Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Peito de Peru é mesmo uma opção saudável?



 Muito se fala em ter uma alimentação mais saudável. Existe uma grande preocupação em manter um dieta equilibrada, e com o dia-a-dia cada vez mais corrido, onde as pessoas tem cada vez menos tempo a busca pela praticidade é grande. Um alimento muito prático e que pode estar presente em qualquer refeição, são os sanduíches e muito se difunde como opção saudável o uso do peito de peru, uma opção de proteína saudável e prática, mas será que é tão saudável assim?

INTRODUÇÃO

Em muitas revistas, blogs, e até mesmo recomendado por alguns nutricionistas se vê a indicação do uso do peito de peru para ser consumido como proteína no café da manhã, sendo uma opção com pouca gordura e boa escolha para quem quer perder peso.

Um dos grandes problemas quando se fala em dieta é a praticidade, e também os custos, já que opções mais naturais geralmente são bem mais caras. Por conta disso acaba sendo muito indicado o uso do peito de peru como uma opção de baixa caloria, mas que ainda assim oferece nutrientes para compor uma dieta equilibrada.

Existem diversas marcas no mercado que oferecem peito de peru, inclusive muitos o anunciam como produto saudável, e também oferecem versões ‘light' do produto.


2 comentários:

  1. O peito de peru, a salsicha, o salame, a mortadela
    , dentre outros tantos produtos embutidos comercializados na atualidade, são produtos curados, com adição de sal, defumados e em
    conserva, que possuem como componentes o nitrito de sódio, além de conservantes e corantes. Os nitritos presentes em embutidos irão interagir com aminas e amidas, substratos da alimentação e irao produzir nitrosamina no trato gastrointestinal, que é um composto cancerígeno. O efeito cancerígeno da nitrosamina pode ser potencializado quando associado à alimentação inadequada, tabagismo, consumo de álcool, dentre outros.O consumo de 100g de peito de perú pode estabelecer o consumo de praticamente uma demanda diária de Sódio. O consumo em excesso de sódio leva à hipertensão, retenção de líquidos, dentre outros efeitos indesejáveis à saúde. É importante estar atento não apenas ao valor de kcal presentes num alimento, mas também no seu valor nutricional, seus benefícios e malefícios ao organismo. No emagrecimento, é comum visar alimentos hipocalóricos, mas não é uma boa troca eliminar as kcal por excesso de sal. Ambos em excesso fazem mal a saúde.
    ANVISA. Manual de orientação aos consumidores: educação para o consumo saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.
    BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, 2014. 156 p.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um tema que carrega consigo muitas discussões, sendo a primeira delas o perigo na associação de saudável e embutidos, um assunto um tanto delicado para quem busca de fato uma alimentação melhor. Para uma melhor abordagem, visto que o trabalho não se baseou em nenhum rótulo específico, realizei uma breve pesquisa e analisei o rótulo do peito de peru defumado da Seara. Analisando apenas a quantidade de sódio, tem-se o equivalente 510 mg do componente em 60g que equivalem a 4 fatias. Levando em consideração que facilmente se ingere 4 fatias de peito de peru em um sanduíche, em apenas uma alimentação já se consumiu 1/3 da quantidade diária de sódio recomendada, de 1,5 g/d, de acordo com a Dietary Reference Intakes (exceto idosos com mais de 70 anos, bebês e crianças que tem uma recomendação ainda menor). Quando se analisa de uma forma geral tudo o que consumimos, é possível notar a presença de sódio em tudo ou quase tudo da nossa dieta, inclusive no sal extra adicionado às refeições. Sabe-se que o consumo de sódio em excesso é um dos principais fatores de risco para a hipertensão arterial, reconhecido também como uma das principais causas de complicações cardiovasculares. Assim, deve-se sempre estar atento às indicações e propagandas de produtos ditos saudáveis, e não se deixa levar pelo prático em detrimento do que de fato contribui nutricionalmente na dieta.
    Fontes:
    PADOVANI, Renata Maria et al. "Dietery reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais". Revista de Nutrição da PUCCamp. Ed. 19, VOL 6. Campinas. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rn/v19n6/09.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2020.
    Seara. Peito de Peru Defumado. Disponível em: https://www.seara.com.br/produto/peito-de-peru-defumado Acesso em 24 de setembro de 2020.

    ResponderExcluir