Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 23 de dezembro de 2017

Glucerna SR: O uso pela população não diabética

Trabalho 2 elaborado pela aluna Gabrielle Rodrigues de Melo

 Resultado de imagem para glucerna


Qual seria o impacto do uso de Glucerna SR para fins diferentes dos quais ele é primariamente recomendado (controle glicêmico em diabéticos)?

HIPÓTESE: 


O consumo em si pode não causar malefícios diretos, no entanto, o uso indiscriminado (por vezes apoiado por nutricionistas) e em lugar de uma refeição completa pode trazer problemas no ponto de vista nutricional do indivíduo. Especialmente em pessoas que não sofrem de diabetes mellitus.
 


DESCRIÇÃO DO PRODUTO:  Glucerna® SR é um alimento para suplementação nutricional na versão pó para diluir e pronto para beber. Não contem glutén e sacarose. Sua formulação é composta principalmente por Maltitol (carboidrato de lenta absorção) e fruto-oligossacarídeo (prebiótico). Além de minerais (cálcio, fósforo,  ferro, magnésio, zinco, manganês, cobre, iodo, selênio, cloreto, potássio, cromo e molibdênio) e vitaminas (A, D, E, K, C,  B1, B2, B6, B12, ácido fólico, niacina, ácido pantotênico, colina e biotina). Pode ser encontrado nos sabores: morango, nozes, chocolate e baunilha.


FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS:

O Glucerna é um produto que tem como público alvo principalmente pessoas pré-diabéticas e diabéticas, visando o benefício de controle da glicemia.

O índice glicêmico de um alimento se relaciona diretamente com o pico de glicemia pós-prandial, causado pela absorção dos carboidratos ingeridos e consequente aumento da concentração de glicose no sangue. Nesse caso, o índice glicêmico é o quanto este alimento gera um aumento da glicose após sua ingestão.

Dessa forma, é claro que pacientes com diabetes tipo 1 e 2 necessitam controlar sua glicemia ao longo do dia e é recomendado que se alimentem principalmente de alimentos de baixo teor glicêmico, assim, a glicemia pode ser controlada ao longo das refeições, evitando picos elevados no decorrer do dia.

O Glucerna possui um carboidrato de lenta absorção (Maltitol) que portanto, possui baixo índice glicêmico. Deste modo, é recomendado que pacientes diabéticos façam uso do mesmo entre as refeições, o que auxiliaria no controle glicêmico ao saciar sem pico elevado na curva glicêmica e evitar que a próxima refeição seja exagerada e a glicemia fuja ao controle.

Além disso, a formulação conta com fibras e gorduras que agirão contribuindo para a saciedade. As fibras tem papel importante na regulação intestinal e os lipídeos agem retardando o esvaziamento gástrico e contribuindo para liberação lenta dos carboidratos da composição.

Sabendo disso, o Glucerna SR é comumente utilizado de forma “off-label” com objetivo de perda de peso mais rapidamente. Nesses casos, o mesmo é utilizado como substituto de uma refeição completa ou pós atividade física, diminuindo as variações de glicose sérica e trazendo saciedade.


LEGISLAÇÃO:

Glucerna SR é classificado como alimento para nutrição enteral em seu registro na ANVISA. Segundo a resolução RDC nº 21, de 13 de maio de 2015, este alimento é definido como “fórmula para nutrição enteral: alimento para fins especiais industrializado apto para uso por tubo e, opcionalmente, por via oral, consumido somente sob orientação médica ou de nutricionista, especialmente processado ou elaborado para ser utilizado de forma exclusiva ou complementar na alimentação de pacientes com capacidade limitada de ingerir, digerir, absorver ou metabolizar alimentos convencionais ou de pacientes que possuem necessidades nutricionais específicas determinadas por sua condição clínica;”. Ainda nessa resolução, nota-se que não é legalmente aceito que seja visível no rótulo a recomendação de qual é o público alvo a ser utilizado “Art. 24. A rotulagem de fórmulas para nutrição enteral não pode apresentar vocábulos, palavras, expressões e/ou imagens que: I - induzam o uso do produto a partir de falso conceito de vantagem ou segurança; e II - indiquem condições de saúde para as quais o produto possa ser utilizado, inclusive aquelas relacionadas à redução do risco de doenças ou de agravos à saúde.” Esse veto à essa informação no rótulo diminui o uso indiscriminado sem recomendação médica ou de nutricionista do paciente.


CONCLUSÃO: 

Diante das informações apresentadas, é possível concluir que o consumo desse alimento pode de fato ter como consequência o emagrecimento. Mas isso se dá pelo fato de trocar uma refeição com índice glicêmico alto por outra de mais baixo, tal como acontece com outros “shakes” de emagrecimento quando tomados em substituição à uma das refeições. Por isso, não é a formulação que emagrece e sim a quantidade e tipo de carboidrato ingerido. Nessa situação, o consumidor deve atentar-se à superdosagem, a fim de não ultrapassar as quantidades máximas e mínimas de nutrientes ou substância. A composição, como já dito, conta com diversos micronutrientes que em excesso podem não ser recomendáveis.
Além disso, como não são evidenciados estudos de caso mostrando os problemas desse uso não recomendado na literatura, assim, a venda e consumo desses produtos de forma indiscriminada é prevista. Desse modo, recomenda-se que os profissionais que indicam esse uso para outros fins se atentem aos riscos possivelmente causados.

 

REFERÊNCIAS:

 Elia M., Ceriello A., Laube H., Sinclair A.J., Engfer M., Stratton R. J. Enteral Nutritional Support and Use of Diabetes-Specific Formulas for Patients With Diabetes. Disponível em:
<
http://care.diabetesjournals.org/content/28/9/2267.full.pdf+html>

Ortiz M.G., Abundis E.M., Salazar E.H., Ramos A.M., Cervantes J.A. 
Effect of a nutritional liquid supplement designed for the patient with diabetes mellitus (Glucerna SR) on the postprandial glucose state, insulin secretion and insulin sensitivity in healthy subjects. Disponível em: <
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1463-1326.2005.00512.x/full

Tsuda K.; Fukuda M.; Fukushima M. 
Effect of Glucerna® SR as Breakfast Substitute on the Reduction of Diabetes Risk in Obese Subjects with High Normal Fasting Blood Glucose Level. Disponível em: <http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=23885963>

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário