Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Faseolamina – A proteína do feijão branco, ajuda emagrecer?


Desde que a obesidade se tornou o maior problema de saúde da atualidade, vários produtos surgiram no mercado prometendo emagrecimento instantâneo. Mas a verdade sobre a perda de peso ainda reside na dieta alimentar e no gasto de energia. Sabe-se que carboidratos fornecem energia, têm que estar na alimentação, mas quando não utilizados como fonte de energia, são armazenados na forma de tecido adiposo. Pensando nisso, cientistas passaram a pesquisar a faseolamina, uma proteína extraída do feijão branco.

 
O feijão (Phaseolus vulgaris L.), principalmente o feijão branco é matéria-prima para a obtenção do inibidor de α-amilase, denominado, por Marshall & Lauda (1975), de Faseolamina. É uma fonte importante de fibras, proteínas e compostos como os inibidores de tripsina, de amilase, lectinas e saponinas de conhecida toxicidade e são denominados como fatores antinutricionais devido ao fato de interferirem na absorção de nutrientes, podendo acarretar danos à saúde quando ingeridos em altas quantidades.

O papel dos fatores antinutricionais tem sido discutido novamente, em função de descobertas que demonstraram que algumas dessas substâncias têm funções benéficas ao organismo humano. A Faseolamina é exemplo da diversidade de atuação dessas substâncias, interfere na digestão de amido reduzindo sua absorção a nível intestinal e por isso tem sido utilizada na terapêutica como adjuvantes em dietas para perda de peso e efeito hipoglicemiante em pacientes portadores de diabetes mellitus não-insulino dependentes.

Estudos em humanos mostraram que a perfusão de inibidor de α-amilase parcialmente purificado no duodeno inibiu significativamente a atividade da amilase durante a digestão do amido (Layer et al.; 1985). A ingestão de inibidor purificado, junto com 50g de amido, reduziu os níveis de glicemia pós-prandial em indivíduos diabéticos (Layer et al.; 1986). O efeito a longo prazo do uso do inibidor de α-amilase intraluminal no trato gastrintestinal foi, contudo, pouco estudado (Tormo et al.; 2004).

Apesar dos estudos realizados é importante ressaltar que poucos estudos foram feitos em humanos para demonstrar a eficácia e segurança da Faseolamina como suplemento dietético para perda de peso e redução dos níveis de glicemia. Entre as limitações que apresentam os estudos se observa que as amostras de indivíduos nos trabalhos publicados disponíveis são limitadas e que não existe estudos a longo prazo que possam ser considerados confiáveis.

Em relação a legislação vigente a Faseolamina (extrato de Phaseolus vulgaris) não pode ser comercializada como fitoterápico e segundo a Resolução-RE nº 1.992, de 3 de maio de 2010 que determina, como medida cautelar de interesse sanitário, a suspensão em todo território nacional, da publicidade e propaganda em todos os veículos de comunicação, dos produtos sem registro contendo a Faseolamina (extrato de Phaseolus vulgaris) na forma de gomas de mascar, balas, cápsulas ou qualquer outra forma de uso interno, incluindo os manipulados, com indicações para a queima de gorduras, redução do apetite e perda de peso, melhora da pele e da celulite, entre outras propriedades não aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
  
Ano passado o produto Dietrine Phaseolamin consumido em um número cada vez maior pelos brasileiros recebeu a proibição de ser comercializado no Brasil, pois era fabricado e importado por empresas sem registros no órgão nacional.




Portanto é preciso ter cautela ao fazer uso do extrato de Faseolamina, pois ainda não foram comprovadas eficácia/segurança quanto ao uso a longo prazo, ademais existem muitos produtos contendo a Faseolamina sem registros e comercializados como fitoterápicos proibidos pela Anvisa.


Referências Bibliográficas:



Um comentário:

  1. A faseolamina é uma glicoproteína presente neste alimento, além de ser utilizada para o emagrecimento, é indicada para pacintes com diabetes melito, pois reduz os
    aumentos pós-prandias nas concentrações de glicose e insulina em pacientes. É muito utilizada em associação a diversos fitoterápicos de ação emagrecedora, como extratos
    de Curcuma longa, Garcinia cambodgia, Gymnema sylvestres, aloe Vera, Chitosan, Green
    tea,Ginseng coreano e guaraná é compatível também com L-carnitina, L-metionina, L-fenilalanina, Vit. C , lípase, Bromelina, Papaína , Picolinato de Cromo, Geléia Real, Protease , Inositol e L- tirosina. É contra-indicada para mulheres grávidas, diabéticos insulino dependente. Outra questão é que o consumo do feijão branco cru, por longo tempo, é
    que este pode apresentar outros anti-nutrientes que podem ter impacto negativo na
    saúde dos consumidores.E um possível efeito adverso da planta seria o
    impacto do carboidrato excedente no cólon, já que o excesso poderá sofrer fermentação pelas bactérias intestinais, provocando uma alteração na microbiota intestinal. Mas ainda há poucas pesquisas sobre este alimento, como descrito na postagem, então seria mas um produto dito milagroso, com poucas comprovações científicas, e que seu consumo deve ter muita cautela.

    ResponderExcluir