Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 17 de dezembro de 2017

Enfagrow®: O que esse leite tem de diferente que ajuda no desenvolvimento neurocognitivo da criança?


Enfagrow® é um composto lácteo empregado para uma nutrição inteligente. Apresenta em sua composição DHA, colina e mais 13 nutrientes que contribuem para o desenvolvimento, manutenção e bom funcionamento cerebral quando consumidos ainda na infância, e que não são encontrados em outras formulações de leites para crianças.



Fundamentos Bromatológicos

Enfagrow® é um composto lácteo com óleos vegetais e óleo de peixe que possui em sua composição DHA (ácido docosahexaneoico), colina, B-glucana, prébióticos como GOS e PDX, ferro, iodo, zinco e algumas vitaminas (A, B, B6, B12, C, D, E e ácido fólico), além de mais cálcio e menos açúcares refinados.
Informação nutricional de uma porção de 30g: valor energético: 135 Kcal; carboidratos:18g; proteínas: 4,5g; gorduras totais: 5g (g.saturadas: 1,6g, g.trans: 0g, g.monoinsaturadas: 2,4g, g.poli-insaturadas: 1,0g destes ácido linoleico- 630mg, ácido linolênico 81mg e DHA 25mg); colesterol: 8g; fibra alimentar: 1,2g; Na: 66mg; Ca: 270mg; Fe: 2,4mg: P: 132mg; I: 48µg; Mg: 26mg; Zn: 1,2mg; Cu: 122 µg; Se: 3,4 µg; vitamina A: 108 µg; vitamina D: 4 µg; vitamina E: 2 mg; vitamina C: 29 mg; ácido fólico: 33 µg; vitamina B1: 0,32 mg; vitamina B2: 0,40 mg; niacina: 0,21 mg; vitamina B6: 0,21 mg; vitamina B12: 0,60 µg; vitamina K: 10 µg; biotina: 6 µg; ácido pantotênico (B5): 1,5 mg; colina: 44 mg.
O DHA é um ácido graxo de cadeia longa do tipo Ômega 3 encontrado principalmente em peixes de águas frias e no leite materno, e junto com outros ácidos graxos do tipo Ômega 3 e 6 contribuem para o desenvolvimento da visão e do sistema nervoso em crianças na primeira infância. A colina é uma vitamina do complexo B encontrada em ovos, fígado e cereais integrais, e contribui para a formação da mielina nos neurônios que é responsável pela estabilidade da comunicação neuronal facilitando o desenvolvimento motor e cognitivo além da aprendizagem. Alguns minerais como Zinco, Iodo e Ferro também são importantes para o bom funcionamento das células neuronais facilitando a comunicação entre elas e com isso melhoram o aprendizado, a memória e cognição da criança. Os prebióticos GOS (galacto-olegosacarídeos) e PDX (polidextrose) são fibras não digeríveis, porém fermentáveis que estimulam a atividade de bactérias benéficas do intestino melhorando o trânsito intestinal, além de aumentarem as defesas do organismo prevenindo doenças. Além disso, possui  β-glucana que é uma fibra solúvel encontrada em algas, bactérias, leveduras e aveia também auxilia a manutenção das defesas diminuindo o risco de infecções e reduz os níveis de colesterol protegendo o coração.

Legislação 

Compostos lácteos como o Enfagrow são caracterizados pelo MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) n° 28/2007 como produtos em pó resultando da mistura de leite om produtos ou substâncias lácteas ou não-lácteas onde os ingredientes lácteos devem compor o mínimo de 51% da formulação diferente do leite em pó comum que é composto apenas de leite desidratado sem aditivos que ao ser reconstituído com água apresenta concentrações de proteínas e gorduras lácteas semelhantes ao in natura.
Segundo as RDCs n° 42, 43, 44 e 45 que regulamentam fórmulas infantis para lactantes e crianças de primeira infância, Enfagrow não se enquadra como um produto indicado para crianças menores de 1 ano de idade pois não substitui integral ou parcialmente o leite materno. 

Discussão e conclusão

 Enfagrow, como já mencionado, é um composto lácteo com óleos vegetais e óleo de peixe que possui em sua composição DHA, colina, B-glucana, prébióticos como GOS e PDX, ferro, iodo, zinco e algumas vitaminas, além de mais cálcio e menos açúcares refinados. Todas essas substâncias adicionadas ao composto lácteo auxiliam de alguma maneira na melhora da nutrição e da cognição, porém ainda não se tem dados científicos suficientes para saber as quantidades necessárias de cada componente para obter o resultado desejado. 
Sabe-se que a suplementação de DHA do período gestacional até os 12 meses pós-natal é de grande importância para o desenvolvimento neuronal e com isso um bom desenvolvimento cognitivo desta criança. Porém este produto não pode ser consumido por crianças menores de 1 ano de idade pois não se enquadra como fórmula infantil, e com isso a dúvida quanto a veracidade da afirmação de melhora neurocognitiva feita pelo fabricante.
Seriam necessários mais estudos quanto a melhora neuronal e cognitiva de crianças que consumam DHA e colina com idade superior a 1 ano e a quantidade necessária para conseguir esse objetivo.   
  
