Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 31 de outubro de 2020

Bebida láctea Imunoday com beta-glucanas de levedura


 Bebida láctea imunoday e a promessa de aumento da imunidade


DESCRIÇÃO 

  Segundo o fabricante, o imunoday é uma bebida láctea que promete auxiliar o bom e adequado funcionamento do sistema imunológico, adicionando em sua formulação a beta-glucana de levedura para, assim, melhorar a defesa contra microrganismos causadores de doenças. Porém, só a adição da levedura faz o produto melhorar a imunidade de um indivíduo? E a quantidade que essa levedura se encontra na bebida é suficiente para um aumento de imunidade? 



FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS
   

  Os ingredientes presentes no imunoday são: Leite desnatado, concentrado proteico de soro de leite (whey), polidextrose, frutooligosacarídeos (FDS), enzima lactase, beta-glucana de levedura, mix de vitaminas (Vitaminas C, D e B12), estabilizantes celulose microcristalina, fosfato dipotássico, fosfato dissódico, euchema e aromatizantes naturais.


  No site da empresa que criou o produto descrevem os benefícios dos ingredientes presentes na bebida e relatam que a beta-glucana de leveduras é a única substância que tem propriedades capazes de trazer benefícios para a imunidade reconhecida cientificamente. Descrevem também que a bebida é fonte de fibras que auxiliam no processo de defesa do intestino e todas as vitaminas presentes possuem um papel importante na melhora do sistema imunológico.

LEGISLAÇÃO

De acordo com a Instrução Normativa MAPA nº 16 de 23/08/2005 que rege o Regulamento técnico de identidade e qualidade  de bebida láctea, a definição de bebida láctea é “produto lácteo resultante da mistura do leite (in natura, pasteurizado, esterilizado, UHT, reconstituído, concentrado, em pó, integral, semidesnatado ou parcialmente desnatado e desnatado) e soro de leite (líquido, concentrado e em pó) adicionado ou não de produto(s) ou substância(s) alimentícia(s), gordura vegetal, leite(s) fermentado(s), fermentos lácteos selecionados e outros produtos lácteos. A base láctea representa pelo menos 51% (cinquenta e um por cento) massa/massa (m/m) do total de ingredientes do produto”.

Considerando o requisito de ter, no mínimo, 51% de base láctea, a bebida láctea imunoday atende o item pois em sua tabela nutricional que consta no rótulo podemos ver que os dois primeiros ingredientes são leite desnatado e concentrado proteico de soro de leite (whey). Já em relação a classificação que deve estar contida na embalagem, esse produto também cumpre o requisito, pois precisa estar descrito de acordo com o tratamento térmico (bebida láctea UHT) e, também, precisa estar descrito se possui alguma adição que, no caso é com beta-glucana de levedura, além do aromatizante(s)/saborizante(s), o qual está disponível em sabor original ou sabor chocolate.

Nesta mesma instrução normativa, consta no item 4 as composições e requisitos de uma bebida láctea e lista como ingredientes obrigatórios o leite (in natura, pasteurizado, esterilizado, UHT, reconstituído, concentrado, em pó, concentrado, integral, semidesnatado ou parcialmente desnatado e desnatado) e o soro de leite (líquido, concentrado e em pó), o produto imunoday também atende a esses requisitos.


DISCUSSÃO

   As beta-glucanas são polissacarídeos que estão presentes no farelo de grãos cereais, na parede celular de leveduras, certos fungos (Saccharomyces cerevisae), cogumelos e bactérias. As beta-glucanas pertencem a uma classe de substâncias conhecidas como modificadores de resposta biológica, visto que alteram a resposta no hospedeiro pelo estímulo do sistema imune. Há diversos estudos que explicam a estrutura das beta-glucanas e como elas auxiliam na ativação resposta imunológica, atuando como um imunoestimulante e, além dessa ação, outros estudos também estão avaliado e comprovando essa substância como antitumoral, antinflamatório, antimutagênico, hipocolesterolêmico, hipoglicêmico e proteção contra infecções vêm sendo avaliados e comprovados.

   Além disso, o imunoday é composto de vitaminas B12, C e D. 

   Alguns dos benefícios da vitamina C são auxiliar na proteção das células contra os efeitos dos radicais livres, síntese de colágeno, reparação de tecidos, ajudar o organismo a absorver ferro e atua aumentando imunidade e processo de cura do organismo. A recomendação de ingestão diária de vitamina C para um adulto é de 45 mg, segundo a RDC 269 de 2005 e segundo a tabela TACO, uma laranja possui 53,7 mg de vitamina C. 

   A vitamina B12 atua na prevenção da anemia, formação de células vermelhas do sangue e atua no aumento da imunidade. A recomendação de ingestão diária para um adulto é de 2,4µg e pode ser encontrada no leite 0,5µg/100ml e no ovo 1,02µg/100mg, segundo a USDA.

   A vitamina D atua na manutenção da saúde  óssea e é encontrada facilmente em outras fontes como leite, ovos e peixes. A recomendação de ingestão diária para um adulto é de 5µg e pode ser encontrado em iogurtes, por exemplo, na quantidade de 4,5µg/200g.

   Analisando a função desses componentes podemos perceber que todos eles atuam de alguma forma na imunidade no organismo e as vitaminas podem ser facilmente encontradas em outros alimentos que consumimos no dia a dia. Ainda não há estudos que garantam a quantidade necessária de betaglucanas que um indivíduo deve consumir ao dia para que ele faça o efeito prometido, porém em relação às vitaminas já existem muitos estudos que comprovam sua função e as quantidades diárias necessárias para serem ingeridas que o ser humano necessita.

   Pensando na forma como os brasileiros se alimentam, com deficiência de vitaminas que atuam no sistema imunológico, este produto parece ser uma boa escolha para incluir na alimentação, porém a melhor solução continua sendo a consulta com um nutricionista, realização de exames para saber quais vitaminas estão abaixo do indicado e a reeducação alimentar, incluindo esses alimentos que tenham o aporte necessário dessas vitaminas e que são facilmente encontrados em mercados, hortifrutis e feiras.


REFERÊNCIAS

  1. Magnani, Marciane. β-glucana de Saccharomyces cerevisiae: constituição, bioatividade e obtenção. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 29, n.3, p. 631-650, jul./set. 2008. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/bvs-vet/resource/pt/vti-471948


  1. PIRACANJUBA.https://piracanjuba.com.br/content/dicas/entenda_os_beneficios_do_imunoday_no_organismo


  1. https://www.normasbrasil.com.br/norma/instrucao-normativa-16-2005_75591.html#:~:text=Bebida%20L%C3%A1ctea%20Pasteurizada%3A%20%C3%A9%20o,durante%2015%20a%2020%20segundos


  1. http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/342-vitaminad


  1. U.S. DEPARTMENT OF AGRICULTURE. https://fdc.nal.usda.gov/index.html


  1. Resolução RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005



Nenhum comentário:

Postar um comentário