Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Cápsulas Detox emagrecem mesmo?



         As cápsulas Detox prometem uma ação de desintoxicação do organismo e o emagrecimento sem necessidade de uma reeducação alimentar, será mesmo que possuem esse poder?
Leia mais...

INTRODUÇÃO

De alguns anos para cá, ouve-se muito falar sobre a dieta desintoxincante, normalmente mais chamada como Detox. Esta é uma dieta que consiste no consumo de alguns alimentos que possuem ação desintoxicante, ou seja, eliminar do organismo todas as toxinas adquiridas durante o dia e isso ajudaria também na eliminação de peso.
Como o dia-a-dia é extremamente corrido e fazer sucos detox como são preconizados na dieta, são trabalhosos, então começou-se a produzir cápsulas com ação Detox. Essas cápsulas fariam a função principal da dieta, que seria, eliminar as toxinas do organismo e assim fazer com que a pessoa emagrecesse, mas isso aconteceria sem que precisasse de uma reeducação alimentar.
Devido a essa propaganda, de que poderiam fazer com que uma pessoa perdesse peso sem mesmo enfrentar uma mudança nos seus hábitos alimentares diários, essas capsulas tiveram uma venda muito grande, mesmo sem os consumidores saberem se realmente possuíam esses efeitos ou se estavam sendo enganados.


FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS

Os componentes destes produtos são um conjunto de vitaminas, zinco, farinhas de algumas frutas (farinha de maça, farinha de laranja, entre outras) e polpa de frutas. As frutas utilizadas tanto para a farinha e a polpa são frutas consideradas antioxidante, mas em quantidades muito reduzidas, ou seja, se essas frutas possuem alguma ação antioxidantes e emagrecedoras quando consumidas a fruta em si, não seria em quantidades extremamente menores que estas teriam algum efeito.
Já as vitaminas e outros ingredientes, só teriam o consumo relevante, se durante a alimentação diária não consumir a quantidade diária recomendada pela ANVISA.


LEGISLAÇÃO

Os produtos Detox são considerados como suplementos e para esse tipo de produto segue-se a RDC 27/2010, uma resolução na qual é usada para alimentos, suplementos, doces, chás, entre outros.
De acordo com o produto, este pode ser isento na obrigatoriedade de registro, como é o caso do Detox. Os produtos Detox são considerados suplemento, com isso, não podem afirmar que possuem alguma atividade terapêutica como é no caso dos medicamentos.


DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

As cápsulas Detox são vendidas como um potente emagrecedor, sem precisar sequer fazer uma reeducação alimentar, como também prometem uma solução para problemas de fígado, intestino; inchaço; TPM (tensão pré-menstrual), enxaqueca e celulite, mas são apenas suplementos alimentares.
Suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. E por serem suplementos, estes não podem fazer propaganda dizendo que possuem alguma atividade terapêutica, como emagrecer e todo resto que este promete.
Como analisado também, nenhum componente destes produtos possuem uma comprovação científica que são capazes de fazer seu principal efeito, na qual este é vendido, que é de emagrecer.


BIBLIOGRAFIA

BRASIL, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC nº 27, de 6 de agosto de 2010- Regulamento técnico referente a alimentos para fins especiais.

Dangers of detox diet pills. Acessado<http://www.dietpillswatch.com/dangers-of-detox-diet-pills/>. Em 30 de julho

Fabio.G; Uma nova abordagem analítica sobre teores de 'Zn' por HR-CSAAS em plantas medicinais voltadas ao emagrecimento. Acessado<http://repositorio.unesp.br/handle/11449/132482>. Em 30 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário