Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Conservantes: mocinho ou vilão?





Aditivos alimentares são substâncias intencionalmente adicionadas a um produto com o objetivo de manter ou melhorar seu sabor, dar um “melhor aspecto” ao produto, mascarar ou adicionar odor, conservar por um tempo maior, aumentando seu tempo de prateleira, entre outros. Quem nunca ouviu: “isso é puro conservante...” ou “esse suco é cheio de química...”. De fato, grande parte dos alimentos que consumimos possui algum tipo de aditivo alimentar.
Aqui então, entra em questionamento do uso do “citrato de sódio” como aditivo do TODDYNHO. Este é um produto largamente conhecido no mercado brasileiro, e consumido amplamente, mas não exclusivamente, por crianças, o que chama mais atenção para o uso dessa substância. O citrato de sódio é um conservante que impede que o leite contido no produto coagule e estrague o produto. Isso aumenta o tempo de prateleira do produto.
Thaís Pimentel

Bio Fibras com 2 probióticos: quanto mais melhor? Uma análise entre consumo de probióticos frente as suas alegações benéficas.



O uso dos alimentos chamados funcionais como meio profilático ou regulatório de alguns problemas de saúde é cada vez mais notório. Dentro deste contexto insere-se os probióticos, microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo. Estes alimentos têm apresentado uma variedade de produtos de diferentes marcas com uma presença nas prateleiras de supermercados e na mídia crescente.
O Bio Fibras líquido da Batavo é um exemplo peculiar, já que é uma bebida láctea produzida a partir de iogurte que apresenta não um, mas dois probióticos o Lactobacillus Acidophillus e o Bifidobacterium Lactis, que chegam vivos ao intestino ajudando na regulação deste por meio de uma inibição competitiva com a microbiota do meio. Diante disso podemos nos questionar: a união de dois tipos de microrganismos corrobora para um melhor efeito do produto ou seria uma estratégia de marketing? Esse questionamento pode ser reforçado tendo como exemplo as sanções feitas pelo órgão regulador de alimentos da UE em relação às alegações benéficas desses produtos e os questionamentos que cercam esse tipo de alimento em todo mundo.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FIXA-CAL®: DA CONCHA DA OSTRA AO CÁLCULO RENAL.



Produto Nutracêutico é, por definição, um “alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios médico-terapêuticos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de uma doença, debilidade ou disfunção. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados, produtos herbais e alimentos processados, como cereais, sopas e bebidas.” (KWAK & JUKES, 2001a; ROBERFROID, 2002; HUNGENHOLTZ, 2002; ANDLAUER & FÜRST, 2002).
Com base no conceito de “alimento nutracêutico”, este trabalho visa uma avaliação dos riscos potencialmente acarretados pelo consumo deste tipo de produto de forma indiscriminada, uma vez que a propaganda pode, muitas vezes, sugerir uma idéia de “cura natural”, incentivando a utilização de elementos deste grupo como terapia alternativa (e, em alguns casos, até mesmo substituindo tratamentos medicamentosos), o que pode resultar no consumo de nutracêuticos sem acompanhamento/ assistência profissional. E até que ponto isso pode ser benéfico ou prejudicial à saúde?


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Será que a Caralluma Fimbriata realmente emagrece sem sofrimento?



Para todos vocês que desejam emagrecer e a cada semana começam uma nova dieta compram revistas, entram em sites, a cada semana uma “dieta milagrosa”. Todo mês a ida a academia é adiada, mas quando chega o verão, ah o verão ficam enlouquecidos para um corpo perfeito igual a dos famosos. Há a nova modinha do momento, a Caralluma Fimbriata. Segundo a mídia, celebridades como Gisele Bündchen e Ivete Sangalo são algumas que fazem uso dos benefícios da Caralluma. Relatos dizem que dá para perder até 6 kg em uma semana com o uso das cápsulas de Carraluma Fimbriata, três vezes ao dia, logo após as refeições. Foi a maior revelação há muito tempo, embora seja utilizada desde tempos antigos, indianos mascavam as folhas de Caralluma Fimbriata para reprimir a fome nos longos dias de caça devido às suas capacidades de reduzir o apetite e de aumento da resistência física. Posteriormente, foi usada por trabalhadores do sul da Índia sendo considerada a "riqueza do país". Extraída de um cacto indiano, a substância vem sendo apontada como um dos produtos naturais mais eficazes para emagrecer, capaz de fazer você emagrecer sem sufoco, eliminando toxinas, comendo menos, sem sentir fome, queimando gordura, com muito mais energia, disposição e entusiasmos. Ah! E você que não resiste a um sorvete, a uma torta, a um chocolatizinho, dizem que a Caralluma inibe a vontade de comer doces de forma demasiada. Relatos mostram que até mesmo sem dieta dá para secar até 4 kg em um mês e sem o efeito posterior de trazer os quilos perdidos de volta como os medicamentos tradicionais. Mas será que isso tudo é verídico? A Caralluma realmente emagrece sem sofrimento? Ou será tudo um marketing?

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Suco de Cranberry, até que ponto é benéfico?

O produto Suco de Cranberry pode contribuir para a prevenção de doenças no coração e no canal urinário por ter substâncias que ajudam a prevenir a aderência e reprodução de certas bactérias na mucosa humana
Pessoas com problemas urinários e gastro-intestinais recorrem a este produto uma vez que além de possuir propriedades terapêuticas consiste em um alimento rico em vitaminas, fibras e aminoácidos.
O suco de cranberry também apresenta rica quantidade de antioxidantes, fitonutrientes encontrados nas plantas, relacionados ao combate de doenças cardíacas, câncer e outros males.
Porém alguns detalhes pouco relevados como a quantidade e freqüência de uso ideal, a concentração elevada de oxalato e os possíveis riscos não são totalmente conhecidos, principalmente pelos consumidores

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mel para Crianças Menores de 1 Ano e Seus Riscos Toxicológicos



    Recomenda-se que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel. Essa recomendação se deve a presença de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal no mel. Crianças que ainda não tem a flora intestinal completamente formada estão mais vulneráveis a toxina liberada pelo bacilo Clostridium botulinum. O botulismo intestinal se inicia após a transformação desse bacilo para a forma vegetativa e é nessa forma que ele libera a toxina botulínica no intestino.

Afinal, Creatina segura é Creatina efetiva?


Você ficaria surpreso ao saber que as doses seguras dos suplementos de Creatina podem não estar sendo efetivas no seu treinamento? E que produtos, como o Creatine Tabs, alegam propriedades não comprovadas em seus rótulos e propagandas?
“A formulação inovadora com carboidratos garante a melhor captação da creatina pelo músculo aumentando os estoques intramusculares de creatina” e “Este produto é livre de contaminantes e não provoca danos renais”.
Essas informações, divulgadas pelo fabricante, são baseadas em artigos científicos. Mas não correspondem à realidade. Quer saber por quê?

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Óleo de alho®: Redutor dos níveis de Colesterol?




A aterosclerose é uma doença crônica-degenerativa com forte base inflamatória que leva à obstrução das artérias pelo acúmulo de lipídeos (principalmente colesterol) em suas paredes. Podendo ter a combinação de dois fatores, hábitos alimentares e genética. O vaso que possui a placa de ateroma se torna rígido e perde sua elasticidade. A aterosclerose pode causar danos a órgãos importantes ou até mesmo levar à morte. Seu tratamento pode ser através de uma reeducação alimentar, prática de exercícios, uso de medicamentos e até mesmo produtos nutracêuticos. Qual a metodologia mais eficaz?

Isoflav®: A solução para as “ondas de calor” em mulheres na menopausa?






A menopausa é o estágio da vida da mulher onde cessa a produção dos hormônios femininos (estrógeno e progesterona) pelos ovários resultando em várias modificações no organismo, como menstruações mais escassas, ondas de calor, alterações na libido e humor. Os diversos produtos à base de soja contêm proteína Isoflavona que possui uma estrutura similar ao estrógeno (fitoestrógeno) e com isso, alivia os sintomas indesejados por mulheres na menopausa.


