Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 16 de dezembro de 2017

Cápsulas Bwell Beauty Fortality realmente alimentam sua beleza?

            

               
           Nos últimos anos foi possível perceber uma interessante novidade nas prateleiras das farmácias, ao lado das já conhecidas (e talvez desinteressantes) cápsulas multivitamínicas: as cápsulas de beleza. Mas são elas uma inovação real ou possuem marketing inovador?
               produto analisado, Bwell Beauty Fortality consiste de cápsulas gelatinosas moles contendo as vitaminas A,C,E, Biotina, Complexo B e os minerais zinco, magnésio e ferro. Pertence a marca Bwell, que contém três linhas de produto: vitaminas e suplementos, multivitamínicos e nutricosméticos. O produto Vitality faz parte da última linha, juntamente com outros quatro produtos: Colágeno, Expression, Skin Cell e Coenzima Q10.  O objetivo declarado de uso do produto Fortality é auxiliar na reparação e no fortalecimento de cabelos e unhas. 
     A categoria de produtos nutricosméticos dispõe de combinações de princípios ativos capazes de combater radicais livres, por meio de diferentes mecanismos, a fim de prevenir processos de envelhecimento cutâneo. Além disso, frequentemente possuem altas concentrações de nutrientes e minerais essenciais ao funcionamento do organismo, de modo a combater a queda capilar, além de fraqueza de unhas e problemas cutâneos relacionados à deficiências nutricionais diversas. Dentre os princípios ativos mais frequentemente encontrados nestes produtos estão: vitaminas A, C e E, minerais, flavonóides, carotenóides,aminoácidos, óleos essenciais, proteínas e carboidratos. Apesar de outros nutricosméticos disponíveis no mercado conterem princípios ativos com ação antioxidante (ex: carotenóides, flavonóides) que não são encontrados em suplementos vitamínicos e multivitamínicos comuns, o produto Bwell beauty fortality não possui diferenças significantes de composição quando comparado a um suplemento multivitamínico estabelecido no mercado, como o Centrum (tabelas nutricionais dos produtos abaixo). De fato, a composição do Centrum excede a das cápsulas well beauty fortality tanto em relação a número de princípios ativos presentes quanto em concentração de cada um deles.

 

Tabela nutricional Centrum. fonte:https://centrumvitaminas.com.pt/produtos/centrum/composicao/

Tabela nutricional cápsulas Bwell Beauty Fortality. Fonte: http://www.bwellvitaminas.com.br/index.php/verproduto/#bwell-beauty-fortality

        Este produto é categorizado como nutricosmético pois é uma interseção de conceitos de alimento, fármaco e cosmético, visando melhorar os aspectos estéticos através da melhora do estado geral de saúde e nutrição do organismo. A ANVISA não registra nenhum nutricosmético, estando todos sob a classificação de alimentos funcionais, por produzirem efeitos metabólicos por meio da atuação de um nutriente na manutenção do organismo. (2)
           Para os requisitos regulatórios da ANVISA, a presença de alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde é opcional. Para produtos contendo ingredientes com esta alegação, deve-se ter além das funções nutricionais básicas, produção os efeitos metabólicos, fisiológicos e/ou benéficos à saúde mensuráveis, sendo seguro para o consumo sem a supervisão de profissional de saúde. (2)
     Conforme descrito nas Resoluções 18/1999 (dispõe das diretrizes básicas para análise e comprovação de propriedades funcionais e/ou de saúde, alegadas em rotulagens de alimentos) e 19/1999 (dispõe dos procedimentos para registro de alimentos com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde em sua rotulagem), deve -se comprovar alegações de propriedades funcionais ou de saúde com base no consumo previsto ou recomendado pelo fabricante, na finalidade, condições de uso e valor nutricional, quando for o caso, ou nas evidências científicas para proceder com o registro de um alimento funcional.(3, 4)
         Concluindo, apesar de nutricosméticos em geral poderem servir de fonte de princípios ativos que combatem radicais livres (como carotenóides e flavonóides), constituindo um diferencial em relação a composição de outros tipos de suplementos vitamínicos no mercado, o produto em questão não possui nenhum princípio ativo dentre seus componentes diferente de um suplemento multivitamínico estabelecido no mercado, como o Centrum. Como sua composição não possui nenhum diferencial em relação a produtos semelhantes, o produto Bwell Beauty Fortality se diferencia apenas no seu posicionamento de mercado, como um suplemento alimentar voltado para melhora estética de pele e cabelos. Na análise deste produto, a hipótese inicial foi confirmada.

Referências:
1) BWELL BEAUTY. Disponível em: http://www.bwellvitaminas.com.br/. Acesso em: 25 Out 2017.
2) MORIMOTO, S. M. I.; DIAS, L. C. V.; HIGUCHI, C. T. Nutricosméticos: Legislação Nacional. Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 8, n. 3, 2013. Disponível em: <http://www.revistas.sp.senac.br/index.php/ITF/article/viewFile/473/416>. Acesso em: 25 Out 2017.
3) BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 18, de 30 de abril de 1999. Diário Oficial da União (D.O.U.). Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388845/RESOLUCAO_18_1999.pdf/d2c5f6d0-f87f-4bb6-a65f-8e63d3dedc61>. Acesso em: 25 Out 2017.
4) BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 19, de 30 de abril de 1999. Diário Oficial da União (D.O.U.). Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388845/RESOLUCAO_19_1999.pdf/99351bc5-99b1-49a8-a1fd-540b4096db22>. Acesso em: 25 Out 2017.
5) CENTRUM VITAMINAS. Disponível em: https://centrumvitaminas.com.pt/. Acesso em: 25 Out 2017.

2 comentários:

  1. Boa tarde!

    Mas ele tem alguma comprovação de que ajuda na queda de cabelo?

    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Mas ele tem alguma comprovação de que ajuda na queda de cabelo?

    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir