Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

COLÁGENO HIDROLISADO



O colágeno contribui para a integridade estrutural dos tecidos conjuntivos do corpo como ossos, pele, tendões, cartilagens, veias, dentes, músculos. Ele é naturalmente produzido pelo organismo, mas pode ser encontrado também em alguns alimentos e em suplementos alimentícios como Colágeno Hidrolisado, como estes das fotos comercializados pela Stem Pharmaceutical. A questão é, essa suplementação individual do colágeno hidrolisado é eficaz? 

LEGISLAÇÃO
De acordo com as Resoluções ANVS/MS n.º 16, 17, 18 e 19/99, as quais foram emitidas pelo Ministério da Saúde e  Secretaria de Vigilância Sanitária, o colágeno é classificado em Novos Alimentos/Ingredientes, pois não carrega nenhuma alegação de propriedade funcional ou de saúde.

O registro de colágeno na ANVISA deve atender ao Regulamento Técnico Específico de Rotulagem de Alimentos de Categoria C (Colágeno, Cristais de Gengibre, Flocos de Gengibre, Gelatina de Peixe, Gelatina, Germe de Trigo e Óleo de Ovos (Lecitina de Ovos), todos comercializados nas formas de cápsulas ou comprimidos e os Extratos de Legumes e Frutas Fermentados (comercializados nas formas líquida, cápsulas ou comprimidos) que exige a origem ou fonte de obtenção,  além da frase do item 4.2. da Resolução ANVS/MS N.º 16/99,  do disposto nas normas de rotulagem de alimentos, Portaria SVS/MS n.º 42/98, DOU 16/01/98 e Resolução RDC 94/00, DOU 3/11/00.

De acordo com a RDC nº269, de 22 de setembro de 2005, a qual aprova o “Regulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (IDR) de proteína, vitaminas e minerais”, a ingestão diária recomendada para a Vitamina A são de 600 microgramas, Zinco são 7 miligramas, Selênio são 34 microgramas e Cromo são 35 microgramas. A dose diária recomenda para o colágeno não foi informada.

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS
O colágeno é encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo e é o composto mais importante. É uma proteína fibrosa que contém cadeias peptídicas dos aminoácidos Glicina, Prolina, Lisina, Hidroxilisina, Hidroxipolina e Alanina. As moléculas do colágeno são secretadas pelos fibroblastos na forma de pro-colágeno solúvel que é clivado por uma enzina específica iniciando a formação do colágeno, um composto simples e insolúvel em água. Sua principal função é auxiliar na integridade estrutural da matriz extracelular e fixar células nessa matriz. Com o avanço da idade, a pele vai perdendo rigidez e se mantendo desidratada devido a fragmentação da matriz do colágeno, e essa fragmentação diminui a produção de colágeno, com isso os fibroblastos não conseguem alimentar essa matriz. 

Buscando consumidores preocupados com o envelhecimento e flacidez da pele, a Stem Pharmaceutical iniciou a comercialização de várias formas de suplemento de colágeno como Colágeno hidrolisado individualmente ou acompanhado de minerais como Zinco, Selênio e Cromo, ou acompanhado de Vitamina A. O colágeno hidrolisado é de origem animal (pele e carne de porco; couro e ossos bovinos), fornece um alto nível de Glicina e Prolina e grande capacidade de retenção de água, apesar da sua deficiência em aminoácidos essenciais e ausência do triptofano em sua composição. Um adendo importante a se fazer é que o Ácido Ascórbico (vitamina C) é essencial no crescimento e reparação do tecido conjuntivo, pois está diretamente relacionado à síntese de colágeno. Portanto, para que a ingestão de colágeno tenha efetividade para rejuvenescimento e evitar flacidez, é necessário a ingestão concomitante da Vitamina C e de proteínas que fornecerão os aminoácidos essenciais como triptofano. O colágeno hidrolisado por possuir uma composição diferenciada de aminoácidos pode apresentar uma melhor eficiência para tratamento da osteoporose e reconstituição óssea num geral. 

