Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 1 de junho de 2014

Açaí: Descubra seus riscos e benefícios


Com o passar do tempo o açaí tem conquistado novos mercados, tornando-se um produto bastante consumido, desde crianças até adultos. Esse ganho de mercado, é favorável para a população? O açaí é um fruto apenas com pontos positivos para a saúde?

Desenvolvimento do Fenômeno

            Fruto do açaizeiro, o açaí é oriundo das florestas tropicais da Amazônia. Originário da região norte, essa frutinha saborosa vem, cada vez mais, conquistando território brasileiro e internacional.
            Popularmente consumida na forma de sorvete ou suco, o açaí despertou o interesse não só da população, mas também da comunidade científica. Esse interesse por ambas as partes se deu devido a suas propriedades antioxidante (principal função), depurativa, estimulante, vasodilatadora, anti-hipertensiva e anti-inflamatória. As propriedades listadas, podem, com toda certeza, serem benéficas para o nosso organismo, mas, sabendo do alto valor nutricional deste pequeno fruto poderoso, até que ponto podemos considerar benéfico e a partir de que ponto podemos considerar maléfico as ações do açaí em um indivíduo saudável ou não.
            Com a intenção de destacar pontos positivos e negativos relacionados ao açaí, nesse trabalho vamos relacionar o fruto in natura com um produto industrializado do próprio, para que assim possamos, a partir de suas tabelas nutricionais, constatar o perfil do fruto in natura e as perdas, riscos e até ganhos sofridos pela industrialização do mesmo.

Fundamentos Bromatológicos

            A extração do açaí pelo processo industrial, envolve as seguintes etapas: Recepção dos frutos; Seleção; Pré-lavagem, amolecimento e lavagem; Despolpamento e refino; Processos de conservação.
            Conforme legislação vigente, o açaí processado, pode ser classificado em três tipos:
            - Açaí grosso ou especial (tipo A): a polpa extraída apresenta mais de 14% de sólidos totais e a aparência é muito densa;
            -  Açaí médio ou regular (tipo B): a polpa extraída apresenta 11% a 14% de sólidos totais e tem a aparência densa;
            - Açaí fino ou popular (tipo C): a polpa extraída apresenta de 8% a 11% de sólidos totais e a aparência é pouco densa.
           
            O produto escolhido foi o sorvete de açaí chamado “Açaí Sport” da marca DeMarchi, o mesmo pode ser classificado como tipo C (açaí fino ou popular). Este sorvete contém também xarope de guaraná e banana. Sua tabela nutricional é mostrada abaixo:

           Comparando o produto industrializado com os dados obtidos da tabela nutricional da USDA do fruto in natura, foi possível observar mudanças em relação aos valores nutricionais, tais como: aumento da quantidade de carboidratos, em que praticamente quadriplicou o valor encontrado no fruto in natura, aumentando também o seu valor energético; aumento de fibras alimentares, proteínas e gorduras totais os quais  não eram encontrados no fruto; diminuição do valor de sódio; ausência de vitaminas que são comumente encontradas no fruto natural.

Discussão
           
            Após analisar as diferenças apresentadas, foi possível traçar pontos em relação aos dois produtos.
           
            Como pontos benéficos desse produto podem-se destacar:
-        Aumento da concentração de fibras, nutrientes importantes que auxiliam o funcionamento do intestino, devido a presença da banana no produto; 
-        Redução de sódio em relação ao fruto in natura. A diminuição desse mineral pode evitar o aumento da pressão arterial quando temos o produto consumido em excesso.
-        O aumento de proteína, que desempenha diversas funções importantes no organismo, devido a presença de banana e de guaraná.

Já como malefícios, temos:
-        O carboidrato teve um aumento significativo de sua quantidade podendo ser          prejudicial, pois, o mesmo se consumido em excesso pode causar um acúmulo        de tecido adiposo (gordura), aumento de colesterol sanguíneo, hiperglicemia, o   que consequentemente pode provocar diabetes e obesidade, por exemplo. Vale      ressaltar que, embora este produto tenha mais carboidratos que o fruto in               natura e represente apenas 6% do valor diário recomendado. Se ingerido em         excesso num dia e o individuo for uma pessoa sedentária, o sorvete de açaí         poderá trazer todos os pontos negativos relatados a cima;
-        Aumento de gorduras totais, consumida em excesso também pode causar   problemas de obesidade e até problemas cardiovasculares.

  Conclusão

Após todos esses aspectos, podemos concluir que o produto apresentado possui como pontos positivos, o aumento de fibras alimentares, diminuição da concentração do mineral sódio e o aumento de proteínas. Entretanto, se o sorvete de açaí for consumido em excesso pode aumentar o consumo de carboidratos e gorduras totais, e com isso teremos todos os efeitos positivos desse fruto sendo substituídos por efeitos negativos que surgem no momento em que ocorre o excesso acompanhado de sedentarismo.
O rótulo deste produto não nos permite comparar os valores de vitaminas C, A e E que são essenciais para o efeito benéfico do açaí relatado na introdução, mas por se tratar de ser um produto industrializado pode-se considerar como hipótese para a ausência dessas vitaminas: as perdas que podem ter ocorrido ao longo do processo de industrialização e até mesmo negligência no momento de desenvolvimento da embalagem.
Ao fim desse estudo é possível dizer que devido aos pontos negativos e as possíveis negligências que podem vir a ocorrer ao longo do processo, devemos sempre considerar o consumo in natura do fruto preferível em relação ao produto industrializado. A leitura e conhecimento de como equilibrar o consumo ao estilo de vida também deve ser considerado, pois o mito de que o açaí faz sempre bem a saúde deve ser quebrado, para que assim, no lugar, tenhamos o pensamento que o fruto é sim bom a saúde, porém deve ser ingerido, assim como todos os outros alimentos, com cuidado e moderação.