Referências Bibliográficas

Brasil. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Perguntas e Respostas sobre Fórmulas Infantis de 2014.  Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/2810640/Formulas+infantis/b6174467-e510-4098-9d9a-becd70216afa> 

Brasil. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA e ABASTECIMENTO. 
Instrução Normativa nº 28 de 12 de junho de 2007. Disponível em: <http://www.cidasc.sc.gov.br/inspecao/files/2012/08/INSTRU%C3%87%C3%83O-NORMATIVA-N%C2%BA-28-DE-12-DE-JUNHO-DE-2007.pdf>

González, FE. & Báez, RV. IN TIME: IMPORTÂNCIA DOS ÔMEGA 3 NA NUTRIÇÃO INFANTIL. Revista Paulista de Pediatria, vol. 35, núm. 1, 2017, pp. 3-4 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil.

ENFAGROW Brasil : <https://enfagrow.com.br/>

Aluna: Pâmella Rodrigues do Carmo

5 comentários:

  1. Fernanda Cardoso dos S. Pereira17 de março de 2018 às 23:22

    A autora abordou de maneira clara e pontual a informação nutricional, as características químicas e algumas das funções biológicas e a contribuição destas para o desenvolvimento cognitivo, memoria e aprendizado. No entanto, vale ressaltar que a versão chocolate do produto, destinado a crianças de 1 a 3 anos, deixou de circular, pois, segundo profissionais da área da saúde, a bebida contem açúcar demais. Alem disso, uma versão do Enfagrow lançado também contem óleo de canola, composto envolvido em algumas pesquisas que sinalizam que este pode ainda causar disfunções no organismo tais como a obstrução de artérias, por exemplo. O DHA, acido graxo que torna o Enfagrow tao especial, é encontrado naturalmente em peixes como salmão, sardinha, atum e também no leite materno, tornando-se não tao aconselhável consumi-lo com aditivos químicos e açúcares quando se é possível obtê-lo naturalmente na alimentação.


    Nome: Fernanda Cardoso dos S. Pereira
    DRE: 114152187

    ResponderExcluir
  2. Minha filha já tem 7 anos, e sô quer tomar esse leite! Oque EU faço? É carissimo, faz mal para essa idade?

    ResponderExcluir
  3. Júlia Moreira de Abreu- DRE:116081578

    Ainda que este produto seja recomendado por muitos pediatras para crianças a partir de um ano de idade, ele só é indicado em casos extremamente especiais quando a criança apresenta algum tipo de problema que impeça a ingestão normal do leite.
    A IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network) realizou em 2017 um novo monitoramento para garantir o cumprimento da legislação que visa proteger o direito à amamentação no Brasil (chamada NBCal, ou Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras), encontrando a partir de tal monitoramento cerca de 46 infrações à legislação envolvendo o comércio e uso de compostos lácteos.
    Em suma, as infrações envolviam a veiculação das propagandas do produto que não possuíam a frase de advertência exigida pelo Ministério da Saúde alertando que o produto não substitui o aleitamento materno e não é recomendado para determinadas faixas etárias. Porém, o grande problema que explica em parte, é que as marcas encontram brechas na lei, pois a NBCal não é clara em relação ao composto lácteo, já que se trata de um produto à base de leite, mas que não é necessariamente leite. Além disso, esse produto pode levar o consumidor ao erro pois tem embalagem muito parecida com as de Infant fórmulas e Leites em pó, e também por estarem alocados nas farmácias e drogarias na mesma seção e até mesmo na mesma prateleira que esses mesmos produtos já mencionados. A falta de orientação por profissionais da saúde nas farmácias e o acesso fácil a esses produtos torna o seu uso quase indiscriminado.
    Justamente a falta de clareza a respeito do composto permite que grandes marcas discordem que existam tais irregularidades, resultando, assim, na contínua venda dos compostos lácteos com rótulos confusos e enganosos para o consumidor, que muitas vezes o compra acreditando tratar-se de leite em pó.
    De acordo com nutricionistas e pesquisadores do Instituto de Saúde de São Paulo e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o uso deste produto é considerado desnecessário. Eles ainda afirmam que o composto lácteo é um produto ultraprocessado, ou seja, uma fórmula criada com ingredientes que não são adequados para a alimentação infantil, como o açúcar. Além disso, segundo o levantamento da Ibfan, alguns compostos lácteos contêm maltodextrina, um tipo de açúcar com alto índice glicêmico e calórico que pode contribuir até mesmo para a obesidade infantil.

    ResponderExcluir
  4. Vocês publicaram uma peça de propaganda diretamente retirada do material da empresa como se fosse ciência? Que vergonhoso. E pior que devem estar fazendo propaganda de graça ainda por cima.

    ResponderExcluir