Conforme indicado no rótulo dos produtos apresentados: Colágeno hidrolisado, colágeno hidrolisado com Vitamina A e colágeno hidrolisado com minerais Zinco, Selênio e Cromo, produzidos pela Stem Pharmaceutical possuem em sua formulação além do colágeno, Vitamina A, Zinco, Selênio e Cromo.
A vitamina A exerce numerosas funções no organismo, participa no desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, tem papel importante nas funções da retina, principalmente para a visão noturna. Exerce ainda função na manutenção do equilíbrio da pele e mucosas, no reforço do sistema imunológico, na formação dos ossos, cabelos e unhas. É importante no crescimento e desenvolvimento celular e auxilia na formação da melanina. Estudos mais recentes demonstram que a vitamina A age também como antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças.
O Zinco é um mineral essencial para auxiliar as defesas do organismo e para o bom funcionamento celular. Está envolvido nos processos do sistema imune, sendo conhecido por sua função antioxidante e de reparação celular. O Selênio é um mineral que participa de vários processos metabólicos e possui ação altamente antioxidante. Sua ingestão é adequada para estimular as defesas do organismo e potencializar os efeitos antioxidantes da vitamina E. O cromo é um mineral utilizado como coadjuvante no controle do açúcar no sangue. Participa do metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Estimula o metabolismo que promove a transformação dos açúcares e gorduras em energia, auxilia na redução de gordura e aumenta a síntese de proteínas, contribuindo para o desenvolvimento da massa muscular.
DISCUSSÃO
A sugestão de consumo descrita na embalagem é que se deve utilizar 2 comprimidos do suplemento de colágeno antes das refeições por dia, nos levando a uma ingestão de 2g de Colágeno e das doses diárias recomendadas de Vitamina A e dos minerais. Tomando como base as evidencias científicas observadas e o que a ANVISA preconiza para vitaminas e minerais, a quantidade recomendada pelo fabricante está adequada. Porém não pode-se garantir total eficácia, pois como já dito anteriormente, deve-se ingerir concomitantemente Vitamina C e manter uma alimentação adequada como fonte de proteínas ricas em aminoácidos essenciais.
Apesar disso, observa-se no rótulo dos produtos analisados informações como:  “Consumir este produto conforme a Recomendação de Ingestão Diária constante da embalagem”; “Gestantes, nutrizes e crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico”; “O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças”; “Não contém glúten”.

Diversos trabalhos evidenciaram os benefícios da ingestão de colágeno hidrolisado para o organismo: i) melhoria da firmeza da pele; ii) proteção dos danos das articulações; iii) melhoria no tratamento da osteoporose; iv) prevenção do envelhecimento; v) anti-hipertensivo; e vi) proteção contra úlcera gástrica.


CONCLUSÃO
O presente trabalho revelou que o corpo ao envelhecer perde a capacidade de sintetizar Colágeno e como consequência, presenciamos o surgimento da flacidez, rugas, unhas e cabelo quebradiços, e para diminuir esses efeitos muitas pessoas, principalmente mulheres após os 30 anos recorrem a suplementos de Colágeno Hidrolisado. Porém o Colágeno Hidrolisado é formado por aminoácidos não essenciais e a ingestão destes é dispensável se focarmos apenas no efeito rejuvenescedor prometido pelo produto. Contudo, esses aminoácidos passam a ser matéria prima para outros tipos de proteínas, além da capacidade de retenção de água.
Outro ponto importante é que não basta apenas ingerir o colágeno, deve-se também estimular a síntese de fibroblastos a partir da ingestão de Vitamina C, obtendo ao final um efeito sinérgico dos dois produtos.
Por fim, os adicionais ao Colágeno hidrolisado como Vitamina A e os minerais atuam em outros metabolismos sem ser a síntese de colágeno, por isso poderiam ser substituídos pela Vitamina C sem causar problema algum ao usuário. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  1. GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 190-206, ago. 2015. ISSN 1983-7682. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/view/18568>. Acesso em: 09 jun. 2017.
  2.  FERREIRA DA SILVA, Tatiane; BARRETTO PENNA, Ana Lúcia. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev. Inst. Adolfo Lutz (Impr.),  São Paulo,  v. 71,  n. 3,   2012 .   Disponível em <http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-98552012000300014&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  09  jun.  2017.
  3. ANVISA. Consulta Pública nº 66, de 16 de agosto de 2001 D.O de 17/08/2001. Disponível em: <http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B2820-1-0%5D.PDF>Visualizado 09.06.2017.
  4.  ANVISA. Resolução RDC N.º 269, de 22 de setembro de 2005 DOU 23/09/05. Disponível em: <http://coffito.gov.br/nsite/wp-content/uploads/2016/08/resoluo-rdc-n-269-2005-ingesto-diria-recomendada-idr-de-protenas-vitaminas-e-minerais.pdf> Visualizado 09.06.2017.
  5. Produto Colágeno hidrolisado, comercializado pela Stem Pharmaceutical, disponível em: <http://www.stem.com.br/produtos.php?produto=24&titulo=colageno-1000-mg_colageno-hidrolisado-1000-mg>
  6. Produto Colágeno hidrolisado com Minerais Zinco, Selênio e Cromo, comercializado pela Stem Pharmaceutical, disponível em:<http://www.stem.com.br/produtos.php?produto=7&titulo=colageno-com-minerais_colageno-hidrolisado-adicionado-de-minerais-zinco,-selenio-e-cromo>
  7. Produto Colágeno hidrolisado com Vitamina A, comercializado pela Stem Pharmaceutical, disponível em:<http://www.stem.com.br/produtos.php?produto=5&titulo=colageno-com-vitamina-a_colageno-hidrolisado-adicionado-de-vitamina-a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário