Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Fibras :O segredo dos pães integrais para ter uma alimentação saudável





Introdução:

Um dos alimentos mais recomendados pelos profissionais de saúde é o pão integral. Devido a sua quantidade de fibras é muito bom para o organismo, já que a fibra alimentar produz impacto sobre a velocidade do trânsito intestinal, sobre o pH do cólon e sobre a produção de subprodutos com importante função fisiológica. Indivíduos com elevado consumo de fibras parecem apresentar menor risco para o desenvolvimento de doença coronariana, hipertensão, obesidade, diabetes e câncer de cólon.O aumento na ingestão de fibras reduz os níveis séricos de colesterol, melhora a glicemia em pacientes com diabetes, reduz o peso corporal e foi associado com menores níveis séricos de proteína C reativa ultrassensível.

Fundamentos bromatológicos:

  A fibra alimentar, também denominada fibra dietética, é resistente à ação das enzimas digestivas humanas e é constituída de polímeros de carboidratos, com três ou mais unidades monoméricas, e mais a lignina – um polímero de fenilpropano. As fibras são classificadas como fibras solúveis, viscosas ou facilmente fermentáveis no cólon, como a pectina, ou como fibras insolúveis como o farelo de trigo(fibra presente no pão  integral) que tem ação no aumento de volume do bolo fecal, mas com limitada fermentação no cólon.
  A importância das fibras para ter uma alimentação saudável é porque as fibras ocupam o lugar das calorias e nutrientes da dieta assim aumentam a mastigação, o que limita a ingestão por meio da promoção e secreção de saliva e suco gástrico, resultando na expansão do estômago e do aumento da saciedade e as fibras reduzem a eficiência da absorção de outros alimentos no intestino delgado. Ainda, os alimentos ricos em fibras têm uma densidade energética menor em comparação aos alimentos ricos em gorduras. Dessa forma, alimentos ricos em fibras poderiam estrategicamente substituir a energia (calorias) dos demais alimentos não ingeridos.
As recomendações atuais de ingestão de fibra alimentar na dieta variam de acordo com a idade, o sexo e o consumo energético, sendo a recomendação adequada em torno de 14 g de fibra para cada 1.000 kcal ingeridas.

Legislação e Discussão.

   O pão integral, segundo a Resolução-RDC nº 90, de 18 de outubro de 2000, é definido como
“produto preparado, obrigatoriamente, com farinha de trigo e farinha de trigo integral e/ou
fibra de trigo e ou farelo de trigo”. No entanto, devido à falta do estabelecimento de quantidades mínimas de farinha integral, qualquer quantidade, mesmo que ínfima, a rotulagem alegará como sendo farinha integral em sua composição.
   Diante deste dilema, foi elaborado o Projeto de Lei 5.081-A, de 2013, o qual dispõe sobre normas de comercialização do pão integral,,a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), verificando a necessidade de estabelecer critérios sobre a quantidade de farinha integral presente nos alimentos, sugeriu alterações na redação do Projeto de Lei, sendo que este está tramitando no Congresso Nacional em forma de Substitutivo.

  Segundo RDC nº 54, de 12 de novembro de 2012, que define fonte de fibras ou alto conteúdo de fibras, o alimento para ser classificado como“alto conteúdo de fibras”, deve conter, no mínimo, 5g por porção de 50 gramas se for“fonte de fibras” deve conter, pelo menos, 2,5g por porção de 50 gramas.(ANVISA).As marcas de pães integrais,pelo menos no rotulo,todas informavam ser fonte de fibras e estavam de acordo com a RDC 54. As marcas que tinham farinha integral como principal ingrediente haviam valores maiores de fibras, por isso a importância do substitutivo que esta transmitando no congresso.O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, analisou o perfil nutricional do país e verificou que 68% da população consomem pouca fibra, ficando abaixo do recomendado.

Conclusão:

O pão integral não pode ser a unica forma de obtenção de fibras de uma pessoa ,pode complementar com frutas que possuam fibras, outros tipos de grãos  como feijão e outras leguminosas  para que se obtenha uma quantidade minima 14 gramas em cada 1000 calorias mas o pão integral é uma ótima forma de complemento para quem quer ser mais saudável já que esta muito presente em várias refeições brasileiras.

