Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Gomas de mascar: o vilão das cáries?




Não. As gomas de mascar podem ajudar no combate às cáries a partir do momento que estimulam a salivação e ajudam a manter o pH da cavidade bucal. Uma das novidades nessas gomas de mascar é a utilização do xilitol como substituto dos demais adoçantes. O Xilitol é um adoçante natural proveniente de plantas, frutas (uva, morango) e vegetais (alface, cebola, cenoura). É também produzido em pequena quantidade pelo corpo humano ( 5 a 15 g/dia). Tem o sabor semelhante ao açúcar e pode ser usado por diabéticos por ser metabolizado independente da insulina. Não existe nenhuma restrição de idade para seu uso e ele é permitido inclusive para grávidas. Porém, o xilitol pode provocar um efeito laxativo leve quando consumido acima de 25g / dia. Ele tem o poder de inibir o crescimento da bactéria Streptococcus mutans, reduzindo assim a formação de cárie. As bactérias precisam gastar uma grande quantidade de energia para absorver o xilitol, e mesmo assim, não conseguem metabolizá-lo. Portanto, acabam intoxicadas.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Suplemento a base colágeno contribuindo para o ganho de massa muscular, verdade?

Cada vez mais têm sido utilizados suplementos a base de colágeno hidrolisado com objetivo de auxiliar no ganho de massa muscular e por sua vez, ajudando no desempenho físico de atletas e praticantes de atividades físicas. Porém, nada existe ainda a cerca da sua eficácia para esta finalidade. Qual seria sua composição
e como seus componentes estariam auxiliando no seu efeito?

Azeite Dendê: benéfico ou maléfico?

   Muitas pessoas acreditam que o consumo do azeite de dendê é prejudicial a saúde, isso faz com que seu consumo seja reduzido e  em algumas regiões praticamente inexistente. É importante ressaltar que assim como qualquer outro produto, quando usado em excesso este azeite pode ser prejudicial, mas também vale lembrar que ele possui propriedades que são benéficas para saúde. <

Vitamina B12 em Pão de Forma: isso é bom para vegetarianos?

A vitamina B12, também chamada cianocobalamina, é uma vitamina essencial para o ser humano. Ela atua como um co-fator em diversas reações bioquímicas no organismo, possui papel fundamental no processo de formação das células sanguíneas entre outras funções. Sabe-se que a vitamina B12 não é produzida nem por animais nem vegetais, mas por bactérias presentes na carne, particularmente no fígado, e também nos ovos e laticínios. A dieta vegetariana restrita ou vegana exclui qualquer tipo de produto de origem animal, não apresentando fontes nutricionais de vitamina B12, sendo importante o consumo de alimentos enriquecidos com essa vitamina, como orienta a Sociedade Vegetariana Brasileira. Dentre as opções de alimentos enriquecidos temos o pão de forma, alimento presente na dieta de muitos brasileiros. Nesse post vamos analisar a quantidade ideal de consumo de vitamina B12 e comparar com as quantidades presentes no pão de forma.

Bara de cereal Trio light – uma boa opção para quem pretende emagrecer?

O consumo de barras de cereais está muito atrelado à crença de que tais alimentos constituem uma alternativa saudável para quem precisa se alimentar fora de casa e em pouco tempo. Levando-se em consideração que atualmente boa parte dos especialistas recomenda que a melhor forma de emagrecer de forma saudável é alimentando-se de pequenas porções com frequência (3 em 3 horas), a praticidade para o consumo da barra de cereal a tornaria um aliado a quem pretende atingir o objetivo de emagrecer. Porém a composição deste alimento é condizente com uma dieta que visa o emagrecimento?

Vinho: Processos de esterilização podem interferir na saúde do consumidor?

A presença do álcool no vinho deve-se as leveduras fermentadoras que transformam o açúcar da uva em álcool. Com o objetivo de deter a fermentação são utilizados métodos de esterilização como, por exemplo, filtração e utilização de dióxido de enxofre. Já que existem diferentes métodos de esterilização, o método utilizado não deveria ser informado no rótulo? O processo de esterilização pode alterar a qualidade do vinho? Pode interferir na saúde do consumidor?

domingo, 22 de abril de 2012

Farinha integral x Pão de Forma Integral: Quando você pensa que ela está presente...


Cresce a variedade de pães de forma em mercados brasileiros, tendo desde pão integral, preto, 7 ou 12 grãos a pão de iogurte, linho... Quem busca uma vida mais saudável geralmente procura pela farinha integral em substituição à farinha de trigo branca, já que ela é composta por pedaços de grãos, fazendo com que o teor de vitaminas e minerais seja maior, uma vez que esses nutrientes se encontram no gérmen e farelo do trigo, retirados em parte durante o processo de moagem da farinha branca. Porém, ao escolher um pão de forma do mercado deve-se estar atento a sua composição: Será que o pão de forma integral contém realmente farinha integral? O que a legislação determina sobre isso?

