Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 8 de junho de 2014

Se você pensa que H2OH é água... H2OH não é só água não!




http://www.h2oh.com.br

Água gaseificada, refrigerante ou suco de fruta? O que será que você bebe quando toma H2OH? Com o apelo de ser "diferente de tudo que você já bebeu", de ser uma "mistura de leveza e sabor" e de "tirar o peso do seu dia pelo prazer sem culpa", será que produto é tão único e saudável assim?



O produto da Pepsico conhecido como H2OH foi lançado no mercado com o intuito de seguir a linha de águas aromatizadas ou saborizadas. Entretanto, observando em detalhes sua composição, podemos verificar que essa classificação não é totalmente adequada, o que pode causar confusão por parte do consumidor.
            Esse quadro vem piorando com as novas apresentações do produto lançadas no mercado. Estas fazem com que o consumidor seja mais facilmente lesado, ao acreditar que está comprando um produto que, na verdade, não atende as características esperadas.

            Para entender melhor o contexto da discussão vamos conhecer o produto H2OH limão. Seguem a baixo as informações contidas no rótulo.


http://www.ccsp.com.br/site/imagecache/importado/_img/full/960x720_4546.jpg

Tabela 1 - Composição
Ingredientes*
Funções
Suco de limão concentrado
Aditivo
Vitaminas B3, B5 e B6
Aditivo
Ácido Cítrico
Acidulante
Benzoato de sódio
Conservante
Sorbato de potássio
Conservante
Aspartame (21mg/100mL)
Edulcorante
Acessulfame de potássio (5mg/100mL)
Edulcorantes
EDTA
Sequestrante
Água gaseificada
Veículo
*NÃO CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM FENILALANINA.

Tabela 2 - Valores Nutricionais

Quantidade por porção (Porção de 200ml / 1 COPO)
%VD*
Valor Energético
0 kcal = 0kJ
0
Carboidratos
0 g, dos quais:
0
Açúcares
0 g
**
Sódio
12 mg
1
Vitamina B3
3,0 mg
19
Vitamina B5
1,3 mg
26
Vitamina B6
0,43 mg
33
*% Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** Valor diário não estabelecido.
Conservar ao abrigo do sol em local limpo, seco, arejado e sem odor. Não congelar. Evitar choque físico.
Não fermentado.
Contém 50% da gaseificação tradicional.

            Gustavo Siemsen, diretor de marketing da Pepsi, disse em entrevista para o portal na internet clubonline do site Terra1: "o consumidor brasileiro estava ansioso por produtos que proporcionem bem-estar. Isso é uma tendência mundial, já que em vários países da Europa e nos EUA há um mercado sólido que está fortemente presente na cultura do consumidor. Como o mercado brasileiro ainda era carente de opções, nosso objetivo foi lançar uma bebida
inédita no país, levando ao consumidor prazer, saúde e diversão." Com isso, veio o questionamento se de fato o produto H2OH é saudável e leve como se propõe, e ainda, se esse atende a classificação de água gaseificada como é divulgado.
            Segundo a Resolução nº 310, de 16 de junho de 19992 que tem por objetivo fixar a identidade e estabelecer as características mínimas de qualidade a que deve obedecer a água mineral natural e água natural, no tópico 2.2 de classificação, água gaseificada artificialmente é qualquer água mineral natural ou água natural à qual foi adicionado dióxido de carbono. É possível reparar no rótulo do produto que ele apresenta água gaseificada mas não esclarece se sua gaseificação ocorreu até saturação. Sendo assim, baseando-se apenas nessa lei, ainda é possível chamar H2OH de água gaseificada.
            Quando analisada a Portaria nº. 544, de 16 de novembro de 19983 do ministério da agricultura que fixa padrões de identidade e qualidade para refrigerantes, encontra-se a seguinte definição: “refrigerante é a bebida gaseificada (saturado de dióxido de carbono), obtida pela dissolução em água potável, de suco ou extrato vegetal de sua origem, adicionada de açúcar”. Com isso, percebemos que H2OH não é tão diferente e única conforme sua propaganda, e sim, pode ser classificada como refrigerante. Esse quadro piora com os sabores lançados recentemente, tendo o último (limoneto) até 31% de suco de fruta.
            Por fim, além da discussão principal sobre a classificação do produto dentro da legislação brasileira, também precisamos analisar a composição do mesmo, de acordo com o informado no rótulo e averiguar se também está de acordo com a legislação. A Consulta Pública n˚ 44, de 13 de julho de 20044, que é um regulamento técnico do Mercosul, atribui limites máximos para aditivos em bebidas não alcóolicas. Dessa forma, comparando o rótulo e a legislação, podemos afirmar que os componentes utilizados estão de acordo com a mesma, entretanto, não apresentam a sua concentração, o que caracteriza informação insuficiente para saber se é permito ou não, já que só é permitido se estiver abaixo do limite máximo descrito.
            Em suma, sendo a própria legislação não específica para o item em questão, bem como o fato de não haver exigência na clareza de definição, não há respaldo legal que impeça que o consumidor seja lesado. Com isso, os produtores se aproveitam para investir no marketing e convencer o consumidor a comprar um produto da forma que eles vendem, sem legalmente, haver a completa certeza que a classificação está correta. Isso também pode estar relacionado ao fato das legislações terem sido implementadas muito antes da criação de um produto como esse. Dessa forma, a sugestão que fica é uma revisão das legislações vigentes para que a mesma consiga cobrir a gama de produtos que existem hoje, já que, claramente, não é a mesma de quando a legislação foi implementada.



