Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Infant-fórmulas: podemos considerá-los substitutos do leite materno?





Existe uma diversidade muito grande de leites especiais para alimentação dos bebês. O Enfamil Soja Premium é um exemplo desses leites. Porém, será que esses leites possuem nutrientes adequados e suficientes para substituir o leite materno?  
Composição do Enfamil® Soja Premium
Para a primeira fase da vida de uma criança, a alimentação com o leite materno é muito importante, pois nele reúnem-se características nutricionais ideais que se encontram em equilíbrio, além de beneficiar com inúmeras vantagens imunológicas e psicológicas, importantes na diminuição da morbidade e mortalidade infantil. É composto por proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas.  
Os leites especiais para alimentação dos bebês são chamados de infant-fórmulas e são comercializados com a idéia de substitutos do leite humano. Os fabricantes desse tipo de alimentação garantem que a composição desses produtos é preparada para mimetizar o leite humano produzido cerca de um a três meses após o parto. Essas são classificadas como fórmulas de partida, seguimento ou destinadas às necessidades nutricionais específicas. A diferença entres essas fórmulas está de acordo com suas indicações, fontes e teores de proteínas, carboidratos, lipídios e micronutrientes. No presente trabalho iremos utilizar como exemplo o Enfamil® Soja Premium. É uma fórmula Infantil com ferro não láctea, sem lactose, à base de proteína isolada de soja para lactentes do nascimento ate 12 meses, que fornece suporte nutricional, sem proteínas do leite. Recomendado para intolerância dissacarídeo e galactosemia, muitas vezes associada com diarréia e cólicas. Sua fórmula não contém glúten, contém ácidos graxos de cadeia longa como DHA (ácido docosahexaenóico) e ARA (ácido araquidônico), são ácidos graxos essenciais, que também são fornecidos ao bebê pelo leite humano. Esses ácidos devem ser adquiridos via alimentação, isso porque o organismo humano não consegue sintetizá-los.
O DHA está comprovadamente relacionado com o desenvolvimento visual e com a progressão no desenvolvimento de linguagem. Com a diminuição desse ácido na alimentação pode-se gerar uma redução da função visual, déficits de aprendizado e alterações no metabolismo de dopamina e serotonina. O ARA está presente nas membranas celulares e é fundamental para que o crescimento ocorra normalmente. Possui função de sinalização e divisão celular, e atua como precursor dos eicosanóides e leucotrienos , que estão envolvidos na transmissão sináptica.
A tabela abaixo encontra-se no rótulo no Enfamil® Soja Premium, apresentando os componentes desse leite:




Tabela 1: Composição do rótulo do Enfamil® Soja Premium.

Os ingredientes fornecidos no rótulo do leite são: Sólidos de xarope de milho, isolado de proteína de soja, óleo de palma, óleo de coco, óleo de soja, óleo de girassol, de ácido oleico elevado, fosfato de cálcio, o ácido araquidónico (ARA) e ácido docosahexanóico (DHA) óleos células unicelular, de potássio, citrato de potássio, fosfato de magnésio, a L-metionina, carbonato de cálcio, inositol, ascorbato de sódio, cloreto de colina, taurina, sulfato ferroso, acetato, dl-alfa tocoferol, sulfato de zinco, cloreto, L- carnitina, palmitato de vitamina A, niacinamida, L-ascorbil palmitato (antioxidante), fitonadiona, ácido ascórbico, pantotenato de cálcio, biotina, cianocobalamina, sulfato de cobre, colecalciferol, cloridrato de tiamina, riboflavina, cloridrato de piridoxina, iodeto de potássio , ácido fólico.
Legislação
De acordo com a Portaria 977/98, que aprova o regulamento técnico referente às Fórmulas Infantis para Lactentes, na formulação do produto deve haver no mínimo 1,8g por 100 kcal disponíveis de proteína de qualidade nutricional equivalente à da caseína. Levando em conta esta exigência, o Enfamil® Soja Premium está em conformidade (observar tabela 1).
O produto contém ácido linoléico em quantidade superior a 300 mg por 100 kcal disponíveis (ou 70 mg por 100 kJ disponíveis), estando em 445mg. Portanto, está em conformidade com a Portaria 977/98
Outros nutrientes podem ser adicionados quando necessário para proporcionar aqueles normalmente encontrados no leite materno e para garantir que a formulação seja adequada como única fonte de nutrientes para o lactente.
Segundo a legislação, o produto deve ser isento de grumos e partículas grossas, passível de escoamento através do bico plástico ou de borracha macia. No entanto, não fica claro qual a definição de partículas grossas, dificultando a identificação e adequação deste quesito.
Segundo a Portaria 977/98, a rotulagem das Fórmulas Infantis para lactentes devem seguir as regras já estabelecidas para alimentos em geral e além disso, as específicas para este tipo de produto contidos na Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactantes. Na rotulagem das Fórmulas  
De acordo com esta Norma, destaca-se os seguintes pontos à respeito da rotulagem do produto analisado neste trabalho:
Ø  No rótulo do produto está explícito e em tamanho grande a frase "não contém leite ou produtos lácteos" , pois não possui ou qualquer outro derivado lácteo em sua formulação, estando de acordo com a legislação.
Ø  A fonte protéica do produto está claramente indicada no rótulo.          
Ø  O produto contém mais de 1 mg de ferro por 100 kcal, porém em seu rótulo não encontramos a frase "Fórmula Infantil com Ferro", "Leite Infantil com Ferro" ou "Fórmula Infantil com Ferro à Base de Leite", estando fora de conformidade do que é preconizado pela legislação.
Ø  Não há nenhum tipo de imagem ou ilustração de bebês no rótulo, estando em conformidade com a legislação.