Realidade X Propaganda

         A todo o momento, nós, os consumidores, somos bombardeados por propagandas que tentam nos empurrar dezenas de produtos, entretanto, algumas delas não são tão honestas assim quando, mostram o produto na embalagem ou na propaganda e o produto real. Isso pode ser facilmente visto nos fast foods, nos snacks (que geralmente aparentam ter muito mais recheio ou serem muito mais apetitosos que a realidade), nos congelados (que raramente, depois de prontos ficam igual ao da embalagem do produto).  Mas será que isso fere o Art. 37 do código de defesa do consumidor?

sábado, 21 de abril de 2012

Farinha de feijão branco: emagrece e auxilia no controle de diabetes.

         As propriedades do feijão branco colocaram este alimento na lista dos mais procurados por quem quer perder peso ou enfrenta uma dieta restritiva. Mas porque esse alimento ganhou fama tão repentina? 

         Este produto promete favorecer o emagrecimento e a redução dos níveis de glicemia plasmática. Os benefícios da farinha de feijão branco para a dieta estão relacionados, principalmente a quantidade de fibras que carrega e à proteína presente nesse feijão, a faseolamina. Esta proteína atua de forma a inibir a enzima α-amilase, responsável pela digestão de amido. Com a inibição da enzima α-amilase, as moléculas de amido não podem ser digeridas e, dessa forma, são eliminadas diretamente, através das fezes. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a absorção de carboidratos. Entretanto, as propriedades apresentadas serão mantidas apenas quando o feijão branco for ingerido na forma de farinha, pois, ao ser cozido, a proteína responsável pela inibição da absorção de carboidratos é desnaturada. Apesar de ser um alimento nutritivo, será que a farinha de feijão branco pode ser consumida à vontade? Quais efeitos adversos o seu uso indiscriminado poderia acarretar ao organismo?

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pão francês: ingestão de sódio que contribui para o surgimento da hipertensão


Pão francês: ingestão de sódio que contribui para o surgimento da hipertensão

O pão francês é um alimento tradicionalmente consumido pela população brasileira, principalmente em refeições como o café da manhã e o lanche da tarde. Sendo um dos alimentos que contribui para a ingestão de sódio.

Atualmente, o consumo diário, aproximado, de sal no Brasil é maior que o dobro do consumo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É importante destacar que o excesso de sal pode causar vários problemas de saúde como pressão alta, doenças nos rins e no coração.

Então, se você não resiste a um pão quentinho sabia como a presença de sal contribui para o teor de sódio na composição final desse alimento!
<!--more-->

Função do sódio no organismo e no pão
Sal e sódio são diferentes. O sal é um ingrediente alimentar composto por cloreto e sódio, cuja fórmula química é NaCl (cloreto de sódio). Como o sal é muito utilizado na preparação de alimentos, é a principal fonte de sódio da alimentação, uma vez que quarenta por cento (40%) do sal é constituído por sódio.

O sal é um ingrediente do pão francês, sendo o cloreto de sódio (NaCl) responsável pela melhoria do desenvolvimento da massa, fortalecimento da rede de glúten, formação da crosta crocante do pão, sabor e conservação do produto (vida de prateleira). A sua ausência prejudica o crescimento do pão e a sua qualidade, porém o seu excesso inibe o desenvolvimento da levedura, prejudica a fermentação do pão, além de contribuir para uma maior ingestão de sódio na alimentação.

O sódio é um dos principais componentes de todos os líquidos orgânicos, responsável pela quantidade total de água do organismo. Dessa forma, a principal função do sódio é regular a quantidade de líquido extracelular, assim como o volume de plasma sanguíneo. Além disso, o sódio auxilia na condução de impulsos nervosos e no controle da contração muscular.

Em longo prazo, o excesso de sódio na alimentação está relacionado com o aparecimento de edemas, devido a retenção de líquidos, e de hipertensão arterial. Esta é doença crônica de maior prevalência atualmente e constitui um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Consumo e Quantidade diária recomendada
Segundo os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF- 2008-2009) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o consumo per capta do pão de sal foi de 53g/dia.
Uma unidade de pão francês (50g) apresenta, aproximadamente, 320mg de sódio. Apesar de possuir um teor de sal em torno de 2% em base de farinha de trigo, o pão francês é um dos alimentos que contribui para a ingestão de sódio pela população brasileira.
Segundo a POF 2008-09, o consumo médio de sal pela população brasileira, com mais de 10 anos de idade, foi de 8,2g/pessoa/dia.
O consumo diário de sódio recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 2000mg, o que equivale a 5g de sal por dia (1 colher de chá).


COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL
Na receita de pão francês, normalmente, as quantidades dos ingredientes (água, sal fermento biológico e melhorador de farinha) são calculadas a partir da quantidade de farinha de trigo utilizada. Do total da massa (165%) a farinha corresponde com 100%, conforme demonstrado na tabela a seguir:


Para a elaboração de um pão francês de aproximadamente 50g, tamanho habitualmente consumido no país, verifica-se que cada ingrediente irá contribuir para a composição nutricional do produto, de acordo com o especificado na seguinte tabela:


Ao se observar a composição nutricional dos ingredientes e a contribuição de cada um na composição final do pão francês, é possível constatar que o sal é o ingrediente que mais contribui para o teor de sódio do alimento. Isto é, dos 320,7mg de sódio presente no produto final, 320mg são provenientes do sal.

