Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cereal matinal e o corpo ideal, seria tão simples assim?





       Nesfit tradicional é um alimento rico em cereais integrais (11g de cereais em uma porção de 30g) e em fibras. Ele usa como base para sua propaganda a comparação com as principais granolas presentes no mercado. Sua embalagem promete uma maior satisfação com o seu corpo em apenas 14 dias. Será que os valores nutricionais são realmente tão diferentes a ponto de possibilitar esta transformação?


        “São flocos de trigo integral, arroz e milho que te ajudam manter a boa forma, de maneira saudável, equilibrada e gostosa. Possui baixos teores de gordura e é rico em fibras, vitaminas e minerais.
      
      A embalagem de Nesfit sugere que, com o consumo dele por 14 dias, a mulher consegue ter um corpo satisfatório (como sugerido pela imagem da boneca) a ponto de se sentir confortável em um biquíni em apenas 14 dias, e este é o propósito da Operação. No verso da embalagem e em letras pequenas é possível constatar que para essa mudança, é necessário aliar ao consumo de Nesfit a uma dieta balanceada e a prática exercícios físicos.
      Segundo o site da Nestlé a Operação Biquíni ''Chegou para ajudar você, que deseja ter uma vida saudável o ano todo para se descobrir no verão, a melhor estação do ano. O programa Operação Biquíni tem 3 passos: NESFIT® no café da manhã, alimentação saudável e exercícios. Faça você também e sinta a diferença em 14 dias28 cardápios equilibrados e saborosos para você se sentir bem todos os dias. NESFIT® é o cereal ideal para compor seu cardápio e ajudar a manter uma alimentação equilibrada, pois tem baixos teores de gordura e é feito com flocos de trigo integral, arroz e milho. NESFIT® contém cereal integral, que preserva o que há de mais nutritivo no grão e contém alto teor de fibras.''

      De acordo com a Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998, o alimento sólido pode ser considerado rico em vitaminas e minerais quando tiver no mínimo 30% da IDR de referência por 100g do produto, e o mesmo pode ser considerado como rico em fibras quando contiver no mínimo 6g destas por 100g do produto. 




       Analisando o rótulo é possível observar que o cereal é realmente rico tanto em vitaminas quanto em fibras, visto que a tabela nutricional está se referindo a 30g do produto e a legislação faz a análise tendo em vista 100g do produto.
      Como sabemos, cada pessoa tem uma necessidade energética diferente, ela varia de acordo com a idade, peso, altura, se a pessoa faz atividade física ou não e quanto faz, entre outros. Os cardápios são propostos no site, para os lanches da manhã e da tarde, durante 14 dias, podendo prosseguir com a dieta por mais 14. Porém, este cardápio não leva em consideração nenhum dos parâmetros ditos acima, dificultando a utilização, pois a porção proposta pode ser exagerada para algumas pessoas e pouco para outras. 
      

      
      É possível identificar que mesmo com toda essa proposta saudável do cereal, ele contém açúcar e xarope de glicose. E observar a sua tabela com as informações nutricionais, observa-se que, cada 30g do cereal contém, 4,6g de açúcar.
      Em sua publicidade é feita a comparação do cereal em questão com as granolas disponíveis no mercado.


         De fato, o consumo do Nesfit é mais vantajoso do que o da granola. Ele contém menos açúcar, menos gorduras e mais fibras. Porém, a quantidade consumida de Nesfit ou de granola por dia é pequena, e a diferença nutricional entre elas não é tão expressiva a ponto de cumprir o que a Operação Biquíni propõe. 
         Já se a pessoa passar a fazer atividades físicas e mantiver uma alimentação balanceada, como está descrito no verso da embalagem, ela conseguirá resultados satisfatórios, mesmo continuando a consumir a granola.
         O Nesfit pode auxiliar na dieta, mas somente a troca da granola por ele não é capaz de fazer com que a pessoa fique satisfeita com o seu corpo e muito menos se sinta confortável em um biquíni em 14 dias. 

         
Referências Bibliográficas


http://e-legis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id=97&word=crit%c3%a9rios%20para%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20atributos%20baixo 

www.nutritotal.com.br








     

7 comentários:

  1. De fato, o cereal em questão pode ser considerado rico em vitaminas e fibras. Porém, no que diz respeito à perda de peso e a manutenção de um corpo ideal, o alimento não corresponde ao esperado. De acordo com a Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998 (conforme citada no trabalho), o teor de açúcar em alimentos sólidos, para ser considerado baixo, deve conter um valor total de açúcares abaixo de 5g/100g do alimento, o que não é o caso do Nesfit (possui alto teor de açúcar, uma vez que, para esse teor ser considerado baixo, 30g do cereal deveria conter, no máximo, 1,5g de açúcares).
    Quando um indivíduo consome qualquer tipo de alimento, o pâncreas secreta insulina, através das células beta, com o objetivo de reduzir a glicemia. Quando essa mesma pessoa ingere maior quantidade de açúcar, o pâncreas produz o hormônio com maior intensidade. Neste caso, a glândula pode ficar sobrecarregada e gerar resistência à insulina, podendo acarretar diabetes. Além disso, tal consequência pode levar ao não gasto da glicose consumida, podendo a mesma se acumular no organismo, virando gordura.
    Portanto, para que o Nesfit realmente provoque o emagrecimento, é de suma importância a realização de atividades físicas e uma dieta balanceada. Contudo, para se perder peso em apenas 14 dias e obter um corpo ideal, vai depender do organismo de cada indivíduo e do quanto que ele é capaz de perder em relação às calorias em uma atividade física.

