Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Nestogeno® 1 e Nestogeno® 2: uma avaliação bromatológica.

                                   
        O consumo e a oferta de produtos alimentícios infantis vêm crescendo com o desenvolvimento e a criatividade da indústria relacionada. Sabendo de todos os bens do aleitamento materno e de sua composição nutricional, questões como a qualidade da alimentação artificial, segurança do consumo e confiabilidade no produto são levantadas baseando-se nos relatos de casos de mães dos usuários. Uma análise detalhada da composição nutricional do produto pode explicar os efeitos indesejados causados por esses alimentos. A marca Nestogeno® da Nestlé é uma das mais procuradas e bem difundidas no mercado. Sua composição é ideal como primeiro alimento para lactentes?  


                                                    Descrição dos produtos                                               


     De acordo com a Resolução RDC n. 44/2011 da ANVISA, a descrição de fórmula infantil de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância é: 

 “(...) produto, em forma líquida ou em pó, utilizado quando indicado, para lactentes sadios a partir do sexto mês de vida até doze meses de idade incompletos (11 meses e 29 dias) e para crianças de primeira infância sadias (crianças de doze meses até três anos de idade, ou seja, até os 36 meses).” 

    O Nestogeno® 1 é indicado para lactentes entre 0 a 6 meses em substituição total ou parcial do leite materno. O Nestogeno ® 2 é indicado como continuação do primeiro produto para lactentes dos 6 meses aos 12 meses de idade. Os dois produtos são fórmulas infantis com predominância proteica de caseína; acrescidas de óleos vegetais, maltodextrina e enriquecidas com vitaminas, minerais, ferro e outros oligoelementos. Quanto à composição, as duas formulações possuem a mesma: maltodextrina, leite de vaca desnatado, oleína de palma, óleo de palmiste, óleo de canola, óleo de milho, lecitina de soja, vitaminas (vitamina C, vitamina E, vitamina PP, pantoteonato de cálcio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B1, vitamina D3, vitamina B2, ácido fólico, vitamina K1, biotina, vitamina B12) e minerais (sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de cobre, iodeto de potássio).


      


    Em análise da tabela nutricional, nota-se que os dois produtos diferem-se na quantidade de cada composto. O Nestogeno® 2 apresenta maior quantidade de carboidrato, minerais e vitaminas de forma geral e uma menor quantidade de gorduras totais. É importante ressaltar que o Nestogeno® 1 possui taurina, l-carnitina e inositol na sua composição, mimetizando o leite materno. A L-carnitina auxilia a função mitocondrial e não é produzida por neonatos. A taurina não possui ação fisiológica específica. No entanto, estudos recentes indicam auxilio no desenvolvimento neurológico, propriedades antioxidante e desintoxicante, ou seja, está diretamente relacionada com o desenvolvimento fundamental da primeira infância. O inositol está relacionado ao transporte e metabolismo de gorduras em geral.

Fundamentos Bromatológicos    
                                                   
    As duas principais proteínas encontradas no leite de vaca são a caseína, que representa cerca de 80% do total proteico, e as proteínas do soro, como a lactoalbumina e a lactoglobulina. No leite humano predominam estas últimas, atingindo cerca de 60 a 70%, dependendo do período de amamentação. Nas formulações com maior conteúdo de caseína, como no caso do Nestogeno®, haverá a presença de aminoácidos aromáticos que são dificilmente digeridos pelo neonato em comparação com os aminoácidos provenientes das proteínas do soro. Além disso, as lactoalbuminas são essenciais para a proteção do recém-nascido, sendo proteínas essenciais para lactentes, porém vistas em baixas doses na maioria das fórmulas infantis.



    Em relação ao carboidrato, o principal presente no leite materno é a lactose, já no Nestogeno® o principal é a maltodextrina. A presença da maltodextrina contribui para aumentar a viscosidade do produto final, aumentando a sensação de saciedade do lactente, além de conferir um sabor mais doce ao alimento, o que contribui para uma maior aceitação do bebê ao produto. Por um lado a adição de maltodextrina é conveniente para as mães que não querem, ou não tem tempo para amamentar, já que o bebê pede por comida menos vezes. Porém bebê saciado não é sinônimo de bebê perfeitamente nutrido e isso pode levar a distúrbios alimentares no futuro, e até mesmo desnutrição. Um outro problema é o fato do bebê preferir a formulação com maltodextrina ao leite materno, pois aquele é mais doce, sendo mais saboroso, podendo gerar na bebê gastrite, além de diabete, cáries, distúrbio de comportamento, deixando a criança agitada e prejudicando sua concentração, além de provocar obesidade infantil no futuro. Além disso, a lactose é essencial para o desenvolvimento do cérebro, e sua baixa concentração em fórmulas infantis pode ser prejudicial.