Ressalta-se que os cálculos da tabela em referência são aproximados e podem não refletir o valor de sódio real do produto, uma vez que não foi computado o teor de sódio dos aditivos que podem ser adicionados ao pão francês, em especial o melhorador de farinha.





Em 2011, o Ministério da Saúde, a ANVISA e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMA), Associação Brasileira da Indústria de Trigo (ABITRIGO) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) firmaram Termos de Compromissos, com a finalidade de estabelecer metas nacionais para redução do teor de sódio em alimentos.

Para o pão francês acordou-se que a adição de sal ao produto seja progressivamente reduzida de 2% para 1,8% até o final de 2014, o que representará uma redução de 10% na quantidade de sódio no produto.

Diminuir o teor de sódio no pão francês por meio do controle e da redução da quantidade de sal adicionado é uma estratégia que faz parte desse acordo. O objetivo é conscientizar os consumidores em reduzir o uso de sal e fazer escolhas mais saudáveis ao adquirir alimentos.
O acordo surgiu a partir de dados que constataram que a população brasileira consome, em média, 12 g/dia de sal. Este é um consumo elevado comparado com o consumo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até 5g/dia.
Estudos demonstram que é possível preparar um pão francês com menores quantidades de sal sem que haja alterações significativas de características como sabor, crosta, maciez e aspectos do miolo.
Dessa maneira, é possível manter a qualidade do alimento sem prejudicar a sua aceitação pelo consumidor.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Golden Rice": o uso de arroz transgênico no combate a infecções e envelhecimento e na manutenção de uma boa visão.

O "Golden Rice", ou "Arroz Dourado", é um arroz geneticamente modificado com o objetivo de produzir grandes quantidades de betacaroteno, substância que é precursora da vitamina A.

Desenvolvido em 1990 por pesquisadores alemães e suíços a partir da inserção de genes presentes na planta Narciso (Narcissus pseudonarcissus) e na bactéria Erwinia (Erwinia uredovora) em seu DNA, o arroz da variedade Oryza sativa promete atuar no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando no controle de infecções; no combate aos radicais livres que aceleram o envelhecimento, já que o betacaroteno funciona como um antioxidante; e na prevenção da nictalopia, doença mais conhecida como cegueira noturna, que atinge particularmente populações de países subdesenvolvidos em que a dieta pobre resulta na deficiência de vitamina A (entre outros nutrientes), que é sabidamente uma das causas do problema na visão.

Mas até que ponto pode ser segura a ingestão do carotenóide? Seria a quantidade presente no arroz suficiente para solucionar todos esses males? Quais as implicações decorrentes da modificação genética? 

Abacaxi: fibras e prevenção de doenças

        O abacaxi é uma das principais frutas brasileiras e está presente, praticamente, o ano todo no mercado. Esta fruta é grande fornecedora de nutrientes e apresenta grande quantidade de vitaminas, açúcares, fibras alimentares, entre outros constituintes fundamentais. Atualmente, o interesse pela fibra alimentar vem aumentando. Apesar de elas não fornecerem nutrientes para o organismo, elas são, contudo, fundamentais na dieta. As fibras são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo, além de serem indicadas para prevenção e tratamentos de doenças do trato gastrointestinal, doenças cardiovasculares, coronariopatias, diabetes e obesidade, doenças que cada vez acometem mais pessoas em todo mundo. Será que o abacaxi realmente ajuda a prevenir tais doenças? Será que apresenta quantidades apreciáveis de fibras? Em comparação a outras frutas, legumes e verduras, ainda pode ser considerado boa fonte de fibras? Qual a parte do fruto mais rica em fibras?

Mirtilo: fruto da juventude?





   Em uma sociedade em que a alimentação é cada vez menos saudável (excesso de açúcar, sal e aditivos artificiais) e os cuidados da saúde baseiam-se essencialmente em produtos farmacêuticos, é preciso reencontrar-se com nossa vasta agricultura biológica. Hoje em dia, tornam-se cada vez mais famosos os poderes medicinais e curativos de certos alimentos, há muito tempo esquecidos e pouco utilizados. Um desses alimentos é o mirtilo, conhecido como “fruto da juventude” ou “rei dos antioxidantes”. No entanto, quais são suas propriedades para que ele promova juventude? Isso é verdade ou lenda? Ele apresenta mesmo um teor tão alto de antioxidantes para que seja conhecido como o rei destes? Quais são os outros benefícios que esse fruto pode promover? Existe alguma contra-indicação em seu consumo?                
    O mirtilo não é apenas uma fruta saborosa. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry - a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa - e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos. É este pigmento que age de maneira benéfica no nosso organismo: combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim.
  P
esquisas recentes sugerem que compostos presentes em mirtilos, conhecidos como flavonoides, são capazes de melhorar não só a memória, mas também o aprendizado e as funções cognitivas em geral, como compreensão verbal e habilidade numérica. Além disso, estudos que comparam hábitos alimentares com funções cognitivas em adultos sugerem que o consumo de flavonóides pode ajudar a desacelerar o declínio das funções mentais que geralmente acompanham o envelhecimento e até proteger de doenças como Alzheimer e Parkinson.