Isabella Nogueira e Gabriela Alves

Referências:




4 comentários:

  1. O açaí comercializado, como possui um aumento da quantidade de carboidratos, pode aumentar o colesterol e ser prejudicial à saúde, porém, o açaí, tanto industrializado quanto natural, possui uma substancia chamada antocianina que além de ser um pigmento do grupo dos flavonóides, também é muito importante para o controle do colesterol, pois age aumentando a concentração de HDL (bom colesterol) e diminuindo a concentração de LDL (mau colesterol), em conseqüência disso, diminui bastante o risco de ocorrer doenças cardiovasculares. Ela também combate estresse oxidativo e previne a hipertensão arterial, que são fatores de risco para doença cardíaca. O açaí possui uma concentração elevada e suficiente de antocianina que pode considerar os frutos do açaizeiro uma fonte economicamente viável de antocianinas, com a vantagem de não apresentar efeitos tóxicos para o consumidor. Além dos benefícios para o coração, a antocianina também tem benefícios para: prevenção do câncer, diabetes, inflamação crônica, alergia, saúde dos olhos, perda de peso, função cognitiva e tratamento de úlceras.

    Aluna: Luna Clara França da Silva

    ResponderExcluir
  2. O fruto do açai possui alto teor de proteínas. As proteínas têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Outra importante função das proteínas é a contribuição para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.

    Aluna: Adair Freitas

    ResponderExcluir
  3. O fruto, matéria-prima para a obtenção do suco de açaí, é o principal produto oriundo da palmeira (açaizeiro). A polpa deste fruto contém um importante valor nutritivo e sensorial, sendo inclusive considerada um alimento nutracêutico por apresentar em sua composição, um alto nível de: antocianinas, pigmentos hidrossolúveis responsáveis pela cor avermelhada do fruto. As antoniacinas presentes no fruto são conhecidas por suas propriedades farmacológicas e medicinais, por exemplo: anticarcinogênica, antiinflamatória e antimicrobiana, prevenindo oxidação de LDL (lipoproteína de baixa densidade), doenças cardiovasculares e neurológicas, tornando o açaí benéfico para a saúde.
    É importante considerar que muitas vezes essa polpa de açaí deve ser transportada por longas distâncias, e por ser perecível e de fácil deterioração a temperatura ambiente, é congelada como um método para sua conservação. Porém, isso pode provocar danos irreversíveis ao açaí, tendo suas propriedades modificadas, como sua composição de proteínas e sua cor, por exemplo. A presença de substâncias conhecidas como fitoesteróis no açaí, levam a uma diminuição dos níveis de colesterol, através de um mecanismo de competição, resultando em uma maior absorção dos fitoesteróis, e uma maior eliminação de colesterol através das fezes.
    Além disso, o açaí é rico em fibras, melhorando o funcionamento do intestino, também é ótimo para fornecer energia e aumentar a vitalidade e disposição. Este fruto também é rico em vitamina E, C, B, e possui mais proteína do que o leite e o ovo. Além disso, o açaí ainda possui alto teor de potássio, cálcio, fósforo e polifenóis.
    Apesar de todos estes benefícios apresentados, deve-se consumir o açaí sem excesso, senão este pode vir a apresentar malefícios como um aumento de gorduras totais, por exemplo, o que pode acarretar em problemas futuros de saúde mais graves.


    Referências Bibliográficas:

    MENEZES, E.M. S., TORRES, A.T., SABAA, A.U. Valor nutricional da polpa de açaí (Euterpe oleracea Mart) liofilizada. Acta Amazonica. vol. 38(2) 2008: 311 - 316.


    Aluna: Julia de Andrade

    ResponderExcluir
  4. A polpa do açaí é muito utilizada por atletas e praticantes de atividades físicas, em geral. A justificativa é o alto valor energético , oriundo dos carboidratos e lipídeos, e também a interessante composição proteica, de vitaminas e outros componentes.
    Atualmente, uma classe de substâncias encontradas no açaí tem sido estudadas por suas propriedades antioxidantes. São os compostos fenólicos, principalmente as antocianinas.
    Existe um grande interesse no estudo do estresse oxidativo devido, principalmente, à ação constante no organismo de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio geradas nos processos inflamatórios, por algumas disfunções biológicas ou provenientes dos alimentos. Configura-se, essencialmente, num desequilíbrio entre a produção de várias espécies reativas e a habilidade dos mecanismos protetores naturais do organismo que compõem e previnem efeitos adversos. O exercício físico é um dos fatores que pode aumentar a produção de radicais livres e espécies reativas de oxigênio como parte das reações metabólicas devido ao treinamento muscular induzindo ao estresse oxidativo. Por outro lado, o excesso de radicais livres no organismo é combatido com substâncias antioxidantes produzidas pelo corpo ou absorvidas da dieta (vitamina-E, β-caroteno, ácido ascórbico e compostos fenólicos como os flavonóides e poli flavonóides), as quais, quando presentes em baixas concentrações comparadas às do substrato oxidável, regeneram-no ou previnem, significativamente, sua oxidação.

    Referências:

    Rufino MSM., Alves RE., Brito ES., Morais S M., Sampaio CG., Pérez-Jiménez J and Saura-Calixto, F. Comunicado técnico - metodologia científica: determinação da atividade antioxidante total em frutas pela captura do radical livre DPPH. Fortaleza: Embrapa, 4 p. (2007).

    Alunos: Guilherme Cruz e Leonardo Schulz

    ResponderExcluir