Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 19 de julho de 2015

Goji bery: alimento funcional ou emagrecedor?

Introdução:

A goji berry (Lycium barbarum, Solanaceae) tem sido utilizada como alimento e planta medicinal na Ásia, especialmente na China (em chinês é conhecido como gouqi ou ningxiagouqi) há mais de 2500 anos. O termo “berry” se refere a qualquer fruta pequena que carece de sementes e pode ser consumido inteiro.


Estas frutas possuem uma coloraçao bem particular. São chamadas de "super fruta ", pois seus brilhantes pigmentos vermelho-laranja são elevados em antioxidantes. Essa exorbitante quantidade de antioxidantes leva a fruta a primeira posição da tabela ORAC (Oxigen Radical Absorbance Capacity), a qual determina capacidade antioxidante dos alimentos. As propriedades antioxidantes têm sido demonstradas em diversos estudos in vitro e in vivo, que foram atribuídas principalmente pelo seu conteúdo de polissacarídeos e pela grande quantidade de flavonoides. Esses compostos tem a capacidade de reduzir compostos oxidados, quelar íons metálicos e sequestrar radicais livres. Outros compostos com capacidades antioxidantes presente no goji são a betaína e os carotenoides. Dentre os principais carotenoides constituintes da fruta, podemos destacar a eaxantina como predominante, representando 56% do total dos carotenoides na fruta. O goji berry contém diversas vitaminas, em especial, riboflavina, tiamina e vitamina C (42 mg/100 g). Os flavonoides são outra classe importante de compostos, sendo os principais indentificados: miricetina, quercetina e caempferol. A fruta contém ainda de 1 a 2,7% de aminoácidos livres, sendo o aminoácido prolina o constituinte principal. A taurina é outro aminoácido comumente presente na fruta.

Tabela ORAC:
Goji Berry
25300
Ameixa seca
5770
Açaí
3871
Romã
3307
Passas
2830
Mirtilo
2400
Amora
2036
Morango
1540
Framboesa
1220
Ameixa
949
Laranja
750
Uva vermelha
739
Cereja
670
Kiwi
602
Toranja
483
Maçã
218
Banana
210
Pera
134
Melão
100
Disponível em: http://gojiberrybrasil.blogspot.com.br/2009/06/tabela-orac.html


Estudos realizados in vitro e in vivo têm demonstrado melhora da sensibilidade à insulina, melhora do perfil lipídico por possuir propriedades hipocolesterolêmicas e  propriedades anticarcinogênicas dos compostos do goji. Entre os poucos estudos clínicos, Amagase e colaboradores (2008), em estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo realizado com 34 indivíduos saudáveis, verificaram que a administração de 120 ml do suco de goji durante 14 dias aumentou a sensação subjetiva de bem-estar geral, melhora do desempenho neurológico/psicológico e de funções gastrointestinais. Em 2009, Amagase e Nance, verificaram em 50 adultos chineses saudáveis com idades entre 55 e 72  anos, que a utilização do suco de goji durante 30 dias melhorou a resposta antioxidante.


Por outro lado, alguns estudos têm reportado potenciais propriedades alergênicas de compostos presentes no goji, devendo ser utilizado com cautela em indivíduos alérgicos. Outra precaução ao ser tomada é para indivíduos que fazem uso do medicamento varfarina, pois a fruta tem propriedades que potencializam o efeito anticoagulante do remédio, levando ao risco de hemorragias.


Fundamentos bromatológicos:
Composição nutricional:
  • 19 aminoácidos, entre eles o triptofano: Ajudam na composição de proteínas. O triptofano é o precursor da serotonina, agindo diretamente no sistema nervoso;
  • 21 minerais como ferro, cálcio e germânio - Apontado como anticancerígeno;
  • 22 polissacarídeos - Fortalece o sistema imunológico;
  • Ciperone- Faz bem ao coração e pressão arterial;
  • Betaína - Protetor para o fígado;
  • Selênio - Protege as células dos danos oxidativos;
  • Zinco - Tem ação antioxidante; participa da atividade enzimática; é importante para o sistema imunológico e mantém a estabilidade das membranas celulares;
  • Magnésio - Importante na geração de energia;
  • Vitamina C - Antioixidante

Dentre os constituintes, destacamos a betaína. Seu principal efeito fisiológico é como um osmólito e doador de radicais metil (transmetilação). Como um doador de radicais metil, a betaína participa do ciclo da metionina – primariamente no fígado e rins humanos. O consumo inadequado de grupos metil leva a hipometilação em vias muito importantes, incluindo: 1)distúrbio no metabolismo de proteínas hepáticas (metionina) determinado pela alta concentração de homocisteína plasmática e diminuição das concentrações de S-adenosilmetionina, e 2)metabolismo inadequado das gorduras hepáticas, o que leva a esteatose (acumulação de gordura) e consequentemente dislipidemias. Esta alteração no metabolismo hepático pode contribuir para várias patologias, incluindo doenças coronarianas, cerebrais, hepáticas e vasculares. A betaína tem mostrado proteger órgãos internos, melhorar os fatores de risco de doenças vasculares, e aumentar a performance. O crescimento corporal mostra que a betaína é um importante nutriente para a prevenção de doenças crônicas.