    Além das diferenças citadas acima, vários fatores bioativos como insulina, esteróides adrenais, T3 e T4 estão entre os hormônios encontrados no leite materno e não estão presentes em fórmulas infantis, sendo esses hormônios essenciais para o desenvolvimento do lactente, principalmente para proteção, crescimento e prevenção de futuras doenças. Outro componente ausente no Nestogeno® são as fibras alimentares, o que pode explicar o aumento da constipação intestinal em lactentes que fazem uso dessa fórmula infantil.


    Já as vitaminas estão presentes em quantidades superiores nessa fórmula infantil em relação ao leite humano, podendo causar hipervitaminose e obesidade precoce.

Legislação                                                                         

    Sendo fruto de uma tensa e complexa negociação política, o CODEX emergiu com um extenso Preâmbulo, listando considerandos e reconhecimentos dos quais, para a questão “nutricional e tecnológica”, destacam-se:

  • existe um mercado legítimo para os preparados para lactentes e para ingredientes apropriados para a sua preparação quando as mães não amamentam ou o fazem apenas parcialmente; que todos esses produtos deveriam, portanto, ser acessíveis, através de sistemas de distribuição comerciais ou não-comerciais, a todos que deles necessitam; e que não devem ser comercializados ou distribuídos de maneira a interferir na proteção e na promoção da amamentação;


  • hábitos inadequados na alimentação levam à desnutrição, morbidade e mortalidade infantil em todos os países que métodos inadequados na comercialização dos substitutos do leite materno, e de produtos afins, podem contribuir para estes graves problemas de saúde pública;


  • é importante que os lactentes recebam alimentação complementar apropriada - geralmente ao completarem quatro a seis meses de idade - e que devemos mobilizar todas as forças para utilizar alimentos disponíveis localmente; persuadidos, porém, de que estes alimentos complementares não devem ser usados como substitutos do leite materno;


  • devido à vulnerabilidade dos lactentes nos primeiros meses de vida e os riscos envolvidos nas práticas de alimentação inadequadas, incluindo o uso desnecessário e inadequado dos substitutos do leite materno, a comercialização dos substitutos do leite materno requer tratamento especial, que torna as práticas normais de comercialização impróprias para este produto.


   O Artigo 3, do Código, estabelece uma série de definições e, algumas delas, apresentadas abaixo, são importantes para o enfoque de tecnologia alimentar:


Art. 3º Abrangência do Código

O Código se aplica à comercialização, e práticas a esta relacionadas, dos seguintes produtos: substitutos do leite materno, incluídas as fórmulas infantis; outros produtos de origem láctea, alimentos e bebidas, incluídos os alimentos complementares administrados com mamadeira, quando forem comercializados ou quando de outro modo se indique que podem ser empregados, com ou sem modificação, para substituir, parcial ou totalmente, o leite materno, as mamadeiras e bicos. Aplica-se, também, à qualidade e disponibilidade dos produtos mencionados acima e à informação relacionada com sua utilização.

Art. 3º Definições

SUBSTITUTO DO LEITE MATERNO:
Qualquer alimento comercializado ou de outra modo apresentado como um substituto parcial ou total do leite materno seja ou não adequado para esse fim.

ALIMENTO COMPLEMENTAR:
Qualquer alimento fabricado ou preparado localmente, adequado como um complemento do leite materno ou de preparados para lactentes, quando qualquer um deles resulte insuficiente para satisfazer as recomendações nutricionais dos lactentes. Tal tipo de alimento é também usualmente denominado de “alimento de desmame” ou “suplemento do leite materno”.

