Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017


Lavitan Mais Hair fará seu cabelo crescer mais forte?



A denominada geração saúde cada vez mais busca por maneiras de melhorar o condicionamento físico, mental e também a aparência. Uma das estratégias utilizadas por mulheres e homens têm sido o uso de suplementos vitamínicos e minerais visando complementar a alimentação diária para obter resultados específicos como, por exemplo, a nutrição e crescimento saudável dos cabelos.

Lavitan mais Hair é um suplemento vitamínico e mineral comercializado em farmácias e drogarias com a indicação de melhorar a nutrição e crescimento capilar e das unhas. O produto consiste em uma embalagem que contem 60 cápsulas compostas por: Vitamina B6, biotina, cromo, selênio e zinco.  


 Informação nutricional – Porção de 0,52g (1 Cápsula)

Quantidade por porção                                                       %VD*
Valor Energético:                             0 kcal = 17 KJ                 0%
Piridoxina (Vitamina B6):             1,3mg                              100%
Biotina:                                         30µg                               100%
Cromo:                                         35µg                               100%
Selênio:                                        34µg                               100%
Zinco:                                           7,0mg                             100%

Não contém quantidades significativas de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. *Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 KJ.


Fundamentos Bromatológicos e Discussão


            A vitamina B6 (piridoxina), principal componente de Lavitan Hair Mais, é uma vitamina hidrossolúvel que necessita ser administrada pela dieta, já que o organismo não a sintetiza. Atua na síntese de proteínas, lipídios e carboidratos, ajuda na manutenção do sistema imune e possui papel importantíssimo na síntese de neurotransmissores. Diversos estudos vêm relacionando a vitamina B6 ao crescimento capilar e é nesta relação que se baseia toda a publicidade do produto em questão.
            A quantidade diária de vitamina B6 recomendada varia de acordo com sexo e idade, porém para adultos a Dose Diária Recomendada (DDR) está na faixa de 1,3 – 1,7mg. Dessa maneira, a quantidade de vitamina B6 contida em uma única cápsula de Lavitan Mais Hair pode ser considerada como 100% da dose diária indicada para um adulto.
            Os alimentos fonte de vitamina B6 são vários e estão amplamente presentes na dieta brasileira. São exemplos de alimentos fontes de vitamina B6: frango, bife de fígado, ovos, peixes e grão de bico.     
            Dessa maneira, fica claro que a suplementação de vitamina B6 não é uma prática necessária a maioria das pessoas, já que a partir da dieta normal do brasileiro as concentrações necessárias desta vitamina são facilmente adquiridas.

Legislação


            A Portaria nº 32, de 13 de janeiro de 1998 da Secretária de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, considera:

- a necessidade de:

a) normatizar o uso de Suplementos Vitamínicos e ou Minerais no País;
b) controlar efetivamente sua produção e ou comercialização;
c) aperfeiçoar constantemente as ações de controle sanitário na área de alimentos visando a proteção à saúde da população;
d) fixar a identidade e as características mínimas de qualidade a que devem obedecer aos SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS E OU MINERAIS;
- que os nutrientes destinados a complementar uma dieta normal devem ser reconhecidos como alimento, e não como alimentos para fins especiais;
- que aos Suplementos Vitamínicos e ou Minerais não podem ser apregoados indicações terapêuticas;
E ainda descreve a definição de suplementos vitamínicos e minerais.

 Definição:

Suplementos Vitamínicos e ou de Minerais para fins deste regulamento, doravante denominados simplesmente de "suplementos", são alimentos que servem para complementar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação. Devem conter um mínimo de 25% e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e ou minerais, na porção diária indicada pelo fabricante, não podendo substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva.

Conclusão

            De acordo com a própria legislação, suplementos vitamínicos servem apenas para complementar a dieta de pessoas saudáveis em casos de ingestão insuficiente. Dado que a dieta brasileira se baseia em diversos alimentos que contem significativas quantidades de vitamina B6, sua suplementação, na maior parte dos casos, pode ser considerada desnecessária. Portanto, o produto Levitan Mais Hair realmente contribuiria para o crescimento saudável dos cabelos, caso o indivíduo sofra de deficiência de vitamina B6. No entanto, exceto esta situação, a utilização deste produto não é recomendada. 

Referências Bibliográficas


1 - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria nº 32, de 13 de janeiro de 1998 da Secretária de Vigilância Sanitária. Disponível em: 
<http://www.anvisa.gov.br/anvisalegis/portarias/32_98.htm>.

2 - Suplementos alimentares: Documento de base para discussão regulatória. ANVISA. Junho, 2017. Disponível em:
<http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/3322895/Documento+de+base+sobre+regulamenta%C3%A7%C3%A3o+de+suplementos+alimentares/2e334a9e-a456-48ef-981e-ef54f3b9029a>.

3 - Lavitan Vitaminas. Disponível em: <https://lavitanvitaminas.com.br/produtos/lavitan-mais-hair>.

4 - Drogarias Pacheco, Lavitan Mais Hair. Disponível em:<https://www.drogariaspacheco.com.br/lavitan-mais-hair-cabelos-e-unhas-60-capsulas/p>.

5 - Suplemento: Lavitan Hair para Cabelos Grandes e Fortes. Disponível em: <https://suplemento.eco.br/lavitan-hair/>.

Um comentário:

  1. A grande preocupação com a estética tem levado muitas pessoas a correrem atrás de soluções imediatistas para resolverem problemas com determinadas partes do corpo. A manutenção e cuidado do cabelo é algo importantíssimo para a autoestima de muita gente hoje em dia. O consumo de suplementação vitamínica sem a consulta a um nutricionista pode muitas vezes causar mais malefícios do que benefícios.
    Como foi citado no artigo, a quantidade de Vitamina B6 contida em uma cápsula de ‘Lavitan Mais Hair’ já é quase 100% da dose recomendada diarimente. E também foi descrito no artigo que muitos alimentos da dieta brasileira é fonte dessa vitamina.
    A ingestão de 500mg ou mais por dia da piroxidina, pode causar neuropatia sensorial após vários anos de ingestão, enquanto que a ingestão de quantidades em excesso de 1g diariamente pode levar a neuropatia sensorial em poucos meses. Essa patologia raramente é ocasionada apenas com a ingestão de alimentos ricos nessa vitamina e sim por pessoas que consomem suplementos vitamínicos sem consulta ao nutricionista.
    Por outro lado, na composição em questão, possui a presença de zinco em grande quantidade. O zinco é um mineral importante para manter os fios do cabelo saudáveis e hidratados pela produção de sebo, além de previnir a caspa.
    O ideal para se ter um cabelo lindo e que cresça forte e saudável é investir em alimentos ricos em vitamina B6 e zinco.

    http://www.roche.pt/emagrecer/vitaminas/v_b6.cfm

    ResponderExcluir