   Antioxidantes poderosos, os flavonoides ajudam a regular o fluxo sanguíneo e a pressão arterial e protegem as células de danos provocados por radicais livres que se formam no corpo durante a metabolização e são potencializados pelos efeitos da poluição, da fumaça de cigarro e da radiação. Por isso, os  pesquisadores investigaram, durante décadas, o potencial desses compostos para melhorar a imunidade, prevenir câncer e reduzir processos inflamatórios.
  Outro benefício comprovado do mirtilo está ligado à saúde dos olhos. Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo previne doenças relacionadas à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. Os antocianos presentes no mirtilo têm a capacidade de reverter ou evitar o problema, prolongando a capacidade visual.
  O mirtilo é assim, uma planta medicinal, cujas propriedades podem ser usadas para o tratamento de diversas doenças, e da qual se podem aproveitar quase todas as partes da planta: flores, folhas, fruto e raízes. Existem, no entanto, algumas contra indicações: devido ao alto teor em taninos não devem ser consumidos durante mais de 3 meses, nem frutos nem folhas, podendo causar irritação do estômago e intestinos, sobretudo se existirem problemas de gastrites ou úlceras.
   Agora, com o conhecimento sobre o mirtilo, a próxima ida ao supermercado, lembrar-se do mirtilo que, embora ainda seja bastante caro no nosso país, vai surpreendê-lo com o seu sabor e propriedades únicas.

Referências:
BRIOSA, F. (1998): Trabalho Agrícola, Tractores e Máquinas Agrícolas. DICT, Lisboa
MYERS, M. L. 64. Agricultura y Sectores Baseados en Recursos Naturales- Encicolpédia de salud Y Seguridad en el Trabajo - Bayas e Uva - Organización Internacional do Tabajo (OIT) 
Acesso ao endereço: http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=5570






Alfarroba : uma alternativa para o ''chocolate saudável''

O chocolate é um dos alimentos mais consumidos e apreciados no mundo inteiro. Porém, pode se tornar um grande vilão em uma dieta saudável devido ao seu alto teor de lipídios e presença de estimulantes como (cafeína e teobromina). Por isso, o mercado oferece alternativas para substituir os derivados do cacau por algo mais saudável e com cor e sabor semelhantes. Entre eles podemos citar a farinha de alfarroba,muito utilizada no preparo de pães, doces e bebidas. Ela possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45% e de certos minerais.Além disso, os estimulantes citados acima (as metilxantinas como cafeína, teobromina e teofilina), por exemplo, estão presentes em menor concentração – 0,41% na alfarroba e 1,09% no cacau. Estes compostos são estimulantes do sistema nervoso, o que é considerado ''antinutricional'', e a ausência deste, torna a alfarroba vantajosa em relação ao cacau.



Cafeína: benéfica ou maléfica? Será ela uma das possíveis causas de doenças neurodegenerativas tais como Parkinson e Alzheimer?


Recentemente, a revista Journal of Alzheimer’s Disease lançou número especial sobre os efeitos do café e da cafeína em doenças neurodegenerativas, o que incluiu: alvos moleculares da cafeína, modificações e adaptações neurofisiológicas, bem como potenciais mecanismos que determinam ações neuroprotetoras e comportamentais da cafeína em diferentes patologias cerebrais. Assim, um estudo epidemiológico demonstrou uma correlação inversa entre o consumo crônico de cafeína e a incidência de doença de Parkinson. Aparentemente a cafeína previne a perda de coordenação motora bem como o surgimento do processo neurodegenerativo associado à doença. Outros estudos puderam estabelecer uma correlação entre o consumo moderado de cafeína e o declínio cognitivo associado com o envelhecimento e a incidência de doença de Alzheimer. Estudos com animais indicaram que a administração de cafeína previne a deterioração da memória bem como a neurodegeneração. Outras conclusões apresentadas pelos estudos publicados indicam: múltiplos efeitos benéficos da cafeína para normalizar as funções cerebrais e prevenir sua neurodegeneração; o uso da cafeína como modelo para o tratamento de doença de Alzheimer; o impacto positivo da cafeína na cognição e no desempenho da memória; a identificação de receptores A2A da adenosina, que são os principais alvos moleculares do processo de neuroproteção promovido pelo consumo de cafeína. Portanto, discutiremos aqui alguns dos benefícios e dos malefícios associados à cafeína, dando enfoque à sua possível correlação com doenças neurodegenerativas.

Suplementos de Selênio: Eles são realmente necessários?




O selênio possui diversos benefícios à saúde, como exemplo temos que ele retarda o envelhecimento, combate a tensão pré-menstrual, preserva a elasticidade dos tecidos, previne o câncer e neutraliza os radicais livres. Os requerimentos diários de selênio são da ordem de 50 a 75 μg para adultos. A cápsula do produto ilustrado contém 34 μg de selênio em cada cápsula e recomenda-se a ingestão de apenas uma cápsula por dia o que ficaria abaixo das necessidades diárias recomendadas.