PREPARADOS PARA LACTENTES:
Todo substituto do leite materno preparado industrialmente, de conformidade com os padrões do “Codex Alimentarius”, para satisfazer as necessidades nutricionais normais dos lactentes, até entre os quatro e os seis meses de idade, e adaptado a suas características fisiológicas. Preparados para lactentes também pode ser elaborados em casa, caso em que é descrito como “de preparo caseiro”.

RÓTULO
Qualquer etiqueta marca sinal, material ilustrativo ou descritivo, escrito, impresso, mimeografado, marcado em relevo ou impresso ou fixado em uma embalagem de quaisquer produtos dentro do escopo deste Código.

Discussão                                                             

    O tema da alimentação infantil, principalmente no que diz respeito ao aleitamento materno e ao uso de fórmulas durante os dois primeiros anos de vida, é bastante polêmico e importante para a saúde do bebê.

     O leite materno é o alimento mais completo nos primeiros meses de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser exclusivamente consumido nos primeiros quatro meses de vida, continuando como uma suplementação alimentar até dois anos de idade ou mais.  O leite materno contem todos os nutrientes que a criança precisa para um adequado crescimento e desenvolvimento durante esta fase da vida. Além disso, é também um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psicológica, na recuperação do pós-parto e na perda de peso da mãe. No entanto, por motivos de força maior, na idade de três meses, de 32 a 45% das crianças brasileiras não consomem mais o leite materno. Nos primeiros meses de vida, 58% das crianças já foram alimentadas com algum outro tipo de leite.

    O leite da vaca possui três vezes mais proteína em relação ao leite materno, sobrecarregando os rins do bebê, além de aumentar a quantidade de sódio liberado na urina e os casos de cólicas intestinais. O leite da vaca possui uma proteína potencialmente alergênica, a β-lactoalbumina. A alergia à proteína do leite de vaca ocorre principalmente nos três primeiros anos de vida. Em países desenvolvidos, a alergia à proteína do leite de vaca afeta entre 2% e 7,5% das crianças, especialmente nos primeiros meses de vida. Em recente inquérito epidemiológico, realizado em consultórios de gastroenterologistas pediátricos das regiões sul e sudeste do Brasil, 7,4% de 9.478 crianças apresentaram suspeita de alergia alimentar, relacionada ao leite de vaca em 77% dos casos. O mecanismo fisiopatológico pelo qual se desenvolve a alergia alimentar envolve, além dos antígenos (proteínas de alto peso molecular), processos de fundamental importância, como a permeabilidade da barreira do trato gastrointestinal e a predisposição genética individual. A imaturidade fisiológica do aparelho digestório, inerente aos dois primeiros anos de vida e o sistema imunológico também imaturo nessa faixa etária, são fatores importantes para que o desenvolvimento da APLV na infância se estabeleça. Portanto, é desaconselhável o uso de leite de vaca em substituição ao leite materno.

    Como substituto ao leite da mãe, as fórmulas infantis são recomendadas para o primeiro semestre de vida do bebê. Os bebês alérgicos a produtos baseados em lactose podem consumir produtos à base de soja.

Conclusão                                                           

    O leite materno é a melhor fonte de nutriente para bebês e pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico dele. Quando um bebê não é amamentado por qualquer razão, fórmulas infantis são alternativas aceitáveis. Elas são disponíveis no Brasil e submetidas a um processo de controle rigoroso, que compreende na avaliação de dados para mostrar que a fórmula suporta o crescimento e o desenvolvimento de bebês normais. Porém, na maioria dos casos o uso de fórmulas infantis, substituindo o leite materno é feito de forma precoce, como o Nestogeno® 1, indicado para lactentes de 0-6 meses, enquanto o indicado pela anvisa é a partir do sexto mês.

                                               Referências Bibliográgicas                                              

Assis AMO, Prado MS, Freitas MCS, Silva RCR, Ramos LB, Machado AD. Prática do aleitamento materno em comunidades rurais do semi-árido baiano. Rev Saúde Pública 1994;28(5):380-4.

Balaban, G.; Silva, G.A.P. Efeito protetor do aleitamento materno contra a obesidade infantil. J. Pediatr. (Rio J.) 80(1) Porto Alegre, Jan./Feb. 2004.

