Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Bye, Bye Celulite?



             
          A celulite afeta 85% a 98% das mulheres após a puberdade, sem restrição de etnias. Não é considerada uma doença, contudo é uma preocupação estética importante para um grande número de mulheres, principalmente pela influência da mídia. A celulite tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino), como nos quadris, coxas e nádegas; também pode ser observada nas mamas, parte inferior do abdome, braços e nuca.
           Existem vários graus de celulite, desde aquele em que as depressões só aparecem quando se pinça a pele com os dedos ou os músculos se contraem, até o aspecto acolchoado e nodulações sempre visíveis.
É preciso ter cuidado e avaliar com crítica as propostas de tratamento que, muitas vezes, têm custo elevado e desproporcional aos resultados possíveis. Parece que uma dieta balanceada e bem orientada possa melhorar o aspecto da celulite pela redução da gordura. Muitos suplementos alimentares e misturas herbais estão disponíveis no mercado, com diversos apelos de benefícios na celulite e redução da gordura, mas sem nenhuma comprovação até o momento.

           O Innéov Silhouett  é um produto da parceria Nestlé e L’oreal que promete perda de peso em até 4,5Kg, sendo 85% de massa gorda, e redução da celulite em até 1 grau, em 3 meses sem efeitos colaterais.  Ele tem como principal princípio ativo o Lactobacillus rhamnosus LPR, afirmando replicar a microbiota de uma pessoa magra em uma pessoa acima do peso. Além disso, ele possui inulina, oligofrutose e vitaminas B3 e B8.
Fundamentos Bromatológicos:



          Dados científicos recentes têm ressaltado a contribuição da flora intestinal para a manutenção da saúde humana. Dentre os benefícios apontados, citam-se o antagonismo aos agentes patogênicos, o efeito de barreira microbiana e a modulação das funções imunes. O L. rhamnosus é uma bactéria Gram positiva que tem alta resistência aos sais biliares, adere à mucosa intestinal e coloniza a região. Além disso, este lactobacilo cria condições anaeróbicas no cólon que são favoráveis para a implantação de bifdobactérias, que atuam na síntese das vitaminas do complexo B, entre outros benefícios. Tanto o L. rhamnosus quanto as bifdobactérias desempenham papel na redução do risco de várias doenças intestinais, cardiovasculares, câncer, obesidade, diabetes tipo 2.
           A inulina é um complexo glicídio de frutose + glicose que funciona como carboidrato de reserva de muitas plantas. Devido à sua estrutura, a inulina é resistente à ação de enzimas gástricas, sendo integralmente fermentada no cólon pela microbiota da região (principalmente bifdobactérias), ou seja, a inulina é um prebiótico. Existem estudos que indicam que a inulina melhora o funcionamento do intestino, ajuda no controle glicêmico, melhora a imunidade e atua na prevenção de câncer do trato gastrointestinal.
          A oligofrutose também é um prebiótico com ação semelhante à inulina. A ideia do Innév Silhouette é que estimulando a proliferação dos lactobacilos e das bifdobactéias, haja uma menor absorção de gordura por elas estarem “ocupando espaço” e reduzindo a quantidade de bactérias que atuam na absorção de gordura.
          A vitamina B3, também conhecida como niacina ou ácido nicotínico, é importante para manter a saúde da pele, boca, olhos e sistema nervoso. Possui também importância relevante ao bom funcionamento do sistema digestório, na redução dos níveis de colesterol e melhora o controle da diabetes. Já a vitamina B8 é uma vitamina sulfurada e funciona como cofator enzimático, no metabolismo de proteínas e carboidratos. Age de forma direta na formação da pele e, de forma indireta, na utilização dos açúcares, amidos e proteínas.


Legislação
          O Innéov Silhouette está registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na categoria de Novos Alimentos e Novos Ingredientes, nesta categoria, não há necessidade de comprovação científica de eficácia.
    As definições legais de alimento contemplam todas as substâncias ou misturas de substâncias destinadas à ingestão por humanos, que tenham como objetivo fornecer nutrientes ou outras substâncias necessárias para a formação, manutenção e desenvolvimento normais do organismo, independente do seu grau de processamento e de sua forma de apresentação.
De acordo com a ANVISA é necessária comprovação de eficácia quando na rotulagem ou publicidade são empregados os termos: adelgaçante, redutor de medidas, modeladores, alisando e firmando a pele, dentre outros. Além disso, é necessária a comprovação dos atributos mensuráveis declarados na rotulagem. Exemplo: reduz 79% da celulite. Segundo a empresa, o produto passou por testes clínicos, mas não afirma o percentual de redução da celulite. Vale ressaltar que o rótulo não contém informação sobre quantidade de L. rhamnous, inulina nem de oligofrutose presente na formulação.

Discussão
          Todos os componentes principais da formulação culminam numa redução do colesterol e auxiliam no controle glicêmico, basicamente. Então é possível que as afirmações feitas no rótulo em relação à redução da celulite sejam um resultado de um possível emagrecimento provocado por essas substâncias. Porém, a indicação de uso orienta ao consumidor a redução de 500kcal em sua dieta, seria o Innéov Silhouette totalmente responsável pela melhora física observada?
            
          Uma pesquisa feita em diversos blogs com relatos de pessoas que utilizaram o Innéov Silhouette de acordo com o indicado relataram estar bastante satisfeitas com os resultados em relação ao emagrecimento, mas nem todas comentam o efeito anticelulite, pois o mesmo é mais discreto e algumas mulheres relataram que demora mais para aparecer. Sendo assim, afirmo: não existem milagres, se você não possui um problema hormonal, para emagrecer e perder a celulite basta ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos!

Referências:

ANVISA. Registro ANVISA nº 647520006. Disponível em: <https://www.smerp.com.br/anvisa/?ac=prodDetail&anvisaId=647520006 > Acesso em: 27/12/2016.

ANVISA. Guia para Comprovação da Segurança de Alimentos e Ingredientes. Fevereiro/2013. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/395734/Guia+para+Comprova%C3%A7%C3%A3o+da+Seguran%C3%A7a+de+Alimentos+e+Ingredientes/f3429948-03db-4c02-ae9c-ee60a593ad9c>. Acesso em: 27/12/2016.
ANVISA. Orientações para Elaboração de Dossiê de Produto Cosmético. Abril/2008. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/orientacoes_elaboracao_dossie_produto_cosmetico.pdf> . Acesso em: 27/12/2016.
Boletim. Probiótico L. rhamnosus. Mapric. Disponível em: <http://mapric.com.br/anexos/boletim499_14112007_084511.pdf > Acesso em: 27/12/2016.
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Celulite. Publicado em: 25/10/2016. Bagatin E. Disponível em: <http://www.sbd.org.br/doenca/celulite/ >Acesso em: 27/12/2016.
Informações Técnicas. Via Farma. Inulina. Priscila Sandmann. Publicado em: 18/03/2013.Disponível em:< http://viafarmanet.com.br/wp-content/uploads/2015/07/INULINA.pdf > Acesso em: 27/12/2016.


Um comentário:

  1. Como supracitado no trabalho, a celulite é um mal que afeta grande parte das mulheres e, apesar de não ser enquadrada como doença, é uma insatisfação corporal que incomoda a população feminina e, muitas vezes, privando-as de usar determinadas roupas com receio de evidenciar a celulite. Devido a isso, recorre-se a tratamentos estéticos com a ilusão de que irão melhorar a estética local e, com isso, alcançando o bem-estar.
    Todavia, não se pode deixar influenciar pela mídia que retrata a aplicação dos cremes cosméticos ou o tratamento estético como sendo métodos milagrosos para erradicar a celulite. O que não é verdade, pois a celulite pode originar de inúmeros fatores, como: predisposição genética, níveis hormonais, estilo de vida e alimentação.
    Todos acham que os cremes cosméticos que prometem reduzir e/ou combater a celulite e que muitas vezes têm custo elevado, podem ser a salvação para esse desconforto, entretanto, não há comprovação científica sobre a sua eficácia, embora eles possam ocasionar uma melhora na aparência da superfície da pele, mas talvez por torná-la mais hidratada. Tais produtos são recomendados como coadjuvantes de outros tratamentos. Logo, apenas o tratamento estético e os cremes sem nenhuma reeducação alimentar e exercício físico não apresentarão um resultado satisfatório.
    Portanto, o tratamento da celulite é um equilíbrio entre: tratamentos estéticos, cosméticos e mudanças de estilo de vida e de hábitos, principalmente alimentares, uma vez que a nutrição apresenta um papel fundamental na prevenção e tratamento da celulite.
    Na dietoterapia busca-se a redução do tecido adiposo, a regulação do trânsito intestinal e a diminuição da retenção hídrica e, isso é possível, pois existem alimentos (alimentos funcionais) que ajudam a limpar o organismo, que possuem propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e que melhoram a circulação sanguínea bem assim como outros problemas que agravam a celulite. Em suma, não há milagres, é preciso disciplina.

    Referências:

    http://www.posgraduacaoredentor.com.br/hide/path_img/conteudo_542b12fc5637e.pdf
    http://www.dermatologia.net/cat-estetica/celulite-saiba-como-evitar-e-os-tratamentos/

    ResponderExcluir