Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Suplemento a base colágeno contribuindo para o ganho de massa muscular, verdade?

Cada vez mais têm sido utilizados suplementos a base de colágeno hidrolisado com objetivo de auxiliar no ganho de massa muscular e por sua vez, ajudando no desempenho físico de atletas e praticantes de atividades físicas. Porém, nada existe ainda a cerca da sua eficácia para esta finalidade. Qual seria sua composição
e como seus componentes estariam auxiliando no seu efeito?

Um comentário:

  1. As fibras de colágeno são parcialmente responsáveis pelas propriedades biomecânicas dos ossos , como resistência a pressão sobre o mesmo e também confere suporte aos músculos e à pele.

    Por isso hidrolisados proteicos , que são obtidos industrialmente a partir da hidrólise da gelatina, têm sido amplamente utilizados devido às suas propriedades funcionais (em função da presença de peptídeos bioativos) e tecnológicas (em possuir alta solubilidade, devido ao processo de hidrólise sob condições ácidas, e produzir soluções de baixa viscosidade mesmo em altas concentrações). Essas duas propriedades básicas, combinadas à melhora da tecnologia, tornaram o hidrolisado proteico um ingrediente amplamente utilizado em diversos produtos alimentícios para melhorar características físicas, químicas e funcionais dos alimentos, sem prejudicar seu valor nutritivo.

    Hidrolisados proteicos são indicados no caso de algumas doenças ou condições clínicas como, por exemplo, na doença de Crohn, colite ulcerativa e alergias alimentares.

    Postlethwaite et al, demonstraram diversos efeitos dos hidrolisados como redução da pressão sanguínea e diminuição dos níveis de colesterol.

    Com relação ao colágeno hidrolisado (HC) atualmente é comercializado para o público em geral pelo mercado farmacêutico, como produto de venda livre. A sua inocuidade à saúde humana é testemunhada pelo status concedido pela FDA americano, como um produto seguro - GRAS(generally recognized as safe). O HC é obtido pela hidrólise limitada do colágeno de pele suína ou bovina.
    Adam et al avaliaram por meio de um ensaio duplo cego aleatorizado, em 52
    pacientes com osteoartrose no pulso e joelho, ao final do estudo os pacientes que consumiram a gelatina hidrolisada apresentaram maiores reduções de dor, em relação aos outros tratamentos. Os autores sugeriram que o HC teria efeito analgésico e que o “pool” de aminoácidos fornecido ao organismo pelos produtos melhorou significativamente a matriz estrutural das articulações.
    Um estudo realizado no Japão, por Wu et al, teve como objetivo avaliar a efetividade da administração oral de peptídeo de colágeno sobre o metabolismo ósseo, em ratos adultos. Concluiu-se que a administração oral de peptídeos de colágeno em uma quantidade 10 vezes maior que o recomendado para humanos, trouxe efeitos benéficos para os ossos de animais
    adultos, sugerindo que a ingestão de HC pode contribuir para uma melhora na qualidade
    óssea também em humanos.

    Porém essas informações não sustentam a afirmativa de que o HC pode ser benéfico com relação a desempenho físico de atletas e no ganho de massa muscular. Devem ser realizadas pesquisas direcionadas para esses indivíduos e análise de parâmetros mais específicos (como teor de proteína por exemplo) para comprovar sua eficácia, e fornecer informações fidedignas ,sobre o produto para o consumidor.

    ResponderExcluir