Codex Alimentarius. Disponível em : < http://www.codexalimentarius.org/>

IBFAN Brasil. Riscos de se alimentar um bebê com fórmulas. 12p.Issler H. O aleitamento materno e a nutrição da criança. In: Carrazza FR, Marcondes E. Nutrição clínica em pediatria. São Paulo: Sarvier; 1991. p. 125-30.

Jones EG. Alimentação do lactente normal. In: Kelts DG, Jones EG. Manual de nutrição infantil. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1988. p. 21-53.

Marques NM, Lira PI, Lima MC, Silva NL, Batista Filho M, Huttly SRA et al. Breastfeeding and early weaning practices in northeast Brazil: a longitudinal study. Pediatrics 2001;108(4):e66.

Passos MC, Lamounier JA, Silva CAM, Freitas SN, Baudson MFR. Práticas de amamentação no município de Ouro Preto, MG, Brasil. Rev Saúde Pública 2000;34(6):617-22.

Vasconcelos MM. Nutrição e distúrbios nutricionais. In: Behrman RE, Kliegman RM, Nelson WE, Arvin AM. Nelson tratado de pediatria. 15ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1997. p. 94-113.


Autoras:          Amanda Capellão Ribeiro                                                                         
                       Jéssica Borsoi Maia do Carmo                                                                   

50 comentários:

  1. Por maior esforço das industrias em lançarem produtos que sejam semelhantes ao leite materno, nenhum desses produtos são indicados para substituição ao leite materno quando o mesmo se encontra disponível para alimentação da criança, pois apesar das fórmulas infantis simularem o leite materno, a análise bromatológica nos mostra varias diferenças qualitativas e quantitativas. Portanto, o leite materno é sempre indicado para qualquer caso de alimentação da criança no que diz respeito a suprir as demandas nutricionais, promoção do desenvolvimento sistêmico ou prevenção de alergias. O uso de alimentação artificial só deve ser feito caso haja impossibilidade de amamentação por parte da mãe.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Óleo de canola na composição,veneno no dia à dia. https://www.youtube.com/watch?v=Vpa24pC2uX4

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O nestogeno1 é desnatado ou integral?

    ResponderExcluir
  6. O nestogeno1 é desnatado ou integral?

    ResponderExcluir
  7. Não é nenhum dos 2,ele é 1 fórmula preparada especialmente pros bebês.

    ResponderExcluir
  8. Não é nenhum dos 2,ele é 1 fórmula preparada especialmente pros bebês.

    ResponderExcluir
  9. Minha bebé tem 1 mês e dou nestoge o 1 mas meu marido foi comprar e trouxe o nestoge o 2 e não trocaram pra mim posso dar esse mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria saber também se vai faze mal ou não q minha bebe tem 1 mes

      Excluir
    2. Gostaria de saber se vcs deram e fez mal ...
      Meu marido comprou errado tbm

      Excluir
  10. Que o leite Materno é a melhor alimentção para os recém nascidos isso todos já sabem o dificil meu caro é quando a mãe que acaba de dar a luz a seu filho descobre que simplesmente não tem leite e ai você vai deixa seu filho com fome ou vai substuir por formula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falam muito de dar leite materno. Fazem propagandas prescionando e acabam se esquecendo que essa fantasia de leite materno não é pra todas mulheres. Nos fazendo sentir culpadas de não ter o leite materno suficiente. Foi meu caso me fizerão sentir culpada por meu organismo não ter o suficiente. Cada organismo é diferente. E hoje em dia tudo é contaminado desde a agua que bebemos ãos legumes, vegetais e frustas que consumimos. O ar e tudo que tocamos e cheio de bacterias e vírus. Assim que melhor alimentar o filho que deixa lo nescessitado e passando fome.

      Excluir
    2. Concordo com você Mary, fazem tanta pressão sobre amamentação, deixam as mamães em depressão e se sentindo incapazes e culpadas, mas ninguém conhece a situação de cada uma.Parabéns aquelas que conseguem amamentar com eficacia e sucesso e toda minha admiração para aquelas que não puderam por algum motivo, e mesmo assim levantaram a cabeça e alimentaram seus filhotes com todo amor e dedicação através do leite de fórmula, muitas vezes lutando sem desistir para encontrar a melhor fórmula para adaptação do seu pequeno. Chega dessa pressão absurda!!!!!!!!