    ResponderExcluir
  2. De fato, o cereal em questão pode ser considerado rico em vitaminas e fibras. Porém, no que diz respeito à perda de peso e a manutenção de um corpo ideal, o alimento não corresponde ao esperado. De acordo com a Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998 (conforme citada no trabalho), o teor de açúcar em alimentos sólidos, para ser considerado baixo, deve conter um valor total de açúcares abaixo de 5g/100g do alimento, o que não é o caso do Nesfit (possui alto teor de açúcar, uma vez que, para esse teor ser considerado baixo, 30g do cereal deveria conter, no máximo, 1,5g de açúcares).
    Quando um indivíduo consome qualquer tipo de alimento, o pâncreas secreta insulina, através das células beta, com o objetivo de reduzir a glicemia. Quando essa mesma pessoa ingere maior quantidade de açúcar, o pâncreas produz o hormônio com maior intensidade. Neste caso, a glândula pode ficar sobrecarregada e gerar resistência à insulina, podendo acarretar diabetes. Além disso, tal consequência pode levar ao não gasto da glicose consumida, podendo a mesma se acumular no organismo, virando gordura.
    Portanto, para que o Nesfit realmente provoque o emagrecimento, é de suma importância a realização de atividades físicas e uma dieta balanceada. Contudo, para se perder peso em apenas 14 dias e obter um corpo ideal, vai depender do organismo de cada indivíduo e do quanto que ele é capaz de perder em relação às calorias em uma atividade física.
    Bibliografia:
    NESTLÉ. NESTLÉ NESFIT®. Disponével em: Acesso em: 9 de setembro de 2013.
    Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998. Publicada no D.O.U em 16 de janeiro de 1998.

    ResponderExcluir
  3. Pedro Henrique da Rocha Franco10 de setembro de 2013 às 14:59

    Segundo Devlin (2007), engordar é o resultado de ingerir mais energia do que a demanda do organismo. Assim, pode-se inferir que o processo contrário, emagrecer, poderia ser definido como ingerir menos energia do que a demanda atual de determinado organismo.

    Se assumirmos tal proposição como sendo verídica entendemos que comer ou não comer Nesfit não é a questão essencial para o emagrecimento. Segundo Fávaro e colaboradores (2006), as fibras dietéticas são de grande interesse, uma vez que dietas ricas em fibras estão associadas a melhor saúde do cólon, incidência reduzida de diabetes em adultos e pressão arterial e nível de colesterol menores. Esses efeitos se dão pelo conhecido mecanismo de atuação das fibras na redução do pico glicêmico. Mas as fibras não fazem milagres. Se a mesma massa diária de carboidratos for ingerida, não haverá emagrecimento.

    Ainda, afim de obter os supostos benefícios das fibras, uma dieta rica em frutas e vegetais fornecem as fibras necessárias para o bom funcionamento do cólon e demais atividades (Fávaro et al, 2006). Assim, Nesfit não é necessário desde que se tenha uma dieta equilibrada. De maneira sagaz a empresa sugere essa dieta equilibrada que, na verdade, fará toda a diferença, mas não levará os créditos.

    Logicamente que partindo da proposição inicial, realizar exercícios físicos é a segunda parte do processo pois auxilia a aumentar a demanda energética do organismo. Curiosamente, o fabricante também o recomenda.

    O produto é, então, inútil? Não diria isso, mas com certeza ele não é essencial. Se vale a pena pagar caro para obter benefícios conseguidos de outras maneiras economicamente mais rentáveis é uma decisão do consumidor que deve sim ser alertado do que foi exposto aqui.


    Referências:
    Avaliação Nutricional de Dietas de Trabalhadores em Relação a Proteínas, Lipídeos, Carboidratos,Fibras Alimentares e Vitaminas. Fávaro, et al. 2006

    Manual de Bioquímica com correlações clínicas. Thomas M. Devlin, 2011. Editora Blucher.

