Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Refluxo no bebê, insônia na mamãe! APTAMIL AR, solução?



A maior parte das crianças menores de um ano sofre com a volta do leite pela boca, a chamada regurgitação, o que não significa que estejam doentes. É muito comum os pais confundirem regurgitação, que não interfere no desenvolvimento do bebê, com o refluxo gastroesofágico, que merece atenção médica e, algumas vezes, medicações. 
Entretanto, no caso de constatação médica de refluxo gastroesofágico, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente em relação à alimentação do bebê. Um deles é a escolha do leite certo. Neste caso, o ideal é alimentar o seu bebê com um leite que, além de suprir as necessidades nutricionais, seja capaz de amenizar ou mesmo evitar o refluxo gastroesofágico, evitando também o desenvolvimento de lesões no bebê. Eis que a DANONE surge com uma formulação que promete acabar com o refluxo dos bebês e dar alívio as mamães. APTAMIL AR possui composição específica para este perfil de bebê. Mas o que este produto contém? Como funciona? Vamos esclarecer como a formulação deste produto permite a melhora do refluxo no bebê, além de oferecer todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), as crianças com até 6 meses de vida devem ser alimentadas exclusivamente com leite materno (LM), sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais e medicamentos; e que após os 6 meses o aleitamento seja complementado com outros alimentos de forma oportuna e saudável até os 2 anos ou mais. Entretanto, nem sempre é possível manter apenas esta dieta.
O refluxo gastroesofágico (RGE), definido como o fluxo retrógrado involuntário do conteúdo gástrico para o esôfago, constitui uma das três principais causas de consulta em gastroenterologia pediátrica. Pode ser fisiológico ou patológico, dependendo das complicações associadas.
O tratamento do RGE fisiológico deve ser realizado inicialmente sem medicamentos, pois a maioria tende a melhorar espontaneamente com o crescimento da criança. O primeiro passo do tratamento é a adequação da dieta. Neste contexto, entram as famosas fórmulas infantis anti-regurgitação, para lactentes, que podem ser introduzidas desde o nascimento.
         O Aptamil AR constitui umas das fórmulas anti regurgitação mais utilizadas. Criado com o intuito de se assemelhar ao leite materno, contém a maior parte dos constituintes presentes no mesmo. No entanto sua composição não se iguala às propriedades fisiológicas do LM, que são específicas da mãe para o próprio filho. As fontes de carboidratos, proteínas e outros componentes presentes na fórmula infantil diferem em identidade e qualidade dos componentes do LM, como será discutido adiante.

Constituintes Aptamil AR
Constituintes Leite Materno
·        leite em pó desnatado
·        lactose
·        óleos vegetais
·        maltodextrina
·        carbonato de cálcio
·        vitamina C
·        taurina
·        cloreto de colina
·        sulfato ferroso
·        sulfato de zinco
·        vitamina E
·        nicotinamida
·        vitamina A
·        sulfato de cobre
·        D-pantotenato
·        Potássio
·        vitamina K
·        espessante goma jataí 
·        vitaminas A, D e B6
·        cálcio, ferro e zinco
·        lactoalbumina
·        triglicerídeos
·        lactose
·        Ca, Fe, Zn, Cu, etc
·        vitaminas (A, D, E, K, C, B6 e complexo B


Pela definição, uma infant fórmula não deveria ser constituída por todos os ingredientes listados na tabela acima. Uma vez que seu objetivo é mimetizar o LM, a fonte de carboidrato, por exemplo, deveria ser, predominantemente, lactose e não amido, sacarose, maltodextrina ou até mesmo gomas e fibras. Igualmente, a proteína não deveria ser caseína ou taurina, mas sim lactoalbumina e lactoglobulina.
Além de todos os ingredientes necessários para mimetizar o LM, o Aptamil AR conta com um agente espessante, a goma  jataí, também conhecida como goma alfarroba ou goma locusta, constituída principalmente de polissacarídeos do tipo galactomanas com uma proporção de galactose/manose de 1:4. É o agente espessante mais utilizado em fórmulas anti-regurgitantes na Europa. Sua função é basicamente tornar a fórmula mais viscosa quando comparada ao LM, evitando episódios de regurgitação no bebê.
Apesar destas formulações não se apresentarem tão semelhantes ao LM, ainda assim as infant fórmulas se enquadram dentro da legislação vigente, já que a ANVISA aprova a adição de espessantes, gomas e afins pra "melhorar" o produto. Além disso, é autorizada a adição de nutrientes a fim de aumentar o valor nutricional da formulação, como também adição de aminoácidos, como a taurina, para melhorar a qualidade das proteínas, etc. Todos esses fatores estão de acordo com as RDC’s 42/2011; 43/2011; 44/2011; 45/2011 e 46/2011.
Sendo assim, surge a pergunta: Até que ponto as infant fórmulas são realmente adequadas para o consumo do bebê? A verdade é que muitas dessas formulações têm um caráter dietoterápico, ou seja, a partir da ingestão de certos alimentos podem auxiliar no tratamento de certas patologias, como no caso do Aptamil ar, que é utilizado no tratamento do RGE. Porém, muitas indústrias acabam investindo muito nas tecnologias voltadas a aprimorar esses tipos de produtos a fim de atender um maior número de consumidores, e acabam cada vez mais se distanciando do objetivo principal, que seria produzir uma formulação que mimetizasse o mais fielmente possível o LH, tanto na quantidade quanto na qualidade e identidade dos nutrientes.