Fundamentos Bromatológiocos

A fonte protéica principal no caso deste produto é a proteína de soja. Ela vem em forma de xarope de milho, isolado da proteína de soja.
O isolado proteico de soja é o produto mais sofisticado produzido a partir do farelo, ele é constituído por 85 a 90% de proteína de soja. Contém isoflavonas da soja, e possui baixos teores de óleos, gorduras e carboidratos. As principais isoflavonas da soja são a genisteína e a daidzeína, e seus respectivos glicosídeos, genistina e daidzina. Em menores quantidades ainda é encontrada a gliciteína e seu glicosídeo, glicitina.
A solubilidade das proteínas pode ser observada a partir da quantidade de nitrogênio protéico que é solubilizado ou do índice de dispersabilidade. A Solubilidade das proteínas de soja está diretamente relacionada com o pH sendo que é menor próxima a seu ponto isoelétrico e máxima próxima a pH 7. Sais afetam negativamente a capacidade de solubilização da proteínas.
Proteínas normalmente são boas retentoras de água. O grau de retenção de água de uma proteina vai depender principalmente da sua capacidade de hidratação que é dependente fortemente do pH. As proteínas tem a menor capacidade de retenção de água no seu ponto isoelétrico, logo, uma proteína estabilizada em seu pH isoelétrico terá uma baixa capacidade de retenção de água.

Conclusão
Pode-se concluir que o leite analisado nesse trabalho tem a possibilidade de ser utilizado como substituto do leite materno, quando a mãe possui algum problema que a impeça de amamentar ou o lactente possui alguma restrição. Não se pode deixar de enfatizar que o leite materno/ humano é de grande importância para a saúde e desenvolvimento do recém-nascido, por isso ele é prioridade na alimentação desse. Não existe a necessidade de trocar o leite materno por uma infant-fórmula não se observe algum desses problemas.

Referências
-  Bentes, Deila   et al .A importância dos ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa    na gestação e lactação. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. vol.7 no.2 Recife Apr./June 2007
-  TINOCO, Sandra et al. Importância dos ácidos graxos essenciais e os efeitos dos ácidos graxos trans do leite materno para o desenvolvimento fetal e neonatal. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(3):525-534, mar, 2007.
-  Codex Alimentarius Commission. JOINT FAO/WHO Food Standards Programme. Codex Standard for Infant Formula - Codex STAN 72 -1981 (amended 1983, 1985, 1987), vol 4, 2nd ed., Rome. 1994. 

5 comentários:

  1. O leite materno possui: proteínas, lipídios, carboidratos, vitamina A, D, E, K e C, niacina, piridoxina, cálcio, fósforo, ferro, zinco, água, sódio, cloro, potássio, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B12 além de todos os compostos bioquímicos imunológicos que agem como uma vacina contra diversas doenças e auxiliam na maturação de todo o trato gastrointestinal do bebê. Apesar destas formulações estarem avançando com o tempo possuem produção industrial, armazenamento, transporte e diversos outros fatores que podem contribuir com sua qualidade, enquanto que as mulheres evoluíram por milhares de anos para fazer algo perfeito e apenas precisam estar saudáveis para amamentar. Trabalhos e outras coisas tomam o tempo, uma ama-de-leite ou complementação com estas formulações seria ate mesmo válida mas não a privação total do leite materno.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O leite de soja Enfamil, analisado pelo estudo, está em conformidade com os requisitos de qualidade estabelecidos pela Portaria 977/98, uma vez que sua composição está condizente com o teor de minerais e vitaminas estabelecidos no rótulo do produto. Contudo, esse fato não assegura ao consumidor que este produto está apto para substituir o aleitamento materno. O leite da mãe além de conter os minerais e vitaminas essenciais contidos no Enfamil, contém anticorpos e glóbulos brancos, responsáveis por estimular o sistema imune da criança prevenindo assim doenças, como por exemplo meningite e pneumonia. É válido que o produto seja uma fonte alimentar complementar para a criança mas não é recomendado que este produto substitua o processo de amamentação.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O leite materno não deveria ter competidores, mas infelizmente muitas vezes é necessário a substituição do mesmo por algum leite que não prejudique a alimentação do bebê. Após ler esse texto, constatei algumas referências interessantes sobre o leite de cabra, muito parecido quimicamente com o leite materno. Em suma, esse pode ser um alimento melhor que o leite de vaca.
    Beber leite de cabra cru é mais fácil de digerir do que o leite de vaca, e existe uma diferença real na estrutura das moléculas. Muitas pessoas são intolerantes ao leite de vaca sem que saibam e a mudança para leite de cabra pode ser um benefício para a sua digestão. Em muitos países, especialmente em regiões agrárias, é comum a utilização de leite de cabra para a alimentação de bebês, em substituição ao leite materno e à amamentação. No entanto, o auxílio medico e nutricional é de extrema importância na troca de qualquer leite para uma criança. O leite de cabra por exemplo, embora traga muitos benefícios, pode causar anemia megaloblástica quando utilizado sem suplementação de ácido fólico. No caso de ''Enfamil'' à base de soja, o mesmo deve ser constatado com o auxílio nutricional para cada criança baseado em exames prévios quandoo leite materno não puder ser o principal suplemento até os seis meses de idade.

    ResponderExcluir