Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Stimulance Multi Fiber (da marca Danone)

Indagação: É mesmo necessária a ingestão desse produto para atingir a recomendação diária de fibras?

Hipótese: No Brasil, de acordo com nossos hábitos alimentares, em apenas 3 refeições diárias como por exemplo café da manhã (3,8 g do pão francês e 1,48 g do mamão), almoço (2,88 g do arroz , 5,83 g do feijão, 2,99 g da batata, 0,31 g do alface e 0,45 g do tomate) e jantar (2,88 g do arroz, 5,83 g do feijão, 0,69 g do agrião e 0,80 g da laranja sem bagaço) é possível atingir e até ultrapassar um pouco a recomendação de ingestão diária de fibras através do consumo de frutas, grãos, legumes e verduras.

Descrição do produto: De acordo com a embalagem, Stimulance é um mix de fibras da Danone que contém 6 tipos de fibras de origem natural sendo 3 solúveis e 3 insolúveis. A sugestão de consumo é de 1 (5 g) a 3 (15 g) sachês por dia em diversas preparações como: iogurte, frutas, sopas, saladas, vitaminas e shakes. Não possui sabor.  Na embalagem ainda consta uma observação: Usar sob orientação de nutricionista e/ou médico. O consumo do produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos, uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas regularmente.
Ingredientes: polissacarídeos de soja, inulina, amido resistente, goma arábica , oligofrutose, celulose. Não contém glúten.
Informação nutricional por 5g (1 sachê) ; Valor energético 3kcal =14 kJ; Carboidratos 0,6 g ; Fibra alimentar 3,8 g ; Sódio 3,3 mg ; Potássio 16 mg; Cálcio 17 mg; Fósforo 3,8 mg ;
Em média custa  R$ 50,00 uma caixa com 14 sachês (5 g cada) .  

Legislação: A recomendação da ANVISA no Brasil é de 25 g/dia, para um adulto saudável.


Fundamentos Bromatológicos: As fibras alimentares não são absorvidas pelo organismo, auxiliam o funcionamento do intestino e estão presentes em frutas, vegetais, legumes e grãos. São classificadas como solúveis e insolúveis. As solúveis formam um gel que retardam o esvaziamento gástrico e diminuem o ritmo de absorção de nutrientes. As insolúveis aceleram a passagem pelo intestino, aumenta o volume fecal por absorverem o líquido e é eficiente contra a constipação. Porém, o consumo exagerado de fibras, não associado à ingestão de líquidos, leva a formação de fezes duras que dificulta o funcionamento do intestino e também prejudica a absorção de nutrientes importantes para o corpo como, por exemplo, minerais como zinco, cálcio e ferro.

Por Bárbara Muller Gonçalves. 

Um comentário:

  1. De acordo com a ANVISA RDC n° 360, de 23 de dezembro de 2003 que define como fibra alimentar qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano. Sabe-se que as fibras desempenham um trabalho muito importante no esvaziamento gástrico, como foi muito bem apontado por este trabalho. Também foi evidenciado em artigos que as fibras alimentares desempenham importantes fatores na prevenção do câncer colorretal. Logo é indispensável a presença das fibras para uma alimentação saudável, portanto a disponibilidade de um produto regulamentado, como o presente no trabalho abordado pode ser benéfico para pessoas que não puderam fazer refeições completas no dia, e consequentemente não atingiram os valores diários recomendados e podem alcançar estes valores com uma preparação fácil como a do produto da danone.

    ResponderExcluir