Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Tema:

Papinhas Nestlé X Papinhas Caseiras: Benefícios e malefícios

Alinhar imagem

Indagação:

As papinhas Nestlé apresentam benefícios em relação às papinhas caseiras na alimentação infantil?

Hipóteses:

A papinha Nestle apresenta uma grande vantagem em relação à caseira por ser prática e rápida, uma vez que ela já se encontra pronta, sendo apenas necessária a utilização do microondas ou do banho-maria para aquecimento. Além disso, elas são esterilizadas e fechadas a vácuo, o que garante que essas sopinhas não estraguem com facilidade, sendo ideal para alimentar a criança durante os passeios ou viagens longas. Porém, essas papinhas apresentam um número limitado de alimentos que são utilizados no seu preparo e com isso acaba tendo sua consistência, cor e sabor semelhante, se tornando uma alimentação monótona e sem graça para as crianças que estão consumindo esse alimento. As papinhas caseiras apresentam maior variedade de alimentos, sendo esses frescos, diversos e com texturas variadas, que irão estimular uma melhor mastigação pela criança, além de desenvolver um bom paladar e percepção aos alimentos, fazendo com que essa criança, futuramente, se adapte melhor a comida que será fornecida pelos pais.

Descrição do Produto:

As papinhas Nestle são uma mistura de alimentos selecionados que foram transformados em pasta, apresentando uma textura característica que não necessita de mastigação. A cor e o cheiro dependem dos alimentos que compõe a papinha. Esse alimento é livre da adição de conservantes, aromatizantes e estabilizantes. A papinha Nestle é envasada em um pote de vidro, que passa por uma esterilização e fechamento a vácuo.

Fundamentos Bromatológicos:

Os ingredientes do produto dependem do sabor da papinha selecionado. Nesse caso usarei de exemplo o sabor Carne, Legumes e Mandioquinha. Essa papinha é composta por: batata, cenoura, água, carne, mandioquinha, cebola, óleo de canola, óleo de milho, amido, farinha de arroz, e polpa de tomate. No rótulo consta que esse alimento não contém glúten. Esse alimento pode ser preparado por aquecimento em banho Maria ou no forno microondas. Uma vez aberto, ele deve ser armazenado no congelador e consumido em até 24 horas.
A tabela nutricional fornecida na embalagem do produto está representada abaixo:

Porção de 115g (1 unidade)
Valor Energético
86 Kcal
Carboidratos
9,5g
Proteínas
4,0g
Gorduras Totais
3,5g
Gorduras Saturadas
0.5g
Gorduras Trans
Não contém
Sódio (natural das matérias primas)
14mg

Legislação:

A portaria SNVS 34/98 fala sobre alimentos de transição para lactentes e crianças de primeira infância, permitindo que sejam utilizados os seguintes ingredientes:
·         Concentrados proteicos ou ingredientes de alto valor proteico
·         Podem ser adicionados: aminoácidos essenciais na forma natural L, sal iodado, leite e derivados, cereais, carnes, peixes, óleos, gorduras vegetais, frutas, hortaliças, leguminosas,tubérculos, açúcares, malte, mel, amido (modificados ou não).
·         ovos (após 10 meses de idade)
·         cacau (após 9 meses)
·         Vitaminas e minerais de acordo com a lista de referência
Esses ingredientes devem estar limpos, ser de boa qualidade, seguros e com excesso de fibras removido. As espinhas e ossos de peixes e carnes devem ser removidos. O teor de sódio não pode exceder 200 mg do produto pronto.
Em relação aos valores energéticos, estes devem ser de no mínimo 70 kcal por 100g para as principais refeições. Em misturas contendo carne ou peixe, o teor mínimo de proteínas deve ser de 3g por 100g do produto pronto.
Na RDC 46 é abordado o uso de aditivos nas formulações destinados ao público infantil, apresentando uma relação dos aditivos que podem ser empregados na formulação uma vez que são seguros para o consumo das crianças. 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Em relação aos aspectos nutricionais apresentados, as papinhas industrializadas não se distanciam de modo evidente das papinhas convencionais de preparo caseiro. A não ser, talvez, pelo baixo teor proteico (4g em 115g de produto). Ressaltando que não é descrita a presença corantes, conservantes, acréscimo de açúcar e gordura trans em sua composição que a tornem menos saudáveis, atendendo a legislação vigente e entidades médicas, e por fim o consumidor.

    Considera-se a utilização de papinhas prontas pela praticidade e segurança, uma vez que é um alimento que passa por um processo de conservação, sobretudo em passeios/viagens demoradas.

    Contudo, a introdução alimentar convencional na forma de papas processadas com diferentes alimentos dificulta o reconhecimento e aprendizado dos alimentos em sua integridade, em suas diferentes texturas, aromas e sabores. Do reconhecimento do sabor peculiar de cada ingrediente e a distinguir os cinco sabores (amargo, azedo, doce, salgado e umami). Outro aspecto a ser destacado é a consistência da papinha, que é importante na promoção do desenvolvimento da musculatura oral nos em bebês, em que não há variação na consistência na industrializada, mas que é perceptível na caseira com pedaços.

    A utilização de papinha industrializada é válida para auxiliar em situações esporádicas, mas não como forma de substituição da alimentação cotidiana sem que traga prejuízos ao bebê.

    Nome: Lucas Pereira Marques
    DRE: 114033626

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A presidente do departamento de nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Virginia Weffort, declarou para a revista Veja que os bebês podem ter dieta mais parecida com a dos pais. Foi publicada uma matéria no início de fevereiro deste ano afirmando que o avanço nos estudos da fisiologia dos bebês permitiu que fosse comprovada cientificamente a dispensabilidade do consumo estrito de papinhas pelos bebês, sejam elas caseiras ou industrializadas. A partir de 6 meses de idade, quando os bebês deixam de depender exclusivamente do leite materno, já seria possível introduzir alimentos como salmão desfiado, feijão e chuchu bem amassados, além de morango em pedaços. Essa abordagem de alimentação poderia aumentar o interesse da criança nas refeições diárias e explorar mais as sensações no paladar infantil quando comparado ao consumo de papinhas.

    Para maiores detalhes sobre a reportagem: https://veja.abril.com.br/saude/fim-do-mito-bebe-pode-comer-comida-de-adultos/

    ResponderExcluir
  5. As papinhas de modo geral é um alimento prático e rápido que podem auxiliar em algumas refeições, apesar de não apresentarem adição de açúcar, conservantes, corantes e gordura trans, quando comparadas aos produtos não processados tem-se menor riqueza de sabores e texturas que são importantes para o enriquecimento do conhecimento infantil. As indústrias estão constantemente aperfeiçoando as técnicas e produtos para se adequar a novos padrões cada vez mais saudáveis. Atualmente é possível encontrar opções de papinhas 100% orgânicas que não possui adição de amido e que como consequência permitem visualizar melhor a textura dos alimentos.
    Diferente das papinhas convencionais possui frutas e legumes totalmente orgânicos e possui teor de carboidratos reduzidos na composição quando comparados as papinhas convencionais. O produto orgânico, processado ou não, deve ser obtido em um sistema de produção específico e não deve prejudicar o ecossistema local. Além disso, devem ser certificados por órgãos credenciados no Ministério da Agricultura.
    Matéria do acompanhamento do processo de fabricação disponível em: https://www.nestlebabyandme.com.br/nestle-lanca-papinhas-organicas-e-nos-fomos-conferir-tudo-de-perto

    ResponderExcluir