Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Pre-Nan: ideal para prematuros?


Bebês prematuros ou com baixo peso necessitam de uma nutrição diferenciada. A fórmula PRE-NAN promete suprir esta necessidade. Entenda como isso acontece.


Pre-Nan: ideal para prematuros?

Descrição

O Pre-Nan é uma fórmula infantil da Nestlé rica em ferro destinada à nutrição de bebês prematuros e de baixo peso. Esta fórmula pode ser usada tanto em ambiente hospitalar ao longo do período de internação do recém-nascido prematuro quanto em casa após o recebimento da alta hospitalar. A fórmula propõe-se a ser um aditivo do leite materno ou, na impossibilidade do aleitamento materno, um substituto do mesmo.


    Fundamentos bromatológicos

As gorduras da fórmula são resultado de uma mistura contendo 30% de triglicérides de cadeia média, o que facilita a absorção, enriquecida de ácidos graxos insaturados de cadeia longa com quantidade equilibrada de ômega-3 e ômega-6.
Em relação ao conteúdo proteico o produto contém uma taxa de 70/30 de proteínas de soro de leite/caseína, aumentando o suprimento de aminoácidos, principalmente de cistina. Também há enriquecimento com taurina (8 mg/100 Kcal) e carnitina (2,1 mg/100 Kcal).
A composição glicídica é dada por uma mistura bem tolerada de 65% de lactose e 35% de maltodextrina de baixa osmolaridade.
A fórmula também conta com um grande aporte de vitaminas e minerais com ênfase no suprimento de cálcio e fósforo visando uma melhor mineralização óssea.

Legislação

De acordo com o inciso I do artigo 6º da RDC n. 45/2011, fórmula infantil para lactentes destinada a necessidades dietoterápicas específicas é aquela cuja composição foi alterada ou especialmente formulada para atender, por si só, às necessidades específicas decorrentes de alterações fisiológicas e/ou doenças temporárias ou permanentes e/ou para redução de risco de alergias em indivíduos predispostos de lactentes até o sexto mês de vida.

    Discussão

Ainda há muitas controvérsias sobre as necessidades de nutrientes, vitaminas e oligoelementos dessas crianças e há também divergência quanto à avaliação da eficácia e do aproveitamento do que está sendo ofertado. Entretanto é um ponto comum que a nutrição pode determinar a sobrevida e a morbidade do recém-nascido pré-termo. As funções imunológica, respiratória, hepática e hemodinâmica dependem de uma nutrição impecavelmente saudável.
Durante o terceiro trimestre da gestação o feto deglute líquido amniótico, promovendo estimulação trófica na luz do trato gastrointestinal. Os RN pré-termo são privados dessa estimulação nutricional, que pode contribuir para a intolerância durante a alimentação.
A fórmula Pre-Nan se aproxima da mimetização do leite materno e adiciona ingredientes com ação específica para os prematuros. A taxa de proteínas do soro de leite/caseína (70/30) é a mesma do leite humano. Geralmente a fração de soro promove maior solubilidade das proteínas e mais rápido esvaziamento gástrico. A composição de triglicerídeos de cadeia média faz com que se facilite a ação das lipases e a absorção de gordura, pois RN pré-termos tem produção limitada de enzimas no trato gastrointestinal. É uma tentativa de igualar a absorção obtida através do aleitamento materno que contém lipase. Esta enzima, por ser termolábil, não está contida em fórmulas ou leites processados.
Os triglicerídeos de cadeia longa também estão presentes na fórmula e são importantes para o desenvolvimento neuronal e visual. Junto a eles o Pre-Nan tem em sua composição a L-carnitina, responsável pela transferência dos ácidos graxos de cadeia longa para a mitocôndria, onde serão oxidados em um processo que gera energia. A fórmula também tem nucleotídeos que contribuem para o amadurecimento da mucosa intestinal.
Quanto à fonte de carboidrato a fórmula também difere do leite humano. Enquanto este é composto apenas por lactose, o Pre-Nan tem 65% apenas de lactose em sua composição glicídica.
O leite humano sempre será mais vantajoso porque provê não apenas os nutrientes necessários para o crescimento, mas uma gama de componentes bioativos moduladores do desenvolvimento neonatal. O leite produzido de uma mãe de pré-termo difere em sua composição durante o período inicial de lactação do leite de mãe de RN a termo e é muito mais adequado para as necessidades dos RN pré-termo.
Para os que estão internados o leite materno parece exercer ainda um papel no alívio da dor por conter endorfinas. As endorfinas estão em maior concentração em leites de mães que tiveram parto normal e RN pré-termo.
O leite humano é precisamente elaborado para humanos. É um fluido dinâmico, mudando sua composição durante o dia e no curso da lactação, provendo à criança o nutriente específico. Por isso é a melhor opção para o RN pré-termo.

Conclusão

O Pre-Nan, destinado à nutrição de bebês prematuros e de baixo usada no período hospitalar ou em casa e boa alternativa ou complemento para a alimentação do lactente, porém o leite humano e sempre a melhor opção devido a sua fluidez e dinamicidade ao longo do período de amamentação.


  Referências

Módulo 3. In: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso – Método Canguru – Manual técnico. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2011. p. 83-94.
PRE-NAN with LCPUFA INFANT FORMULA “SPECIALITIES“. Disponível em: <http://www.meppo.com/pdf/drugs/2520-PRE-NAN-WITH-LCPUFA-1332150663.pdf> Acesso em: 21/11/2014
Prematuridade: um grande desafio nutricional. <http://www.nestle.com.br/nutricaoinfantil/downloads/folhetos/especiais/Folheto_Prematuridade%202012.pdf> Acesso em: 21/11/2014

Perguntas e respostas sobre fórmulas infantis. <http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/1b72ce0043163045ac68bde6ad24d25c/Perguntas+e+Respostas+sobre+F%C3%B3rmulas+Infantis_3a+vers%C3%A3o_fev+2014.pdf?MOD=AJPERES> Acesso em: 21/11/2014

2 comentários:

  1. Larissa Mendonça4 de abril de 2015 19:11

    Achei o trabalho muito útil e de fácil compreensão. É importante destacar a importância do enriquecimento da fórmula com aminoácidos, como a taurina. Estes aminoácidos de alto valor biológico são importantes pra crescimento e desenvolvimento do Sistema Nervoso Central. Isto é particularmente essencial pra prematuros que não possuem enzimas específicas em quantidades suficientes para formação taurina a partir do percursor cisteína.
    Além disso, a caseína presente no leite humano é um fator que protege as crianças contra infecções gastrointestinais , o que não é observado com o leite de vaca.
    Portanto, é importante ressaltar que o alimento mais indicado para os recém natos ainda é o leite materno. Este é rico em nutrientes específicos para o crescimento e desenvolvimento dos bebês e apresenta uma formulação que se adapta às necessidades especiais dos bebês prematuros.

    ResponderExcluir
  2. ola,a minha bebe nasceu com 2160.kg no hospital receitaram pre nan deriado ao seu baixo peso e dado k eu nao tinha muito leite,agora ja tem 4 meses o pediatra ker k mude o leite mas ela nao se adapta a outros,esperimentei o nan1 mas vomita e nao o ker,notriben confort1 nao o toma passa dias inteiros para um biberao,ja nao sei k fazer,kual seria mais indikado e mais parecido ao pre nan????

    ResponderExcluir