Cápsulas de berinjela: cumpre tudo o que o anúncio promete?



     A dieta de cápsulas de berinjela tem tornado-se popular graças a propagandas veiculadas em diferentes meios como internet e revistas. As cápsulas são compostas pelo extrato seco. Diversas receitas de dietas associadas a essas cápsulas são disponibilizadas. Podem-se encontrar também relatos de pessoas que emagreceram após associar as cápsulas de berinjela a sua dieta.
    Anúncios veiculados na internet têm prometido grandes efeitos dessas cápsulas sobre saúde, mas até onde isso é verdade? Redução de colesterol? Redução de açúcar? Poderia ser considerado um medicamento?

Gelatinas diet, light e tradicional: diferenças em relação ao teor de sódio

   
    Os rótulos dos alimentos revelam aspectos nutricionais e são de fundamental importância para a promoção de uma alimentação saudável. Alimentos diet e light possuem diferenças em relação aos chamados alimentos tradicionais. Quais as diferenças, segundo a legislação, entre esses alimentos? Dentre as gelatinas diet, light e convencional, qual apresenta maior teor de sódio? Qual a relevância deste micronutriente para a saúde? Qual o efeito da ingestão destes alimentos para os Valores Diários de Referência (VDR) de sódio estabelecidos pela Anvisa?

Coca-Cola: vilã dos dentes ou lenda?

  A partir da década de 60, as medidas preventivas adotadas para o controle da cárie fizeram com que a preocupação da classe odontológica com a perda dos dentes se voltasse para outras causas. Dentre elas, a erosão dental ainda é um problema que preocupa muitos profissionais da área. Tal processo pode ser provocado por fatores extrínsecos como, por exemplo, ácidos presentes em refrigerantes. Neste contexto, a Coca-Cola é um refrigerante que merece destaque, visto que é comercializada em mais de 200 países, que o Brasil é o quarto país no mundo que mais consome o refrigerante e que, supostamente, tal bebida possuiria altos teores de ácido fosfórico, seu acidulante. Com base nestas informações, seria verdade que a Coca-Cola é uma bebida prejudicial para a saúde bucal, provocando a erosão dental? Não seria a saliva suficiente para reverter as possíveis alterações provocadas pela Coca-Cola ao esmalte-dentina? Para obter as respostas a tais perguntas, leia mais sobre o tema.

Pão sem glúten...Um amigo da balança?

O pão é um alimento muito rico nutricionalmente, sendo uma fonte importante de carboidratos, energia. No entanto, muitas pessoas o veem como um vilão da boa forma e o retiram da sua dieta.
Todo ano, surgem diversa s dietas milagrosas e a mais recente tendência é a dieta do glúten zero. A mídia tem abordado esse tema exaustivamente. Em um programa de televisão, a atriz Juliana Paes declarou ter conseguido voltar ao seu peso normal após o nascimento do seu filho através dessa dieta. Despertando assim, ainda mais o interesse das mulheres nos alimentos livres de glúten.
Seria então o pão sem glúten uma boa alternativa para aqueles que não resistem a um pãozinho quentinho, mas se preocupam com a balança?

Cogumelo do sol, para a ANVISA: suplemento alimentar. Para a propaganda: medicamento. No que isso interfere na vida do consumidor?

A propaganda do cogumelo do sol promete que se o indivíduo tomar três comprimidos do produto anunciado diariamente antes do café da manhã terá mais energia, bom humor, disposição e pique para enfrentar a rotina, além de fortalecer o sistema imune contra doenças predominantes no inverno provocadas por vírus. A propaganda afirma também que pessoas de todas as idades podem tomar o cogumelo do sol,já que é um produto 100% natural e por isso não oferece riscos. Será que todas essas informações procedem?

Análise da propaganda do Super Cálcio D: ele auxilia mesmo em tudo que promete?





Com um nome imponente desses e uma propaganda que promete mundos e fundos, há de se imaginar que esse suplemento realmente é SUPER potente e eficaz contra todos os tipos de doença que podem ter relação com o cálcio.


Alívio dos sintomas da menopausa e das dores nas articulações, prevenção da osteoporose, ajuda no combate as doenças ósseas e artrite e artrose.  Essas são as promessas contidas na propaganda do Super Cálcio D.
         Além disso, a propaganda é feita com a participação de uma “celebridade” que insinua fazer uso do suplemento de cálcio e diz fornecer mais saúde; mais um motivo para o leigo não perder tempo em adquiri-lo!

         Esse tipo de propaganda é permitida? Por que não se alimentar de forma correta e fazer exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida e assim prevenir ou mesmo tratar esse tipo de doença sem ter que gastar dinheiro com esse tipo de suplemento? Quantos comprimidos ingerir para obtenção dos efeitos benéficos?  Esse suplemento possui registro no Ministério da Saúde e  é liberado pela ANVISA? Para mais informações, 



Faseolamina – A proteína do feijão branco, ajuda emagrecer?


