Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 6 de março de 2016

Linha Nesfit realmente garante uma vida mais saudável? Diferenças entre biscoitos Nesfit e, integrais e tradicionais de outras marcas

Autoras: Amanda Matos e Sabrina Alves


Nesfit é uma linha alimentos da indústria Nestlé, com 22 produtos incluindo diferentes tipos de biscoitos, aveias, cereais matinais, barras de cereal e bebidas.
Usando frases como “viva integralmente com Nesfit” e “Sentir-se em forma ficou mais gostoso”, a linha de produtos afirma que são feitos com cereal integral, contêm zero gordura trans e reduzida gordura saturada.
Ao visitarmos o site da Nesfit, além de conhecer todos os produtos com informação nutricional e ingredientes; também encontraremos vídeos com planos de exercícios físicos e dietas, e link para facebook e Instagram, o que aumenta seu marketing de alimento saudável.  
       

Descrição do produto

Dentre toda a linha de alimentos da Nesfit, focamos nos quatro biscoitos mais procurados e os comparamos com biscoitos similares de outras marcas.

1º) Biscoito Nesfit Gergelim – Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, gordura vegetal, gergelim, açúcar, açúcar invertido, sal, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato ácido de sódio, melhorador de farinha metabissulfito de sódio e emulsificante lecitina de soja.

2º) Biscoito Piraquê Água Gergelim – Ingredientes: Farinha de trigo rica com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, gergelim, malte, sal, açúcar, fermento biológico e fermento químico: bicarbonato de sódio. CONTÉM GLÚTEN.
ÁGUA GERGELIM
Quantidade por porção
%VD(*)
Valor energético
132 kcal = 555 kJ
7
Carboidratos
18 g
6
Proteínas
3,5 g
5
Gorduras totais
5,3 g
10
Gorduras saturadas
2,1 g
9
Gorduras trans
0 g
**
Fibra alimentar
1,5 g
6
Sódio
159 mg
7
 Porção 30g.(4 unidades).
                                          
            3º) Biscoito Nesfit Integral – Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, gordura vegetal, açúcar, açúcar invertido, sal, fermentos químicos, bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato dissódico, melhorador de farinha metabissulfito de sódio e emulsificante lecitina de soja.




4º) Biscoito Piraquê Cream Crackers Integral – Ingredientes: Farinha de trigo integral rica com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, malte, leite em pó, sal, fermento biológico e fermentos químicos: bicarbonato de sódio e fosfato monocálcico. CONTÉM GLÚTEN.
Porção 30g.(4 unidades)

            5º) Biscoito Nesfit Multipack Integral – Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, gordura vegetal, açúcar, açúcar invertido, sal, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato dissódico, emulsificante lecitina de soja e melhorador de farinha metabissulfito de sódio.


            6º) Biscoito Club Social Integral Multipack – Ingredientes: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal hidrogenada, farinha de trigo integral, açúcar, açúcar invertido, sal, fermentos químicos: fosfato monocálcico, bicarbonato de sódio e bicarbonato de amônio. CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM: TRIGO PRODUZIDO EM EQUIPAMENTO QUE PROCESSA LEITE E SOJA.

            7º) Biscoito Nesfit Cacau e Cereais – Ingredientes: Farinha de trigo integral, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal, aveia em flocos, cacau, mix de cereais, amido, farinha de centeio integral, farinha de cevada, sal, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato dissódico, corante caramelo, aromatizantes, emulsificantes lecitina de soja, antioxidante TBHQ e acidulante ácido cítrico.

            8º) Biscoito Recheado Bono Chocolate – Ingredientes: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal, óleo vegetal, cacau, açúcar invertido, amido, sal, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e fosfato monocálcico, corante caramelo III, emulsificantes lecitina de soja, ésteres de mono e diglicerídeos de ácidos graxos com ácido diacetil tartárico e mono e diglicerídeos de ácidos graxos e aromatizante.CONTÉM GLÚTEN. Contém traços de amêndoa e leite.