Bibliografias:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302013000600001>
   http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/viewFile/11979/11748


9 comentários:

  1. As fibras alimentares tem importante função na dieta para redução de obesidade, tais como: redução na ingestão energética, aumento no tempo de esvaziamento gástrico, diminuição na secreção de insulina, aumento na sensação de saciedade, redução na digestibilidade, redução no gasto energético e aumento na excreção fecal de energia (Rössner, 1992). Dietas ricas em fibras também contribuem para a minimização dos problemas de doenças cardiovasculares, devido à redução do colesterol plasmáticos e da LDL. As fibras provavelmente interferem no metabolismo dos esteróides, que começa no trato gastrintestinal. Essa interferência ocorre por serem as fibras pouca digeridas e absorvidas pelo organismo humano, aumentando a excreção fecal de colesterol presente nos ácidos biliares. As fibras podem ser classificadas quanto a sua solubilidade em água em fibras solúveis e insolúveis. A fibra alimentar solúvel é composta por pectinas, beta-glicanas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses (Walker, 1993). Os componentes insolúveis são lignina, pectinas insolúveis, celulose e hemiceluloses. Esta classificação apresenta importância quanto a sua ação, pois os efeitos fisiológicos das fibras solúveis são diferentes das fibras insolúveis. As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, a absorção da glicose e reduzem o colesterol no soro sanguíneo. As fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal, aumentam o peso das fezes, contribuindo para a redução do risco de doenças do trato gastrointestinal (Anderson, 1985). Portanto, o consumo de fibras alimentares pode influenciar na regulação do peso corpóreo através de mecanismos fisiológicos, reduzindo a ingestão alimentar pela promoção da saciedade, pelo aumento na oxidação de lipídios e também na redução das reservas corporais de gordura.

    ResponderExcluir
  2. Assunto muito interessante! Mas acho que poderia ter abordado na discussão a meta de ingestão diária de fibras ao invés de apenas a quantidade em gramas por calorias, porque muitas vezes as pessoas não sabem quantas calorias estão consumindo durante o dia, o que dificultaria o entendimento de quantas fibras deveriam consumir. O Institute of Medicine dos Estados Unidos estabelece “Recommended Dietary Allowance” (RDA), ou seja, o nível médio diário de ingestão suficiente para atender às necessidades de nutrientes de quase todas das pessoas saudáveis e a “Adaquate Intake”(AI), que é estabelecida quando as evidências são insuficientes para desenvolver uma RDA e é definida em um nível presumido para garantir a adequação nutricional. A AL de fibras varia de acordo com a idade e gênero, mas a recomendada para adultos do sexo masculino entre 18 a 50 anos é de 38 g e para adultos do sexo feminino na mesma faixa etária é de 25g. Trazer essa informação no trabalho o enriqueceria.

    ResponderExcluir
  3. Assunto muito interessante! Mas acho que poderia ter abordado na discussão a meta de ingestão diária de fibras ao invés de apenas a quantidade em gramas por calorias, porque muitas vezes as pessoas não sabem quantas calorias estão consumindo durante o dia, o que dificultaria o entendimento de quantas fibras deveriam consumir. O Institute of Medicine dos Estados Unidos estabelece “Recommended Dietary Allowance” (RDA), ou seja, o nível médio diário de ingestão suficiente para atender às necessidades de nutrientes de quase todas das pessoas saudáveis e a “Adaquate Intake”(AI), que é estabelecida quando as evidências são insuficientes para desenvolver uma RDA e é definida em um nível presumido para garantir a adequação nutricional. A AL de fibras varia de acordo com a idade e gênero, mas a recomendada para adultos do sexo masculino entre 18 a 50 anos é de 38 g e para adultos do sexo feminino na mesma faixa etária é de 25g. Trazer essa informação no trabalho o enriqueceria.

