Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bara de cereal Trio light – uma boa opção para quem pretende emagrecer?

O consumo de barras de cereais está muito atrelado à crença de que tais alimentos constituem uma alternativa saudável para quem precisa se alimentar fora de casa e em pouco tempo. Levando-se em consideração que atualmente boa parte dos especialistas recomenda que a melhor forma de emagrecer de forma saudável é alimentando-se de pequenas porções com frequência (3 em 3 horas), a praticidade para o consumo da barra de cereal a tornaria um aliado a quem pretende atingir o objetivo de emagrecer. Porém a composição deste alimento é condizente com uma dieta que visa o emagrecimento?
  Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad) Os produtos diet e light estão presentes em mais de 35% dos lares brasileiros. O consumo só aumenta: de 1998 a 2008, o crescimento foi de 800%. Mas será que esses alimentos são recomendados para tamanha parcela da população?
   A legislação da ANVISA preconiza que um alimento pode ser definido como light quando este apresenta uma redução mínima de 25% de determinado nutriente ou calorias, comparado com o alimento convencional. Além disto, esta redução deve significar, no mínimo, uma quantidade absoluta do mesmo. No caso de alimento sólido, por exemplo, no que se refere ao valor calórico, que é o caso mais comum, o valor total da redução deve ser, no mínimo, de 40 calorias para cada 100g de alimento e para os líquidos esse valor deve ser, no mínimo, de 20 calorias para cada 100ml.
   No site da fabricante, lamentavelmente não existe informação nutricional sobre a barra de cereal de avelã e castanha com chocolate comum, ficando assim impossível comparar a tabela de informação nutricional do produto regular, para assim dizer se o produto está de acordo com o que a legislação preconiza para produtos light.Também não foi encontrado o produto regular nos principais mercados e lojas.
   Analisando-se superficialmente, a questão do emagrecimento pode ser considerada uma questão matemática, afinal bastaria gastar mais energia do que consumir, e o indivíduo emagreceria. Porém deve-se atentar à qualidade deste emagrecimento. Muitas das dietas que visam o emagrecimento, principalmente as que não foram elaboradas por profissionais e que mesmo assim possuem grande disseminação, levam em consideração apenas a quantidade total de calorias. É evidente que se um indivíduo consome menos energia do que gasta, ele irá perder peso. Porém este peso perdido não será apenas de gordura, o que seria o ideal. 
   Realizando-se uma dieta adequada,associada a exercícios físicos, pode-se evitar a perda de massa muscular magra,o que além de ser desejável do ponto de vista estético é essencial à manutenção da taxa de metabolismo basal do organismo, o que pode ser um fator determinante para que se consiga manter a perda de peso, uma vez que o gasto calórico do organismo se mantém. A dieta adequada a tal objetivo, consiste em se alimentar de pequenas porções, várias vezes ao dia, de forma a não deixar o organismo baixar a sua taxa metabólica, o que acontece quando se passa muitas horas sem se alimentar e é aí que a praticidade da barra de cereal viria a calhar, porém..
   “São elaboradas com ingredientes selecionados e de alta qualidade. A formulação é cuidadosamente balanceada, para garantir que as características de sabor e textura se completem mutuamente. As Barras de Cereais TRIO são alimentos práticos e de fácil consumo. Podem ser ingeridas a qualquer hora do dia, entre as refeições, antes de atividades físicas ou apenas para matar a vontade de comer alguma coisa. Leve sempre com você, no trabalho, na escola, na academia, em qualquer lugar e em qualquer momento.”
   A definição feita pelo fabricante expõe a característica mais desejável deste produto: a praticidade. Porém, existe entre muitos a crença de que a barra de cereal light é um produto adequado para quem busca o emagrecimento.
   porção de 25g: 
   valor energético:102kcal 
   gorduras totais: 2,6g 
   fibra alimentar: 0g 
   carboidratos: 18g
    gorduras saturadas:1,5g
    proteínas:1,2g 
    sódio: 57mg 
 Analisando a tabela nutricional do produto verifica-se que é um alimento riquíssimo em carboidratos (18 gramas em 25 de produto, ou 72%) para efeito de comparação, 50 gramas de pão de forma, um alimento reconhecidamente rico em carboidratos, da marca Plusvita, possui 24 gramas de carboidratos, ou seja, 48%,teor bem menor do que a barra de cereal trio avelã e castanha com chocolate light. O alimento possui ainda gordura saturada,ainda que em pequena quantidade, reconhecidamente é recomendado o consumo com parcimônia, levando-se em consideração as diversas patologias que podem surgir em razão do consumo destas gorduras, o alimento ainda não apresenta fibras alimentares em sua composição, o que seria desejável, devido a conhecida ação benéfica das fibras alimentares ao organismo. Assim, é possível afirmar que apesar de toda a praticidade de consumo da barra de cereal, este alimento não é recomendável para quem deseja emagrecer, devido a sua composição nutricional, pouco vantajosa para aqueles que buscam tal objetivo. 

 Referências bibliográficas
 HAUSER, Cristina.; BENETI, Magnus.; REBELO, Fabiana P.V. Estratégias para o Emagrecimento. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Volume 6 – Número 1 – p. 72-81 – 2004. FETT. C. A.; REZENDE, W. C. A termogênese como recurso de intervenção eficiente para o combate e controle da obesidade. R. Min. Educ. Fís., Viçosa, v. 9, n. 1, p. 83 – 106, 2001. RODRIGUES, A. M.; ALMEIDA, E. C.; CINTRA, I. P.; FORTES, J.; BRANCO, L. M.; PASSOS, M. A.; FISBERG, M. Conhecimento e consumo de alimentos diet e light por adolescentes. Rev. Nutrição em Pauta, ano 13, n. 73, jul./ago. 2005. http://www.trioalimentos.com.br/produto.aspx?id=1, acessado em: 15/06/2012 http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/prodLigthDiet1.asp, acessado em 14/6/2012

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho está bem interessante, abordou bem a ideia cada vez mais preocupante na sociedade de alimentos que sao supostamente adequados para o emagrecimento. Só pecou no fato de dizer que nao se pode afirmar que o produto está de acordo com a legislação que preconiza para produtos light, pois no próprio rótulo do produto apresenta a informaçao de 35% menos gordura, estando assim de acordo com a legislaçao da ANVISA por ele fornecida.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O trabalho é bem esclarecedor no que se refere à barra de cereal da Trio de castanha, avelã e chocolate. Porém, a conclusão parece generalizar o que foi observado para este tipo de barra de cereal para todos os outros. Seria interessante saber, por exemplo, se estes resultados se estendem às barras de cereal que não contenham chocolate na composição. Assim, questiona-se: será que todas as barras de cereal não são recomendáveis para uma dieta saudável (consumo no intervalo entre as refeições, por exemplo)?
    Esse assunto merece um maior aprofundamento.

    ResponderExcluir
  5. Cabe ressaltar a respeito do emagrecimento, que pode-se dar também devido a fatores psicológicos associados à sensação de saciedade, reduzindo assim a ingesta de outros alimentos como biscoitos, "salgados" e outros alimentos com elevado teor calórico. Essa "reeducação" associados a exercícios físicos, pode ser o maior causador de emagrecimento, e não a barra de cereal propriamente dita.

    ResponderExcluir