Desde que a obesidade se tornou o maior problema de saúde da atualidade, vários produtos surgiram no mercado prometendo emagrecimento instantâneo. Mas a verdade sobre a perda de peso ainda reside na dieta alimentar e no gasto de energia. Sabe-se que carboidratos fornecem energia, têm que estar na alimentação, mas quando não utilizados como fonte de energia, são armazenados na forma de tecido adiposo. Pensando nisso, cientistas passaram a pesquisar a faseolamina, uma proteína extraída do feijão branco.

Yacón, a batata para diabéticos?

Redução das taxas de açúcar no sangue, menor absorção de carboidratos, baixa quantidade de lipídios, baixo valor calórico contribuindo para a perda de peso... Devido ao interesse popular, pesquisas foram desenvolvidas e mostram que o Yacón é uma batata que pode entrar na alimentação do diabético.

 Outros estudos mostram ainda que pode influenciar na diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, além de prevenir e tratar diarréias e a arteriosclerose, controlar a pressão arterial e contribuir para a redução dos níveis de colesterol. Será um alimento tão milagroso assim? 

Que substâncias são responsáveis por esses efeitos? Qual a diferença entre comer a batata e fazer um chá de suas folhas? No que o Yacón difere de outras batatas? Quanto comer por dia? Com tantas atividades importantes, será que seu consumo não oferece nenhum risco à saúde? Quer saber mais sobre essa batata? 

Batata Yacón obtida em um supermercado do Rio de Janeiro

Chia: emagrecimento rápido e saudável? Será mesmo?

A semente de Chia é oriunda da planta mexicana Salvia hispânica L. e vem sendo divulgada como a mais "nova" aliada no combate à obesidade, prometendo perda de peso rápida e saudável. Manchetes que tratam a semente como um produto milagroso, nutricionalmente mais rico que a linhaça e a quinua, podem ser vistas em diversas reportagens e propagandas. Considerada um alimento funcional por especialistas da nutrição, a semente de Chia é descrita como um alimento completo: alto valor energético, fonte de ômega-3, minerais, fibras e proteínas. Contudo, é correto afirmar que o consumo isolado dessa semente promova todos os resultados que vem sendo divulgados? A semente de Chia é de fato mais “poderosa” que as demais? Quanto de Chia deve ser consumida para se beneficiar dos seus efeitos e como deve ser esse consumo? O que a legislação diz sobre isso? Questionamentos que devem ser esclarecidos para quem deseja acrescentar a semente de Chia à sua dieta.

FARINHA DA CASCA DO MARACUJÁ, AUXÍLIO OU ENGANAÇÃO?

Recentemente, desde que passou em um programa de uma famosa rede televisiva, a farinha de casca de maracujá tem sido muito comentada por sua redução de taxas de açúcar no sangue, impedimento do organismo absorver gordura contribuindo para a perda de peso, auxílio na eliminação de toxinas acumuladas melhorando o funcionamento dos órgãos. Será que este produto tem ausência de risco por não ter qualquer contra-indicação e; todos esses efeitos resultado da presença de pectina na farinha? Quanto dessa farinha seria preciso comer por dia para atender à recomendação de ingestão de fibras da OMS ? Para saber as respostas continue lendo e saibam mais sobre este “maravilhoso” produto.

Pipoca: a nova fonte da juventude?

“A pipoca é a rainha dos ‘snack foods’ (salgadinhos/lanches)”. É partindo da enorme popularidade deste lanchinho que o professor Joe Vinson (Universidade de Scranton, Pensilvânia) realizou um estudo referente a ele e a seus níveis de polifenóis (antioxidantes). 
Mas será que a presença destes antioxidantes é significativa? Há diferença da pipoca do cinema pra pipoca que fazemos na panela da nossa casa? E mesmo comprovando a presença destas substâncias que combatem a ação dos radicais livres, a pipoca então se torna tão saudável que deve ser incluída na nossa dieta diária?

Chá de Camomila: Um possível aliado para os diabéticos?

      A Camomila é muito conhecida e utilizada tanto no Brasil quanto em outros países, sendo considerada uma planta medicinal que atua de diversas formas no nosso organismo, contribuindo para a saúde e estética. Ao longo dos anos o seu chá recebeu status de calmante natural, e isso se deve aos constituintes químicos presentes nessa planta, sendo os principais: Sesquiterpenos, cumarinas e flavonóides. 
      Uma notícia vinculada na página do G1, site da globo.com, fala de pesquisas recentes desenvolvidas por cientistas japoneses e ingleses, que tentam elucidar outra propriedade do chá de camomila que pode ser útil no contexto de uma doença muito comum no Brasil, a diabetes. Eles acreditam que certos constituintes químicos encontrados no chá podem prevenir a hiperglicemia, além de melhorar as complicações geradas pela diabetes mellitus. 
      Será que essa pesquisa mencionada no site de notícias da globo, apresenta mesmo um fundamento que prove essa propriedade tão inovadora? Será que depois de anos, o chá de camomila como o comercializado pela marca “Chás Real Multiervas”, será mais conhecido por prevenir a diabetes do que por acalmar os ânimos?