    ResponderExcluir
  4. Por o pão ser um dos principais alimentos consumidos pelas pessoas diariamente, é interessante que eles sejam uma boa fonte de fibras. Com dito no texto, e corroborado pela literatura e numerosos artigos, as fibras são muitos importantes para uma evacuação adequada, redução dos níveis sanguíneos de colesterol e glicose, maior sensação de saciedade, o que reduz o consumo de alimentos, facilitando a perda de peso para quem precisa. Um outro ponto importante das fibras é que elas reduzem a velocidade da absorção de glicose, o que evita a ocorrência de um pico elevado de açúcar no sangue. Esses picos altos de glicose no sangue favorecem a resistência insulínica, que desencadeia uma síndrome metabólica e pode favorecer o surgimento de diabetes. Agora, é preciso ter claro que por um alimento ser rico em fibras, não quer dizer que ele, necessariamente, seja saudável ou o seu consumo em excesso não seja prejudicial. Um alimento não pode ser visto só por um parâmetro, p.ex., fibra, mas pelo todo: teor de lipídeo, de carboidratos, de proteínas, de minerais. Afinal, um alimento é comido, digerido e absorvido como um todo.

    ResponderExcluir
  5. O consumo de pão integral é uma ótima maneira de conseguir entrar em forma, além de ter muitas fibras ele tem menos açucares e gorduras e ainda ajuda a dar uma sensação ainda maior de saciedade e isso tem grande impacto na dieta e ajudar a ter práticas mais saudáveis.
    Porem é necessário ter uma atenção especial já que nem todos os pães ditos integrais são de fato integrais, pois para o pão ser considerado integral deve vir descrito nos ingrediente somente, farinha de trigo integral e não farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, como em sua maioria.
    Sem contar que seu consumo deve ser com moderação pois o pão integral possui a mesma quantidade de calorias que o pão feito com a farinha branca, por isso o alimento deve ser consumido de maneira moderada em um plano alimentar de acordo com a sua demanda nutricional.

    ResponderExcluir
  6. As fibras também funcionam como prebióticos, servindo como substrato para as bactérias da nossa microbiota intestinal, que contribuem de forma benéfica para a manutenção e saúde do nosso organismo. Ao serem fermentadas, as fibras servem como fonte de energia para essas bactérias, liberam gases (hidrogênio, metano e dióxido de carbono) e ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs), como acetato, butirato e propionato. O aumento desses ácidos graxos leva a uma redução do pH intestinal, inibindo a proliferação de organismos patogênicos e a formação de produtos de degradação tóxicos, além de faciliar a absorção de cálcio e diminuir a solubilidade dos ácidos biliares, aumentando assim o seu sequestro pelas fibras e a sua consequente excreção.

    ResponderExcluir
  7. Diogo Marques Fernandes26 de setembro de 2020 às 16:24

    Alimentos integrais, principalmente pães são um assunto interessante, pois há um bom tempo já se tornaram presença garantida na mesa dos brasileiros, junto de outros tipos de alimento também ditos integrais: Arroz e Biscoitos, por exemplo. Rotular algo como integral tornou-se mais do que uma informação exigida e importante para a informação dos consumidores, mas também uma estratégia de marketing para atrair um público mais focado na sua alimentação, mas que muitas vezes não possui o conhecimento necessário para distinguir o que realmente lhe trará benefícios ou não. É comum encontrar nos mercados alguns produtos que são "fonte de fibras" e ditos integrais, mas: ou contém proporcionalmente uma quantidade muito grande de farinha branca, o que lhe faz perder parte de sua importância nutricional, ou apenas possuem farinha integral, mas também são fontes consideráveis de gorduras e açúcares, que em um panorama geral mais trazem malefícios do que benefícios à saúde. É importante não apenas atentar-se à chamativa nomenclatura do rótulo, mas também às informações técnicas de rotulagem exigidas pela ANVISA, além de possuir conhecimento suficiente para interpretá-las corretamente e em conjunto, mas não como dados individuais e que não conversam entre si.

    ResponderExcluir
  8. É importante destacar que apesar dos benefícios para a saúde, as fibras não devem ser consumidas exclusivamente. Por possuírem uma densidade energética menor (fornecem menos energia) que outros alimentos e por causarem sensação de saciedade isso pode levar o indivíduo a consumir menos alimentos que o necessário para suprir suas necessidades energéticas; o que a longo prazo poderia causar uma redução do metabolismo e um possível ganho de peso. Portanto, é importante seguir a recomendação diária de ingestão de fibras dada pelos órgãos de saúde e consultar o nutricionista. Vale ainda deixar claro que as recomendações variam de acordo com idade, sexo, prática de atividades físicas ou não e no caso de ser gestante ou lactante.

    ResponderExcluir