      Excluir
    3. É mesmo muito difícil para a mãe querer tanto amamentar,mas não conseguir por algum motivo...a sociedade nos cobra,nos taxam de fracas,ou sei lá o que mas ninguém sente a dor que sentimos ao ter seios e ainda assim não ter leite para dar as pessoas mais importantes da nossa vida.
      Estou passando por tudo isso mas vai passar e td vai ficar bem com minha pequena,oq eu não vou é deuxar que ela passe fome assim como estava acontecendo no começo...maes sempre levantem suas cabeças e amem incondicionalmente seus pequenos

      Excluir
  11. Eu queria saber se posso dar o 2 em ligar do 1 meu esposo comprou errado tambem

    ResponderExcluir
  12. minha filha tem 2 meses e eu to dando o nestogeno2 faz mal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii a cada 30 ml do 2 e uma colher também???

      Excluir
    2. Gente se tem de 0 6 meses porque tá dando o 2 eu hein

      Excluir
    3. Tanto O Nestogeno l, como qualquer outra formula infantil, se deve usar a conchinha medida que vem na própria lata. A cada 30ml é 1 medida. Favor não dêem o 2 para menores de 6 meses, pois como o texto explica, pode sobrecarregar os órgäos do bb e causar hipervitaminose por ter mais concentrações no 2.

      Excluir
  13. Minha bebê tem um mês o pediatra receitou nestogeno 1 meu esposo comprou 2 por engano e só percebi depois de ter oferecido o leite a bebê. Devo continuar?

    ResponderExcluir
  14. Meu bebê tem 1mes e 10 dias não estou tendo leite o suficiente posso dar nestogeno 1 e a quantidade

    ResponderExcluir
  15. Complicado pois tenho certeza que toda mãe gostaria de da o leite materno porém muitas não podem, e muitas que dão precisa voltar a trabalhar, ai infelizmente temos que entrar com a fórmula. Espero que essa fórmula ajude, mas parece que tem açúcar

    ResponderExcluir
  16. Minha filha toma o dois e agora ja fez um aninho qual e o ideal para a alimentacao dela agora

    ResponderExcluir
  17. Meu bb vai fazer 6 meses daqui a 2 dias e estou dando o nestogenio 2 ja tem 3 dias, ms ele ta sentindo muita colica e ta muito chorao. Sera q foi pcausa do leite?

    ResponderExcluir
  18. Meu bebê, prematuro de 25 semanas tem 6 meses idade corrigida 3 meses. Quando completou 6 meses troquei o leite para o 2 só q percebi que ele não estava mais mamando de 3 em 3hrs, obs: creio q o leite 2 enche mais. Percebi mesmo dps de 2 hrs da mamada se fosse tomar algum remédio ele vomitava leite mesmo sem ser akela qualhadinha de costume. Troquei para o 1 novamente e tudo voltou ao normal. Não sei se foi por causa da mudança do leite ou só uma fase ..

    ResponderExcluir
  19. Minha BB nasceu de 33 sem esta cm 3 meses meu marido foi comprar o leite e pegou o errado pegou o 2 eu fui ver hj já abrimos farmácia não troca mas ...
    Sera q fara mal pra ela se eu der so ate acabar o 2 ...

    ResponderExcluir
  20. Minha filha dia vinte oito faz quatro meses ja dei o Nan o Aptamil e prendeu o intestino dela agora me falaram do nestogeneo será q solta o intestino dela?
    Alguma mãe q fez o uso e que deu certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aptamil Suprema já tentou pq minha bebe não se adptou ao nan e aptamil Premium daí dei Aptamil supremo com uma diferente e resolveu minha bebe ficava 5 a 6 dias sem fazer cocô agora está normal sei q preço é o dobro mas se tratando do meu anjinho faço qualquer coisa espero ter ajudado

      Excluir
  21. Por problemas financeiros tivemos que mudar o leite da minha bebê. Comecei a dar o leite de vaca. Só que está fazendo mal a ela. Tá tendo muitas cólicas e tá sofrendo muito pra fazer o número 2. Essa semana fiz o cadastro pra pegar o leite das crianças que é do governo.ganhamos de uma amiga o nestogeno 1. Mas minha bebê já está com 7 meses. Minha pergunta É. Se tem algum problema eu dar o nestogeno 1? Já que no caso teria que ser o nestogeno 2

