Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 1 de março de 2016

CEREAIS MATINAIS ENRIQUECIDOS COM VITAMINAS E MINERAIS: AS QUANTIDADES POR PORÇÃO SÃO REALMENTE APROPRIADAS?


Cereais matinais são alimentos que podem ser consumidos para desjejum ou pequenas refeições. Podem ser comidos sozinhos ou misturados com leite, iogurte e frutas. Algumas empresas promovem os seus produtos alegando os benefícios que podem ser obtidos pela ingesta de cereais que contém alto teor de fibras. Um grande público destes alimentos é o infantil, e por isso falaremos de alguns dos cereais matinais que são mais consumidos pelas crianças.
Esses produtos de cereais são os produtos obtidos a partir de suas partes comestíveis, podendo ser submetidos a processos de maceração, moagem, extração, tratamento térmico e ou outros processos tecnológicos considerados seguros para produção de alimentos.
Dentre os cereais matinais mais conhecidos, estão o Sucrilhos® e o NESCAU® cereal. De acordo com a Kellogg`s (fabricante do Sucrilhos®) o produto é composto por flocos de milho com açúcar e enriquecido com vitaminas, enquanto a Nestlé (fabricante do NESCAU®) tem como o produto “bolinhas super crocantes” feitas com milho integral e chocolate.
Quanto ao uso do termo “enriquecido”, podemos, de acordo com a Portaria nº 31, de 13 de janeiro de 1998, considerar que os alimentos fortificados/enriquecidos são todos os alimentos aos quais forem adicionados um ou mais nutrientes essenciais contidos naturalmente ou não no alimento, com o objetivo de reforçar o seu valor nutritivo e ou prevenir ou corrigir deficiência(s) demonstrada(s) em um ou mais nutrientes.
Devemos estar atentos aos valores de Ingestão Diária Recomendada (IDR), que é a quantidade de vitaminas, minerais e proteínas que deve ser consumida diariamente para atender às necessidades nutricionais da maior parte dos indivíduos e grupos de pessoas de uma população sadia. Portanto, compararemos os valores do rótulo de informação nutricional dos produtos com a IDR, tendo como objetivo avaliar se as quantidades de vitaminas e minerais oferecidas por porção estariam de fato compatíveis com a IDR.
Como a IDR varia entre adultos e crianças de diferentes faixas etárias, foi selecionada a IDR correspondente ao grupo de 7 a 10 anos, considerando que esse grupo de crianças corresponde a uma parcela relevante de consumidores destes produtos.
  
Produtos analisados: cereais matinais Sucrilhos® Kellogg's e NESCAU® Cereal: 

Sucrilhos® Kellogg's (considerar 1 porção= 3/4 xícara):


 
  •     Sódio: apresenta quantidade elevada, correspondente a 129mg por porção (IDR=1,2g), pode-seconsiderar que o consumidor terá outras refeições contendo sódio ao longo do dia;
  •  ferro, zinco, vitamina A, vitamina C, vitamina B1,vitamina B2, niacina, vitamina B6 e vitamina B12: o IDR pode ser extrapolado caso o consumo seja maior que aproximadamente 3,5 porções ;
  • ácido fólico: o IDR é extrapolado com o consumo de 5 porções.


NESCAU® Cereal (considerar 1 porção= 3/4 xícara):


·         sódio: também apresentaquantidade elevada, correspondente a 110mg por porção (IDR=1,2g), pois também pode-se considerar que o consumidor terá outras refeições contendo sódio ao longo do dia
·         ferro,  vitamina B2, vitamina B6, ácido pantotênico e niacina: o IDR é  extrapolado caso o consumo seja superior a aproximadamente 2,5 porções (facilmente alcançada)
·         cálcio: o IDR é extrapolado com consumo superior a 3,5 porções
·         zinco e ácido fólico: o IDR é extrapolado com o consumo superior a  4,3 porções

Discussão:

O cereal matinal Sucrilhos®, de forma geral, é eficiente ao suprir as necessidades nutricionais em crianças de 7 a 10 anos, desde que não haja consumo excessivo das porções. A quantidade de sódio pode ser interpretada como elevada, uma vez considerando que o consumidor terá outras refeições ao longo do dia contendo sódio.
O cereal matinal NESCAU®cereal, por sua vez, não apresenta bom equilíbrio quanto as porções necessárias correspondentes aos IDR, de tal forma que determinada porção pode extrapolar o IDR de apenas alguns grupos de nutrientes discriminados, como ferro e vitamina B12. A quantidade de sódio também é considerada elevada, já que corresponde a apenas uma porção do alimento.

