Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 1 de março de 2016

Pedyalite®: Solução de Reidratação oral



Segundo dados da UNICEF, cerca de 1,5 milhões de mortes infantis são provocadas por diarreia em todo o mundo. Dados não são piores pois 39%, um índice baixo, recebem tratamento adequado em países em desenvolvimento. Segundo o Ministério da Saúde, em 2011, 1,6 milhão de ocorrências referentes a episódios de diarreia foram registradas em território brasileiro, número que subiu para 2,5 milhões em 2012. A consequência mais grave da diarreia é a desidratação.
Segundo o protocolo de tratamento da Organização Mundial de Saúde,  trata-se casos de desidratação por administração via oral de sais de reidratação dispersos em água ou com uso de soluções de reidratação, como o produto foco deste trabalho, o Pedyalite®.

Descrição do produto: 


Solução oral pronta para beber: frasco plástico de 500mL nos sabores Guaraná, Maçã ou Morango. Podendo ser comercializado na forma de  Pedyalite®45 ou Pedyalite®90, segundo a concentração de sódio presente na solução.
Exclusivamente para prevenção da desidratação ou para manutenção da hidratação (após a fase de reidratação), em quadros de doença diarreica aguda, de qualquer etiologia, tanto em crianças quanto em adultos.
 
“Solução oral pronta para beber.”
            bula do Pedialyte ®

“Solução hidroeletrolítica pronta para uso.”
            bula do Floralyte ®

“.. produtos para a prevenção da desidratação e para a manutenção da hidratação: soluções prontas para uso e/ou soluções concentradas para serem diluídas e/ou pós ou grânulos para diluição em água..”      
            adaptado da RDC n. 24/2011 - ANVISA

“Medical Foods can be classified into the following categories: ... d) Oral rehydration products.”
            site do FDA

“It provides nutritional support specifically modified for the management of the unique nutrient needs that result from the specific disease or condition, as determined by medical evaluation;”    
            site do FDA

 

Fundamentos bromatológicos:  


Soluções de reidratação oral são usadas para gerenciar a perda de fluido devido à diarreia e vômitos. A solução consiste de sais, água e açúcar, que repõem os líquidos e eletrólitos perdidos pelo corpo. Ela também ajuda na absorção de água para evitar a desidratação adicional.
Pedialyte® é projetado para promover a rápida absorção de fluidos e eletrólitos, enquanto uma criança está doente e contém a quantidade e proporção da açúcares glicose e frutose, e eletrólitos recomendados. Possui baixo teor de açúcar em comparação com a maioria das bebidas desportivas e superior em ambos os de sódio e potássio. A sacarose não é usada no Pedialyte® por conta do risco de diarreia, pela ação osmolar da glicose, atraindo água para o lúmen intestinal, aumentando o risco de desidratação.
Em suas formulações aromatizados, Pedialyte® usa o sintético edulcorantes sucralose e Acesulfame de potássio.

 
Pedialyte® é semelhante aos fluidos de reidratação utilizados pela Organização Mundial de Saúde como a "Nova solução de reidratação oral" (N-SRO), que são utilizados durante o surto de doenças como a cólera e rotavírus. Produtos similares incluem Lytren, NormaLyte, Gastrolyte, Ricelyte, Resol, e Gota do gotejamento. [5]
Alguns atletas utilizam pedialyte como alternativa de hidratação para bebidas desportivas.
Pedialyte® tornou-se uma bebida popular para as pessoas que sofrem de ressaca, com 1/3 de suas vendas provenientes de adultos. Houve um aumento de 57% no seu uso por adultos desde 2012. Como resultado, Pedialyte® começou uma campanha de marketing promovendo o uso de Pedialyte® por adultos de ressaca.


Legislação Vigente


Segundo a portaria n. 108/1991 da ANVISA
"Art. 3º.  I. A composição dos produtos para a reidratação oral deve ter as seguintes especificações, de acordo com a norma internacional OMS/UNICEF: 
Composição por litro de água
        Sódio 90 mEq
        Potássio 20-25 mEq
        Cloreto 80 mEq
        Citrato (*) 30-25 mEq
        Glicose 111 mMol
(*) O citrato pode ser substituído por bicarbonato, lactato ou acetato.
Não se pode adicionar corantes e/ou sabores aos produtos para reidratação oral. 
Outros eletrólitos e outros componentes não aportam benefícios adicionais nesta fase de reposição e devem ser evitados, a não que surjam comprovações científicas que justifiquem sua inclusão"

Aparentemente, segundo a Portaria acima, o Pedialyte® estaria fora dos conformes pois apresentam sabores diversos. Não fica claro se isso é realizado somente com o uso de aromatizantes, desse modo se enquadrando na legislação.