Referências:




http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/rdc0004_04_02_2013.html

43 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Enfim. O texto falou, falou e não concluiu. O Aptamil AR funciona? Ele realmente é capaz de diminuir os eventos de regurgitação/refluxo em bebês?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Estou dando o Aptamil AR para minha filha faz uns 15 dias, e a dois dias ela não coloca nada para fora. Enfim, está funcionando graças a Deus

      Excluir

    2. Estou dando o Aptamil AR para minha filha faz uns 15 dias, e a dois dias ela não coloca nada para fora. Enfim, está funcionando graças a Deus

      Excluir
  3. Estou dando o Aptamil AR para minha filha faz uns 15 dias, e a dois dias ela não coloca nada para fora. Enfim, está funcionando graças a Deus

    ResponderExcluir
  4. Estou dando a quase um mês ao meu bb, as crises do meu bb são horríveis, graças a Deus ele não teve nem uma, e consegue arrotar direito e nunca teve cólica, e depois do leite é q ele não tem tido msm..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Petra! Meu filhote está com 1 mês e 27 dias e está com refluxo oculto quase não coloca pra fora mas o incomoda muito porque fica indo e voltando na garganta estou dando aptamil ar vejo q deu uma melhorada mas as vezes volta e da cólica e prende... como foi com seu baby? Ah e acho q não houve uma melhora total porq estou dando peito e sinto q volta quando dou os dois... enfim quero saber sua experiência... dava só o leite? Muito obrigada pela atenção

      Excluir
    2. Meu filho toma essa fórmula e o pediatra deu a dica de colocar uma colher de chá de óleo mineral em cada mamadeira, super funcionou !

      Excluir
  5. Oi, minha bebe tem 38 dia e ela estava colocando pra fora pelo menos umas 2 vezes ao dia, fora as pequenas regurgitação em todas as mamadas, faz 6 dias que ela esta tomando o aptamil Ar desde o segundo dia não voltou mais e nem regurgitou, sem cólicas, só que esta fazendo bastante coco.

    ResponderExcluir
  6. minha neta tem 2 anos e toma aptamil 3. Ela esta com o coco muito mole e com tosse ha varios dias, acho q pode ser o aptamil. O que devo dar a ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que procurar um pediatra ,provavelmente terá que trocar o leite .

      Excluir
  7. Meu BB começou a tomar o Aptamil AR com 30 dias e confesso q foi a melhor coisa troca q fiz do nam confor para o Aptamil,ele passou dormir melhor (acorda duas vezes na noite p tomar mamadeira),as cólicas diminuíram em 80%,fiquei um dia sem dar o colikids e ele ficou ressecado então continuo dando o mesmo,mas o Aptamil AR funciona mesmo eu recomendo.😘

    ResponderExcluir
  8. Estou dando o aptamil pro expert tenho uma dúvida será q a o mesmo q o Ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem tenho essa dúvida! !!????

      Excluir
    2. Mamãe não são iguais apitamil ar e endicado para bebê q tem refluxo

      Excluir
  9. Gente.. meu filho tomava Aptamil desdos 2 meses por largou o peito.. como o Aptamil estava bem caro fiz a burrada de dar leite ninho em pó.. só q ele ainda não comia papinha.. conclusão, sempre gorfava, a imunidade abaixou estava todo mês com ele no hospital .. até q decidi contar a verdade para a pediatra sobre dar o ninho comum e engrossar com Mucilon.. foi quando ela falou q tudo era culpa do leite e me recomendou Aptamil ar.. faz um mês q ele toma e eu super adoro. Ele não gorda absolutamente mais nada. A imunidade está ótima. Nunca mais ficou doente.. comecei a introdução alimentar e ele está muito bem. Espero ajudar em algo. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Estou dando tb o aptamil AR, minha filha parou de regugitar, porém para evacuar está difícil e agora apareceu uma tosse de vez em quando, estou ficando preocupada.