Fundamentos Bromatológicos

Fibras alimentares são resíduos de células vegetais que não são digeridas pela parte superior do trato gastrintestinal do homem, e, portanto, não oferecem calorias. São compostas por celulose, oligossacarídeos, pectina, goma e ceras. Existem as fibras solúveis, que são solúveis em água e atuam na redução da glicemia e dos níveis de colesterol, podendo também apresentar ação pré-biótica. Já as fibras insolúveis são aquelas que não solubilizam em água e atuam aumentando o bolo fecal e estimulando a defecação e o bom funcionamento do intestino, prevenindo doenças como constipação intestinal e câncer colorretal. Ao ingerir fibras estamos, na verdade, consumindo alimentos saudáveis e pouco calóricos. Elas aumentam o volume das fezes e o movimento intestinal, auxiliando na eliminação de gordura e reduzindo a reabsorção de toxinas pelo intestino.



Legislação pertinente
                  
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as fibras alimentares estão classificadas na categoria de Alimentos com Alegações de Propriedades Funcionais. Segundo a FDA (Food and Drug Administration), fibras são carboidratos não digeríveis com 3 ou mais unidades monoméricas e lignina, que estão intrínsecas e intactas em plantas; também são definidas como carboidratos não digeríveis com três ou mais unidades monoméricas, isolados ou sintéticos, adicionados em alimentos, que foram detemrinados pela FDA como apresentando benefícios fisiológicos.
Segundo a Portaria nº 40 de 21 de março de 2001, fibra alimentar é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano, determinado segundo os métodos publicados pela AOAC em sua edição mais atual.

Análises e comentários

Analisando primeiramente os quatro biscoitos da Nesfit, quanto a afirmação de serem feitos com cereal integral, com zero gordura trans e reduzida gordura saturada; podemos afirmar que para porção indicada no valor nutricional a afirmação é verdadeira. Mas o fato da quantidade da gordura trans ser considerada zero na porção de 30g não garante que na massa total do pacote de biscoito a gordura continue sendo considerada zero.
Comparando os quatro biscoitos Nesfit com o Bono recheado confirmamos que a gordura saturada é reduzida, mas que só foi substituída por outra gordura; pois quando olhamos as gorduras totais vemos que para biscoito Nesfit Cacau e Cereais e biscoito Nesfit integral os valores são aproximadamente os mesmos, e para biscoito Nesfit multipack integral (4,8g gordura saturada/porção 30g) e biscoito Nesfit gergelim os valores de gordura saturada são ainda maiores que do biscoito recheado Bono chocolate.
Segundo a legislação, podemos considerar como fonte de fibra os biscoitos Nesfit Gergelim (5%), Piraquê Água Gergelim (4%), Nesfit Integral (5,3%), Piraquê Cream Crackers Integral (4,6%) e Club Social Integral (3%). Como alto conteúdo de fibras podemos considerar os biscoitos Nesfit Multipack Integral (7,1%) e Nesfit Cacau e Cereais (6,3%). O biscoito recheado Bono chocolate não é fonte de fibra (2,3%). Dentre os biscoitos fontes de fibra, chama a atenção o Club Social Integral por ter sua porcentagem de fibras no limite tolerável pela legislação; também podemos observar que farinha de trigo integral só aparece como terceiro ingrediente, atrás da gordura vegetal hidrogenada; mostrando que o biscoito não é tão saldável quanto sua propaganda diz ser. Dentre os quatro biscoitos da Nesfit somente Cacau e Cereais tem farinha de trigo integral como primeiro ingrediente; nos outros três ela aparece como segundo ingrediente, depois da farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, indicando que os outros três biscoitos Nesfit tem mais farinha refinada que integral.
Comparando Nesfit Gergelim e Piraquê Água Gergelim, podemos observar que o Nesfit tem mais proteínas e fibras, e bem menos sódio que o Piraquê; entre os biscoitos de gergelim, o da Nesfit se apresentou mais saldável. Entre os biscoitos multipack, o da Nesfit também se mostrou o mais saudável, pois comparando Nesfit Multipack Integral e Club Social Integral podemos observar que Nesfit tem mais fibras e proteínas; e menos calorias, sódio e gorduras totais. (Nesfit em porção 30g: 130Kcal; 2.1g fibras; 3.2g proteína; 4.8g gordura total; 201mg Na / Club Social em porção 30g: 135Kcal; 0.9g fibras; 2.6g proteínas; 5g gorduras totais; 234mg Na)
Já comparando Nesfit Integral com Piraquê Cream Crackers Integral, podemos afirmar que o Piraquê tem menos calorias, gorduras totais e fibras; e tem mais sódio. Logo, focando na procura por fibras, Nesfit ainda é melhor que Piraquê por ter mais fibras e menos sódio; mas não tão bem visto por possuir mais gorduras totais e calorias por porção.
Comparando os biscoitos Nesfit Cacau e Cereais e o recheado Bono chocolate, observamos que Nesfit tem mais fibras, proteínas e sódio; os valores de gorduras totais são iguais, e o valor energético são muito próximos. Sabendo que os dois biscoitos são da mesma indústria Nestlé, e olhando a proximidade do valor energético entre dois biscoitos vistos tão diferentes: o Nesfit cacau e cereais como saudável e o Bono recheado de chocolate visto como “vilão hipercalórico”; nos faz refletir sobre o poder do marketing; de como uma indústria pode pegar um biscoito recheado, tirar o recheio, adicionar fibras e sob uma nova propaganda dar uma cara nova ao biscoito nos convencendo de que é saldável. Saldável não é o biscoito, saldável é o exercício físico e a dieta que se indica no site da Nesfit, para praticar em conjunto ao consumo do produto.

