Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

TAPIOCA: Uma boa alternativa ao pão?

TAPIOCA: Uma boa alternativa ao pão?
 



A tapioca não contém glúten. Portanto, apresenta-se como uma ótima alternativa ao pão para os portadores da doença celíaca. Já para aqueles que procuram uma dieta para redução de peso,
LEIA MAIS...

INTRODUÇÃO

A tapioca é um produto típico do norte e nordeste do Brasil, cuja goma é feita a partir da mandioca, na qual se faz a decantação da manipueira – líquido retirado da sua massa. Seu consumo virou moda entre aqueles que procuram seguir uma dieta mais saudável e equilibrada, principalmente com foco na redução de peso. Dessa forma, a tapioca vem sendo muitas vezes substituída pelo consumo de pão branco e pão integral. A tapioca também é conhecida por não conter glúten e, portanto, uma ótima alternativa para aqueles que possuem intolerância a esta substância (celíacos). Porém, a tapioca não contém fibras, tem baixas quantidades de proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais em sua composição além de seu alto índice glicêmico. Portanto,  fica em questão: será mesmo que a tapioca é uma boa alternativa ao pão para redução de peso?

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS
Segundo o TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), uma porção de 100g de tapioca contém:




% VD*
347.8kcal = 1461kj
17%
63,6g
21%
0,1g
0%
6,1g
28%
3,0g
-
0,2g
-
30,0mg
3%
75,3ug
13%
0,1mg
4%
3,2mg
1%
31,2mg
-
10,9g
-
8,4mg
1%
0,2mg
1%
19,3mg
-
0,0ug
0%
0,0mg
0%
157,5mg
7%
* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.


ANÁLISE E DISCUSSÃO

Quando comparamos os valores nutricionais da tapioca com os pães branco e integral, temos:

100g de alimento
Tapioca
Pão de forma branco
Pão de forma integral
Kcal
341
253
253
Proteína (g)
0,19
12
9,4
Carboidrato (g)
88,7
44,1
49,9
Fibra alimentar (g)
0,70
2,5
6,9
Cálcio (mg)
20
156
132
Ferro (mg)
1,59
5,7
3
Sódio (mg)
1
586
506
Potássio (mg)
11
65
163

Pode-se observar que a tapioca possui mais calorias que ambos os pães, além de uma quantidade maior de carboidratos. Além disso, vale ressaltar que normalmente, usa-se em torno de 80g de massa para fazer uma tapioca pequena. Enquanto que duas fatias de pão equivalem a 50g. Portanto, dependendo do tamanho da tapioca, o consumo de calorias será ainda maior. Outro fator de grande influencia é o recheio da tapioca, que irá elevar de forma considerável as calorias e quantidades de carboidratos e gorduras, que podem prejudicar na redução de peso.
Entretanto, a tapioca não é uma vilã dos alimentos. Além de possuir baixo teor de sódio, ela é uma ótima alternativa para variar a o cardápio, quando associada a recheios leves e consumo moderado e também para aqueles portadores da doença celíaca – intolerantes ao glúten. Também é uma boa opção para o fornecimento de energia rápido para os períodos pré-treino e pós-treino. Em contrapartida, se o objetivo é uma dieta com redução calórica para diminuição de peso, é preciso reconsiderar a ideia de substituição ao pão, principalmente ao pão integral.
                Se compararmos o pão integral à tapioca, o mesmo contém glúten, o que desfavorece o seu consumo para aqueles com doença celíaca. Porém vale ressaltar que não há nenhuma comprovação científica que uma dieta sem glúten promove emagrecimento. Entretanto, é um alimento rico em fibras, em comparação com a tapioca e pão branco, nutrientes esses que fornecem um menor índice glicêmico ao alimento e maior saciedade ao consumidor. Além disso, as fibras alimentares garantem um melhor funcionamento intestinal e colaboram no controle do colesterol. Os pães integrais ainda possuem maior quantidade de potássio em sua composição.

CONCLUSÃO

Faz-se necessário uma maior avaliação das dietas e novas sugestões propostas a todo tempo pelas mídias sociais. A tapioca virou a nova moda do momento e passou a ser substituída por muitos em suas dietas. Porém, pode-se concluir que ela não é a melhor alternativa como substituição ao pão integral quando o objetivo é o emagrecimento. Além disso, pode-se verificar que a tapioca é uma ótima alternativa para variação no cardápio e para aqueles intolerantes ao glúten. Portanto, é preciso considerar as necessidades do individuo, assim como os recheios incluídos na sua massa antes de se decidir pela sua substituição total.


BIBLIOGRAFIA

NEPA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos(TACO). 4ª ed. Campinas: NEPA – UNICAMP, 2011. 161 p.

PHILIPPI, S.T. Tabela de Composição de Alimentos – Suporte para decisão nutricional. São Paulo: Manole, 2013.
Um Diário Fitness. Disponível em <http://www.umdiariofitness.com.br/duvidas-comuns-sobre-a-tapioca/>. Acesso em 03 de agosto de 2016.

Um comentário:

  1. Ainda dentro do tema, ainda há questões relevantes, como uma substituição total da mesma como fonte de kcal, já que é alto em relação ao pão integral, porém sem preocupar-se com as outras fontes nutricionais necessárias para manutenção do organismo.
    Se analisarmos a fécula comercializada, em geral,componentes variam substancialmente em razão da variedade de espécies e, em menor escala das condições de cultivo, época de colheita e condições ambientais.
    Outra característica importante da raiz de mandioca é o teor de amido e de matéria seca. As raízes de mandioca acumulam amido como principal componente da massa seca.
    Alguns caracteres de natureza qualitativa também são importantes, como é o caso do teor de proteína subprodutos derivados das raízes, fator nutricional de grande relevância para quem se alimenta de raízes de mandioca. Haja vista, que a raiz de mandioca é a base alimentar de milhões de brasileiros e se encontra fora da lista dos produtos considerados mais nutritivos para a dieta porque contém pouca vitamina A, níveis reduzidos de proteínas e substâncias antioxidantes. A grande preocupação está no fato de que a população, principalmente de baixa renda é que se alimenta basicamente desse tipo de tubérculo, ficando muito mais exposta a problemas como a deficiência visual e desnutrição.
    Logo, um indivíduo que substitui parte de sua dieta com a tapioca exclusivamente, acreditando que sua alimentação está baseada apenas na kcal ingerida, estará sujeito ao montante de deficiências abordadas acima.
    Merielle de Souza Costa
    DRE:114140758
    Aluna de Farmácia - integral

    ResponderExcluir