Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 24 de dezembro de 2017

Comparação nutricional dos achocolatados das marcas TODDY e NESCAU

TEMA: Comparação nutricional dos achocolatados das marcas TODDY e NESCAU.

INDAGAÇÃO: Qual das duas marcas é a melhor para a nossa alimentação?

HIPÓTESE: O preço do NESCAU é maior que o do TODDY e ele deve ser melhor para a alimentação.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Tanto o NESCAU quanto o TODDY são achocolatados em pó para serem solúveis em 160 mL de leite. Ambos possuem 400g.

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS: Nas fotos abaixo, seguem a composição nutricional de cada produto.


Comparando os nutrientes que ambos tem em comum, o TODDY contém mais carboidratos e açúcares, enquanto que o NESCAU, contém mais proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3(Niacina) e vitamina B6.
O NESCAU contém alguns nutrientes que o Toddy não contém, como fibra alimentar, o ácido pantotênico e a biotina, já o TODDY, contém vitaminas C e D, que o NESCAU não contém.
A fibra alimentar é importante para o funcionamento do intestino e contribui para a diminuição do colesterol ruim, o LDL.
O ácido pantotênico(ou vitamina B5) é essencial para o metabolismo de lipídeos, proteínas e carboidratos, ela é de extrema importância para a pele. A biotina(vitamina B7) tem as mesmas funções que o ácido pantotênico.
A vitamina C é um poderoso antioxidante, que possui a grande capacidade de anular a ação dos radicais livres, dessa forma, pessoas acostumadas a consumirem regularmente alimentos ricos em vitamina C, estão bem protegidas de problemas de saúde causados pela contaminação do meio ambiente.
A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer.

CONCLUSÃO: Como podemos ver, temos mais nutrientes no Nescau, embora no Toddy tenha dois nutrientes que não há no Nescau que são de certa maneira são importantes para a nossa alimentação. O Nescau tem mais nutrientes que possam auxiliar na alimentação, o que pode explicar ele ser mais caro que o Toddy.
Vale ressaltar que nenhum dos dois produtos são suficientemente capazes de serem utilizados em uma alimentação balanceada, nem são padrões para serem usados em uma refeição saudável, entretanto, são os dois achocolatados mais utilizados atualmente.

10 comentários:

  1. Dayane Menezes Cutcher Barbosa19 de março de 2018 às 14:01

    Acredito ser um estudo curioso no sentido comparativo entre os dois produtos, amplamente consumido na alimentação, por crianças, jovens e adultos. Porém, conforme último parágrafo em adendo faz-se importante ressaltar que ambos são alimentos indústrializados, repletos de açúcares, corantes e conservantes, tornando-se plenamente dispensável da alimentação diária. Os nutrientes encontrados nas formulações não tornam o benefício encontrado no alimento maior do que os malefícios. Além disso, os nutrientes podem ser adquiridos em taxas ainda maiores em alimentos adequados à uma refeição balanceada e que contribui numa maior qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  2. Ester Prado
    DRE: 115028747

