Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 17 de dezembro de 2017

Utilização de bebidas isotônicas por indivíduos diabéticos.

Andressa Corrêa Cravo

Introdução

A Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Em indivíduos com diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente, provocando uma hiperglicemia, que pode causar diversas complicações e danos à órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Por conta disso, esses indivíduos devem ter uma alimentação bem controlada, e cautela na ingestão de alguns tipos de alimentos, como por exemplo as bebidas isotônicas. Uma questão a ser levantada é se essas bebidas isotônicas são uma boa opção como recuperador de hidratação para indivíduos que possuem diabetes. 


Descrição do Produto 


Como exemplo de bebida isotônica,  utilizaremos  o  Gatorade. O  Gatorade  é  um  produto desenvolvido  cientificamente  para  repor  os  nutrientes  perdidos  com  o  suor  e  também hidratar o corpo. Possui formulação que contém a quantidade ideal de carboidratos, sódio e potássio, que estimulam a rápida absorção dos líquidos pelo organismo e  ajudam a manter o equilíbrio do corpo; além  de auxiliar  no  fornecimento  de  energia  para os músculos em movimento durante a atividade física. É um produto desenvolvido cientificamente para repor os nutrientes perdidos com o suor e também hidratar o corpo. 


Fundamentos Bromatológicos e Legislação

Bebidas isotônicas são soluções  de osmolaridade  semelhante aos fluidos do nosso corpo, não gaseificadas para não distenderem o intestino e o estômago, com baixa quantidade de carboidratos para  sua  rápida  absorção  e  que  chegam  ao  sangue  através do processo osmótico.  Repõem  as  perdas  ocorridas  pela  transpiração,  de água,  eletrólitos  e  sais minerais, mantendo o equilíbrio hidroeletrolítico  do  corpo, são os reidratantes típicos, mas não  refrigerantes. O  consumo  da  bebida  isotônica deve ser feito de preferência com ela bem  fria. Está  indicado  para  repor  as  perdas  de  mais  de 2% do peso do indivíduo por sudorese ou então após exercícios intensos  por  mais  de  uma hora. A escolha do melhor isotônico leva  em  conta  aquele que contém entre 6% a 8% de carboidrato (maltodextrina 
ou  frutose),  pois  manterá  lenta  a  absorção  da  glicose,  prevenindo  hipoglicemia  pós-exercício.

De acordo com a ANVISA, D.O.U de 14/11/2008, os suplementos eletrolíticos prontos para o consumo deve atender aos seguintes requisitos:

a) O produto formulado para fins de reposição hidroeletrolítica deve conter sódio, cloreto e carboidratos;
b) A quantidade de sódio deve estar entre 460 e 1150 mg/l;
c) Os carboidratos devem constituir 4% a 8% (m/v);
d) A osmolalidade do produto não deve ser superior a 330 mOsm/Kg água. A empresa deve comprovar, por meio de cálculos e ou de análise laboratorial, a osmolalidade do produto. As bebidas com osmolalidade entre 270 e 330 mOsm/kg água podem ser consideradas isotônicas;
e) Este produto não pode conter vitaminas e outros minerais;
f) O repositor hidroeletrolítico pronto para o consumo deve estar na forma líquida.

A Rotulagem para os repositores hidroeletrolíticos para atletas:

a) Deve constar a advertência em destaque e em negrito: “O consumo deste produto nas provas de longa duração deve obedecer à orientação de nutricionista ou médico, pois o excesso pode ser prejudicial à saúde do atleta”;
b) Pode ser declarada a expressão “isotônico” quando o produto apresentar osmolalidade entre 270 e 330 mOsm/kg água.

Segundo a ANVISA, “este produto não deve ser consumido por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades”.

Discussão e Conclusão

Diante destas informações, devido a grande quantidade de carboidratos na forma de açúcares presentes na composição do gatorade, portadores de doenças e disfunções orgânicas como diabetes, somente devem ingeri-lo mediante orientação médica, pois estes produtos tem carboidratos de rápida absorção, fazendo com que a taxa de glicemia eleve-se rapidamente. Diabéticos fisicamente ativos necessitam da ingestão periódica de carboidratos para impedir que ocorra hipoglicemia durante e após as atividades. Os diabéticos também são mais propensos à desidratação por causa do volume de eliminação da urina e o gatorade também ajuda nesta circunstância.

Referências

(1) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B24416-1-0%5D.PDF)
(2) Sociedade Brasileira de Diabetes (http://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/oque-e-diabetes)
(3) Artigo: Bebidas Isotônicas e Energéticas, suas diferenças cruciais (http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/revista/2013/19-1/pdf/04-artigo-bebidas.pdf)
(4) Blog Diabético Saudável (https://diabeticosaudavel.com.br/blog/bebidas-isotonicas/)




4 comentários:

  1. Muitas pessoas não tem muito bem esclarecido se o uso de Gatorade é benéfico para a saúde ou se é prejudicial. Bem, isso é relativo. Muitas vezes, para alguém que é leigo e está assistindo algum esporte, associada o Gatorade à saúde, uma vez que um atleta saudável está tomando-o. Entretanto, acredito que deveriam haver regulamentações mais rígidas a respeito do rótulo frontal do produto, para que dessa forma o consumidor que por vezes não tem o hábito de ler rótulos, fosse alertado "de cara" que Gatorade não é indicado nem para indivíduos diabéticos nem para hipertensos. Porque para indivíduos diabéticos, estes produtos tem carboidrato de rápida absorção, fazendo com que a taxa de glicemia eleve-se rapidamente, já para hipertensos, precisar se atentar ao fato da bebida ser rica em sódio.