    ResponderExcluir
  11. Alguém pode me informar se o aptamil Ar é realmente bom para o sono? Meu filho tem 09 meses ele nunca conseguiu ter um sono tranquilo sempre acorda chorando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também tá assim parece que o leite não alimenta sempre querendo mama a noite toda só não entendo ele tá numa diarreia faz três dias de sujar toda roupa mas mesmo assim tem cólica chora muito dou aptamil ar pra refluxo..

      Excluir
  12. Boa tarde! Meu filho tem 3 anos e ainda toma o aptamil AR. Se tento tirar não dá certo outro. Tem algum problema uma criança de 3 anos tomar aptamil AR ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que só pode de 0 ate 12 meses Letícia e em criança que tem refluxo e regurgitação. E tanto que na embalagem do leite vem explicando até que idade pode .espero ter ajudado .

      Excluir
  13. Boa tarde! O Aptamil AR resseca o bebê de vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Á minha bebê tá super ressecada não tô sabendo lidar com isso.

      Excluir
    2. Vc esta dando água? Bebês que usam fórmula tem que beber água

      Excluir
  14. Hoje comeccomecei a da aptamil ar a meu bebê ele vai fazer 5 meses dia 26 de Janeiro, tem algum problema ser a pq não fui na pediatra pq ela tinha passado um remédio para ele para com as gofarda que era muito grande estou ficando preocupa pq não para então resolvi por conta própria da ser se vai haver problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu filho tem refluxo oculto, estava tomando nan ar, mas nao estou vendo melhora. Toma losec 10 mg e domperidona. Inicie hoje o aptamil ar. Vc viu bom resultado em seu bebe?

      Excluir
  15. Pessoal,cada caso é um caso, tem que se observar e se não melhorar procura um pediatra para não causar um problema maior no futuro e vocês terem que gastar mais ,ok?

    ResponderExcluir
  16. Minha bebê fica super ressecada com esse leite estou fazendo a mamadeira dela com água de ameixa pra ver se melhora mas ainda não vi uma melhora.

    ResponderExcluir
  17. Comecei a dar esse leite pra minha bebê do refluxo está melhor, porém ressecou...😞😞

    ResponderExcluir
  18. Meninas se o bebê de vocês resseca com o leite e so coloca duas gotas de azeite na mamadeira e vai resolver.

    ResponderExcluir
  19. Minha bebe tomava o aptamil pro futura,mas devido os vômitos a pediatra indicou o aptamil AR. Estou dando o AR a dois dias e melhorou o refluxo, mas ressecou demais, muitos gases e cólicas.

    ResponderExcluir
  20. Minha bebe tem 2 meses. Ela tem refluxo, eu dou aptamil AR para ela. O leite não volta e o intestino dela funciona direitinho, faz coco 1 a 2 vezes ao dia, a única coisa que ela tem é gases. Em relação se a formula prende ou não o intestino do bebe, meu conselho é esperar um pouco, assim o bebe vai se adaptando com a formula. Os primeiros dias o beber vai sentir diferença, depois acostuma.

    ResponderExcluir
  21. Qual a diferença entre AptamiL AR e Aptamil AR Pro Expert?

    ResponderExcluir
  22. Olá minha bb tem 2 meses eu dei aptamil profutura porém ela estava gostando muito aí pesquisando na internet lie sobre o aptamil Ar e comprei,comecei ontem ela não forçou mas até o momento pieem hoje só fez um coco meio durinho em formato de bolinha,estou preocupada com medo de ressecar, o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  23. Minha filhinha tomava o nestogeno 1 e depois de uns 2 meses e uns dias ela começou a ter muito refluxo, passamos ela na pediatra e a pediatra passou dois remedinhos para ela e alterou a fórmula do leite para o Aptamil AR desde então minha filhinha melhorou 100% graças a Deus!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Comecei esse leite , meu filho gritar de dor bebendo o leite, a barriga inchada direto , coco ele faz muito, agora é solando gases direto . Vou no médico novamente já é o terceiro leite que tento ...

    ResponderExcluir
  25. Minha bb esta tomando apitamil ar mas está bem ressecada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha bebê de 01 mês iniciou com Aptamil Ar essa semana e já está muito ressecada,chora muito gases.
      Também não estou sabendo lhe dar com essa situação.Tem muita dificuldade pra evacuar,pois as vezes estão muito duras.
      O refluxo melhorou porém o intestino piorou.

      Excluir
  26. Minha bebê está com 2 meses e toma Aptamil ar , no início fazia cocô várias vezes ao dia depois de uma semana regulou e agora faz 2 vezes no dia, em relação ao refluxo foi perfeito ela não vomita mais , espere uma dias o bebê acostumar com o leite e vai dar tudo certo, pra minha filha esse leite resolveu o problema dela e sem contar gente que o refluxo vai melhorando por si só com o tempo

    ResponderExcluir