Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Qual a melhor hidratação?

Para uma boa hidratação é indicado, no mínimo, 2 litros de água por dia. Se trocarmos a água mineral por água de coco, irá ocorrer alguma modificação na hidratação? Leia mais...



Cerca de 60% da composição corporal humana é feita de água. Em nossos músculos, esse índice sobe para 75%. Presente em todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo, a água dá forma e compõe a estrutura das células, além de regular a temperatura corporal e auxiliar no transporte de oxigênio e nutrientes. Por isso, a hidratação é de extrema importância para todos os seres humanos, independente da faixa etária, sexo e composição física.
desidratação é descrita como perda dinâmica de água pelo corpo, diversos fatores podem contribuir para isso. A perda excessiva de água, por exemplo, faz com que o ritmo cardíaco aumente por conta da diminuição do volume sanguíneo.

Pela literatura temos a descrição de água de coco como: líquido riquíssimo que contém muitos nutrientes. É considerado um isotônico natural, uma vez que apresenta vários eletrólitos como sódio, potássio, fósforo e cloro, por isso possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas dos minerais. É um líquido perfeito para reposição de água e eletrólitos, perdidos em atividades físicas ou na desidratação. Também possui na sua composição carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras.


A Food and Drug Administration (FDA) determina a ingestão diária recomendada (IDR) ou Referência de Ingestão Diária (RID), obtido do inglês Reference Daily Intake, que representa o nível de ingestão diária de um nutriente que é considerado suficiente para atender as exigências de 97-98% de indivíduos saudáveis. A base para os valores diários de referência são indivíduos maiores de quatro anos e comendo 2.000 calorias por dia.
Para carboidratos esse valor equivale a 130g e para o sódio 2000mg (2g). Quando comparamos os valores presente nos rótulos da água mineral e água de coco, observamos a presença de 38,3mg/L sódio e 17g/330mL carboidrato juntamente com 20mg/330mL sódio, respectivamente.
Se a ingestão de água mineral for 2L por dia, cada indivíduo irá ingerir 76,6mg de sódio, já se o indivíduo fizer o uso de água de coco, na mesma quantidade, estará ingerindo 103g carboidrato e 121mg sódio.

Figura 1: Comparação dos rótulos água de coco (Marca X) e água mineral (Marca Y).

Pelo Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento, Instrução normativa nº 27, de 22 de Julho de 2009, estabelece os procedimentos mínimos de controle higiênico-sanitário, padrões de identidade e características mínimas de qualidade gerais para a água de coco. Segundo o artigo 2º conforme definido no art. 20, do decreto nº 6.871, a água de coco é a bebida não diluída, não fermentada, obtida da parte líquida do fruto do coqueiro (Cocos nucifera L.), por meio de processo tecnológico adequado.
Pelo art. 7º A água de coco esterilizada deverá possuir as seguintes características físico-químicas:

Figura 2: Características da água de coco pela ANVISA: foco em quantidade de sódio permitida.

Conclusão:
Fica ressaltado que ambos tipos de água, aqui presente e em questão, são funcionais para a hidratação do organismo humano, tem situações basais e esportivas. Percebemos, porém, que a presença de carboidrato e sódio variam o que é questionável quando se busca um meio mais saudável. Não podemos deixar de visualizar uma boa alimentação juntamente com a hidratação, não será só ingerido o tipo de água escolhida, terão outros alimentos.
Da visão química alimentar e nutricional as águas colaboram sim para a hidratação, ressaltando sempre realizar um acompanhamento nutricional ou farmacêutico.

Referências:
1- FDA. U.S. Food and Drug Administration. Code of Federal Regulations (CFR)

2- MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Instrução normativa nº, de 22 de Julho de  2009.

3- BRASIL. Resolução RDC ANVISA/MS RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003. Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 dez. 2003. Seção 1. 

 4- Institute of Medicine. Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes. National Academic Press, Washington D.C., 1999-2001. 

Um comentário:

  1. O assunto mostrado evidencia os benefícios que ambos líquidos oferecem ao organismo e dessa forma, a partir da prática proposta, determinada água poderá ser indicada de acordo com suas especificidades. Em práticas esportivas em que se são exigidas um elevado gasto calórico e um aumento da atividade muscular, ocorre um incremento da produção de calor no organismo, que é dissipado em parte pela produção de suor, sendo necessário a reposição de líquidos rapidamente. O estresse do exercício é acentuado pela desidratação, que aumenta a temperatura corporal, prejudica as respostas fisiológicas, o desempenho físico e produz riscos para a saúde. A água de coco pode representar um produto substituto aos suplementos hidroeletrolíticos, pois além da grande quantidade de potássio, possui glicose e por ser uma bebida natural, com aroma e sabor suaves e que pode ser consumida por todas as idades e a sua indicação na hidratação também é utilizada pelo fato de apresentar uma densidade semelhante à do plasma sanguíneo, pH favorável, presença de aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, ácido ascórbico e eletrólitos diversos.
    O benefício da ingestão de água de coco, em relação à água se dá também pela presença de carboidratos, que durante atividades prolongadas e de alta intensidade melhoram o desempenho e podem retardar a fadiga, pela prevenção da queda da glicemia e reposição dos estoques de glicogênio. A ingestão de água de coco, pelo seu conteúdo natural de sódio, auxilia na maior absorção de água e carboidratos no intestino delgado durante e após o exercício, isso devido ao transporte de glicose na mucosa do enterócito ser acoplado ao transporte de sódio.
    Portanto, como dito inicialmente, ambas funcionam de forma muito eficaz na hidratação corporal, no entanto, pesquisas comprovaram um maior rendimento em atividades físicas com a ingestão de água de coco devido a suas propriedades.

    ResponderExcluir