    ResponderExcluir
  2. As bebidas isotônicas, além da água, possuem sais minerais (sódio e potássio) e carboidratos (açúcares) em sua composição. “Bebidas isotônicas são produtos destinados a repor líquidos e eletrólitos perdidos durante a atividade física.
    Estas bebidas não são feitas apenas para se manterem hidratadas: uma recarga de eletrólitos destina-se a repor os sais minerais perdidos durante a atividade física intensa (com duração de 1 hora ou mais). As pessoas que não fazem esses exercícios não precisam usar bebidas isotônicas. Simplesmente beber água pura ou água de coco irá reidratar os indivíduos que não se exercitam muito.
    O consumo excessivo de suplementos hidroeletrolíticos, quando não necessários, pode causar problemas renais devido ao aumento dos níveis de sódio e potássio no organismo. Os indivíduos não conseguem excretar todos os eletrólitos ingeridos, sobrecarregando os rins.

    ResponderExcluir
  3. As bebidas esportivas foram criadas por volta dos anos 60, como suplementos dietéticos para atletas, buscando para resolver certos problemas fisiológicos e nutricionais relacionados ao esporte. Essas bebidas foram projetadas para atletas ou indivíduos que precisam de reposição de água, bem como carboidratos e eletrólitos perdidos ou utilizados durante atividade física vigorosa prolongada, incluindo atividades realizadas em altas temperaturas e umidade. Embora as marcas e produtos individuais possam variar, as bebidas esportivas geralmente contêm nutrientes como água, eletrólitos (principalmente sódio e potássio) e carboidratos. Embora as bebidas esportivas tenham sido projetadas para atletas ou indivíduos que participam de atividades físicas vigorosas prolongadas, elas agora são comumente consumidas por não atletas – aqueles que simplesmente gostam do sabor das bebidas esportivas ou que procuram um tipo diferente de bebida, por exemplo. Dados os níveis já elevados de adição de açúcar na dieta ocidental e seu impacto negativo na saúde, o aumento do consumo de bebidas esportivas nos últimos anos é uma preocupação crescente para pais, profissionais de saúde, defensores da saúde pública e a sociedade em geral, uma vez que essas bebidas esportivas contribuem para esse aumento no consumo de açúcar adicionado e ingestão excessiva de calorias. Além disso, há também a adição de sódio desnecessário às dietas de crianças e adolescentes, por exemplo, substituindo micronutrientes essenciais da dieta, podendo aumentar o risco de problemas de saúde bucal dos jovens. Dessa maneira, embora as bebidas esportivas possam ser benéficas para atletas e indivíduos que participam de atividades físicas vigorosas prolongadas em temperaturas quentes a altas, para a maioria da população, a água é o fluido recomendado e ideal para hidratação. Com isso, pais, professores, treinadores e profissionais da saúde precisam ter em mente os riscos potenciais do consumo de bebidas esportivas, além de aprender a neutralizar o marketing que os leva a acreditar que o consumo de bebidas esportivas melhorará o desempenho atlético.

    ResponderExcluir
  4. Bromatologia em Saúde: Funcionais - GATORADE

    Segundo ANVISA: "Os isotônicos são alimentos para fins especiais classificadas como suplementos hidroeletrolíticos para atletas, destinados a auxiliar a hidratação. As bebidas isotônicas são bastante consumidas pela população, principalmente por atletas profissionais e por pessoas que praticam esportes". Essa definição é razoável, mas merece ter atenção redobrada quanto à rotulagem. Como bem dito no Blog, bebidas do gênero Gatorade são destinadas PRINCIPALMENTE - mas não EXCLUSIVAMENTE - a atletas ou pessoas que mantêm atividade física regular, então, seria necessário revisionar as indicações na embalagem para indivíduos que não contemplam esse grupo.
    Em termos nutricionais, é uma bebida bastante interessante e fornece o que o corpo precisa num determinado momento, porém, está longe de substituir uma refeição, por exemplo. Para diabéticos, no entanto, serve como uma base forte de reposição de líquidos com a carga eletrolitica aceitável para manter o balanço de hidratação corporal devido ao alto volume de excreção urinária. É ainda conveniente refletir sobre o abuso dessa solução: caso a pessoa consuma exageradamente esse tipo de bebida esperando uma otimização na sua hidratação, pode sobrecarregar o sistema renal pelo excesso de íons sódio e potássio circulantes, e isso pode implicar, a longo prazo, num aumento de pressão arterial. Dito isso, pessoas saudáveis ou não praticantes de exercícios físicos NÃO precisam de bebidas isotônicas, tendo em vista os valores nutricionais aplicados e o público principalmente destinado.

    ResponderExcluir