Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Fibras alimentares - definição e análise de rótulo

Produto:

Nesfit Aveia Instantânea é um produto da Nestle que de acordo com as informações nutricionais contém: aveia em flocos, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (da qual 53% é farinha integral), açúcar, maltodextrina, inulina, aromatizantes, antiumectante carbonato de cálcio, regulador de acidez fosfato dissódico e glúten.

É um produto integral e fonte de fibras.





Fundamentos bromatológicos:

As fibras são substâncias derivadas de vegetais que não conseguem ser digeridas pelas secreções gastrointestinais, logo, são resistentes à ação das enzimas digestivas humanas. Além disso, possuem valor energético baixo. Pela definição da ANVISA, fibra alimentar é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano.
Podem ser classificadas em fibras solúveis e fibras insolúveis de acordo com a solubilidade de seus componentes em água. Como exemplos de fibras solúveis podem ser citadas: pectinas, gomas e certas hemiceluloses e de fibras insolúveis: celulose, algumas pectinas, grande parte das  hemiceluloses e ligninas.  As fibras solúveis são responsáveis pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal e redução do colesterol plasmático, já as fibras insolúveis aumentam o volume do bolo fecal, reduzem o tempo de trânsito no intestino grosso e tornam a eliminação fecal mais fácil e rápida. Portanto, de uma forma geral, as fibras regularizam o funcionamento intestinal.
As fibras conseguem regular o funcionamento intestinal por servirem como matéria-prima para fermentação de bactérias da flora intestinal, então elas regulam o fluxo intestinal por meio do aumento do bolo fecal e aumento da viscosidade, graças à sua capacidade de reter água associada à fermentação pela flora bacteriana.  A fermentação de bactérias da flora intestinal, também produz vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo e podem evitar doenças do coração, câncer, diabetes, entre outros. No intestino, as fibras ligam-se aos sais biliares e, desta maneira, reduzem a absorção de gorduras, sendo este o mecanismo pelo qual elas diminuem o colesterol. Elas também fazem com que o estômago demore mais tempo para se esvaziar entre as refeições, causando uma sensação de saciedade e diminuindo o apetite.

Legislação:

Como já citado, pela definição da ANVISA, fibra alimentar é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano.
As fibras alimentares devem ser consumidas diariamente, a Organização Mundial de Saúde recomenda que a ingestão de fibras por uma pessoa adulta seja de 25 a 30 gramas/dia.
De acordo com a ANVISA, na tabela nutricional deve ser declarada  a quantidade de fibras alimentares e pode vir a alegação de que o produto auxilia o funcionamento do intestino somente se o produto conter no mínimo 3 gramas de fibra por porção (se tratando de um produto sólido). Além disso, quando a fibra alimentar for apresentada isolada em cápsulas, tabletes, comprimidos, pós e similares, deve constar no rótulo do produto a seguinte frase: O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos”.

Análises e comentários:

Pelo produto ser rico em fibras e ter baixo valor calórico, ele é utilizado muitas vezes por pessoas que querem emagrecer, sendo considerado como um produto saudável.  As fibras realmente diminuem o apetite porém o recomendável até mesmo para pessoas que querem emagrecer é uma dieta rica em diversos nutrientes, e não só em fibras para que o apetite seja diminuído.
Em relação ao rótulo o produto está de acordo com a legislação. O Nesfit Aveia Instantânea contém 2,5 gramas de fibras por porção e não apresenta nada relacionado a benefícios intestinais descrito no rótulo. Para esta finalidade, o consumidor deve utilizar um pouco mais que uma porção. A utilização de mais de uma porção seria benéfica em relação ás fibras porém deve ser analisado se a quantidade dos outros componentes ainda estariam dentro do permitido pela legislação. Em relação à ingestão de líquidos, no rótulo vem escrito para adicionar leite e na informação nutricional está escrito que é para o preparo de 200mL de bebida, pois a intenção do fabricante é que seja utilizado para o preparo de algo parecido com um mingau, como vem desenhado no rótulo. Portanto também está dentro do que a legislação preconiza.

Referências bibliográficas:

       de Mattosa, L. L., & Martinsb, I. S. (2000). Consumo de fibras alimentares em população adulta. Rev Saúde Pública, 34(1), 50-55;
       Disponível em: http://www4.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/nutricao/teo_fib_ali.htm  Acesso em: 07/01/2016;
       Disponível em: https://www.nestle.com.br/site/marcas/nesfit/cereal_matinal/nesfit_nestle.aspx  Acesso em: 07/01/2016;
       Disponível em: http://www.insumos.com.br/funcionais_e_nutraceuticos/materias/172.pdf  Acesso em 29/03/2016;
       Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/comissoes/tecno_lista_alega.htm  Acesso em 29/03/2016;
       Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Alimentos/Publicacao+Alimentos/Rotulagem+de+Alimentos+2  -  RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003   Acesso em: 29/03/2016.