    Objetivamente, o autor evidenciou as tabelas nutricionais dos achocolatados das marcas Nescau e Toddy, estabelecendo a comparação entre os componentes nutricionais de ambos e questionando qual das marcas é a melhor para a alimentação.
    Analisando Resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, a respeito dos componentes abordados em tabelas nutricionais. Qualquer achocolatado apresenta quantidade exacerbada de açúcar, vide a tabela anexada no artigo, uma porção de 20g de Nescau, corresponde a 15g de açúcar, a mesma porção de Toddy, corresponde a 18g de açúcar.
    Ambos os produtos acabam viciando o paladar de quem os ingere e não oferecem vitaminas suficientes que justifiquem o uso. Uma alternativa, é alertar a população ao uso constante destes achocolatados e evidenciar os malefícios que trazem. Demonstrar o quão importante é optar primeiramente pela desintoxicação do seu paladar que muitas vezes está acostumado aos achocolatados usuais e posteriormente efetuar a troca, do uso de achocolatado em pós, por cacau batido em pó batido com leite.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Também, entre a comparação sobre Nescau e Toddy, pode-se relatar que os achocolatados diet não têm adição de açúcar, por isso acabam tendo uma redução de até 50% na quantidade de calorias. Porém, a maioria dos achocolatados desse tipo acabam adicionando uma grande quantidade de adoçantes artificiais, como acessulfame-K, ciclamato de sódio, aspartame, entre outros, que em excesso também podem causar danos para a nossa saúde. O que, mais uma vez, seria o ideal a substituição dos achocolatados por cacau em pó 100% sem açúcar, que é uma ótima opção, pois ele tem ação antioxidante, vasodilatadora, ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol total, ajuda a aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e ainda melhora a concentração e proporciona energia.
    Referência: http://energienutricao.com.br/blog/achocolatado.

    ResponderExcluir
  5. Indo um pouco além do que aborda o autor, o achocolatado é no geral, um produto totalmente dispensável a saúde pela grande quantidade de açucar apresentada: a embalagem de 400g nescau é constituido 75% de açucares, enquanto a mesma embalagem de toddy, 90% além dos demais componentes que em excesso são prejudiciais à saúde.
    Os produtos por serem de preparo prático e sabor agradáveis muitas vezes acaba se tornando totalmente atraentes para os consumidores.
    O recomendado é que esse produto seja substituído por cacau em pó, que muitas vezes não é atrativo pelo sabor amargo, sendo necessário 15 dias para adaptação do paladar.
    Referência: http://maepop.com.br/toddy-ou-nescau/

    ResponderExcluir
  6. Aluna : Thais Holanda
    Dre : 113086228

    Esses produtos são muito consumidos pela população e dessa forma muitas indústrias têm produzido achocolatados, fazendo com que haja grande variedade e preços competitivos ao consumidor. Hoje no mercado o Toddy e Nescau são os mais vendidos e vale ressaltar novamente como foi citado no texto do tema que o processamento, os ingredientes e as concentrações utilizadas não são os mesmos, logo isso faz com que tenha grande variação nas suas propriedades nutricionais, como teor de lipídios, proteínas, carboidratos, teobromina e outros alcalóides, entre outros. Nos dias de hoje, a preocupação com a alimentação e saúde vem mostrando cada vez maior, fazendo com que o consumidor evite consumir alimentos como esses achocolatados, pois apesar da proposta nutricional, eles apresentam componentes que podem ser prejudiciais. Há pesquisas mostrando a importância da diminuição da ingestão de lipídios e açúcares e do aumento da ingestão de proteínas e carboidratos complexos (Cândido,Campos, 1996), bem como falam do consumo indiscriminado de produtos contendo alcalóides, como por exemplo a teobromina. A teobromina está presente, geralmente, nos chocolates e derivados (achocolatados, bebidas achocolatadas, biscoitos de chocolate, por exemplo) e sabe-se que ela pode agir de forma parecida à cafeína e outros alcaloides, atuando como estimulante do sistema nervoso central e do músculo cardíaco. O seu consumo moderado pode ajudar o desempenho no trabalho e nos estudos, mas a alta ingestão pode causar irritabilidade, insônia e distúrbios gastrointestinais. Dessa forma, o melhor caminho ao invés de escolher um dos achocolatados, seria evitá los, por serem produtos industrializados e sempre dar preferência a produtos mais naturais.

    Referência:Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Achocolatados : análise quimica.

