Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Goji Berry: Os benefícios da fruta da moda




Goji Berry (Lyciumbarbarum) é a popular baga de Goji, pequena fruta vermelha nativa da região do sul da Ásia (China, Índia e Tibete), onde é cultivada e consumida há milhares de anos. É um antigo alimento medicinal oriental que têm atraído muita atenção recentemente como um alimento funcional e uma fonte de produtos naturais da saúde. Pesquisas revelam as suas múltiplas atividades biológicas e componentes ativos responsáveis ​​por seus benefícios à saúde humana.
A fruta ficou popularmente conhecida pelos seus benefícios na saúde e auxílio na redução de medidas, juntamente com uma atividade física, sendo usado como emagrecedor e rejuvenescedor por artistas e blogueiros. Assim, possui promessa de redução de peso, ação anti-inflamatória, ação anti-hipertensiva, regular nível glicêmico, ação anticancerígena, reduzir níveis de colesterol, combater impotência sexual e prevenir envelhecimento.
Tabela: ORAC das superfrutas para cada 100g
Goji Berry
25.300
Açaí
18.500
Ameixa seca
5.770
Romã
3.307
Uva seca
2.830
Mirtilo
2.400
Amora silvestre
2.036
Morango
1.540
Noni
1.506
Framboesa
1.220
Uvas vermelhas
739
Cerejas
670
Uvas brancas
460

Mas o que é o índice ORAC? ORAC é a abreviação para Oxigen Radical Absorbance Capacity, que determina capacidade antioxidante dos alimentos. Além disso, a Goji Berry possui um grande número de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, além de ser rica em polissacarídeos

ASPECTOS BROMATOLÓGICOS E DISCUSSÃO

Avaliando um rótulo do produto, podem-se identificar seus benefícios:


                                                                                     Fonte: www.vitafrux.com.br

COMPOSIÇÃO DA "SUPER FRUTA":

ü  19 aminoácidos- Ajudam na composição de proteínas;
ü  21 minerais como ferro, cálcio e germânio - Apontado como anticancerígeno;
ü  22 polissacarídeos - Fortalece o sistema imunológico;
ü  Triptofano - Precursor da serotonina, age no sistema nervoso;
ü  Ciperone- Faz bem ao coração e pressão arterial;
ü  Betaína - Protetor para o fígado;
ü  Selênio - Protege as células dos danos oxidativos;
ü  Zinco - Tem ação antioxidante; participa da atividade enzimática; é importante para o sistema imunológico e mantém a estabilidade das membranas celulares;
ü  Magnésio - Importante na geração de energia;
ü  Vitamina C - Antioixidante

Goji Berry ainda possui mais beta caroteno que a cenoura, além disso, tem a zeaxantina, que previne problemas oculares; substâncias que liberam o hormônio do crescimento, agentes anti-inflamatórios e uma quantidade enorme de antioxidante, que é capaz de interromper o envelhecimento precoce das células; vitaminas do complexo B da fruta reduzem estresse, fadiga e melhoram o funcionamento do cérebro.
Para obter o efeito de emagrecedor, deve-se aliar atividade física com educação alimentar e a ingesta do Goji Berry, visto que este acelera o metabolismo. Contém fibras que melhoram a saciedade, ajudando na perda de medidas. Cada 100 gramas de Goji Berry contém 50 vezes mais vitamina C que uma laranja, mas essa tem a vantagem de ser bem mais popular e acessível.
No mercado brasileiro, é possível encontrar a Goji Berry nas seguintes formas: Cápsulas nas concentrações de 125 a 600 mg e in natura (fruta desidratada).
Estudos americanos e europeus comprovam os benefícios energéticos e antioxidantes e recomendam pelo menos uma colher de sopa da fruta por dia, de preferência de manhã em jejum, ou antes  das atividades físicas.
O uso diário da “super fruta” ou “superalimento” está diretamente relacionado com a diminuição da incidência de certas doenças, como por exemplo, mal de Parkinson, câncer, doenças cardiovasculares e o diabetes (State Pharmacopoeia Committee, 2010).
Esta fruta possui restrições: não é indicado para quem toma medicamento para trombose, controle de pressão e glicemia, porque pode inibir a ação destes medicamentos.