Referências bibliográficas

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Alimentos com alegações de propriedades funcionais e ou de saúde, novos alimentos/ingredientes, substâncias bioativas e probióticos. Disponível em: < http://www.anvisa.gov.br/alimentos/comissoes/tecno_lista_alega.htm>. Acesso: 17/02/2016.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução – CNNPA nº 12 de 1978. Disponível em: < http://www.anvisa.gov.br/anvisalegis/resol/12_78.pdf>. Acesso: 17/02/2016.
Biscoito Nabisco Club Social Integral. Informação nutricional. Disponível em:  <http://www.fatsecret.com.br/calorias-nutri%C3%A7%C3%A3o/club-social/integral/1-pacote>. Acesso: 11/01/2016.
Biscoito Nesfit Cacau e Cereais. Informação nutricional e ingredientes. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/site/marcas/nesfit/biscoitos_doces/cacau-e-cereais.aspx>. Acesso: 11/01/2016.
Biscoito Nesfit Gergelim. Informação nutricional e ingredientes. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/site/marcas/nesfit/biscoitos/nesfit-gergelim.aspx>. Acesso: 11/01/2016.
Biscoito Nesfit Integral. Informação nutricional e ingredientes. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/site/marcas/nesfit/biscoitos/integral-nesfit.aspx>. Acesso: 11/01/2016.
Biscoito Nesfit Multipack Integral. Informação nutricional e ingredientes. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/site/marcas/nesfit/biscoitos_multipack/original-nesfit.aspx>. Acesso: 11/01/2016.
Biscoito Piraquê Água Gergelim. Informações nutricionais. Disponível em: <http://www.piraque.com.br/SITE/content/produtos/detalhe_produto.aspx?produtoId=18>. Acesso: 11/01/2016.
Biscoito Piraquê Cream Crackers Integral. Informação nutricional. Disponível em: <http://www.piraque.com.br/SITE/content/produtos/detalhe_produto.aspx?produtoId=24>. Acesso: 11/01/2016. 
Biscoito recheado Bono Chocolate. Informação nutricional e ingredientes. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/site/marcas/bono/biscoitos_recheados/recheado_chocolate.aspx>. Acesso: 11/01/2016.
BURKITT, D.P.; TROWELL, H.C. Fiber and health: An Overwiew. American Journal of Gastroenterology, 1986.
Fechando o Zíper. Biscoito Nesfit Original: feito com cereal integral e com o que mais?. Disponível em: < http://www.fechandoziper.com/blog/biscoito-nesfit-original-feito-com-cereal-integral-e-com-o-que-mais/>. Acesso: 15/02/2016.
Linha Nesfit. Disponível em: < http://www.nestle.com.br/nesfit/?gclid=Cj0KEQiA_MK0BRDQsf_bsZS-_OIBEiQADPf--u8Qu9jXHfBxMTezx-XsJPQ1ZQPpO9O7H9B39ASJChoaArwp8P8HAQ>. Acesso: 11/01/2016.
Nesfit. Operação Você. Viva integralmente o seu verão. Disponível em: <http://www.nestle.com.br/nesfit/?gclid=Cj0KEQiA_MK0BRDQsf_bsZS-_OIBEiQADPf--u8Qu9jXHfBxMTezx-XsJPQ1ZQPpO9O7H9B39ASJChoaArwp8P8HAQ>. Acesso: 11/01/2016. 
Nestlé. Cereais Integrais. Disponível em: https://www.nestle-cereals.pt/cereais-integrais>. Acesso: 17/02/2016.
Piraquê. Disponível em: http://www.piraque.com.br/site/content/home. Acesso: 11/01/2016.
Produtos Nesfit. Disponível em: <https://www.nestle.com.br/site/marcas/nesfit.aspx>. . Acesso: 11/01/2016.
PropagaNut. Saiba o que você está comendo. Disponível em: < https://propaganut.wordpress.com/2014/05/23/saibaoquevoceestacomendo-biscoitos-saudaveis/>. Acesso: 15/02/2016.
RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIGIADA. Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar. RDC n° 54 de 12 de novembro de 2012.
Simpósio Brasileiro sobre Benefícios da Soja na Saúde Humana. Anais do I Simpósio Brasileiro sobre Benefícios da Soja para a Saúde Humana. Londrina: EmbrapaSoja, 2001.

