Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017


Utilização de Produtos especiais à base de misturas de aminoácidos livres por crianças com Fenilcetonúria

A fenilcetonúria é uma doença genética, caracterizada pela ausência ou insuficiência da enzima fenilalanina-hidroxilase. O diagnóstico é feito por meio do rastreamento neonatal e o tratamento, que consiste em dieta restrita em proteínas e consumo de fórmula metabólica especial, deve ser iniciado o mais precocemente possível. 





 Qual a necessidade de uso desses produtos por crianças com fenilcetonúria?


Hipótese
 Pacientes portadores de fenilcetonúria precisam seguir uma dieta natural com restrição proteica, de forma a controlar a quantidade de proteína natural consumida, reduzindo a ingestão de fenilalanina, e ao mesmo tempo evitar efeitos de uma dieta carente. 

Descrição do produto
leite em pó elaborado de acordo com as necessidades nutricionais de crianças em fase de amamentação.

Fundamentos bromatológicos
Produtos especiais à base de misturas de aminoácidos livres são utilizados como fonte de alimentação proteica restrita, pode ser comparada a uma dieta vegana no que diz respeito à composição de alimentos naturais permitidos. No entanto, alguns alimentos naturais, como cereais e nozes, que são permitidos ao vegana, são restritos na dieta de fenilcetonúricos devido ao seu alto conteúdo proteico, gerando uma ingestão ainda menor de micronutrientes. A restrição quanto à ingestão de alimentos proteicos, especialmente carnes, leite e derivados, não desencadeou anemia na criança fenilcetonúrica, que fez uso de Sulfato Ferroso e de polivitamínico algumas vezes somente durante primeiro ano de vida.

Legislação
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO-RDC Nº 19, DE 5 DE MAIO DE 2010 RDC Nº 19, DE 5 DE MAIO DE 2010: Dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas informarem à ANVISA a quantidade de fenilalanina fenilalanina, proteína e umidade , proteína e umidade de alimentos, para elaboração de tabela do conteúdo de fenilalanina em alimentos, assim como disponibilizar as informações nos sítios eletrônicos das empresas ou serviço de atendimento ao consumidor (SAC).

Conclusão
Apesar dos avanços no tratamento de fenilcetonúria, a dieta continua sendo o pilar do tratamento, logo, a adequada orientação dietética e o acompanhamento do estado nutricional de portadores de fenilcetonúria deve perdurar por toda a vida. 
Profissionais de saúde, familiares e o próprio portador da doença devem compreender a importância da terapia nutricional, pois a adesão à dieta é influenciada por fatores cognitivos, emocionais, fisiológicos e culturais, necessitando, portanto, de constante acompanhamento. O acompanhamento multidisciplinar das crian- ças com fenilcetonúria por profissionais de saú- de, especialmente os profissionais nutricionista e o fonoaudiólogo, possibilita o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento adequados da criança, compreendendo também o desenvolvimento adequado de sua deglutição e comunicação. Deste modo, é possível proporcionar, além da prevenção das complicações da fenilcetonúria, uma integração social, que seja a mais adequada possível, no âmbito familiar e escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das crianças fenilcetonúricas.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Doralice da Silva Paiva

    Por experiência própria, aos 22 anos, posso afirmar a importância de ter uma fórmula infantil como o NAN comfor no mercado. Por não produzir leite materno adequadamente, minha mãe utilizou o NAN para alimentar eu e meu irmão gêmeo. Observei algo interessante na composição do NAN comfor.
    Através do conhecimento adquirido como estudante de farmácia e como futura profissional da saúde, sei a importância da vitamina B12 na alimentação de um indivíduo.
    A vitamina B12 é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos, para o revestimento de nervos e formação de proteínas. A deficiência de vitamina B12 causa anemia megaloblástica e neuropatias.
    Os alimentos de origem animal, portanto, protéicos, são especialmente fontes de vitamina B12. Contudo, as crianças com fenilcetonúria não podem consumir esses alimentos.Daí a importância de uma fórmula como o NAN conter essa vitamina tão importante para o desenvolvimento e manutenção da saúde dessas crianças.
    De acordo com o Comitê Comitê de Alimentação e Nutrição da Academia Nacional das Ciências, uma criança de até seis meses tem uma ingestão diária recomendada de vitamina B12 de 0,3 mcg, enquanto que uma criança de seis meses até um ano, deve ingerir 0,5 mcg dessa vitamina por dia. O rótulo de NAN comfor, diz que em 100 ml do produto (volume aproximado de uma mamadeira) há 0,13 mcg de vitamina B12.Sendo assim, se uma criança de seis meses que consome o produto, se alimentar no mínimo três vezes ao dia com o mesmo, terá sua necessidade diária de vitamina B12 suprida.

    https://www.nestlecomecarsaudavel.com.br/nossas-marcas/formulas-infantis

    http://www.roche.pt/emagrecer/vitaminas/v_b12.cfm#ath

    ResponderExcluir