Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 1 de março de 2016

Pedyalite®: Solução de Reidratação oral



Segundo dados da UNICEF, cerca de 1,5 milhões de mortes infantis são provocadas por diarreia em todo o mundo. Dados não são piores pois 39%, um índice baixo, recebem tratamento adequado em países em desenvolvimento. Segundo o Ministério da Saúde, em 2011, 1,6 milhão de ocorrências referentes a episódios de diarreia foram registradas em território brasileiro, número que subiu para 2,5 milhões em 2012. A consequência mais grave da diarreia é a desidratação.
Segundo o protocolo de tratamento da Organização Mundial de Saúde,  trata-se casos de desidratação por administração via oral de sais de reidratação dispersos em água ou com uso de soluções de reidratação, como o produto foco deste trabalho, o Pedyalite®.

Descrição do produto: 


Solução oral pronta para beber: frasco plástico de 500mL nos sabores Guaraná, Maçã ou Morango. Podendo ser comercializado na forma de  Pedyalite®45 ou Pedyalite®90, segundo a concentração de sódio presente na solução.
Exclusivamente para prevenção da desidratação ou para manutenção da hidratação (após a fase de reidratação), em quadros de doença diarreica aguda, de qualquer etiologia, tanto em crianças quanto em adultos.
 
“Solução oral pronta para beber.”
            bula do Pedialyte ®

“Solução hidroeletrolítica pronta para uso.”
            bula do Floralyte ®

“.. produtos para a prevenção da desidratação e para a manutenção da hidratação: soluções prontas para uso e/ou soluções concentradas para serem diluídas e/ou pós ou grânulos para diluição em água..”      
            adaptado da RDC n. 24/2011 - ANVISA

“Medical Foods can be classified into the following categories: ... d) Oral rehydration products.”
            site do FDA

“It provides nutritional support specifically modified for the management of the unique nutrient needs that result from the specific disease or condition, as determined by medical evaluation;”    
            site do FDA

 

Fundamentos bromatológicos:  


Soluções de reidratação oral são usadas para gerenciar a perda de fluido devido à diarreia e vômitos. A solução consiste de sais, água e açúcar, que repõem os líquidos e eletrólitos perdidos pelo corpo. Ela também ajuda na absorção de água para evitar a desidratação adicional.
Pedialyte® é projetado para promover a rápida absorção de fluidos e eletrólitos, enquanto uma criança está doente e contém a quantidade e proporção da açúcares glicose e frutose, e eletrólitos recomendados. Possui baixo teor de açúcar em comparação com a maioria das bebidas desportivas e superior em ambos os de sódio e potássio. A sacarose não é usada no Pedialyte® por conta do risco de diarreia, pela ação osmolar da glicose, atraindo água para o lúmen intestinal, aumentando o risco de desidratação.
Em suas formulações aromatizados, Pedialyte® usa o sintético edulcorantes sucralose e Acesulfame de potássio.