    ResponderExcluir
  7. Aluna: Karine da S. Pereira
    DRE: 111359950

    Uma grande variedade de achocolatados são muito consumidos pela população brasileira, principalmente por crianças, que o consomem preferencialmente no café da manhã, são muito consumidos pelo sabor atrativo do chocolate, por ser um produto acessível e de preparo instantâneo. Essas duas marcas de achocolatados são as mais populares desse ramo, por isso foi feita uma comparação entre elas mostrando a diferença de nutrientes. No entanto, no último paragrafo ressaltou-se que ambos são alimentos industrializados, repletos de açúcares, corantes e conservantes, tornando-se dispensável da alimentação diária, por mais que se tenha alguns nutrientes benéficos, os maléficos se sobrepõem. Portanto, para que se tenha maior qualidade de vida e obtenção desses nutrientes, existem diversas outras opções como: frutas, canela, cacau, vitaminas; e é preciso alertar a população sobre isso, principalmente os pais de crianças pequenas para que eles evitem que seus filhos tomem esses achocolatados e façam consumo preferencialmente de alimentos mais naturais.

    ResponderExcluir
  8. THAIS FELIX DE HOLANDA ( thathaholanda91@gmail.com )15 de junho de 2018 às 07:01

    Repostando o comentário realizado em 23 de março de 2018, pois reparei que foi publicado com o login do gmail da turma que estava logado no momento.

    Aluna : Thais Holanda
    Dre : 113086228

    Esses produtos são muito consumidos pela população e dessa forma muitas indústrias têm produzido achocolatados, fazendo com que haja grande variedade e preços competitivos ao consumidor. Hoje no mercado o Toddy e Nescau são os mais vendidos e vale ressaltar novamente como foi citado no texto do tema que o processamento, os ingredientes e as concentrações utilizadas não são os mesmos, logo isso faz com que tenha grande variação nas suas propriedades nutricionais, como teor de lipídios, proteínas, carboidratos, teobromina e outros alcalóides, entre outros. Nos dias de hoje, a preocupação com a alimentação e saúde vem mostrando cada vez maior, fazendo com que o consumidor evite consumir alimentos como esses achocolatados, pois apesar da proposta nutricional, eles apresentam componentes que podem ser prejudiciais. Há pesquisas mostrando a importância da diminuição da ingestão de lipídios e açúcares e do aumento da ingestão de proteínas e carboidratos complexos (Cândido,Campos, 1996), bem como falam do consumo indiscriminado de produtos contendo alcalóides, como por exemplo a teobromina. A teobromina está presente, geralmente, nos chocolates e derivados (achocolatados, bebidas achocolatadas, biscoitos de chocolate, por exemplo) e sabe-se que ela pode agir de forma parecida à cafeína e outros alcaloides, atuando como estimulante do sistema nervoso central e do músculo cardíaco. O seu consumo moderado pode ajudar o desempenho no trabalho e nos estudos, mas a alta ingestão pode causar irritabilidade, insônia e distúrbios gastrointestinais. Dessa forma, o melhor caminho ao invés de escolher um dos achocolatados, seria evitá los, por serem produtos industrializados e sempre dar preferência a produtos mais naturais.

    Referência:Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Achocolatados : análise quimica.

    ResponderExcluir
  9. Também acho Nescau melhor. É menos doce, tem um sabor forte e dissolve melhor no leite.

    ResponderExcluir
  10. Interessante o tema, já que os produtos abordados estão presente em praticamente todos os lares.
    Os produtos em questão fazem parte principalmente da alimentação, matinal, de crianças e adolescentes.
    Apesar de todos os ingredientes importantes e destacados no assunto, ao consumo do indivíduo, observa-se na tabela nutricional, a quantidade elevada de açúcar nos dois itens e sabe-se que por serem industrializados os dois tem conservantes e insumos que são prejudicial à saúde.
    Diante disto, apesar de todos os nutrientes benéficos contidos nos dois produtos, conclui-se que podemos substituí-los por outros, que são de certa forma, mais saudáveis e com menos substâncias prejudiciais à saúde e que promoverão os mesmos nutrientes contidos no Nescau e Toddy.

    ResponderExcluir