20 comentários:

  1. Falando necessariamente dos biscoitos recheado de chocolate Bono e Nesfit Cacau e cereais, ambos da marca Nestlé, vemos o quanto nós consumidores somos enganados de certa forma, pois apesar de aumentar o consumo de fibras com o Nesfit cacau e cereais, a ingesta calórica é quase a mesma apesar de um maior teor de fibra. Então, os consumidores que buscam uma melhor alimentação é nitidamente atraído, visto as informações contidas nos rótulos, porém está consumindo bastante gorduras e carboidratos e está basicamente englobado na mesma alimentação como se estivesse comendo um recheado chocolate Bono.

    ResponderExcluir
  2. Devido ao alto teor de fibras que tem varias ações benéficas no corpo humano, como: diminuir a constipação, os níveis de colesterol e de glicose circulante, consumidores que querem adquirir uma maior qualidade de vida são atraídos por esses produtos devido as informações presentes no rotulo, mas na verdade estão consumindo um alto teor de carboidratos e gordura e basicamente a mesma quantidade calórica do biscoito recheado Bono.
    De: Victor Hugo Aquino

    ResponderExcluir
  3. Podemos afirmar que os produtos nesfit não possuem gordura trans na porção avaliada pelo rótulo e apresentam redução de gorduras saturadas o que garante uma melhor qualidade do produto a ser consumido. Os produtos nesfit, apesar de apresentarem valores calóricos semelhantes a outras marcas existentes no mercado como biscoitos recheados, possuem valores nutricionais superiores, pois possui maiores valores de fibras, proteínas e a parcial substituição de gorduras saturadas por gorduras insaturadas que proporcionam benefícios mais saudáveis para o organismo.
    Fiammetta Nigro

    ResponderExcluir
  4. Devido ao alto teor de fibras que tem varias ações benéficas no corpo humano, como: diminuir a constipação, os níveis de colesterol e de glicose circulante, consumidores que querem adquirir uma maior qualidade de vida são atraídos por esses produtos devido as informações presentes no rotulo, mas na verdade estão consumindo um alto teor de carboidratos e gordura e basicamente a mesma quantidade calórica do biscoito recheado Bono.
    De: Victor Hugo Aquino

    ResponderExcluir
  5. Devemos nos atentar ao alto consumo de açúcar, pois pode estar indiretamente ligado ao aumento do colesterol:

    Nos Estados Unidos, o consumo total de açúcar aumentou substancialmente nas últimas décadas, em grande parte devido a um aumento da ingestão de alimentos processados ou preparados para aumentar a o sabor desses alimentos.

    No estudo, o grupo de maior consumo ingeria uma média de 46 colheres de chá de açúcares "escondidos" nos alimentos por dia. O grupo de menor consumo ingeria uma média de apenas cerca de três colheres de chá por dia.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Considero que alguns produtos da linha são benéficos por trazer uma forma diferente de consumo de vitaminas, minerais e outros nutrientes. O produto biscoito nesfit gergelim por exemplo além das fibras como já foi comentado possui outras propriedades nutricionais como ação antioxidante, a presença de gorduras boas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e minerais como magnésio e manganês.
    Essas diferenças podem acrescentar positivamente no produto, diferente daqueles que não possuem essas propriedades.