MULTIVITAMÍNICOS, SUPLEMENTO ALIMENTAR OU MEDICAMENTO?

Add caption
 Multivitamínicos são produtos contendo complexos vitamínicos-minerais prescritos e consumidos com muita frequência. Um desses produtos mais conhecido é o Centrum de A a Zinco, o qual é vendido como suplemento alimentar, porém outros multivitamínicos presentes no mercados são vendidos como medicamento, como por exemplo Dermavite. Como saber se estou consumindo um suplemento alimentar ou um medicamento? Será que possui diferença?E perante a ANVISA há diferença?

quarta-feira, 18 de abril de 2012

"Os perigos do chá das folhas do boldo do chile"

Azia, gastrite, dores, desconfortos intestinais e hepáticos são males que atingem uma grande parte da população. Em busca de alivio, o chá de Boldo é geralmente recomendado para estas pessoas. Apesar da planta não ser nativa do Brasil, o produto é de fácil acesso, uma vez que é comercializado em diversas marcas ,como por exemplo, o Chá Leão. Mesmo sendo tão popular, apenas os efeitos benéficos são conhecidos e divulgados. Será que este chá pode fazer mal? Existe alguma legislação que proteja o consumidor disso? Qual a quantidade de chá de boldo é segura para ser ingerida? Será que os sachês do Chá Leão possuem uma quantidade segura de compostos para serem ingeridos?

Rotulagem de alimentos transgênicos: Batata Pringles, você sabia que é um deles?

       O Brasil é o segundo país na produção de alimentos transgênicos. Esses alimentos estão disseminados por toda parte nas prateleiras dos supermercados, mas será que os consumidores estão cientes disso ?  Hoje em dia consumimos diversos alimentos que são fabricados a partir de ingrendientes e matéria-prima que foram geneticamente modificados para matar insetos ou serem resistentes aos agrotóxicos utilizados na plantação. Cientificamente não se tem um consenso sobre a segurança de alimentos transgênicos para o homem e o meio ambiente.                                                                                                


E mesmo assim diariamente os consumimos sem nem ter conhecimento desses ingredientes. A batata Pringles é um desses alimentos, que utiliza um ingrediente geneticamente modificado, mas isso não está claro para a maioria da sociedade, devido a um erro de rotulagem.Para identificar esses tipos de alimentos existe uma rotulagem específica como direito do consumidor, o que muitas vezes não acontece. Mas será que aplicar essa rotulagem é o necessário ? Esses alimentos são seguros e sua venda deve ser assim liberada? Quais os pontos negativos e positivos?



Cápsulas de lecitina da soja: Propriedades funcionais segundo rótulo

A lecitina de soja é comercializada na forma farmacêutica de cápsulas gelatinosas, é vendida com alimento funcional e também pode ser encontrada na categoria de fitoterápicos. É comercializada em lojas de produtos naturais e principalmente na internet, alegando várias propriedades, quase que milagrosas no combate e prevenção de diversas doenças. Mas será que o rótulo deste produto, vendido na internet, segue o que é recomendado pela Agência de Vigilância Sanitária?

Chá de Maracujá: Sedativo Natural?


Um dos maiores males do século XXI é o estresse, que pode gerar problemas como a depressão, a ansiedade e a insônia. Este último é decorrente de um estresse cerebral, que pode afetar a habilidade de atenção e, em casos mais extremos, desencadear um processo de depressão.
Como possível solução para este problema, surge o chá de maracujá, que é comercializado em diferentes marcas, como por exemplo, o Chá Mais®, sendo utilizado como um grande aliado da indução do sono e da redução da ansiedade. Porém, será que ele de fato funciona ou é apenas um mito proveniente da medicina popular? Qual a quantidade mínima regulamentada pela ANVISA para se atingir o efeito ansiolítico esperado? Será que os atrativos sachês do chá de maracujá Chá Mais® possuem esta quantidade mínima?

Farinha Desengordurada de Gergelim, dietoterapia eficaz para Diabetes?


         O gergelim é  uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Processado a partir de grãos selecionados, a farinha desengordurada de gergelim é de alto valor nutritivo na suplementação alimentar possuindo elevado teor protéico e valor energético.
         As sementes, que há séculos são consumidas no Oriente, vem ganhando status de alimento pra lá de saudável por aqui, comercializado como farinha desengordurada, este demonstrará uma combinação eficiente: funcionalidade e nutrição, características que o colocam como um poderoso aliado do corpo, tanto para quem quer manter a forma física quanto para as que desejam um cardápio equilibrado. Como toda semente, possui uma alta concentração de fibras, o que auxilia também no bom funcionamento do intestino. 
         Por conta destas famosas indicações, as sementes de gergelim estão sendo alvo de muitos estudos. O principal deles é a respeito da farinha de gergelim ser recomendada para pacientes diabéticos, em virtude de sua ação hipoglicêmica. Entretanto, pode-se dizer realmente que esta farinha é eficaz para diebetes? Somente o uso da mesma vai conseguir combater a doença?  E a quantidade a ser ingerida, pode ser no esquema de quanto mais ingestão, melhor?