    ResponderExcluir
  22. Quero saber qual quantidades da medida do leite do nestogeno 2 devo por pra 90 ml

    ResponderExcluir
  23. Meu filho tem 2 meses e teria q ta ta toma o nestogenio 1 mas eu acabei conbrando o errado o 2 será q tem pobrema??? Vai fazer algo mau a ele??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero saber também, comprei errado e vi depois que abri

      Excluir
    2. Eu tmbm comprei errado e só vi depois que abri

      Excluir
  24. Bom dia minha bebê tem 1 ano e 3 meses e usava o nestogenio2 até um ano mas mudei pro ninho e agora está com o colesterol alto a pediatra pediu pra mudar pra um leite desnatado, porem ela teve diarréia com leites desnatado. Posso voltar a usar o nestogenio2?
    Alguém pode me responder?

    ResponderExcluir
  25. Vou comeca dar Nestogeno amanha pra minha bebe numero 2 tou medo de dar alguma reacao porque tava dando aptamil pra ela por problemas financeiros resolvir troca

    ResponderExcluir
  26. Minha bb tem 7 meses e toma o nestogeno 2 só que então ganhei uma lata do nestogeno 1 posso dar pra ela ou não não por ela tomar ja o nestogeno 2 ??

    ResponderExcluir
  27. Alguém pode me informar pk eu comprei leite errado ao invés de eu comprar o nestogeno fórmula 1 eu comprei a formula 2 e meu filho só tem 1 mês e 22 dias e como eu faço agr

    ResponderExcluir
  28. Minha filha tem 8 mês posso continuar dano o número 1 , porque o 2 não deu muito certo ressecou !

    ResponderExcluir
  29. Meu bebê tem 4 mês e toma o nestogeno e tá ficando ressecado o que eu faço eu queria trocar o leite

    ResponderExcluir
  30. O Nestogeno 1 é uma fórmula infantil de partida recomendado para bebês até 6 meses de idade. O Nestogeno 2 é uma fórmula de segmento que substitui o 1 recomendado para bebês dos 6 até os 12 meses de idade. Essa substituição ocorre com a premissa de que o bebê começa a ingerir frutas e comidas pastosas durante esse período, assim a formulação do leite é mais reforçada quanto aos nutrientes para suprir a maior necessidade fisiológica nessa fase.
    O leite materno não muda de composição a medida que o bebê cresce ou muda de faixa etária. Como esses produtos (no caso dessa avaliação, o Nestogeno) procuram imitar o leite materno, não há uma razão para que haja duas formulações diferentes de Nestogeno 1 e Nestogeno 2, sendo apenas uma questão comercial. Poderia ser utilizado apenas a primeira forma (Nestogeno 1) mais a complementação com alimentos a partir do 6° mês, como recomendado pela própria OMS (recomenda-se a suplementação de nutrientes pela introdução de novos alimentos após os 6 meses de amamentação com leite materno).

    ResponderExcluir
  31. O Nestogeno 1 é uma fórmula infantil de partida recomendado para bebês até 6 meses de idade. O Nestogeno 2 é uma fórmula de segmento que substitui o 1 recomendado para bebês dos 6 até os 12 meses de idade. Essa substituição ocorre com a premissa de que o bebê começa a ingerir frutas e comidas pastosas durante esse período, assim a formulação do leite é mais reforçada quanto aos nutrientes para suprir a maior necessidade fisiológica nessa fase.
    O leite materno não muda de composição a medida que o bebê cresce ou muda de faixa etária. Como esses produtos (no caso dessa avaliação, o Nestogeno) procuram imitar o leite materno, não há uma razão para que haja duas formulações diferentes de Nestogeno 1 e Nestogeno 2, sendo apenas uma questão comercial. Poderia ser utilizado apenas a primeira forma (Nestogeno 1) mais a complementação com alimentos a partir do 6° mês, como recomendado pela própria OMS (recomenda-se a suplementação de nutrientes pela introdução de novos alimentos após os 6 meses de amamentação com leite materno).

    ResponderExcluir