O xilitol é uma boa opção para as pessoas em dieta low carb?
Descrição
O xilitol é um adoçante dietético usado para adoçar bebidas em geral e fazer doces. O seu uso tem aumentado devido as pessoas que buscam o peso ideal principalmente com dietas e uma delas é a dieta ’’ low carb” entretanto seu uso não deve passar de 60g por dia.
Fundamentos
Bromatológicos
O xilitol é um adoçante natural com o mesmo poder adoçante do açúcar. Usado amplamente na industria de alimentos, tem o poder adoçante semelhantevao da sacarose, entretanto tem um valor calórico de 2,4 Kcal/g. O xilitol pode servutilizado para adoçar bebidas e preparar doces em geral.
O xilitol é um exemplo de poliol que vem sendo usado como ingrediente funcional, pois apresenta controle na ingestão devido ao seu baixo teor energético se comparado ao teor energético da sacarose, sendo do xilitol aproximadamente 1-3 Kcal/g, por essa razão amplamente consumido por pessoas que fazem dieta “ low carb”, ou seja, isenta de qualquer tipo de carboidrato.
Legislação
A FDA e a ANVISA reconhecem o uso do xilitol como edulcorante seguro em alimento e este tem certificado GRAS (Generally Recognized as Safe). O FDA obriga que alimentos que utilizam xilitol especifiquem a quantidade utilizada no rótulo.
De acordo com a RDC 360/2003, a apresentação de um rótulo adequado faz o consumidor comprar determinado produto de forma consciente. A quantidade dos nutrientes obrigatórios, mesmo que esses tenham 0g na no produto precisam estar identificados no rótulo e tais nutrientes obrigatórios no rótulo são: Carboidratos; Proteínas; Gorduras totais; Gorduras saturadas Gorduras trans; Fibra alimentar; Sódio. O modelo de rotulagem é uma rotulagem vertical, como essa RDC preconiza modelos de rotulagem na vertical, linear e vertical B, o modelo de rotulagem vertical produz menos estranhamento do consumidor.
De acordo com a RDC 259/2002, as informações obrigatórias do rótulo são: Denominação de venda do alimento, Lista de ingredientes, Conteúdos líquidos, Identificação da origem, Nome ou razão social e endereço do importador, no caso de alimentos importados e Identificação do lote .
De acordo com a RDC – No - 271, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005 – REGULAMENTO TÉCNICO PARA AÇUCARES E PRODUTOS PARA ADOÇAR, tal Regulamento visa fixar a identidade e as características mínimas de qualidade que devem conter os Açúcares e Produtos para Adoçar, porém é excluído desse Regulamento os adoçantes dietéticos formulados para dietas com restrição de sacarose, frutose e ou glicose. A composição dos produtos para que possam ser considerados um adoçante de mesa pode conter os seguintes veículos em sua composição: álcool etílico, amidos, água, amidos modificados; dextrinas; dextrose; fruto-oligossacarídeos; isomalto-oligossacarídeos; frutose e seus xaropes; xarope de glicose; glicerina ou glicerol; isomalte; lactose; maltitol e seu xarope; maltodextrina; manitol; polidextrose; polietileno glicol; propilenoglicol; sacarose; sorbitol; e outros previstos em Regulamentos Técnicos específicos.
Discussão
A vantagem do uso de xilitol quando está se fazendo uma dieta “low carb” é que ele possui 40% menos calorias se comparado com o açúcar normal, dessa forma quem quer diminuir o consumo do nutriente e fazer uma dieta de forma mais saudável é recomendado o uso de xilitol na quantidade ideal juntamente com o equilíbrio negativo, ou seja, consumir menos calorias e gastar mais.
De acordo com o FDA, o xilitol pode causar danos em cachorros, mas não em humanos, isso ocorre pois quando há a ingestão de açúcar tanto pelos animais quanto pelos humanos, ocorre a liberação de insulina pelo pâncreas. Em humanos, o xilitol estimula a liberação gradual de insulina pelo pâncreas, mas isso em cachorros é diferente. Quando os cachorros consumem algum alimento que contém xilitol, ocorre uma potente liberação de insulina provocando uma rápida diminuição do nível de açúcar no sangue do cachorro ( hipoglicemia) e este efeito pode ocorrer de 10 a 60 minutos depois do cachorro consumir o xilitol.
Além dos benefícios de menor quantidade de caloria em relação ao açúcar normal, o xilitol apresenta outros benefícios como estudos já demonstraram Sr um antimicrobiano eficiente nos casos de candidíase oral, ser benéfico contra osteoporose uma vez que o xilitol estimula a absorção de cálcio pelo intestino facilitando sua passagem do sangue para os ossos além de ser o açúcar bem mais indicado sob orientação médica para os diabéticos, uma vez que a D- glicose proveniente do metabolismo do xilitol é estocada na forma de glicogênio no fígado e isso evita picos bruscos de insulina e de glicose dentre outros benefícios. Como desvantagens alguns indíviduos podem ter náuseas, diarreia ou distensão do abdômen e isso ocorre devido ao resultado do metabolismo do xilitol no corpo humano.
Conclusão
A partir do exposto acima, conclui-se que o xilitol desde que começou a ser comercializado e a ser estudado, apresentou vários benefícios para a saúde humana desde tratamento ou prevenção de doenças. Hoje em dia, já é demonstrado estudos que mostram grande relevância do xilitol na saúde bucal evitando ou reduzindo o aparecimento de cáries, entretanto seu uso pode trazer desvantagens como citado acima, além de seu consumo ter um limite máximo de ingestão diária. Além do mais vale ressaltar que sua aplicação para dietas deve ser sempre recomendado e acompanhado por um médico. É esperado, portanto, que além do consumo no ramo alimentício, futuramente ele também possa ser inserido como ingrediente de produtos farmacêuticos.
Referências:
BRASIL ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC N° 259, 20/09/ 2002. Regulamento técnico sobre rotulagem de alimentos embalados. – Setembro, 2002. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 de setembro de 2002.
BRASIL ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC N° 360, 23/12/ 2003. Regulamento técnico complementar sobre rotulagem de alimentos embalados. – Dezembro, 2003. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 de dezembro de 2003.
BRASIL ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC N° 271, 22/09/ 2005. Regulamento técnico para açúcares e produtos para adoçar – Setembro, 2005. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 de setembro de 2005.
El xilitol es peligroso para los perros, manténgalo fuera de su alcance. Matéria publicada em: https://www.fda.gov/consumers/articulos-en-espanol/el-xilitol- es-peligroso-para-los-perros-mantengalo-fuera-de-su-alcance. Acesso em 27/09/2020 13:30
MUSSATO, S. Xilitol: edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, São Paulo, v. 38, n. 4, Out- Dez 2002.
Perro bueno, alimento malo: alimentos para las personas que son malos para su perro. Matéria publicada em: https://www.fda.gov/consumers/articulos-en- espanol/perro-bueno-alimento-malo-alimentos-para-las-personas-que-son- malos-para-su-perro. Acesso em 27/09/2020 12:58
SANTOS, G. O. Edulcorantes: tendências da indústria de alimentos na redução de açúcar – revisão de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Formação em Tecnólogo em alimentos)- Universidade Federal da Paraíba, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário