Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Inellare - Suplemento de Cálcio e Vitamina D


Segundo a legislação, a ingestão diária recomendada de cálcio para adultos é 1000mg. Para a vitamina D a recomendação varia de acordo com a idade e localização geográfica. O produto Inellare é um suplemento de cálcio e vitamina D que se encontra na forma de tabletes mastigáveis sabor chocolate. Aliado à sua forma, o sabor chocolate levaria ao excesso da ingestão do mineral e da vitamina? Quais são os riscos do possível excesso? Leia mais >>>

INTRODUÇÃO

Na atualidade existe uma busca constante por uma vida mais saudável e longa o que acaba por motivar o consumo de suplementos. Na maioria das vezes os suplementos são vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação e dessa forma são importantes para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes de atividade física. O produto Inellare é um suplemento alimentar a base de cálcio e vitamina D, podendo ser encontrado no sabor chocolate. Este produto é indicado para complementar a ingestão de cálcio, auxiliando na prevenção de perda de massa óssea.
Assim como muitos outros produtos, o inellare também está sujeito ao consumo excessivo e, principalmente, devido ao seu agradável sabor de chocolate muitas pessoas podem erradamente utilizá-lo como uma guloseima. Todos os nutrientes possuem uma quantidade de ingestão diária recomendada (IDR). Dessa forma, ao consumi-lo de forma inadequada, alguns problemas de saúde podem surgir devido ao excesso desses nutrientes no organismo.


FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS

Composição nutricional de 1 tablete mastigável de Inellare:


Tabela Disponível em: < http://www.farmadelivery.com.br/inellare-calcio-vitamina-d-c-60-comprimidos>

O Inellare possui outros nutrientes porém, neste trabalho será explorado apenas o cálcio e a vitamina D que estão presentes nas quantidades de 400mg e 2,5ug, respectivamente.
Vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Os minerais são compostos inorgânicos, ou seja, possuem origem mineral e não podem ser produzidos no organismo de um ser vivo. Dentre os minerais temos o cálcio que está relacionado com várias funções do organismo como: estruturar os ossos e dentes, participar na coagulação sanguínea e do controle hormonal, entre outros. A absorção de Cálcio no organismo é mediada pela vitamina D.
As vitaminas são compostos orgânicos necessários em pequenas quantidades. Dentre as vitaminas temos a vitamina D que possui como função: manter as concentrações de cálcio no sangue, regular o metabolismo dos ossos e fazer a fixação de cálcio nos ossos e dentes, fundamental para o crescimento ósseo em crianças, entre outros. Cerca de 80% a 90% da quantidade de vitamina D necessária aos seres humanos é de fonte endógena, ou seja, é produzida pelo próprio corpo através da transformação do colesterol pelas radiações solares. Já os 10% a 20% restantes são provenientes da alimentação.

LEGISLAÇÃO

Segundo a Legislação Brasileira, Resolução - RDC nº - 269 de Setembro de 2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Ingestão Diária Recomendada do mineral cálcio para adultos é de 1000mg.
A metabolização endógena de vitamina D pode ser interferida por diversos fatores, sendo alguns: idade, latitude, estações do ano,  região geográfica, hábitos culturais, exposição ao sol e o uso por tempo prolongado do protetor solar. Dessa forma, a Ingestão diária recomendada de vitamina D varia de acordo com os fatores citados. Porém, de uma forma geral, segundo a Legislação Brasileira, Resolução - RDC nº - 269 de Setembro de 2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Ingestão Diária Recomendada da Vitamina D para adultos é de 5ug.

DISCUSSÃO

Os suplementos vitamínicos e minerais são encontramos nas formas mais diversas como gotas, comprimidos, doces ou amargos, e já fazem parte da alimentação diária de milhões de pessoas. O mercado de suplementos movimenta bilhões por ano, contando com uma grande diversidade de produtos, já que não faltam consumidores que, inclusive, optam pelo uso muitas vezes sem controle e dessa forma, tornando-o perigoso.
Para esse perfil de consumidor, muitas vezes o pensamento é de que minerais e vitaminais são componentes essenciais para o corpo e, portanto quanto mais os consumirmos, melhor. Porém, o efeito pode ser o contrário. Estudos ao redor do mundo têm evidenciado que o uso indiscriminado de suplementos, sem recomendação médica, além de não atuarem prevenindo doenças e lesões, pode também trazer prejuízos para a saúde de seu consumidor.
Parte da idéia de que vitaminas e minerais em excesso não fazem mal está na própria regulamentação, permitindo que os suplementos vitamínicos e minerais sejam vendidos como produtos alimentares  podendo ser comprados livremente, desde que os mesmos contenham concentrações de vitaminas e minerais dentro do que é preconizado de Ingestão Diária Recomendada.
O produto descrito neste trabalho (Inellare), segundo o rótulo, se encontra dentro do estabelecido pela legislação e sua indicação é de 1 a 2 tabletes diariamente de acordo com a necessidade do consumidor.
No entanto, apesar da sua recomendação de uso proporcionar quantidades dentro dos valores de ingestão diária recomendada, o risco de um consumo excessivo do produto e consequentemente do mineral cálcio e da vitamina D, existe.
Como já mencionado, o sabor chocolate adicionado ao produto pode se tornar um atrativo para que o seu consumo acabe se torne indiscriminado. Devido ao seu sabor doce, muitos consumidores podem utilizá-lo como guloseima justamente pela falsa idéia de que o excesso de minerais e vitaminais não causam prejuízos para a saúde, sendo algo muitas das vezes até desejável da parte dos consumidores.
O excesso de cálcio no organismo é denominado hipercalemia. Em geral, os sintomas iniciais da hipercalemia são: prisão de ventre, perda de apetite, náuseas, vômitos e dor abdominal. Os rins podem produzir grandes quantidades inabituais de urina. Quando há um excesso de urina, o líquido no organismo diminui e podem aparecer sintomas de desidratação. A hipercalcemia grave causa sintomas de disfunção cerebral, tais como confusão, alteração das emoções, delírio, alucinações, fraqueza e coma. Podem aparecer ritmos cardíacos anormais e desencadear-se a morte. Podem formar-se cálculos renais que contêm cálcio em pessoas com hipercalcemia crônica.
Tendo em vista que a vitamina D é importante para mediar a absorção de cálcio, seus sintomas estão intimamente ligados a hipercalemia. Dessa forma, o consumo excessivo de vitamina D pode causar intoxicação e determinar concentrações elevadas de cálcio no sangue. Os primeiros sintomas de intoxicação com vitamina D são perda do apetite, náuseas e vômitos, seguidos por sede excessiva, aumento da emissão de urina, fraqueza, nervosismo, hipertensão arterial, músculos fracos, ossos fracos e sangramento excessivo. O cálcio pode depositar-se em todo o organismo, especialmente nos rins, onde pode provocar lesões permanentes.

CONCLUSÃO

A busca por suplementos vitamínicos e minerais torna-se cada vez maior nos dias de hoje e muitas pessoas continuam pensando erroneamente que quanto mais desses nutrientes, melhor. Uma grande parte dos consumidores não procura orientação médica e informações sobre os possíveis prejuízos desses produtos. O produto Inellare não gera excesso dos nutrientes, desde que seja utilizado de forma consciente e adequada, seguindo as recomendações de uso. Caso contrário, o seu agradável sabor chocolate pode vim acompanhado de desagradáveis efeitos para o organismo em função de uma hipercalemia.
Assim como o Inellare, todos os suplementos devem ser utilizados de acordo com orientação medica, buscando informações sobre o seu uso correto e os seus possíveis efeitos negativos no organismo. Dessa forma, o objetivo da suplementação é atingido, garantindo uma melhor qualidade de vida e minimizando os prejuízos gerados por um excesso do consumo desses nutrientes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DE OLIVEIRA, Vanessa et al . Influência da vitamina D na saúde humana. Acta bioquím. clín. latinoam.,  La Plata ,  v. 48, n. 3, p. 339-347, set.  2014 .  

Minerais. Cálcio na alimentação. Disponível em < http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/18862> Acesso em: 28 de Julho de 2016.

Minerais no organismo. Disponível em<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/minerais-organismo.htm>. Acesso em 27 de Julho de 2016.

O que são suplementos alimentares.Disponível em < http://www.anutricionista.com/o-que-sao-suplementos-alimentares.html> Acesso em: 28 de Julho de 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Resolução RDC nº 269, de 22 setembro de 2005. Regulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (IDR) de proteína, vitaminas e minerais. Diário Oficial da União, 23 de setembro de 2005. Disponível em:< http://portal.anvisa.gov.br/documents/33880/2568070/RDC_269_2005.pdf/36ef25bc-80d4-465a-ac85-340587a7b850 >. Acesso em: 25 de Julho de 2016.

Uso indiscriminado de suplementos vitamínicos pode causar problemas que vão de cálculos renais a câncer. Disponível em < http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2014/08/uso-indiscriminado-de-suplementos-vitaminicos-pode-causar-problemas-que-vao-de-calculos-renais-a-cancer-4581345.html> Acesso em: 28 de Julho de 2016.

Altas concentrações de cálcio. Disponível em: < http://www.manuaismsd.pt/?id=163&cn=1287>. Acesso em: 27 de Julho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário