Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Uso indiscriminado de suplementos proteicos, em barras de proteína, indicados para atletas, pela população.

Descrição do Produto

Whey Bar Low Carb 40g é uma barra composta por proteínas com destaque para Whey Protein, associada a carboidratos, complementando a dieta diária. Com adição de vitaminas e minerais, contém ainda CHOCOTHERM um concentrado do cacau, dando pique total para o seu dia-a-dia. O cacau é um ingrediente que contém nutrientes que fornecem energia para deixar você sempre em alta. Os produtos da Probiótica são fabricados com matérias-primas importadas. 

 Benefícios whey bar low carb 40g 

 16g ou 38% de proteína; 
 Conveniente; facil de levar e consumir em qualquer lugar; 
 Contém vitaminas e minerais; É realmente muito deliciosa; 
 Contém ainda 3,7g de BCAA; 
 Contém CHOCOTHERM, um concentrado do cacau para dar pique total no dia-a-dia. 

Ingredientes whey bar low carb 40g 

Proteína do soro do leito (Whey protein), caseinado de cálciom chocolate em barra, frutose, proteína isolada de soja, xarope de glugose, cacau, gordura vegetal, hidrogenada, extreto concentrado de cacau, extrato de malte seco, vitaminas (C,E, Niacina, Ácido Pantotênico, B6, B2, B1, Biotina, A, D3, B12 e ácido fólico), minerais (zinco, ferro, manganês, covbre, molibdênio, cromo, iodo, selênio), umectante glicerina, estabilizante maltitol e aromatizante natural. Contém glúten. Diabéticos: Contém frutose. 

Sugestão de uso whey bar low carb 40g 

Whey Bar Low Carb 40g pode ser consumida entre as refeições. 

Recomendação whey bar low carb 40g 

Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade, consultem médico e/ou nutricionista. Manter em local seco e fresco longe da umidade e dos raios solares. Conservar produto bem fechado, em local fresco e seco. 

Tabela nutricional whey bar low carb 40g 




REGISTRO MINISTÉRIO DA SAÚDE


Nº 4.9377.0060 (Chocolate)

Introdução

As barrinhas de proteínas como a Whey Bar são indicadas para complementar a alimentação de atletas, que necessitam de uma grande demanda de energia e de nutrientes. Os atletas, por meio de suas atividades físicas regulares realizadas, consomem por meio do catabolismo grande quantidade de nutrientes para obter energia necessária para suas tarefas. Após um grande esforço realizado pelo organismo, é preciso repor todos os nutrientes que foram perdidos, como carboidratos, lipídeos, minerais e principalmente proteínas, que irão realizar a reconstrução e o desenvolvimento muscular necessário para quem trabalha dia a dia com a prática muscular e física. 
Para atletas, essas barras de proteínas, que prometem complementar a dieta e assim atender as necessidades diárias desse nutriente, podem ser uma boa maneira de manter o equilíbrio energético e nutricional, visto que os atletas estão sempre “gastando” energia e nutrientes e precisando repor tudo o que foi perdido. 
Porém, com essas barras sendo vendidas livremente e com o consumo indiscriminado e sem orientação profissional, a população poderia sofrer consequências com o consumo excessivo desses nutrientes, como ganho de peso, disfunção hepática e renal, diabetes e outras consequências?

Definições

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância sanitária, temos as seguintes definições:

Atletas: praticantes de exercício físico com especialização e desempenho máximos com o objetivo de participação em esporte com esforço muscular intenso; 
Suplemento energético para atletas: produto destinado a complementar as necessidades energéticas; 
Suplemento proteico para atletas: produto destinado a complementar as necessidades proteicas.

Legislação

Existe uma recomendação diária máxima para consumo de nutrientes. De acordo com o ministério da saúde, Ingestão Diária Recomendada (IDR) é a quantidade de vitaminas, minerais e proteínas que deve ser consumida diariamente para atender às necessidades nutricionais da maior parte dos indivíduos e grupos de pessoas de uma população sadia. Dentro desses critérios, podemos considerar que uma pessoa sadia, na população, que não é atleta e que tenha uma alimentação adequada e normal (café da manhã, almoço, jantar e lanches), ao consumir barras de proteínas e outros nutrientes, indicadas para complementar a alimentação de atletas, indiscriminadamente, possa obter consequências devido ao consumo excessivo desses nutrientes.




Fundamentos Bromatológicos 

Para um adulto saudável, as recomendações de proteína são de 0,8 g de proteína por quilo de peso corporal, o que corresponde a 56 g de proteína em um indivíduo de 70 kg. Um bife de vaca de 100 g grelhado tem 26,4 g de proteína, por isso, com 2 bifes quase se atinge as recomendações. Além disso, ao longo do dia normalmente ainda se consomem outros alimentos ricos em proteína, como leite e derivados.
Por isso, pessoas que comem carne, queijo e tomam leite ou iogurte diariamente não precisam tomar suplementos de proteínas com a intensão de aumentar a massa muscular. Por vezes, basta consumir o alimento rico em proteína na hora certa, que é logo após a atividade física.

Discussão

O uso de suplementos proteicos e de aminoácidos deve ser feito com muita cautela, uma vez que pode acarretar uma sobrecarga de nitrogênio e amônia. A amônia pode ser tóxica, e precisa ser metabolizada pelo fígado através do ciclo da uréia para em seguida ser eliminada por via renal. Para isto, o fígado deste indivíduo deve estar muito saudável, capaz de promover esta metabolização, assim como seu intestino. Por isto, os suplementos proteicos e de aminoácidos são contraindicados em pacientes com doenças renais, pessoas com excesso de peso ou obesidade, histórico de câncer na família, e, principalmente, por pacientes resistentes à insulina ou diabetes. Pessoas com histórico de acne também devem evitar este tipo de suplemento, pois pode agravar o caso. O uso desse tipo de suplemento deve ser contabilizado com o montante proteico vindo da dieta ao longo do dia. 
Os sintomas do excesso de proteínas no organismo podem ser:
-Desenvolvimento da aterosclerose e de doenças cardíacas;
-Osteoporose, pois o excesso de proteína pode causar aumento da excreção de cálcio;
-Pedra nos rins;
-Aumento de peso;
-Problemas no fígado.
A maioria das pessoas que desenvolvem estes sintomas geralmente apresenta uma predisposição genética, algum problema de saúde ou usou suplementos de forma inadequada.

Conclusão

De acordo com as informações descritas nesse trabalho, pode-se concluir que o consumo indevido e indiscriminado de suplementos proteicos como barra de proteína, pela população pode gerar consequências na saúde, como doenças renais, hepáticas, obesidade, osteoporose, etc., o que é preocupante. É necessária uma orientação profissional para o uso desses suplementos e é preciso que a população tenha a consciência dessas consequências, sendo assim, necessária a divulgação de informações a respeito desse assunto. 

Referências

-Portaria nº 33, de 13 de janeiro de 1998.
-Portaria nº 32, de 13 de janeiro de 1998.
-Ministério da Saúde – MS - Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA - -RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 18, DE 27 DE ABRIL DE 2010.
-Loja Probiótica. Disponível em: http://www.lojaprobiotica.com.br/probiotica/whey-bar-low-carb-40g
-Bem estar. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/06/exagero-no-consumo-de-proteinas-pode-sobrecarregar-os-rins.html
-Tua Saúde. Disponível em: https://www.tuasaude.com/excesso-de-proteina-faz-mal/
-Areah. Disponível em: http://www.areah.com.br/cool/excessos/materia/77071/1/pagina_1/consequencias-do-excesso-de-proteina.aspx



Nenhum comentário:

Postar um comentário