Bibliografia:
1 – Entrevista do Diretor de Marketing da Pepsi, Gustavo Siemsen, extraída do wesite <http://www.ccsp.com.br/site/entrevistas-e-palestras/22995/Brasileiro-quer-produto-que-proporcione-bem-estar> acessado em: 25/04/2014.
2 – ANVISA. Regulamento técnico referente a padrões de identidade e qualidade de água mineral natural e água natural. Resolução n˚ 310, de 16 de junho de 1999.
3 – ANVISA. Regulamentos técnicos para fixação de padrões de identidade e qualidade, para refresco, refrigerante, preparado ou concentrado líquido para o refresco ou refrigerante, preparado sólido para refresco, xarope e chá pronto para o consumo. Portaria n˚ 544, de 16 de novembro de 1998.
4 – ANVISA. Regulamento técnico Mercosul sobre atribuição de aditivos e seus limites máximos para a categoria de alimentos 16.2: bebidas não alcóolicas. Consulta Pública n˚ 44, de 13 de julho de 2004.

19 comentários:

  1. Parando para comparar o rotulo de H2OH limão postado acima com o rotulo de um refrigerante do tipo "soda limonada", da mesma marca, podemos reparar na similaridade em certos pontos e diferença em outros. Um bom exemplo é a quantidade de sódio, que varia de 12mg por porção de H2OH para 11mg em porção idêntica de soda.
    Porem, podemos perceber que, na ultima linha do rotulo, o fabricante destaca a frase "contem 50% da gaseificação tradicional". Na carência de sabermos qual seria a tal gaseificação tradicional, vamos assumir que os produtos "100% gaseificados" sejam os refrigerantes, uma vez que, como citado acima, para uma bebida ser considerada como refrigerante, a água desta deve ser saturada de dióxido de carbono.
    Dessa forma, acredito que a intenção do fabricante seja exatamente diferenciar esse produto menos gaseificado de sua linha de refrigerantes.
    Um outro ponto interessante sobre a H2OH é o fato de ser edulcorada sem a adição de açúcar, reduzindo seu teor calórico em relação aos refrigerantes tradicionais.
    Enfim, particularmente falando, apesar de achar que a H2OH não se enquadre na categoria "refrigerante", acredito que mais dados precisam ser fornecidos sobre a gaseificação do produto e concordo que as normas reguladoras carecem de atualização.

    ResponderExcluir
  2. Enfim, não acredito que alguém venha a consumir o produto acreditando que seja apenas água, só porque o nome do produto é H2OH! Ademais, quem não quer, que não beba!