    Luiz Carlos da Costa Junior - DRE 110177321

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia da equivalência entre o biscoito nesfit e o bono. achei realmente interessante e enriquecedor a dupla trazer este trabalho para discussão em aula. Acredito que a linha Nesfit vende o sonho da qualidade de vida e "marketeia" o bem-viver, apelando para o desejo na população atual de ser "fit" e ainda poder ter uma alimentação prazerosa. Entretanto, acredito que, mesmo que a ingesta calórica dos dois biscoitos esteja equiparada, a grande porção de fibras encontradas no biscoito Nesfit depõe a seu favor. Entendo que o consumo dos biscoitos deva acontecer a critério do consumidor, puramente pela preferência individual.

    Thalita Reis Cabral 111197170


    ResponderExcluir
  9. O consumo de produtos ditos "saudáveis" em formas de biscoitos e outras guloseimas é altamente atrativo pois, além de ser uma forma mais simples de se consumir vitaminas e outros nutrientes presentes nestes produtos, são facilmente acessíveis em qualquer mercado e estão em uma forma muito mais atrativa ao consumidor. Porém é sempre necessário atentar ao alto teor de açúcar e outros aditivos que os produtos industrializados adicionam à receita, pois já é sabido que o consumo excessivo de açúcares não só engorda (o que é evitado em uma dieta que contém os produtos citados) como pode causar problemas graves como a Diabetes.

    Tadeu Santos Pereira DRE: 110129996

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,
    a Legislação usada como referência para definir fibra alimentar está incorreta. A definição vigente está regulada pela Resolução - RDC n°360, de 23 de dezembro de 2003 item 2.6:"Fibra alimentar: é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano".

    ResponderExcluir
  11. Como a própria marca afirma, os produtos da marca Nesfit realmente são feitos com farinha integral, possuem teor de gordura saturada reduzida e contêm zero gordura trans. Porém, os slogans usados na propaganda da linha, como " Sentir-se em forma ficou mais gostoso", passam ao consumidor a ideia que o produto é isento de riscos e que apenas benefícios são retrados do produto para a saúde quando claramente não é o caso.
    A linha possui alto teor de fibras, o que traz alguns benefícios a saúde do indivíduo como melhoria do transito intestinal e redução da absorção de colesterol e glicose. Todavia, os altos teores de sódio e carboidratos trazem riscos para o consmidor. Além disso, o fato de de o biscoito de cacau e cereais da marca presumidamente "saudável" possuir o mesmo valor de gorduras totais, mais sódio e valor energético próximo ao do biscoito bono recheado, que é tido como um produto muito saudável, nos leva a refletir sobre a influência da propaganda sobre as decisões da sociedade, tendo a capacidade de empurrar para o consumidor um verdadeiro "lobo vestido em pele de cordeiro". Cabe a nós consumidores fazer decisões informadas e esclarecidas.
    Ana Laura M. Brand (112029045)

    ResponderExcluir
  12. Como a própria marca afirma, os produtos da marca Nesfit realmente são feitos com farinha integral, possuem teor de gordura saturada reduzida e contêm zero gordura trans. Porém, os slogans usados na propaganda da linha, como " Sentir-se em forma ficou mais gostoso", passam ao consumidor a ideia que o produto é isento de riscos e que apenas benefícios são retrados do produto para a saúde quando claramente não é o caso.
    A linha possui alto teor de fibras, o que traz alguns benefícios a saúde do indivíduo como melhoria do transito intestinal e redução da absorção de colesterol e glicose. Todavia, os altos teores de sódio e carboidratos trazem riscos para o consmidor. Além disso, o fato de de o biscoito de cacau e cereais da marca presumidamente "saudável" possuir o mesmo valor de gorduras totais, mais sódio e valor energético próximo ao do biscoito bono recheado, que é tido como um produto muito saudável, nos leva a refletir sobre a influência da propaganda sobre as decisões da sociedade, tendo a capacidade de empurrar para o consumidor um verdadeiro "lobo vestido em pele de cordeiro". Cabe a nós consumidores fazer decisões informadas e esclarecidas.
    Ana Laura M. Brand (112029045)