Outro constituinte importante é o magnésio. O mesmo é responsável por: melhorar o desempenho físico, porque é importante para a contração muscular; Prevenir a osteoporose, porque ajuda a produzir hormônios que aumentam a formação do osso; Ajudar a controlar a diabetes, porque regula o transporte do açúcar; Diminuir o risco de doença coronária, pois pode diminuir o acumulo de placas de gordura na parede das artérias. O magnésio também é importante na gravidez para evitar as contrações uterinas antes das 37 semanas de gestação.


Conclusão:
Com todos os benefícios trazidos a saúde de quem o consome, o goji berry se apresenta mais como um alimento funcional do que como um alimento emagrecedor, visto que o fato de gerar emagrecimento seria apenas mais um de seus benefícios e não o seu foco de ação.

Autoras: Thais Fernandes e Gabriela Carballo


Bibliografia:


Potterat O. Goji (Lycium barbarum and L. chinense): Phytochemistry, pharmacology and safety in the perspective of traditional uses and recent popularity. Planta Med. 2010;76(1):7-19.


Amagase H, Nance DM. A randomized, double-blind, placebo-controlled, clinical study of the general effects of a standardized Lycium barbarum (Goji) Juice, GoChi. J Altern Complement Med. 2008;14(4):403-12.


Amagase H, Sun B, Borek C. Lycium barbarum (goji) juice improves in vivo antioxidant biomarkers in serum of healthy adults. Nutr Res. 2009;29(1):19-25.


Larramendi CH, García-Abujeta JL, Vicario S, García-Endrino A, López-Matas MA, et al. Goji berries (Lycium barbarum): risk of allergic reactions in individuals with food allergy. J Investig Allergol Clin Immunol. 2012;22(5):345-50.


Carnés J, de Larramendi CH, Ferrer A, Huertas AJ, López-Matas MA, Pagán JA, et al. Recently introduced foods as new allergenic sources: sensitisation to Goji berries (Lycium barbarum). Food Chem. 2013;137(1-4):130-5.


Carnés J, de Larramendi CH, Ferrer A, Huertas AJ, López-Matas MA, Pagán JA, et al. Recently introduced foods as new allergenic sources: sensitisation to Goji berries (Lycium barbarum). Food Chem. 2013;137(1-4):130-5.

Yongliang Liu, Shaohua Zeng, Wei Sun, Min Wu, Weiming Hu, Xiaofei Shen and Ying Wang. Comparative analysis of carotenoid accumulation in two goji (Lycium barbarum L. and L. ruthenicum Murr.) fruits. BMC Plant Biology December 2014, 14:269.

4 comentários:

  1. Olá! Adorei essa reportagem, pois consumo muito frutas vermelhas e adoro!
    Principalmente goji berry, compro sempre do emporium sim sim, essas frutas são bem doces e graúdas, pra quem não acha o goji de excelente qualidade, deixei um site especializado! ABs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, boa tarde!!
      Não apareceu para mim o site.
      Pode me mandar.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Recentemente, se tornou a “favorita” dos nutricionistas ocidentais, mas já é usada a bastante tempo pelos orientais. Ele se tornou um dos mais novos alimentos almejados em busca do emagrecimento, mas como já reportado tal fruto possui diversas propriedades funcionais, o que pode auxiliar no emagrecimento.
    Além dos constituintes supracitados, o goji berry se destaca por ser rico em vitamina C que melhora o sistema imunológico, auxilia no emagrecimento, diminui o estresse, evita o envelhecimento da pele, proporciona resistência aos ossos e previne e melhora gripes e resfriados. Além disso, a fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Por ser a maior fonte conhecida de carotenoides, como foram apresentados alguns exemplos acima, é responsável por prevenir e auxiliar a saúde da visão e por conferir benefícios à pele, uma vez que proporciona fotoproteção em pessoas mais susceptíveis aos raios ultravioletas, segundo uma pesquisa da Universidade de Sidney.
    O fruto também é rico em vitaminas do complexo B, especialmente a B1, B2 e B6, em que a vitamina B1 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardíaco e é responsável por participar do metabolismo da glicose. Já a vitamina B2 atua como fator de proteção contra doenças cardiovasculares e processos tumorais. A vitamina B6 auxilia na degradação da homocisteína, substância que quando está em excesso na corrente sanguínea pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, sua principal função é a produção de epinefrina, serotonina, que proporciona bem-estar, e outros neurotransmissores.
    Em vista disso, pode-se dizer que o goji berry é sim um alimento funcional e, como consequência, apresenta propriedades que auxiliam no emagrecimento.

    Referências:

    Patrícia Bertolucci, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição;
    Professor doutor Edson Credidio, médico nutrólogo doutor em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
    http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17403-goji-berry-ajuda-a-emagrecer-e-melhora-o-sistema-imunologico;
    http://www.mastereditora.com.br/periodico/20141101_092013.pdf;
    https://authoritynutrition.com/9-benefits-of-goji-berries/?utm_source=newsletter&utm_medium=standard;
    http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388729/Informe+T%C3%A9cnico+n%C2%BA+66%2C+01+de+junho+de+2015/43dbb7ac-d9ea-45ac-ac4f-af615b103d9d;

    ResponderExcluir