Produtos derivados de soja apresentados como nutracêuticos (Isoflav) possuem a eficácia para a redução dos efeitos decorrentes da menopausa?

Nutracêutico Primulive®: Suplementação natural com promessa de benefícios




Atualmente, vem se tornando maior o interesse da população em ter uma dieta saudável, balanceada e completa. Ainda há muito o que melhorar, não só pela educação alimentar de cada indivíduo, mas também pelas condições (financeiras, educacionais, etc) em que grande parte da população se encontra, o que dificulta muitas vezes o acesso às mesmas alternativas. E o que se chama de alternativas?

O Primulive® promete benefícios que normalmente eram procurados em fármacos sintéticos, além de suplementar a alimentação com os ácidos graxos presentes nele. E por ter origem natural, ele se ausenta de efeitos adversos que normalmente vêm atrelados aos fármacos sintéticos.

Além de sua função principal de regulador do colesterol, ele garante benefícios como: alívio dos sintomas da TPM; auxílio na regulação da inflamação; atua como coadjuvante na artrite reumatóide; mantém a pele saudável e hidratada, evitando problemas de pele; e aumento da imunidade.

Baby food: seu filho vai crescer fortinho?





As infant formulas são usadas em substituição ao leite materno por crianças de até três anos de idade, que não podem ser amamentadas pela mãe. Portanto, espera-se que sua composição seja equivalente ao leite materno, para assim, ter o mesmo valor biológico. O ácido linoléico é um ácido graxo poliinsaturado, o qual deve conter nas fórmulas por ser uma substância importante para o desenvolvimento da criança e em muitas formulações, se encontra abaixo do teor recomendado. Será que você está alimentando seu filho como deve?

Yakult, os benefícios são só para seu intestino?




Há mais de 40 anos chegou no mercado brasileiro o leite fermentado que prometeu manter o equílibrio da flora intestinal de seus consumidores. Tal promessa foi cumprida com tamanho êxito, que o reflexo deste sucesso é comprovado nas 25 mil unidades de Yakult consumidas diariamente em 31 países diferentes. Classificado como Alimento Funcional e aprovado pela ANVISA em 2001, o Leite Fermentado Yakult é um alimento à base de leite desnatado, fermentado por lactobacilos selecionados, os exclusivos probióticos Lactobacillus casei Shirota, que resistem como nenhum outro à acidez do estômago e chegam vivos em maior quantidade ao intestino, para auxiliar na regularização das funções intestinais e na proteção do sistema digestório. Mas será que seus benefícios estão limitados a estes sistemas???

domingo, 5 de dezembro de 2010

Polivitamínicos: Será que precisamos mesmo deles?


Centrum, produto de complementação alimentar, fornece em dois exemplos dos seus diversos nutrientes, 400 mcg de vitamina A e 8,1 mcg de Ferro por comprimido (completando 67% e 58% do IDR para adultos). A ingestão de apenas 1 ovo e meio ultrapassa as necessidades diárias de vitamina A e Ferro, e sem o risco de problemas com intoxicação promovidos pelo uso de polivitamínicos.
De acordo com o ministério da saúde para se atingir uma dieta equilibrada para o brasileiro precisamos das seguintes quantidades alimentares: 6 porções de cereais, tubérculos e raízes; 3 porções de frutas; 3 porções de legumes e verduras; 3 porções de leite e derivados; 1 porção de carne, peixes e ovos. Atingido assim quantidades necessárias de carboidratos, lipídeos e proteínas, além de nutrientes essenciais como vitaminas e minerais.
O uso de polivitamínicos, em suas propagandas, é destinado à indivíduos que não conseguem atingir a ingesta diária de 6 porções de frutas e verduras. Mas alimentação do brasileiro é composta de inúmeros outros alimentos além de frutas e verduras, não sendo necessário o uso, na maioria dos casos, de polivitamínicos como complemento alimentar.

Óleo de Cártamo: o milagre da vez?!




A propaganda do óleo de cártamo em capsulas, em sites, revistas e cartazes, propõe que, ao consumir continuamente esse suplemento nutricional haverá perda considerável de gordura corporal.
O óleo dessas sementes, rico em ácido linoléico (até 70% de sua composição) é apontado como o responsável por esta “mágica”, por, como informado pelo produtor e pela propaganda, inibir a enzima LipoProteína Lipase (LPL), responsável por armazenar gordura no nosso corpo.
No entanto não há nenhuma evidencia cientifica para esta afirmação e já que o produto propõe um mecanismo de ação este deveria ter fundamento cientifico, pois desta forma não deveria ser tratado como APENAS um suplemento nutricional, sendo rotulado, anunciado, registrado e comercializado como alimento. Trata-se agora de um agente farmacológico, um produto medicamentoso, podendo, assim como medicamentos, causar graves efeitos colaterais.
Não mais grave, deve-se ponderar que, dessa forma proposta, apenas evita-se o acumulo de MAIS gordura, ou seja, a anunciada perda de gordura corporal só é obtida com a realização de exercício físico intenso.

Ração Humana: um alimento com alegação de propriedade emagrecedora e reguladora da função intestinal, será que não precisa de registro na ANVISA?


A Ração Humana entrou no mercado no início do verão de 2009 e desde então tem se tornado um substituto de refeições alimentares na mesa dos consumidores com o propósito de emagrecer. Este suplemento já foi alvo de reportagem entre as principais emissoras da televisão brasileira, as quais veiculam suas propriedades funcionais emagrecedoras e reguladoras da função intestinal. Diante destas afirmações, este trabalho teve por objetivo pesquisar a regularidade sanitária destes produtos junto à ANVISA de modo a prestar um serviço informacional à população, visto que a ração humana é dispensada de obrigatoriedade de registro junto à Agência de Vigilância Sanitária.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Como alertar as mães quanto às diferenças entre as Infant Formulas para dietas especiais?
















NAN HA é uma infant formula hipoalergênica, para bebês que apresentam intolerância ao leite, inclusive o leite materno, devido à proteína do leite. Existem outras infants formulas, para crianças não com alergia à proteína, mas com problemas na ingestão de lactose, como é o caso do NAN Sem Lactose. Talvez algumas mães possam se confundir na compra e uso desses produtos expostos em prateleiras de supermercados. Como evitar isso?

Aditivos edulcorantes: quais seriam os riscos da utilização do ciclamato de sódio?





Ultimamente várias empresas começaram a lançar as linhas de produtos Zero, o que indica que o alimento apresenta restrição ou isenção de algum nutriente, muitas vezes açúcar, em comparação com a versão tradicional. Para diminuir as calorias são utilizados os chamados adoçantes artificiais, como a sacarina, aspartame e o ciclamato de sódio. Estes dois últimos fazem parte da composição de um dos refrigerantes da linha “zero” mais populares do mundo, a Coca-Cola®.

Mas afinal, o ciclamato de sódio, presente na Coca-Cola Zero e outros refrigerantes light ou diet, faz ou não faz mal à saúde? Esta ainda é uma questão bem controversa. Por um lado, a Food and Drug Administration (FDA), órgão de controle de drogas e alimentos nos EUA, proíbe o produto há 40 anos, baseado em pesquisas que apontavam que a substância seria cancerígena. Já a Organização Mundial de Saúde, através de um comitê de especialistas em aditivos alimentares (JECFA), considera que o produto pode ser consumido, mas estabelece quantidades máximas de ingestão diária.

Leite: integral, desnatado ou semidesnatado, qual a melhor escolha para sua saúde?



A apresentação do leite no mercado é variável e aceita-se a alteração de suas propriedades para satisfazer preferências dos consumidores. Uma alteração muito freqüente é a desidratá-lo (Liofilização), tornando-o leite em pó, o que facilita seu transporte e armazenagem. Também é usual reduzir o conteúdo de gordura, aumentar o de cálcio e agregar sabores. Sendo assim, qual a diferença entre os tipos mais comuns e seus reais benefícios?

Red Bull: Sinergia e interações



O uso de bebidas energéticas é muito popular entre os indivíduos notívagos, que muitas vezes as associam à bebidas alcoólicas. A ANVISA obriga a inclusão de avisos nos rótulos, não recomendando a prática. Além disto, estudos científicos apontam para uma possível relação entre o desenvolvimento de alcoolismo e o consumo de tais bebidas.

