Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 17 de junho de 2017

Sucos Industrializados na Dieta

Os sucos industrializados não são boas escolhas quando inseridas na dieta de forma errada, visto que o consumo do mesmo não será de acordo com o descrito no rótulo, ou seja o consumo será maior e os valores nutricionais descritos serão maiores.


Nos dias atuais, há a necessidade de se alimentar bem e de maneira mais rápida. O suco industrializado vem sendo inserido na dieta de muitos, como uma alternativa saudável ao refrigente, devido à elevada quantidade de açúcar presente no último.O que não se sabe é que os sucos de caixinha apresentam a mesma quantidade ou até quantidades maiores desse carboidrato presente na sua composição. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diminuiu a ingestão diária de 100 g para um máximo de 50 g tanto para adultos quanto para crianças, visto que ouve um aumento no consumo de açúcar. Porém com a inserção desse tipo de suco na dieta, houve colaboração para um aumento na taxa de consumo desse carboidrato, podendo acarretar em problemas de saúde como Diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose (açúcar) no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Apresentação do produto

O sucos Do Bem, de acordo com o sítio eletrônico disponível, definem o produto como integral e sem adição de açúcares. A linha de sucos mistos não consta no site . De acordo com o decreto do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) nº 6.871, de 4 junho de 2009, sucos integrais são aqueles que não têm adição de açúcares e na sua concentração natural, sendo vedado o uso de tal designação para o suco reconstituído. Porém no rótulo dos produtos é expresso uma quantidade de açúcar na forma de carboidratos, diferentes para cada produto. Os valores apresentados na tabela acima demostram diferentes concentrações de carboidratos. No suco no de uva é de 18 g em 200 mL de suco, mas em embalagens que contém 1 L  quantidade de açúcar será 5 vezes maior.



Legislação

O MAPA é responsável pela regulamentação da produção dos sucos integrais em todo o território brasileiro. O decreto do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) nº 6.871, de 4 junho de 2009 é a legislação vigente que discorre sobre o registro, a padronização, a classificação, a inspeção e a fiscalização da produção e do comércio de bebidas, além de classificar suco integral como aqueles que não têm adição de açúcares e na sua concentração natural, sendo vedado o uso de tal designação para o suco reconstituído. A RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002 discorre sobre a rotulagem m de todo alimento que seja comercializado, qualquer que seja sua origem, embalado na ausência do cliente, e pronto para oferta ao consumidor. A RDC nº 360, de 23 de Dezembro de 2003 o se aplica à rotulagem nutricional dos alimentos produzidos e comercializados, qualquer que seja sua origem, embalados na ausência do cliente e prontos para serem oferecidos aos consumidores. Os produtores de suco devem se enquadram nas RDCs e nos decretos exigidos, para tornar possível a comercialização de sucos.

Fundamentos Bromatológicos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria os carboidratos são compostos extremamente abundantes na natureza. Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento súbito da taxa de glicose no sangue (glicemia). Exemplos de alimentos que são fontes de carboidratos simples: frutas, mel, xarope de milho, leite e derivados, açúcares, vegetais e refrigerantes. Já os carboidratos complexos correspondem àqueles com estrutura química maior, mais complexa, como os polissacarídeos (amido, celulose). Devido ao tamanho de sua molécula, são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia. Exemplos de alimentos fontes de carboidratos deste grupo: arroz integral, pão integral, batata, bolos com farinhas integrais e fibras. A ingestão de glicose leva a liberação da insulina pelo pâncreas, que levará a expressão de GLUT-4, um receptor, nas células sendo capaz de captar o açúcar ingerido pela célula.

Discussão

O mercado brasileiro de consumo de sucos industrializados está crescendo e com isso o aumento no consumo do mesmo e de outros alimentos está associados a um maior índice de doenças crônicas não transmissíveis sendo associados a desnutrição e dificiência na ingestão de micronutrientes.
Um dos principais problemas associados é o aumento no consumo de açúcar que vem sendo responsável por problemas na saúde, e tem causado um aumento na taxa de doenças metabílicas em crianças e adolescentes. Como muitos associam o suco a algo natural, por ser extraído da fruta, acabam por acreditar em algumas propagandas e até mesmo no que escrito nas embalagens desses produtos.
A linha de sucos integrais Do Bem acaba enganando o consumidor, ao olhar o rótulo há presença de carboidratos, visto que seu marketing está associado à não adição de açúcar. De acordo com o decreto do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) nº 6.871, de 4 junho de 2009 suco integral é aquele que não tem adição de açúcar, ou seja esses produtos estão em desacordo com as normas regulamentárias.
De acordo com o Ministério da Saúde/Organização Pan-Amaricana de Saúde (MS/OPAS) não é recomendado a ingestão de açúcar por crianças menores de 2 anos. Porém um estudo realizado em creches públicas de São Paulo mostrou a introdução de sucos artificiais foi de 63,6% em crianças de até 12 meses de idade. Isso levanta uma questão importante relacionada a Diabetes Mellitus do tipo 2 em crianças, que tem se tornado frequente na atualidade.