CONCLUSÃO
Como cada componente presente nesta fruta, em especial seus agentes antioxidantes, possui importância significativa para uma vida mais saudável, esta pode tornar-se um coadjuvante benéfico quando inserida no cardápio alimentar. Porém nada disso é mágico. Vale ressaltar a necessidade de sua utilização de maneira moderada e frequente.
Dessa forma, a Goji integra a categoria dos “superalimentos”, que se diferencia por possuir compostos favoráveis a saúde em maior quantidade do que em frutas ou alimentos normais.
Goji não faz nada sozinho, então é preciso que a alimentação também seja balanceada para que a fruta haja de forma auxiliar e assim, todos os efeitos atribuídos possam ser usufruídos.

REFERÊNCIAS

Goji Berry. Disponível em: <http://gojibrasil.com>. Acesso em: 14/05/2014.

Goji's Dozen Friends of Eye Healthy. Disponível em <http://photos.imageevent.com/olli_sacasa/youngliving/ningxiaredwolfberry/Wolfberry%20-%20Gojis%20Dozen%20Friends%20of%20Eye%20Health.pdf>. Acesso em :14/05/2014.

Benefícios das Goji Berries à saúde. Disponível em:<http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/bgb.php>. Acesso em: 14/05/2014.

GOJI BERRY. Disponível em :<http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=goji+berry&btnG=&lr=lang_pt>. Acesso em:14/05/2014.

CHANG R.C, SO K.F. Use of anti-aging herbal medicine, Lycium barbarum, against aging-associated diseases. What do we know so far. Cell Mol Neurobiol; vol. 28, n.5, p.643-52, 2008.

Goji Berry a super fruta da longevidade. Disponível em: <http://www.vitafrux.com.br/goji-berry-a-super-fruta-da-longevidade-2/>. Acesso em: 14/05/2014.

Indicação de uso de espécies vegetais para p tratamento da celulite com fins cosméticos. Disponível em: <http://www.revistas.sp.senac.br/index.php/ITF/article/viewFile/474/417>. Acesso em: 14/05/2014.




Por Michelle Barcellar e Andressa Porciuncula. 

5 comentários:

  1. Gostei muito do trabalho sobre a Goji Berry, visto que sempre quis saber mais sobre a tal "fruta mágica"! Seus efeitos e ações foram bem esclarecidos, podendo assim concluir que é um coadjuvante benéfico quando inserida no cardápio alimentar e não isoladamente.

    Mariana Pedrollo Dantas
    DRE: 110084015

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o goji berry, recomendo o uso dessas receitas, porque qualquer suco com goji é rico em vitamina C. Muitos nutrientes, q fruta cheia de nutrientes! Para quem não consegue achar, recomendo goji do emporium sim sim, bem docinha e graúda, melhor do q cápsulas! bjo

    ResponderExcluir
  3. Evelyn de Oliveira Vidal DRE: 110083166 - Aluna 10º período de Farmácia UFRJ30 de outubro de 2014 às 20:55

    Interessante o trabalho, embora seja necessário deixar claro que apesar do consumo do Goji Berry ter muitas vantagens, não faz milagres, apenas complementa e ajuda a equilibrar uma dieta já existente. Acho importante também informar que mesmo sendo natural, pode trazer prejuízos à saúde, por exemplo através do consumo excessivo devido a existência de fitohormôrnios na sua composição. E para pessoas que fazem uso do medicamento Varfarina, deve-se deixar claro que não deve consumir a fruta, visto que há uma interação dela com o fármaco, potencializando sua ação. Portanto, é sempre recomendado que antes da utilização de qualquer "superalimento", se estude a fundo o que este pode causar no organismo além dos benefícios que são anunciados.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante os esclarecimentos. É bom encontrar informações mais precisas e que esclarecem mais do que a famosa frase " ajuda a emagrecer".

    Viviane Mendes de Souza
    DRE 110180049

    ResponderExcluir
  5. Este trabalho é realmente interessante pois nos dias de hoje os indivíduos se preocupam e zelam pela estética. Realmente, suas funções de reduzir os níveis de colesterol, de peso, ação anti-inflamatória e a prevenção do envelhecimento são brilhantes. Entretanto devemos nos atentar aos efeitos adversos, que podem ser limitantes para o uso desta fruta:
    a) Os altos níveis de selênio em bagas de goji poderia ter um efeito adverso sobre fetos. Por isso, mulheres grávidas devem ser cautelosas ao usarem bagas de goji, além de consultar o médico antes do uso. O excesso de selênio pode causar cansaço nos músculos do corpo, congestão vascular interna; queda capilar
    b) Reação alérgica : congestão nasal, coceira nos olhos, espirros, respiração ofegante, coceira na pele

    c) Distúrbios digestivos: náusea, indigestão, diarreia e vômitos

    ResponderExcluir