    ResponderExcluir
  4. Analisando os rótulos dos alimentos abrangidos pela mesma linha de produtos NESFIT®, é possível perceber incoerências relacionadas ao teor de fibras encontrada nos diferentes produtos.Por exemplo, três tipos de biscoitos da mesma linha de produtos, como NESFIT Cacau e Cereais®, NESFIT Coco® ou NESFIT Morango e Cereais®, apresentam teores diferentes de fibras(nas porções de 30 g do produto ou 5 biscoitos a quantidade em fibras do: NESFIT Cacau e Cereais® é 1,7g, NESFIT Coco® é 1,5g e NESFIT Morango e Cereais® é 1,4g), o que, infelizmente, não é exposto pela sua proposta publicitária.
    O consumidor, com o objetivo de obter uma melhor forma física, acredita que consumindo qualquer um dos produtos contidos na linha conseguirá a mesmo resultado.O que inicialmente pode parecer um detalhe, mostra na realidade o apelo comercial de alimentos industrializados que aparentam poder substituir completamente fontes naturais de fibras, como frutas e cereais o que não é, nescesseriamente, verdade, pois pessoas que precisam realizar uma reeducação alimentar, como obesos, hipertensos ou diabéticos não podem intercambiar esse tipo de alimento em relação a as fontes naturais, como também não podem ter ou manter uma rotina sedentária.Além dos teores de fibras dietéticas, vários outros componentes das tabelas nutricionais, associadas aos rótulos dos alimentos citados, apresentam valores muito discrepantes quando comparados, sendo recomendável a empresa produtora da linha de produtos uma revisão, destes valores nutricionais, a fim de manter a proposta inicial da linha de produtos NESFIT®.

    NESTLÉ. NESTLÉ NESFIT®.Acessado em: 2 de novembro de 2013.

    ResponderExcluir
  5. É sabido que a sociedade de hoje está cada vez mais preocupada com obter uma aparência magra para satisfazer a demanda da sociedade. Sabendo disso, as indústrias fazem propagandas, muitas vezes enganosas, para atrair o consumidor a comprar o seu produto, que muitas vezes fazem promessas mirabolantes, como a descrita a cima. Sabe-se que com uma dieta balanceada e fazendo exercícios físicos, a pessoa se manterá saudável, seja fazendo uso do Nesfit ou da granola tradicional (ou nenhuma das duas). O consumidor busca soluções imediatas, o que faz com que a indústria tenha isso como alvo do seu marketing. Dessa forma, deve haver uma legislação mais rígida no que diz respeito ao que é escrito nas embalagens dos alimentos para que o consumidor não seja enganado.

    ResponderExcluir
  6. Como já levantado em alguns comentários acima hoje existe o apelo dos produtos saudáveis e de baixa caloria. Para aproveitar essa oportunidade a marca Nestlé lançou a linha Nesfit, porém atualmente nem todos os produtos dessa linha tem alguma vantagem sobre os chamados produtos normais. Um exemplo característico é a própria variação no seu cereal matinal, que foi o primeiro produto da linha.
    A maior vantagem desse produto é ser rico em fibra, porem o produto Nesfit e Frutas tem uma menor quantidade dessas (2,4g por 30g) quando comparada com o produto Nesfit (2,8g por 30g) mas os dois podem ser considerados ricos em fibras segundo a Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998, pois tem respectivamente 8g e 9,3g de fibra por porção de 100g, mais que o mínimo de 6g para 100g de produto exigida para obter essa classificação.
    Além de ter menos fibra outra caracteristica do novo produto é tambem ter maiores valores de carboidratos e gorduras totais em relação ao pioneiro, 8,0g comparado a 4,6g e 0,7g comparado a 0,5g, respectivamente e todos para 30g.
    Com essas constatações fica claro que não se deve comprar o produto pela marca ou por que esse tem determinado apelo, como por exemplo, light. O importante é a comparação das informações nutricionais desses. Para tal aspectos relevantes a serem observados são: a quantidade por porção
 (nesse caso sabemos pelo tamanho do cereal que 2 colheres ou 30 g não são quase nada, logo, por vez, se consome muito mais que os valores da tabela); a qualidade das calorias
 (elas são divididas em carboidratos, proteínas e gorduras, não adianta ter um pouco menos de caloria e essa ser toda proveniente de gorduras); relação de açúcares e fibras na composição dos carboidratos 
(como exemplo, o ideal para um alimento saudável é ter menos de 6g de açúcar e mais de 4g de fibra, enquanto o produto sob análise tem 8g de açúcar para apenas 2,4g de fibra por porção) e quantidade de sódio 
(o Nesfit e Frutas tem 141 mg de sódio e a recomendação indica 150 mg por porção na refeição, como geralemente são consumidos mais de 30 g por vez a quantidade de sódio do produto pode ser considerada alta. O sódio deve ser levado em conta por reter água e alterar níveis pressóricos). Devem ser feitas ainda várias outras observações, principalmente se o consumidor tiver algum tipo de restrição alimentícia como, atenção aos tipos de gorduras e os ingredientes prensentes no produto.

    Referências:

    http://www.nestle.com.br/operacaobiquini/page/Nesfit-7c-Linha-Nesfit.aspx

    http://e-legis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id=97&word=crit%c3%a9rios%20para%20utiliza%c3%a7%c3%a3o%20dos%20atributos%20baixo

    http://www.run2live.com.br/lendo-as-informacoes-nutricionais/

    ResponderExcluir