Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Farelo de aveia pode causar carência nutricional?

Autores: Lucas Machado Ascari e Raíssa da Silva Alves

FARELO DE AVEIA


Descrição
O farelo de aveia é um alimento funcional com alta quantidade de fibras e fitato e baixa quantidade de amido e fitase. Uma vez que o fitato forma complexos insolúveis com cátions polivalentes, como cálcio e magnésio, o grande consumo desse produto poderia reduzir a absorção intestinal desses íons, provocando carência nutricional.

Fundamentos bromatológicos
O farelo de aveia consiste no tegumento das sementes de aveia, rico em fibras (especialmente β-glucana) e pobre em amido [1,2]. A aveia possui alto conteúdo de fitato, uma reserva orgânica de fosfato, e baixo conteúdo de fitase, enzima que catalisa a hidrólise dessa molécula. Além disso, a aveia sofre um tratamento com alta temperatura previamente à sua comercialização, resultando na inativação da fitase presente já em quantidade restrita no alimento [3–6]. O fitato é capaz de coordenar-se a cátions polivalentes — como cálcio, ferro, zinco e magnésio — formando complexos com ínfima solubilidade aquosa que são eliminados nas fezes [3–6]. A seguir, é apresentada a tabela com o conteúdo nutricional do farelo de aveia da marca Jasmine, disponível no site da empresa [7].

Informação Nutricional - Porção de 10g (1 colher de sopa)
Valor energético
33 kcal
Carboidratos
5,1 g
Proteínas
1,7 g
Gorduras totais
0,7 g
Gorduras saturadas
0,1 g
Gorduras trans
0 g
Fibra alimentar
1,5 g
das quais, β-glucana (fibra solúvel)
1,0 g
Sódio
0 mg
Ferro
0,65 mg
Magnésio
24 mg


Legislação
Segundo resoluções da ANVISA, a aveia é classificada como cereal e enquadrada como um alimento funcional indicado para a perda de peso e redução dos níveis sanguíneos de colesterol [1,2,8]. Entretanto, nessas resoluções nada é dito a respeito do conteúdo de fitato e de um limite máximo de consumo.

Discussão e Conclusão
Devido a seu alto teor de fibras e baixo teor de amido, o farelo de aveia é considerado um alimento funcional capaz de auxiliar na perda de peso e na redução dos níveis sanguíneos de colesterol. Em contrapartida, esse alimento é rico em fitato, que pode causar carência nutricional de certos cátions — como cálcio, zinco e magnésio — quando consumido com frequência e em grande quantidade. Muitas vezes o farelo de aveia é consumido em associação com o leite — um alimento rico em cálcio, magnésio e zinco — diminuindo significativamente seu aproveitamento na dieta. A legislação vigente no Brasil ignora a presença de fitato na aveia e, assim, não exige que as empresas informem no rótulo de seus produtos a quantidade dessa substância. Seria necessário, portanto, que houvesse uma reformulação da norma vigente da ANVISA a fim de que o conteúdo de fitato na aveia fosse informado e a população recebesse orientação sobre os limites para o consumo desse produto, permitindo a exploração segura dos benefícios da aveia.

Referências

[1] ANVISA. Alegações de propriedade funcional ou saúde. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/alegacoes>. Acesso em: 28 out. 2017a.

[2] ANVISA. Alimentos funcionais. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=2866855&_101_type=content&_101_groupId=2>. Acesso em: 28 out. 2017b.

[3] LARSSON, M. et al. Improved zinc and iron absorption from breakfast meals containing malted oats with reduced phytate content. British Journal of Nutrition, v. 76, n. 5, p. 677, 9 nov. 1996.

[4] NÄVERT, B.; SANDSTRÖM, B.; CEDERBLAD, Å. Reduction of the phytate content of bran by leavening in bread and its effect on zinc absorption in man. British Journal of Nutrition, v. 53, n. 1, p. 47, 7 jan. 1985.

[5] OOMAH, B. D. Characteristics of commercially heat-treated oat groats. International Journal of Food Science & Technology, v. 22, n. 3, p. 299–308, 28 jun. 1987.

[6] SANDBERG, A.-S.; SVANBERG, U. Phytate Hydrolysis by Phytase in Cereals; Effects on In Vitro Estimation of Iron Availability. Journal of Food Science, v. 56, n. 5, p. 1330–1333, 1 set. 1991.
[7] Farelo de Aveia | Jasmine Alimentos. Disponível em: <https://www.jasminealimentos.com/produtos/integral/farelo-de-aveia/>. Acesso em: 28 out. 2017.
[8] ANVISA. Resolução - CNNPA no 12, de 1978. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/anvisalegis/resol/12_78.pdf>. Acesso em: 29 out. 2017.

2 comentários:

  1. Essa é informação deveria ser divulgada entre a comunidade auto intitulada 'fit' que consome tal alimento.

    ResponderExcluir