Conclusão

De acordo com o decreto do MAPA esse suco estaria reprovado frente a lesgilação, pois não se enquandra nos parâmetros descritos pelo mesmo, devido a adição de açúcar e ao suco não ser integral.
A questão da rotulagem deveria acrescentar informações nutricionais para a quantidade total do produto e não apenas para uma porção ou para um porcentual de ingestão do mesmo.
As recomedações diárias de açúcar não devem ser ultrapassadas, visto que há uma grande adesão desse carboidrato na dieta de algumas crianças e adultos, dessa forma a evitar Diabetes do tipo 2, por exemplo.

Referências bibliográficas

Manual de Orientação – Departamento de Nutrologia. 3ª edição https://www.sbp.com.br/pdfs/14617a-PDManualNutrologia-Alimentacao.pdf. Acesso 05 de Junho de 2017, às 21:30
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Decreto Nº 6871, de 04 Junho de 2009.
BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002.
BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 360, de 23 de setembro de 2003.
https://www.endocrino.org.br/o-que-e-diabetes/. Acesso 10 de Junho de 2017 às 09:41.
Toloni, M. H. A, et al. Introdução de alimentos industrializados e de alimentos de uso tradicional na dieta de crianças de creches públicas no município de São Paulo. Rev. Nutr., Campinas, 24(1):61-70, jan./fev., 2011.
Ferrarezi, A. C.; Santos, K. O.; Monsteiro, M. Avaliação crítica da legislação brasileira de sucos de fruta, com ênfase no suco de fruta pronto para beber. Rev. Nutr., Campinas, 23(4):667-677, jul./ago., 2010

2 comentários:

  1. A discussão sobre os efeitos que os sucos industrializados apresentam na dieta deve ir além da quantidade de açúcares presentes na formulação. Durante o processo fabril, muitos nutrientes são perdidos e desta forma, as características principais de promoção à saúde presentes nas frutas são perdidas, como no caso do Ácido Ascórbico (Vitamina C).
    O Ácido Ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel com baixa estabilidade. Trata-se de uma molécula que reage com o Oxigênio, luz e água e é muito difícil mantê-la em uma formulação líquida sem que ocorra redução de sua concentração. As frutas, como Laranja, Limão, Mamão e Caju são fontes de Vitamina C, porém, como discutido, é necessário que as mesmas sejam consumidas frescas para garantir o fornecimento desse nutriente. Portanto, é difícil garantir que sucos industrializados com um elevado tempo de prateleira mantenham as concentrações adequadas dessa vitamina.
    A indústria alimentícia utiliza diversos mecanismos para manter suas formulações próprias e atrativas para o consumo. Desta forma, são adicionados componentes para melhorar a conservação (conservantes), o sabor (edulcorantes) e outras propriedades. Dentre a classe de conservantes, encontramos os Sulfitos e seus sais de Sódio, Cálcio e Potássio em ampla utilização na indústria de alimentos. Estes aditivos são encontrados em diversas formulações, incluindo os sucos industrializados, conhecidos como “Sucos de caixinha” e vem sendo relacionado com algumas reações indesejadas como ataques asmáticos e urticárias e, portanto, precisam ser monitorados.
    Os sucos da marca “Do bem” vem com uma proposta mais saudável dentro do cenário dos “sucos de caixinha”. No rótulo do exemplo utilizado – suco de uva Do bem – explicita que o único componente utilizado é suco de uva integral, logo, a quantidade de carboidratos descrita na tabela nutricional provavelmente faz menção aos carboidratos presentes na fruta (como sabemos, as frutas são fontes ricas dessas biomoléculas) e portanto, o suco não está descumprindo a normativa do MAPA e pode sim, ser considerado um suco de fruta integral.
    Quando comparamos os sucos da marca comentada com outros sucos comercializados encontramos sim um aspecto benéfico, mas vale ressaltar que o suco natural da fruta fresca é sempre a melhor opção.

    ResponderExcluir
  2. Considerando as informações apresentadas, constata-se que o suco da marca em questão apresenta uma proposta diferente dos sucos industrializados de outras marcas, de uma forma geral. De acordo com a normativa do MAPA, o suco de uva da marca do bem pode ser considerado integral uma vez que a quantidade presente de carboidrato é correspondente a quantidade encontrada na fruta. Portanto, mesmo que seja apresentado como um produto que seja saudável, seu uso deve ser repensado, principalmente por crianças que, por natureza, são mais sensíveis e podem apresentar reações alérgicas Além disso, a vitamina C que se diz presente no suco, é muito instável devido a sua característica termolabil e também pela adição de açúcar, e até mesmo por sua estocagem. O ideal é que a quantidade diária de vitamina C seja ingerida através de frutas.

    Ass. Ricardo Adame

    ResponderExcluir