O morango não saiu do pé e a fonte está um pouco seca. Esse sorvete é bom mesmo para você?





O cálcio é um nutriente essencial. Importante para a formação de ossos e dentes, auxilia na coagulação sanguínea e contração muscular.O leite é o alimento natural com a maior concentração de cálcio.O morango é uma fruta que contém grande quantidade de vitamina C, possui também potássio, ferro e cálcio em sua composição, entre outros nutrientes mas...Sorvete de morango é diferente de sorvete sabor morango.Apesar da imagem no rótulo, o sorvete Kibon não tem morango e a fonte de cálcio não vem do leite.Então, de onde vem o cálcio e o morango deste produto?

Health Claims: Até que ponto os fitosteróis reduzem o colesterol?



A Nestle vem veiculando por seu site a seguinte propaganda: “agora baixar o colesterol ficou mais gostoso”. Mas será que basta o consumo do Molico ActiCol para reduzir a taxa de colesterol? Mas todo colesterol é ruim? O rótulo do produto vem com um selo de Aprovado pela Sociedade Brasileira e Cardiologia. Mas o que isso significa? Todas essas representações que fazem, sugerem ou implicam uma relação entre o alimento (ou componente deste) e a saúde são conhecidas como health claims. Porém, até que ponto o consumo desses alimentos auxilia na terapêutica? Será que por si só resolvem o problema?

Comprimidos de Levedura PROLEV Extra Power : Excesso de levedura faz mal? E o restante da composição?




Saccharomyces cerevisiae é uma espécie de  fungo amplamente utilizado na indústria. Nos últimos anos pesquisas vem demostrando diversos usos potencialmente medicinais para produtos contendo esse fungo


Valendo-se desse forte apelo e aceitabilidade,  diversos fabricantes vem utilizando as Leveduras na composição de produtos. A própria  levedura de cerveja já é rica em proteínas, vitaminas e minerais que, em excesso, podem ser danosos ao organismo.  Mas isso não é o bastante, para agravar o quadro é lançada a versão extra power que segundo o fabricante, “é reforçada com um premix de 25 vitaminas e minerais indispensáveis ao bom e saudável metabolismo orgânico”.


Alguns desses compostos tão “indispensáveis” são facilmente encontrados em alimentos que normalmente consumimos diariamente. Outros estão presentes em tal teor que, consumidos nas quantidades  recomendadas pelo próprio fabricante, representam mais de 130% do VDR(valores diários de referência) representando um risco à saúde dos consumidores
 

Biocártamo - Vale a pena arriscar a saúde por algumas gordurinhas?




Herbarium lança BIOCÁRTAMO: Cápsulas à base de Óleo de Cártamo reduzem a gordura abdominal além de proporcionar outros diversos benefícios à saúde. Mas, e os malefícios?
Disponível em cápsulas, Biocártamo é composto pelo Óleo de Cártamo (Carthamus tinctorius L.) uma planta que pertence à família Compositae e que é muito apreciada no Oriente pelo óleo rico em ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados obtido de suas sementes.
Os fabricantes se valem desse produto já que ele possibilita a perda de gordura abdominal e enfatizam a redução de riscos de doenças cardiovasculares proporcionando também a queda dos índices de LDL (o colesterol ruim), o aumento da massa muscular (ocasionada pela perda da gordura corporal e o aumento da proporção de massa magra), além de ser fonte de ômega 6 e ômega 9 (gordura boa).
Mas na hora da venda e exposição do produto não informam os malefícios e o quão prejudicial esse nutracêutico pode ser a saúde. Os efeitos colaterais também parecem ser relevantes. Então vamos analisar esse produto e mostrar o que pode estar escondido atrás de uma redução de gordura abdominal. Vamos ver quantas pessoas ainda vão querer adotar esse método!

Aditivos Alimentares: Será que tem como substituir?



O Dolly guaraná é um refrigente produzido a base de extrato de guaraná, planta nativa da floresta amazônica e, atualmente, cultivada em várias regiões do Brasil. A empresa produtora, a Dolly, é uma empresa 100% brasileira que utiliza um personagem de caráter infantil, o Dollynho, sendo uma marca bastante atrativa a crianças. O refrigerante apresenta os aditivos benzoato de sódio como conservante. benzoato de sódio já foi citado como causa de casos de crises alérgicas em crianças com intolerância a aspirina e como causa de hiperatividade em crianças. Segundo a Portaria SVS/MS n° 540 de 27 de outubro de 1997, o uso de aditivos necessita de razão tecnológicas, nutricional ou sensorial para ser ultilizado e quando sua função puder ser obtida por processo de fabricação adequado seu uso torna-se inadequado. Segundo a Associação Nacional dos Industriais de Refrigerantes e Sumos de Frutos (ANIRSF) de Portugal, os refrigerantes são submetidos a um processo físico de conservação, a pasteurização, ou seja, sem adição de aditivos. Seria possível que o Dolly guaraná fosse produzido sem a adição do conservante e prevenir, assim, sua criança dos efeitos prejudiciais deste composto?

Chá Verde Feel Good: um chazinho é sempre bom?


O chá verde tem sido utilizado há anos como um alimento funcional devido aos polifenóis presentes nas folhas da Camelia sinensis. Os polifenóis apresentam efeitos pró-emagrecedores e antioxidantes, ações que contribuem para o sucesso desta bebida. A grande demanda pelo chá verde resultou na sua industrialização e os pacotinhos para infusão foram substituídos por latas contendo um chá “pronto para beber”, como o Chá Verde Feel Good. Outros benefícios do chá são anunciados pelo fabricante, como o auxilio na redução do LDL e o fortalecimento dos dentes, se este for ingerido diariamente. O layout da marca sugere “Zero calorias, dez em saúde.”, mas quanto do produto deve ser ingerido diariamente para o aparecimento do efeito “good”? A presença da cafeína deveria determinar a quantidade máxima a ser ingerida do chá verde?

Alimentos enriquecidos, complemento ou substituto?







O consumo e produção de alimentos enriquecidos obtiveram um grande crescimento nas ultima décadas, este fato deve se a ilusão do consumidor que considera este sendo o melhor para sua saúde em relação aos sem enriquecimento. O Ades Nutrikids, que é enriquecido com vitaminas e sais minerais, chega ao mercado e se posiciona como um alimento gostoso, saudável e coadjuvante ideal para a alimentação saudável das crianças. Entretanto não se sabe se seus componentes enriquecidos, como vitaminas e cálcio, que são declarados em seu rotulo como um benefício à saúde ira apresentar a mesma absorção dos alimentos normais, e além disso não se sabe se o consumo excessivo de alimentos enriquecidos pode gerar algum dano a saúde das crianças. Com isso o que deve ser considerado na hora da escolha da compra, um produto enriquecido ou o alimentos em natura?

Alimentos Funcionais: Seriam mesmo capazes de substituir uma alimentação saudável?




O conceito de alimento funcional, criado na década de 80, foi oriundo de um mercado de alimentos impulsionado cada vez mais pelas inovações técnico-científicas aliadas à retórica de uma alimentação saudável. No entanto, ao mesmo tempo em que esses produtos surgem como uma possibilidade de solucionar certos problemas de saúde pública, eles geram também confusão aos consumidores, tendo em vista que estão situados de maneira ambígua entre alimento e medicamento, dificultando assim sua classificação e regulamentação.

Infant Formulas: E agora?! Tiro o “doce” da criança?!




O desmame precoce é visto com bastante freqüência devido à entrada da mulher no mercado de trabalho, o aumento da urbanização e, também, está a influência da propaganda de alimentos artificiais, que mostra, tanto à população em geral como aos médicos pediatras e nutricionistas, que a substituição do leite materno pelas fórmulas industrializadas é adequada.
Porém, teriam de fato as fórmulas infantis a mesma composição qualitativa e quantitativa do leite materno? Poderiam elas de alguma forma afetar a saúde e os hábitos alimentares do bebê?