    ResponderExcluir
  13. Como a própria marca afirma, os produtos da marca Nesfit realmente são feitos com farinha integral, possuem teor de gordura saturada reduzida e contêm zero gordura trans. Porém, os slogans usados na propaganda da linha, como " Sentir-se em forma ficou mais gostoso", passam ao consumidor a ideia que o produto é isento de riscos e que apenas benefícios são retrados do produto para a saúde quando claramente não é o caso.
    A linha possui alto teor de fibras, o que traz alguns benefícios a saúde do indivíduo como melhoria do transito intestinal e redução da absorção de colesterol e glicose. Todavia, os altos teores de sódio e carboidratos trazem riscos para o consmidor. Além disso, o fato de de o biscoito de cacau e cereais da marca presumidamente "saudável" possuir o mesmo valor de gorduras totais, mais sódio e valor energético próximo ao do biscoito bono recheado, que é tido como um produto muito saudável, nos leva a refletir sobre a influência da propaganda sobre as decisões da sociedade, tendo a capacidade de empurrar para o consumidor um verdadeiro "lobo vestido em pele de cordeiro". Cabe a nós consumidores fazer decisões informadas e esclarecidas.
    Ana Laura M. Brand (112029045)

    ResponderExcluir
  14. A legislação pertinente dá brecha a esse tipo de propaganda. O consumidor, na maioria, leigo, não tem o hábito de olhar o rótulo nutricional, acreditando nos claims promocionais de "Vida saudável" do fabricante.

    Clarice Machado 111474140

    ResponderExcluir
  15. Kerolayne de Castro Bezerra24 de abril de 2016 às 01:13

    Acredito que os consumidores desses produtos, em sua grande maioria, estão a procura de alimentos e suplementos ricos em fibras, e busca uma alimentação mais balanceada. Uma alimentação rica em fibras não necessariamente inclui uma baixa ingestão de calorias. Claro que o marketing abordado pela empresa sempre irá querer valorizar seu produto e não destacar a quantidade de calorias totais e o valor energético alto, e sim a substituição das gorduras saturadas por fibras alimentares para enfatizar o "rótulo de alimento saudável".

    Kerolayne de Castro Bezerra DRE: 112019820

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo trabalho!
    É interessante observar que mesmo os produtos apresentando alto valor de fibras e diminuição de gorduras saturadas e trans, o que é de benéfico a saúde, o slogan escolhido pela empresa acaba causando um impacto falso sobre a população, de maioria leiga, que não tem acostume de ler o rotulo nutricional.
    "Sentir-se em forma ficou mais gostoso" trás a falsa impressão de que a ingestão desses produtos estaria relacionada ao emagrecimento, o que torna o marketing forçado e falso, considerando que a presença de açúcares e o alto valor calórico, não são benéficos a saúde e muito menos auxiliam na perda de peso. Inclusive, de acordo com esses parâmetros, o biscoito nesfit é comparado ao recheado bono, abominado pelos nutricionistas.

    ResponderExcluir
  18. Esse tipo de informação todos deveriam saber. É uma prova de que somos diariamente enganados e influenciados por proparandas. Achando que estamos fazendo o certo, estamos sendo enganados. Mesmo o alimento tendo um alto teor de fibras a ingesta calórica também é alta, então se a pessoa tem o intuito de emagrecer, está perdendo tempo e dinheiro. O
    mais correto seria se não tivesse propagandas como: “viva integralmente com Nesfit” e “Sentir-se em forma ficou mais gostoso”, por exemplo. Porém, como a legislação é falha, as indútrias de alimentos continuam ganhando dinheiro em troca de mentiras abusivas.

    ResponderExcluir
  19. O marketing de vida saudável consumindo produtos tão atrativos como biscoitos de chocolate é muito atrativo. Visto que existe uma nova onde onde muitos buscam uma vida mais saudável essa produtos acabam ganhando ainda mais evidência.

    O alto teor de fibras tem muitas ações benéficas no organismo, ajudando no funcionamento do intestino, reduzir a glicemia, reduzir o colesterol e de certa forma torna os produtos ainda mais atrativos. Porém é importante ficar atento para os teores de gordura, açúcar e carboidratos e alto valor calórico que acabam ficando ‘escondidos’ com todas atenções voltadas para as fibras e para as gorduras trans por porção, onde nem se pode garantir que o pacote inteiro não possua gordura trans, já que a quantidade informada se refere a porção de 30g

    Stephanie Kroll Rabelo
    DRE: 110083522

    ResponderExcluir