Análises e comentários: 


As soluções de reidratação no caso do Pedialyte® parecem ser mais uma forma da indústria farmacêutica, nesse caso a Abbott, de angariar fundos através de formulações que se dizem milagrosas, porém são comparáveis com preparações caseiras. O uso off-label para a ressaca, apesar de não ser embasado por pesquisas científicas, poderia ser embasado pelo conhecimento empírico social de que a ressaca é aliviada frente à ingestão de líquidos e conhecimento científico pela reposição de líquido e também de compostos minerais essenciais para a homeostasia do organismo como zinco, potássio e principalmente o sódio.
O uso de soluções como Gatorade® no lugar do Pedialyte® é contestável. Essa ação se baseia nas concentrações presentes em ambos os produtos de sódio e potássio além de osmolaridade para classificar o Gatorade® como ineficaz no tratamento de desidratação.

Referências bibliográficas



1. Pedialyte® Liters". Abbott Nutrition. Disponível em: http://abbottnutrition.com/brands/products/pedialyte-liters
Último acesso em: 25/02/2016

2. Athletes, migrants drinking Pedialyte - United Press International, Inc. Disponível em: http://www.upi.com/Odd_News/2007/12/26/Athletes-migrants-drinking-Pedialyte/60661198689475/
Último acesso em: 25/02/2016

3. www.anvisa.gov.br
 Último acesso em: 25/02/2016

4. RDC n. 24/2011 ANVISA

5. RDC n. 18/2010 ANVISA

6. Portaria 108/1991 ANVISA

7. www.fda.gov
 Último acesso em: 25/02/2016

8. Bula Floralyte - Merck

9. Bula Pedialyte - Abbott


 Alunos: 

Juliana F Vilachã
Marco Antônio M Pretti

10 comentários:

  1. O tema do trabalho é bem interessante e esclarecedor, pois muitas pessoas realmente não entendem ou sabem qual é a melhor solução para reidratação. Por ser considerado saboroso por muitos indivíduos, o gatorade é muitas vezes consumido de forma indiscriminada por indivíduos que não necessitam, naquele momento, de grandes quantidades de eletrólitos, o mesmo pode acontecer com o Pedialyte. Muito se fala a respeito dos mitos de reidratação como a coca-cola, e o soro caseiro é uma opção que passa de geração em geração. Pode ser sim que o Pedialyte seja uma estratégia da indústria para aumentar seus lucros, mas também não deixa de ser uma alternativa simples e fácil, no caso de doenças. É importante ressaltar que essa cultura de utilização de produtos de reidratação sem necessidade pode ser prejudicial a saúde, portanto, como todos os alimentos e produtos, deve haver moderação no consumo. Muito bom o Trabalho!

    ResponderExcluir
  2. O tema do trabalho é bem interessante e esclarecedor, pois muitas pessoas realmente não entendem ou sabem qual é a melhor solução para reidratação. Por ser considerado saboroso por muitos indivíduos, o gatorade é muitas vezes consumido de forma indiscriminada por indivíduos que não necessitam, naquele momento, de grandes quantidades de eletrólitos, o mesmo pode acontecer com o Pedialyte. Muito se fala a respeito dos mitos de reidratação como a coca-cola, e o soro caseiro é uma opção que passa de geração em geração. Pode ser sim que o Pedialyte seja uma estratégia da indústria para aumentar seus lucros, mas também não deixa de ser uma alternativa simples e fácil, no caso de doenças. É importante ressaltar que essa cultura de utilização de produtos de reidratação sem necessidade pode ser prejudicial a saúde, portanto, como todos os alimentos e produtos, deve haver moderação no consumo. Muito bom o Trabalho!

    ResponderExcluir
  3. A partir desse estudo podemos afirmar que o Gatorade não é um equivalente farmacêutico do Pedialyte. Antes de mais nada isotônicos para atletas não são medicamentos, não podendo ser aplicado esse conceito de equivalência. Em segundo, apesar de possuírem composição qualitativa muito similar, as quantidades de sais são bem mais elevadas nos produtos de reidratação oral e a osmolaridade inferior à dos isotônicos devido à quantidade de glicose mais baixa. Os produtos de reidratação como o Pedialyte foram desenhados com a finalidade de evitar a desidratação nos casos de diarreia aguda. O Gatorade não.

