Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Maltodextrina na Infant Formula.

A Maltodextrina no cenário atual está presente em algumas formulações, exemplo disso é o seu uso em suplementos para atletas, onde a principal função se da através do fornecimento de energia aos atletas.
Mas quando falamos em Infant Formulas, qual a o motivo da sua utilização?

Introdução:

Quando falamos de Infant Formulas, esperamos um produto que seja a mimetização do leite materno, sendo assim a presença da Lactose como o carboidrato essencial e a presença da Lactoalbumina e Lactoglobulina com fontes proteicas seriam os mais esperados.  

Descrição do produto:                                         

Iremos utilizar como fontes de pesquisa o Nidex (Nestle Brasil Ltda.) que é considerado um Infant Formula, porém faz à utilização de uma fonte de carboidrato essencial diferente da encontrada no leite materno esse fato será notado através das informações nutricionais do produto, sendo que as únicas informações que conseguimos extrair são a do valor energético e do carboidrato utilizado, que no caso é a Maltodextrina, as outras informações são ditas pelo fabricante como não contendo quantidades suficientes.

Fundamentos bromatológicos:
 Ao se fazer uma analise dos componentes do leite materno, vimos que a Lactose encontrada no mesmo corresponde a cerca de 80% dos carboidratos do mesmo, e os 20% restantes tratasse de oligossacarídeos, já as fontes proteicas cerca de 60% a 70% são a Lactoalbumina e a Lactoglobulina, outras substância nitrogenadas, não proteicas também são encontradas no leite materno.
Quando fazemos a analise do Nidex (Nestle Brasil Ltda.) notamos que o carboidrato não é o mesmo, é vemos que ele não possui nenhuma outra substância nitrogenada e não podemos ter certeza das proteínas usadas, pois não foi detalhada nas informações nutricionais.
Legislação:
Embora as legislações especifiquem quais as fontes de diversos nutrientes  (como fontes de cálcio, fontes de ferro, aminoácidos e outros) podem ser utilizados em infant fórmulas, elas não especificam quais carboidratos podem ser utilizados.
Vale ressaltar que o Nidex, por possuir apenas quantidades significativas de carboidratos (maltodextrina) não é considerado uma infant fórmula para lactentes, na qual o produto deve satisfazer por si só as necessidades nutricionais dos lactentes sadios durante os primeiros seis meses de vida.
Discussão:
A Maltodextrina é um carboidrato complexo, proveniente da industrialização, onde a hidrólise parcial provoca uma conversão do amido do milho, logo o produto não possui propriamente o amido e sim fragmentos da cadeia do mesmo, de menor comprimento. Por ser um carboidrato de alto índice glicêmico (105) sua absorção é mais rápida que a da lactose cujo índice glicêmico é médio (65). O açúcar normal constituído de sacarose possui índice glicêmico alto porém intermediário entre ambos (87). Porém a lactose justamente por possuir a absorção mais lenta fornece energia e uma elevação mais estável de açúcares no sangue e consequentemente a glicemia. Por conta da digestão mais acelerada da maltodextrina, o pico de açúcares e glicemia no sangue é maior, porém dura menos tempo, portanto o bebê sentirá fome em intervalos de tempo menores.
Por possuir em sua composição apenas  carboidratos, o Nidex é utilizado normalmente como complemento alimentar para enriquecer caloricamente água, sucos, chás e leites que não contenham adições de hidratos de carbono.
Conclusão:
Como foi mostrado no trabalho a Maltodextrina apresenta alguns benefícios, porém o seu uso nas infant fórmulas ocorre pois ele é ideal para adoçar sucos e bebidas infantis, ela é um carboidrato menos doce do que o açúcar comum (sacarose).
Em relação ao Nidex quando comparado à sacarose, ele proporciona os seguintes benefícios ao bebê: menor risco de fermentação intestinal, menor poder edulcorante, não induzindo à preferência por sabores doces e oferece energia com menor efeito sobre a osmolalidade.
Bibliografia:
1- INFANT FORMULA:  ingredientes, mimetizações, signos e mercado
Marcia dos S. Dias e Luiz Eduardo R. de Carvalho
2-Identidade e Legislação de Alimentos Infantis* Luiz Eduardo R. de Carvalho e Marcia Dias
Alunos: Luana Vicente e
Mário Souza
Faculdade de Farmácia- UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário