Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O uso inadequado de Shakes e o risco de desequilíbrio nutricional



O lipomax shake possui a quantidade de nutrientes necessária para substituir uma refeição principal e ainda manter o organismo equilibrado?

De acordo com o fabricante o Shake Diet Lipomax com Leite nos sabores Chocolate, Morango e Baunilha contém colágeno, que age na firmeza da pele combatendo a flacidez e te auxilia de uma forma saudável a emagrecer. O Kit Shake Lipomax com Leite, vem em três sabores, auxilia no emagrecimento, substitui as principais refeições, promovendo saciedade e praticidade. O uso de shakes de baixa caloria, como o lipomax, para substituir uma ou até mesmo duas refeições principais do dia pode gerar danos sérios a saúde, como por exemplo hipovitaminoses, já que não garantem o consumo ideal de 2000 kcal por dia, e ainda não possuem a quantidade de vitaminas e minerais adequada para o bom funcionamento do organismo.



Revisão da Legislação:
A legislação que regulamenta os shakes é a Portaria nº 30, de 13 de janeiro de 1998.
Em relação a energia é estabelecido que esta não deve ser inferior a 200 kcal (840 kJ) nem exceder a 400 kcal (1.680 kJ) por porção pronta para o consumo. As proteínas devem fornecer no mínimo 25% e no máximo 50% do valor energético total desses alimentos. A ingestão total diária de proteínas não deve exceder a 125g. às Refeições devem fornecer por porção, na refeição substituída, no mínimo 33% da quantidade de vitaminas e minerais constantes do ANEXO B da legislação.
Para a rotulagem dos shakes são pontos importantes estabelecidos nessa legislação: A instrução do modo de uso do alimento para redução, manutenção ou ganho de peso corporal ; A orientação em destaque e em negrito: "Ao consumir este alimento aumentar a ingestão diária de água" ; A orientação em destaque e em negrito: "Este produto não deve ser usado na gestação, amamentação e por lactentes, crianças, adolescentes e idosos, exceto sob indicação de médico ou nutricionista", para o Alimento para redução ou manutenção de peso por Substituição Parcial das Refeições ou para Ganho de Peso por Acréscimo às Refeições.

Fundamentos bromatológicos anunciados e discussão




Os componentes da tabela nutricional do shake lipomax estão dentro da quantidade estabelecida pela legislação da ANVISA.


Apesar do produto afirmar ser seguro para emagrecer através da substituição de refeições principais e estar dentro da legislação da ANVISA, existem riscos importantes.
O primeiro ponto seria que a quantidade de calorias ideal para o consumo diário seria de 2000 kcal, enquanto que cada porção do produto fornece apenas 200 kcal. Se uma pessoa ingerir duas porções do produto e fizer mais uma refeição completa, pode não atingir nem 1000 kcal, gerando um quadro de déficit nutricional. Caso a pessoa ainda faça exercícios físicos, o gasto energético poderá ser muito maior que o ganho, podendo gerar problemas para o organismo.
O risco de hipovitaminoses é outra questão importante. Se a pessoa consumir os shakes e a sensação de saciedade a fizer não consumir outros alimentos, há o risco da quantidade de vitaminas ficar abaixo do recomendado diariamente. Se o consumo for feito dessa maneira inadequada por um longo período de tempo pode gerar sérios problemas de saúde como uma beribéri hipovitaminose causada pela falta de vitamina B1, responsável pelo bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração.
Além disso, quando o indivíduo parar de utilizar o shake pode voltar a ganhar peso rapidamente, sem benefícios para a saúde, já que na maioria das vezes os shakes favorecem a perda de massa muscular, água, eletrólitos e minerais, ao invés de gordura.
Nas pesquisas realizadas em 2005 e 2010 , a ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) apresentou dados apontando que os shakes de substituição de refeição estão longe da dieta tida como saudável e recomendada por nutricionistas, por possirem uma quantidade muito restrita de calorias e de gorduras, além de apresentarem uma porcentagem excessiva das calorias em forma de proteínas e carboidratos.

Conclusão

Os shakes não são a forma mais adequada para emagrecer, como foi observado com os riscos que oferecem ao consumidor. A legislação deveria aumentar a quantidade mínima de calorias permitidas por porção dos shakes e proibir que fossem indicados como substituintes de refeições principais. Se houver a necessidade de sua utilização o correto é consultar um nutricionista que programe uma dieta que forneça os nutrientes necessários para se emagrecer com saúde utilizando o shake como um elemento da alimentação, e não como um substituinte das refeições principais. A alimentação equilibrada aliada a prática de exercícios físicos regulares é a melhor opção para quem deseja emagrecer de forma saudável e sem oferecer riscos à saúde.

Referências:
<http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/394219/PORTARIA_30_1998.pdf/31b6e27f-4640-401b-9981-1b33f9834d73>.Acesso em 20/12/2016
Disponível em: <http://www.drogasil.com.br/lipomax-shake-diet-economico-com-leite-3x1-3-saches-com-300g-cada.html?utm_campaign=&utm_content=52934&utm_medium=ppc&utm_source=comparador-google.com.br&utm_term=&gclid=CjwKEAiAp97CBRDr2Oyl-faxqRMSJABx4kh9j1jcT-t8btdQpi-8r9yEQ5EDbUYhjggz7AVyBBBb0BoCKu3w_wcB>.Acesso em 20/12/2016
Disponível em: <http://www.unifal-mg.edu.br/cefal/sites/default/files/Boletim_024_0.pdf>.Acesso em 20/12/2016
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/07/22/shakes-emagrecedores-geram-desequilibrio-nutricional-e-seu-consumo-precisa-de-acompanhamento.jhtm>.Acesso em 20/12/2016
Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/entenda-os-riscos-do-uso-inadequado-de-shakes-e-chas-para-emagrecer.html>.Acesso em 20/12/2016.






Um comentário:

  1. Como citado na postagem, segundo a Portaria nº 30 de Janeiro de 1998 da Anvisa, os shakes são alimentos especialmente formulados e elaborados de forma a apresentar composição definida, adequada a suprir parcialmente as necessidades nutricionais do indivíduo e que sejam destinados a propiciar redução, manutenção ou ganho de peso corporal. Devem ser consumidos sob orientação médica ou de um nutricionista, sendo um complemento a alimentação e necessitando de acompanhamento para avaliar os níveis nutricionais do organismo.
    Porém, não é bem isso que acontece. Diversas pessoas fazem uso de shakes por conta própria e substituindo refeições, em busca de um rápido emagrecimento. De fato, realmente emagrece. Mas será que de forma saudável?
    A eliminação rápida de peso não representa apenas a eliminação de gordura, mas também de água e tecido muscular, o que pode gerar um ganho de peso perdido caso haja interrupção no uso do mesmo. Além de não promover uma reeducação alimentar, com mudança de hábitos.
    Seu uso contínuo como subtituinte de refeição pode gerar carência nutricional. Caso mais de uma refeição seja substituída, os riscos são ainda maiores, visto que podem causar, por exemplo, hipovitaminoses e falta de minerais, com riscos de problemas de visão, falta de concentração, raquitismo e anemia. O baixo teor de calorias também pode gerar problemas a saúde, visto que há um mínimo diário necessário ao organismo, importante para a realização das funções vitais.
    A legislação para o uso de shakes deveria ser mais restrita, evitando que a venda seja liberada para pessoas sem orientação. A forma ideal de controlar o peso, seja para emagrecer ou engordar, é através de alimentação equilibrada e exercícios físicos com acompanhamento de profissional adequado. Assim, o indivíduo atinge seus objetivos de forma saudável, garantindo sua qualidade de vida.

    Nome: Thainara Ribeiro da Silva Borges
    DRE: 113210550
    Turma: Bromatologia Integral - Farmácia

    ResponderExcluir