    ResponderExcluir
  4. Realmente importante deixar claro a diferença de composição entre o gatorade e o pedialyte. O primeiro é amplamente usado para reidratação e inclusive foi desenvolvido para esse fim por pesquisadores da Universidade da Florida para ser usado pela equipe de futebol americano da universidade. Entretanto, de acordo com a legislação ele não só pode ser considerado para esse fim como também não é efetivo durante ressaca, ao contrário do que diz o senso comum. Importante ressaltar que ambos não são intercambiáveis e que o pedialyte deve ser a primeira escolha em casos de diarreia aguda, por exemplo. De fato, o texto contribui de forma clara e detalhada para orientar o consumo do produto. Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  5. É interessante ressaltar que o pedialyte é um produto farmacêutico, muito diferente do Gatorade® que é registrado como alimento. Logo, os requisitos para registro são bem diferentes.
    Uma vantagem no pedialyte em relação a outros reidratantes é a praticidade e a precisão de uma solução que já vem pronta para consumo, na maioria das vezes. Facilitando a administração e reduzindo risco de erros na preparação. Além disso, o uso de flavorizantes que mascaram o sabor do produto e facilita a utilização dos mesmos principalmente em crianças que fazem tratamento por reidratação oral.

    Luiz Carlos da Costa Junior - DRE 110177321

    ResponderExcluir
  6. O trabalho se mostrou esclarecedor quanto as diferenças entre gatorade e pedialyte. O gatorade, ussado para reposição eletrolítica após o esporte, acaba tendo seu uso banalizado devido ao sabor, agradando a outros públicos, como em casos de doenças (exemplo dengue) em que se pede uma reidratação mais intensa. Emm comparação tem-se o pedialyte que também foi banalizado para o uso na ressaca, uma vez que ajudaria na homeostase do organismo, porém não tem comprovação científica. É importante ressaltar que o produto mais indicado em caso de diarréia seria o pedialyte devido sua osmolaridade ser mais baixa e ter níveis mais altos de eletrólitos essenciais para este momento, além de ser prático, porém não tão acessível. Considerando a população majoritária do Brasil como sendo os indivíduos de baixa renda, torna-se inviável a comercialização e aderência ao produto por ser comparado ao soro caseiro.

    ResponderExcluir
  7. Os sais de reidratação por via oral são amplamente utilizados principalmente
    nos casos de diarreia e vômito. Por se tratarem de sais simples ou soluções
    contendo esses sais, não existem muitas possibilidades para esse produto
    funcione de forma indesejada. O que mais me preocupa é a distorção.
    O Pedialyte e seus similares são destinados ao tratamento de doenças
    como cólera e rotavírus, males que oferecem risco. A banalização desse
    produto é o que deve chamar a atenção, e a adição de edulcorantes junto
    à ação de marketing que incentiva seu uso em casos de ressaca deve ser
    refletida pelo consumidor como um gasto desnecessário, porque fica claro que
    para esse caso, soluções caseiras devem fornecer o efeito desejado.

    ResponderExcluir
  8. A grande questão que me vem a tona é a o uso indiscriminado (off-label) do Pedialyte. É comum leigos confundirem o uso de determinados medicamentos e nutrifarmacêuticos frente a sintomas aparentemente semelhantes. Um atleta não precisaria de uma solução farmacêutica do nível do Pedialyte (visto que a concentração de sais seria facilmente repostas com uma alimentação balanceada). O uso de um produto farmacêutico para a reidratação seria indicado nos casos de patologias que levassem à uma diarreia forte ou nos casos de pós vômito onde se perde grande parte dos eletrolitos adquiridos na alimentação (pode ser que a partir desse raciocínio tenha se criado o uso off-label para a ressaca.
    No caso dos edulcorantes e flavorizantes não vejo nada que se oponha, visto que estes são amplamente usados na industria farmacêutica para uma melhor aceitação do paciente.
    Vale a pena ressaltar que a administração recorrente do Pedialyte pode vir a gerar efeitos colaterais graves, seja no sistema cardiovascular, sistema neuromotor ou até mesmo hormonal.

    ResponderExcluir
  9. excelente texto. abordou de maneira eficiente a diferença do Pedialyte®90 para um Gatorade . Utilizando como base a legislação(portaria n. 108/1991 da ANVISA) referida no texto que determina a composição de um produto pra reidratação oral , o Gatorade não pode ser considerado como produto para reidratação oral , mas o Pedialyte® 45 também se encontra abaixo das especificações, o que seria errado consumi-lo com intuído de repor os eletrolíticos de maneira adequada, gerando um mal uso da população assim como o Gatorade

    ResponderExcluir
  10. O uso indiscriminado e banalizado de soluções para reidratação oral vem sendo cada vez mais comum, isso se deve ao fato da facilidade de consumo já que é uma bebida pronta e disseminação de fake News, pois não tem comprovação científica que o uso de pedialyte é eficaz na ressaca. Não podemos esquecer que é um produto destinado a pessoas que apresentam quadro de desidratação por alguma doença e que contém vários eletrólitos em sua composição, sendo assim é interessante avaliar a possibilidade do uso do soro caseiro já que este também tem eficácia comprovada.

    ResponderExcluir