    ResponderExcluir
  3. Não é bom beber este produto, pois ele contém EDTA que retira o calcio dos ossos e dos músculos, este EDTA também é usado para produtos de limpesa pesada pois ele é um ácido, ele também tem 2 tipos diferentes de adoçantes atificiais que fazem muito mal a saúde pois não são processados pelas células formando cristais e causando cálculo renal, ele contém benzonato de sódio que é um ácido forte e para neutralizar este ácido é adicionado (oh) como você pode ver escrito bem pequinininho na frente da embalagem com a adição de hidróxido (oh) ele se mistur com o benzonato de sódio criando água e sal, agora vc percebe que na verdade não há água mineral no refrigerante, e sim uma reação química que gera água que aliás pela ausência de minerais se torna imprópria para o consumo, outra reação causada pelo (oh) misturadocom benzonato de sódio é a criação de sal, como você pode ver em uma garrafinha comtém: 0,5mg de vitamina B6, 1,75mg de vitamina B5, 6,2mg de vitamina B3, e incriveis 75mg de sal!!!!!! se você beber metade da garrafa é como se você tivesse comido uma colherada bem generosa de sal sem de o consumo de sal diário recomendado é 35mg. Ou seja este refri tira todo o cálcio dos seus óssos aumenta um monte a sua pressão e desestabiliza seu sistema imunológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ta meio ruim de conta hein,se 200 ml tem 12mg de sódio e se a garrafinha é de 500ml onde Voce achou 75mg?

      Excluir
    2. Você ta meio ruim de conta hein,se 200 ml tem 12mg de sódio e se a garrafinha é de 500ml onde Voce achou 75mg?

      Excluir
    3. De onde vc tirou 35mg de sal
      Por dia
      É 4g de NaCl
      2g de sódio por dia

      Excluir
    4. Bebe Coca entao... SR. Saudavel !!! Ignorante, sabe nem fazer conta, muito menos entende de elementos quimicos (Na e NaCl) e quer postar de sabichao... Vai estudar... kkkkk

      Excluir
    5. Limpeza com "s"? Vixi

      Excluir
  4. Prezado Anonimo 1, se fizermos uma regra de 3 simples, veremos que, se 200 ml(1 copo) tem 12 mg de sódio, 500 ml(1 garrafinha) terá 30 mg e não 75 mg como você esta colocando

    ResponderExcluir
  5. Emfim....Com auto domínio teremos que ficar com a água mineral e mandar todos para aquele lugar
    ass.anonimo 3

    ResponderExcluir
  6. Gostaria que me informassem o PH do produto para verificar se sua acidez é menor que a da Coca Cola que meu médico me disse que é 2.

    ResponderExcluir
  7. quando a gente morava na roça a gente bebia á da mina ou cisterna e apesar de não haver tratamento com cloro e outras química dificilmente alguém tinha problema de desidratação ou outra coisa qualquer.Isso quer dizer que com o tratamento,agora a água causa muito mais problema do que resolve.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia pessoal, porque não fazer as contas corretas sem ser grosseiros com as pessoas. Sejam educados e mais pacientes. Porque as pesdoas se irritam tão fácil assim. só para refazer um erro de alguém tem que ofender. Ninguém sabe tudo a vivemos num constante aprendizado.

    ResponderExcluir
  9. Gosto do H2OH com sabor limão e cytrus,pois nem sempre sinto vontade de água comum,e no meu paladar me sinto satisfeito,pois é melhor trocar Água comum por H2O, do que por refri seja qual for.Pois muitas pessoas matam sede só com refri e contém várias substâncias, sem contar com alto teor de açúcar,que faz um mal tremendo.Além do mais,ninguém é obrigado a tomar H2O,é uma opção de bebida,melhor do que refri.Tome quem quiser,pois eu vou continuar tomando de vez em quando,porque tudo em excesso faz mal.

    ResponderExcluir
  10. depois de ver tantos depoimentos, irei continuar tomando, mas bem raramente

    ResponderExcluir
  11. Quem tem diabetes
    pode tomar H2O limoneto ?

    ResponderExcluir