10 comentários:

  1. Bastante interessante, ainda mais sabendo que este é um produto bastante voltado para praticidade do dia-a-dia, pois como falado anteriormente e contendo também na embalagem, na qual a versatilidade do produto é o ponto principal na qual permite o seu consumo instantâneo no modo de mingau ou bebida, com apenas a adição do leite dispensando o preparo no fogo.

    A aveia emagrece,além dos citados na publicação, também pelo fato de possuir baixo índice glicêmico, onde o carboidrato presente nela é lentamente absorvido pela corrente sanguínea e também como um de seus benefícios além de emagrecer a aveia também auxilia diretamente na redução do colesterol.

    Mas se analisar os ingredientes do produto mencionado, não se pode dizer que seja um produto tão saudável, pois ele possui além da aveia a pela presença de conservantes e do açúcar também. Mesmo que não seja tão prático a aveia em flocos, esta possui em seus ingredientes somente a aveia, sendo esta a melhor alternativa para o melhor desempenho de todas as vantagens da aveia.

    ResponderExcluir
  2. Kerolayne de Castro Bezerra24 de abril de 2016 01:17

    A publicação possui bastante relevância, visto que em uma sociedade que possui uma alimentação a cada dia mais composta por gorduras e carboidratos, oriundos de uma alimentação desregrada a base de fast-foods e alimentos semi-prontos, e a consequente geração de problemas ligados ao metabolismo e constipações intestinais; a inserção de alimentos ricos em fibras possuem um papel essencial na obtenção de uma dieta balanceada, apresentando benefícios no melhoramento do transito intestinal, no controle glicêmico e de peso e na diminuição do colesterol.
    Embora tenha-se facilidade de encontrá-las, e terem um custo relativamente baixo, estudos indicam que a população brasileira não consome as quantidades recomendadas de 25 a 30 g/dia para um adulto saudável. Isso deve-se principalmente a dificuldade da população em ter refeições saudáveis e balanceadas por dia; dessa forma, a produção de alimentos práticos de fazer ricos em fibras, nutrientes, vitaminas e sais minerais são de extrema importância.

    Kerolayne de Castro Bezerra DRE: 112019820

    ResponderExcluir
  3. Este trabalho tem uma importância muito grande, devido ao grande interesse atualmente da população para uma vida mais saudável. E para um bom começo, é importante saber os grandes benefícios das fibras alimentares que desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a saúde. Desta maneira, devemos incluir esse tipo de alimento no dia a dia. Para beneficiar de todos os efeitos da fibra alimentar é importante variar as suas fontes de origem na dieta. A alimentação rica em frutas, legumes, lentilhas, feijão e cereais integrais não só fornecer fibra alimentar, como também nutrientes e outros componentes dos alimentos essenciais para a saúde. Porém o Nesfit é uma fonte de fibras de grande facilidade para as pessoas mas não devemos esquecer que nos outros alimentos temos outros nutrientes necessários para uma vida saudável.

    ResponderExcluir
  4. Em uma sociedade que tenta aliar trabalho e vida saudável de uma forma rápida e fácil, há produtos que realmente ajudam, como o Nesfit.
    O problema é que o fato de ser um produto de fácil acesso e que apresenta inúmeras vantagens, faz com que a pessoa só foque nesse tipo de alimento, principalmente quem quer emagrecer.
    Apesar do Nesfit apresentar inúmeros benefícios, é importante o consumo de outros alimentos, visto que de acordo com os resultados da POF 2008/2009, o consumo regular de grãos integrais, leguminosas, oleaginosas, frutas e hortaliças, carnes, aves e pescados está associado a um padrão de alimentação adequado do ponto de vista nutricional.

    ResponderExcluir
  5. A população vem buscando ainda mais uma vida saudável, mudando o estilo de vida e alimentação. Contudo, muitas vezes fazem dietas radicais e usam suplementos alimentares, assim como alimentos ricos em fibras, entretanto não se atentam ao maleficio de uma dieta não balanceada, com excesso de alguns componentes, como por exemplo dieta rica em fibras. Como foi visto no texto, a legislação recomenda um uso diário, então é importante que os alimentos industrializados sigam o que foi estabelecido. A análise desses alimentos ricos em fibras pode ser realizada através de ensaios enzimáticos gravimétricos como descritos no Métodos Físico-Químicos para Análise de Alimentos - 4ª Ed- Inst. Adolfo Lutz.

    Além das farinhas e cápsula, existem alimentos ricos em fibras que são mais acessíveis a população no geral como soja, nas cascas dos alimentos em geral e aveia.

