comparativo de rótulos, nada que indicasse que seria interessante para indivíduos em emagrecimento a remoção da lactose na ingestão do leite em pó.

Referências Bibliográficas

http://insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/143.pdf
https://www.nestle.com.br/marcas/molico
http://caras.uol.com.br/bem-estar/sem-lactose-os-beneficios-e-os-riscos-da-dieta-que-e-sucesso-entre-famosas.phtml
http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/rotulagem-de-lactose-em-alimentos-tem-regra-publicada/219201/pop_up?inheritRedirect=false


3 comentários:

  1. Ótima questão. Realmente, não é aceitável uma dieta zero lactose para aqueles que não são intolerantes.
    Não há estudos que comprovem que retirar o leite alcançará a redução de peso. Além disso, o leite e os seus derivados são as melhores maneiras de adquirir o cálcio, nutriente essencial para a saúde dos ossos e dentes.
    Estudos apontam que o cálcio, presente em grandes quantidades no leite e derivados, pode impedir um pouco a agregação de gordura e estimular a sua queima. Logo, o leite, além de não engordar, pode ajudar a emagrecer.
    O alimento também proporciona saciedade. Uma pesquisa cita que a proteína e a gordura saturada do leite tem um efeito maior na saciedade. O estudo observou que pessoas que fazem dieta e não retiram o leite ficam saciadas por mais tempo do que aquelas que deixam de ingerir o alimento.
    Outra questão apontada é que o leite causaria o estufamento da barriga. De fato, pessoas que têm intolerância à lactose podem sofrer um estufamento devido à fermentação excessiva e, quando o alimento é cortado, a barriga irá desinchar. Porém, quem não tem intolerância à lactose pode consumir o alimento sem correr este risco.

    Gabriela Teotonio
    DRE: 112185516

    ResponderExcluir
  2. Devido a questões como a intolerância à lactose e alergia ao leite decorrentes do leite de vaca, tem havido um aumento da demanda de leites alternativos com base natural em plantas. A indústria alimentícia atendeu a essas demandas introduzindo várias bebidas à base de leite que são promovidas como alternativas provenientes de fontes vegetais, que incluem leite de amêndoa e leite de soja.
    O leite de soja é altamente rico em proteínas e possui isoflavona que é muito indicado para reposição hormonal em mulheres na menopausa, além de função anti-carcinogênica. Se apresentando assim como uma alternativa de leite para dietas, por obter menos calorias que o Molico sem lactose por exemplo. Além disso, pode se feito em casa seguindo receitas facilmente encontradas na internet. Vale ressaltar que justamente pela presença de isoflavonas, o uso continuo do leite de soja deve ser acompanhado por profissionais da saúde como médicos e nutricionistas para que não ocorra um desarranjo hormonal.

    (VANGA, 2018)
    https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs13197-017-2915-y

    ResponderExcluir
  3. Uma peculiaridade deste assunto é que o ser humano é o único mamífero que continua ingerindo leite mesmo na fase adulta, e para piorar um leite de outro animal. O organismo produz a enzima lactase em abundancia na infância, quando o aleitamento é de fato necessário. Quando o indivíduo se torna adulto não existe mais nenhuma "obrigação" na produção da lactase, seus níveis caem consideravelmente levando ao quadro de intolerância em muitos indivíduos, outros sentem apenas desconforto ao ingerir leite e produtos lácteos, e existem ainda pessoas que ao longo de toda a sua vida não sentirá nenhum desses efeitos. O que pode ser observado é que os nutrientes presentes no leite também são encontrados em outros alimentos, e a substituição não traria nenhum malefício, mas se temos a tecnologia a nosso favor com a produção de leites sem lactose, isso deve ser visto como algo bom para sociedade. Uma coisa interessante ainda de ressaltar é que muitas pessoas confundem a intolerância a lactose com alergia a leite, e isso deve ser explicado para população de uma forma mais clara. Pessoas alérgicas a leite, não podem entrar em contato com as proteínas do leite, a lactose é um carboidrato presente no leite, logo de nada adianta um individuo alérgico a leite fazer uso de um produto sem lactose.

    ResponderExcluir