Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Necessidade de novas versões da Coca-cola







Resultado de imagem para coca colas


















Introdução
A mensagem passada nos anúncios é que a Coca Zero e a Coca Verde são muito mais saudáveis e tem o sabor tão parecido com a tradicional. Cada consumidor tem a sua opinião, mas a verdade é que estas três bebidas variam em relação ao seu valor nutricional e afetam o corpo de maneiras diferentes.
As três bebidas são compostas por água, corantes e conservantes. A principal diferença entre uma e outra, é que a tradicional usa xarope de milho com alta frutose como adoçante principal, a Coca Zero usa aspartame e a Coca Verde usa como adoçante a planta stevia.
Fundamentos Bromatológicos
Um copo de 420 ml de Coca-Cola contém 170 calorias, enquanto a mesma quantidade de Coca Zero contém 0 calorias. Todas as calorias da Coca-Cola provêm do seu açúcar. Logo, a Zero não tem valor calórico porque o seu adoçante – aspartame – é duzentas vezes mais doce que o açúcar, e assim, na sua produção é necessário muito menos aspartame (açúcar) para atingir o nível adocicado desejado, limitando as calorias na Coca Zero. Já a Coca Verde uma lata de 350ml de tem aproximadamente 18g de açúcares, contra 37g da Coca tradicional.
Discussão
A Coca-Cola verde foi criada com objetivo de atender um público maior, o qual não gosta de consumir edulcorantes sintéticos, como o aspartame, presente na Coca light e um público que possui dietas mais restritas para o emagrecimento e para diabéticos, pois possui pouco valor calórico e baixa quantidade de açúcar.
A maior diferença entre a Coca diet e zero é que enquanto Coca diet foi criado com o seu próprio perfil de sabor e não como uma versão sem açúcar do original, a Coca -Cola Zero tem como objetivo provar exatamente como o " verdadeiro sabor Coca-Cola. Apesar de suas campanhas publicitárias opostas, os conteúdos e as informações nutricionais das duas colas sem açúcar é quase idêntico, mas a Coca-Cola Zero tem 0,5 kcal por 100 ml, enquanto Coca dietcontém 1 caloria, o que realmente diferencia o perfil do sabor. O refrigerante Coca-Cola na sua versão Zero, não possui na sua composição quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibras alimentares. Os ingredientes são formados por água gaseificada, extrato de noz de cola, cafeína, aroma natural, edulcorante artificial ciclamato de sódio (48 mg /200 ml), sacarina de sódio (14 mg/200 ml), aspartame(24 mg / 200ml), e acessulfame de potássio (30 mg / 200 ml); conservador benzoato de sódio e estabilizante citrato de sódio.
Conclusão
Conclui-se que a marca Coca-Cola tem como objetivo principal melhorar a qualidade da sua imagem diante do público consumidor, trazendo novas versões do produto com edulcorantes mais naturais como a Stevia, que é extraída de uma planta. Passando uma imagem de melhora da qualidade de vida através dos produtos oferecidos. 




Um comentário:

  1. Por Elen Francis - 109016716

    Ao pesquisar sobre os diferentes tipos de coca-cola a afirmativa da empresa em dizer que existem versões saudáveis do refrigerante é algo no mínimo reflexivo.
    Já que o refrigerante de cola em especial, é uma bebida que possui diversos componentes polêmicos, que caminham na contramão de alimentos saudáveis. Como por exemplo:
    •Corante caramelo IV: com relatos de de aumento de risco de câncer;
    •Cloreto de Sódio: alta concentração que leva ao aumento da pressão arterial;
    •Ácido ortofosfórico: pode causar destruição do esmalte dos dentes e consumo do Cálcio ósseo devido acúmulo de fosfato (consumo dependente);
    •Cafeína: que pode causar refluxo, e dependência se consumido em grande quantidade e frequência;
    •Ácido benzóico: relacionado a alergias, problemas gástricos e hiperatividade;
    •pH baixo: causador de crises gástricas de gastrite, refluxo e úlceras;

    Ou seja, ao verificar que em todas as versões de coca-cola há a presença dos ingredientes supracitados, sendo apenas reduzido a quantidade de açúcar e calorias, verificamos que esta nada mais é que uma idéia de saúde vendida pelo seu competente marketing. Como por exemplo a coca-cola "verde" cuja justificativa baseia-se na afirmativa:
    "A Coca-cola verde é realmente mais saudável do que os outros refrigerantes de cola da marca. Isso porque em sua composição há uma quantia de açúcar reduzida, por conta da presença do adoçante de stevia."

    Sendo possível constatar que essa mensagem de falsa saúde chega a população através da pesquisa/reportagem realizada pelo jornal Daily Mail, no qual a Universidade de Sydney mostrou que consumidores sentem-se mais a vontade para ingerir uma quantidade maior de Coca-cola Life ("verde") do que a versão tradicional do refrigerante.
    Sendo portanto uma propaganda apesar de eficaz, enganosa e irresponsável. Principalmente ao observar as recentes correlações de doenças ligadas a obesidade e alguns tipos de câncer aos maus hábitos alimentares no qual a Coca-cola tem lugar de destaque.

    http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf
    http://www.cocacolabrasil.com.br/nos-respondemos/ingredientes/conheca-os-ingredientes-da-coca-cola-regular
    https://saude.terra.com.br/amp/nutricao/o-que-uma-latinha-de-coca-cola-realmente-faz-ao-seu-corpo,57d5d83b3c3680c2f3c6aef43cafac0b1s69RCRD.html
    http://www.dailymail.co.uk/news/article-3018850/Coca-Cola-accused-health-washing-single-Coke-Life-maxes-daily-recommended-SIX-teaspoons-sugar.html
    http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/prevencao-fatores-de-risco/alimentacao/adocantes-artificiais

    ResponderExcluir