Referências:

Resolução RDC nº 263, de 22 de setembro de 2005
Portaria nº 33, de 13 de janeiro de 1998


Por: Andressa Duarte e Helen Moraes

7 comentários:

  1. O que mais me preocupa em relação a esse tipo de alimento destinado ao público infantil é o elevado teor de sódio por porção. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo diário de sódio recomendado é de 2000mg, ou 2g por dia. Para crianças e adolescentes, os limites máximos de consumo de sódio e sal são ainda menores, como destacado na postagem (IDR=1,2g),visto serem populações mais vulneráveis. Apesar do rótulo definir uma porção de 30g, dificilmente essa é a quantidade ingerida realmente. Isso pode ser, inclusive, observado nas ilustrações das embalagens mostradas anteriormente, as quais sugerem uma grande quantidade do produto em grandes tigelas ou recipientes. Além disso, como bem foi ressaltado na postagem, a criança ou o indivíduo consumidor irá ingerir, ao longo do dia, outros diversos alimentos contendo sódio. Isso reflete numa grande quantidade de sódio ingerida durante o dia. Evidências científicas apontam que uma redução do consumo de sódio, principalmente nessas faixas etárias mais precoces, representa uma melhoria da saúde cardíaca na vida adulta, ao passo que descreve uma possível associação entre o consumo
    excessivo de sódio e o desenvolvimento de doenças crônicas, desde a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, câncer de estômago, doenças renais e osteoporose, por exemplo. De acordo com o Informe Técnico N. 50/2012 da ANVISA, que fala sobre o Teor de sódio de alimentos processados, em agosto de 2012, o Ministério da Saúde assinou um termo de compromisso com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), a Associação Brasileira
    das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMA), a Associação Brasileira da Indústria de trigo (ABITRIGO) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), com a finalidade de estabelecer metas nacionais para redução do
    teor de sódio para os cereais matinais. Porém ainda assim, dependendo da dieta do indivíduo, o teor de sódio presente nesses produtos descritos pode contribuir para uma alta ingesta por parte do público infantil. Achei importante destacar esse ponto, contribuindo para o alerta apresentado nessa postagem.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho determina os cereais matinais com população alvo as crianças de 7 a 10 anos, porém acredito que não seja uma realidade ja que por experiência própria adolescentes e adultos também são grandes consumidores, além de que são ingeridos ao longo do dia e raramente são tratados como matinais devido a Cultura de não se comer "biscoito" de manhã sendo considerados outros alimentos mais adequados para tal refeição. A má interpretação do rótulo pode levar a um julgamento de qualidade do produto errôneo, visto que o rótulo se mostra grande e com muitos "nutrientes", onde o consumidor dispensa a avalição da porção e do IDR, sendo exposto à riscos de saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Carolina, a avaliação na postagem foi feita para crianças entre 7 e 10 anos, mas isso não significa que este seja o único público consumidor. Somente foi escolhida essa faixa etária para uma exemplificação dos teores dos nutrientes.

      Excluir
  3. O trabalho determina os cereais matinais com população alvo as crianças de 7 a 10 anos, porém acredito que não seja uma realidade ja que por experiência própria adolescentes e adultos também são grandes consumidores, além de que são ingeridos ao longo do dia e raramente são tratados como matinais devido a Cultura de não se comer "biscoito" de manhã sendo considerados outros alimentos mais adequados para tal refeição. A má interpretação do rótulo pode levar a um julgamento de qualidade do produto errôneo, visto que o rótulo se mostra grande e com muitos "nutrientes", onde o consumidor dispensa a avalição da porção e do IDR, sendo exposto à riscos de saúde.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente é importante ressaltar que há uma grande diferença na composição dos dois produtos. Porém o que podemos ressaltar, é o alto teor de carboidratos apesar de ser fonte de minerais e vitaminas, principalmente em relação ao Nescau cereal. É importante destacar que esses alimentos são destinados principalmente para crianças, então todo cuidado e atenção é necessário, principalmente porque hoje temos um alto índice de obesidade infantil. Então, deve-se atentar principalmente ao alto teor de sódio. Este mineral, que estende o prazo de validade dos alimentos, está presente na maioria dos produtos consumidos (e adorados) pelas crianças, como bolachas recheadas, pães, comidas de fast food e, óbvio, nos célebres salgadinhos, que não receberam esse apelido à toa. A OMS passa a recomendar uma ingestão de menos de 2 gramas de sódio por dia para meninos e meninas entre 2 e 15 anos e a Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que entre 6 e 8% das crianças brasileiras já são hipertensas. Isso deve deixar os pais em alerta, portanto.

    ResponderExcluir
  5. Observa-se níveis elevados de açúcar e sódio, enquanto o teor de fibra é praticamente inexpressivo, diferentemente do anunciado nas propagandas e embalagens. Essas substâncias são consideradas essenciais para o desenvolvimento da criança. Porém, devem ser consumidas em quantidades adequadas, pois em excesso, elas podem causar obesidade e doenças como diabetes, e o sódio levar a problemas renais e àqueles relacionados à hipertensão arterial. Por isso, esses produtos devem ser utilizados em dosagem correta e havendo substituição dos açucarados por outros menos doces, evitando assim a alta ingestão de açúcar.

    Aluna: Thaís Benetti Fontes Matias
    DRE: 111304921

    ResponderExcluir
  6. É notório que produtos com esse apelo nutricional e infantil deveriam apresentar um porção diária mais significativa. Dificilmente o consumidor quantificará 3/4 de xícara e possivelmente realizará ingesta superior aos valores de IDR adequados levando-se em consideração os demais aimentos consumidos diariamente. Tal fato levará ao aumento significativo do consumo de sódio, açúcares e de ácido fólico sendo que esse aumento de modo cumulativo eleva significamente o risco de desenvolvimento de muitas doenças. Sendo assim, devemos ficar atentos a esses alimentos considerados "nutritivos".

    ResponderExcluir