    As fibras são conhecidas principalmente para o uso contra constipação intestinal, além disso traz benefícios em doenças crônicas e distúrbios metabólicos.
    Angela Silveira DRE: 112109170

    ResponderExcluir
  6. Assim como outros componentes da dieta, as fibras são de fundamental importância para o funcionamento saudável do nosso corpo, como mostrado na matéria. Para que se tenha os efeitos benéficos esperados das fibras deve-se fazer o mínimo de consumo diário preconizado, que pode ser obtido através de variados alimentos, inclusive o consumo da aveia em si como o produto mostrado acima. É válido notar que apesar de muito saudável, a aveia é apenas um dos componentes da dieta, sendo necessário o acréscimo na alimentação de outros nutrientes, como carnes, frutas e verduras para que se tenha uma nutrição completa e o bom funcionamento do organismo. O crescente interesse por parte da população em melhorar seu estilo de vida faz a busca por alimentos desse tipo aumentar e isso faz com que apareça no mercado cada vez mais produtos diversificados e atraentes, alimentos de diversos sabores, saudáveis e rápidos visando atender também a demanda de quem tem uma vida corrida e quer manter uma alimentação saudável.

    ResponderExcluir
  7. Iasmin Lima Dias12 de maio de 2016 13:29

    Há uma procura cada vez maior por alimentos que sejam considerados saudáveis. Isso faz com que trabalhos como esse sejam de grande importância para o público, pois contém informações sucintas e necessárias quanto aos alimentos e à legislação vigente.
    Como mostrado na publicação, as fibras estão relacionadas a uma série de benefícios para a saúde. Elas regulam o funcionamento do intestino e, consequentemente, previnem doenças como o câncer de cólon. Além disso, por darem sensação de saciedade, as fibras são aliadas na manutenção do peso, prevenindo e tratando a obesidade. Mas para uma dieta saudável, é necessário que se tenha uma alimentação balanceada entre o consumo de carboidratos, proteínas e gorduras, adicional ao consumo de fibras.

    Aluna: Iasmin Lima Dias
    DRE: 111304905

    ResponderExcluir
  8. Daniela Horácio dre11217877719 de maio de 2016 17:28

    O trabalho é interessante pois hoje em dia as pessoas buscam alimentos que são como saudáveis e aveia é um exemplo. As fibras conseguem regular o funcionamento intestinal por servirem como matéria-prima para fermentação de bactérias da flora intestinal, então elas regulam o fluxo intestinal por meio do aumento do bolo fecal e aumento da viscosidade, graças à sua capacidade de reter água associada à fermentação pela flora bacteriana. O crescente interesse por parte da população em melhorar seu estilo de vida faz a busca por alimentos desse tipo aumentar e isso faz com que apareça no mercado cada vez mais produtos diversificados e atraentes, alimentos de diversos sabores, saudáveis e rápidos visando atender também a demanda de quem tem uma vida corrida e quer manter uma alimentação saudável.

    ResponderExcluir
  9. Cada vez mais as pessoas buscam uma alimentação saudável em suas rotinas. As fibras são grandes aliadas nessa questão, pois possuem diversas funções e trazem muitos benefícios para quem as consome regularmente. Assim, é de extrema importância que sejam feitas matérias como esta, pois trazem informações e conhecimentos para a população, incentivando o consumo desse tipo de alimento.
    Dentre os benefícios das fibras, estão o melhor funcionamento do intestino, evitando constipações, redução da digestão e absorção dos carboidratos e dos níveis séricos de colesterol, diminuição do risco de desenvolvimento de doenças coronarianas, diabetes, hipertensão, dentre outras. Ou seja, são alimentos que geram inúmeros benefícios e devem ser inseridos na dieta em quantidades adequadas.

    ResponderExcluir
  10. Thamyres Pereira DRE:11119751021 de julho de 2016 22:37

    O hábito de adicionar fibras alimentares à rotina vêm sendo cada dia mais comumente observado entre a população. O papel da ingestão das fibras vem sendo mais estudado a cada dia, seu consumo usualmente tem ajudado a evitar doenças doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes e algumas desordens gastrointestinais. A fibra alimentar é resistente a enzimas digestivas e é constituída de polímeros de carboidratos. Esses pontos positivos da fibra alimentar estão relacionados, em parte, ao fato de que uma parcela da fermentação de seus componentes ocorre no intestino grosso, o que produz impacto sobre a velocidade do trânsito intestinal, sobre o pH do cólon e sobre a produção de subprodutos com importante função fisiológica. Dessa forma, observa-se que a busca por uma alimentação saudável vem sendo visada na busca pela minimização de tantas doenças hoje em dia observáveis em meio às pessoas.

    ResponderExcluir