Quais os benefícios do uso de farinha integral no biscoito trakinas?

        Biscoitos recheados são produtos muito consumidos em nossa sociedade, principalmente entre crianças. Seu grande valor calórico e altas concentrações de corantes, açúcares e sódio são extremamente perigosos para a saúde. Com a crescente preocupação com a saúde e a beleza física, estes dados deixaram muitas mães em alerta, reduzindo o consumo destes produtos.

       Desta maneira, as indústrias alimentícias tiveram que se adaptar a esse novo perfil de seus consumidores, tendenciando a transformar seus produtos em alimentos mais saudáveis, todavia, quais são os benefícios que estas modificações trazem a saúde?

       Como exemplo desta mudança industrial, podemos citar o biscoito trakinas o qual teve sua formulação alterada, substituindo a farinha comum de sua massa por farinha integral. Porém esta alteração não teve uma boa aceitação de seus consumidores, pois alterou suas características organolépticas.





     Pode-se ressaltar que seus rótulos e propagandas trazem informações que não são claras para o consumidor, informando apenas a presença de farinha integral, mas não sua proporção nem tampouco seus benefícios.

    Segundo a ANVISA, farinha de trigo integral é obtida do cereal limpo e, para uso industrial, apresenta teor máximo de cinzas de 2,5% na base seca, já a farinha de trigo comum se diferencia por conter teor máximo de cinzas de 1,35% na base seca. O teor de cinzas indica, segundo o INMETRO, a presença de sais minerais contidas no pericarpo e nas primeiras camadas dos grãos de trigo.

   Com relação à acidez graxa, no máximo 100mg de KHC devem neutralizar 100g de farinha integral na base seca enquanto no máximo 50mg de KHC devem neutralizar os ácidos graxos em 100g de farinha comum. Este parâmetro, segundo o INMETRO, esta relacionado com a degradação de seus lipídios e, esta degradação aumenta em situações de mau armazenamento.

   Porém, o que estes parâmetros influenciam na dieta do consumidor? Para uma análise do custo x benefício desta troca:

Quantos "Serenatas de Amor" preciso comer para ficar feliz?


           Quem nunca comeu um chocolate para ficar feliz? Quem nunca se sentiu tão sozinho e triste num dia frio que teve vontade de comer um pote de brigadeiro sozinho? Que homem nunca deu um Serenata de Amor para sua namorada, esposa, amante? Pois bem, nesse post vamos discutir um pouco da bioquímica envolvida por trás desse tema tão discutido, mas pouco conhecido. Analisando o rótulo do Serenata de Amor, vamos ver quantos desses bombons precisamos comer para que tenhamos uma real mudança de estado de humor; quantos desses bombons são necessários para modular a síntese/liberação de serotonina; entre outros aspectos envolvendo a bromatologia em saúde.

Análise do rótulo da linha Mais da Nissin Miojo: o que realmente é passado para o consumidor

terça-feira, 17 de abril de 2012

Emagrecimento com L- Carnitine: isso é possível?


        A propaganda acima foi retirada de um encarte de uma rede de drogarias, onde se vê que o produto em questão anuncia propriedades emagrecedoras. Sabe-se que este suplemento vem sendo largamente utilizado por pessoas que querem diminuir seu percentual de gordura sem alterar seus hábitos alimentares e sem práticar atividades físicas, como se fosse um produto “milagroso”. Descubra se isso é possível e entenda os benefícios e riscos da suplementação com L- carnitina, assim como sua regulamentação perante a ANVISA.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Buriti: Um fruto em potencial de proteção à saúde




Buriti
Buriti cujo nome científico é Mauritia flexuosa L., é um fruto típico do buritizeiro que corresponde a uma das maiores palmeiras que vegeta as regiões alagadas e úmidas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil localizada na região da Amazônia. 
Por ser dotado de corantes naturais (carotenóides) são capazes de promover proteção contra: câncer, doenças vasculares, endemias carenciais de vitamina (hipovitaminose), degeneração macular e catarata.Considerado um alimento funcional, por ser capaz de promover mais benefícios à saúde, além da nutrição básica,em função de sua composição nutricional.

Mas essas propriedades são verídicas? Quais são essas substâncias? O que diz a legislação sobre a designação de alimento funcional? Qual a composição nutricional?

Análise de rótulos de leite em pó: informações que atrapalham o consumidor

O leite em pó é uma fonte de nutrientes  importante na alimentação diária, principalmente de crianças. Após os seis meses de idade, onde geralmente a amamentação é interrompida, é comum a complementação da nutrição com este produto.
A avaliação da legislação vigente faz-se necessária para assegurar o esclarecimento do consumidor sobre o que é apresentado no rótulo, principalmente no que tange às porções indicadas.
Confiar na informação prestada é de extrema importância, já que as descrições contidas ali, indicarão como preparar a bebida e os nutrientes contidos naquela porção,  considerações relevantes principalmente no que diz respeito à crianças em fase de crescimento.