Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 15 de dezembro de 2018



Infant formula: garante uma boa nutrição ou apresenta logo cedo uma alimentação artificial?


Amamentar é um processo natural e totalmente seguro que alimenta e reforça os laços entre mãe e filho, principalmente, durante os seis primeiros meses de vida da criança. Algumas mulheres, no entanto, não podem ou não conseguem amamentar, e outras preferem não fazê-lo por uma série de motivos. Por isso, médicos e cientistas dedicaram anos de pesquisa para produzir fórmulas infantis  que substituem o leite materno com qualidade e alto valor nutritivo.

“Infant formula” ou “fórmulas infantis” são leites, usualmente em pó para diluição que são fabricados com o objetivo de atingir um público específico, inicialmente, crianças recém nascidas que não tinham disponibilidade/oferta de leite materno. Mas com o tempo, foram surgindo novas classes desses produtos, como é o caso do leite Ninho da marca Nestlé®, que lançou a linha “Ninho® fases”, que passou a abranger um público maior, desde crianças que não tinham leite materno a disposição até crianças mais velhas que estão fazendo desmame, além de outras marcas que também possuem produtos com o alvo em outras faixas etárias infantis. A grande questão é: até onde a substituição  ou a introdução desse tipo de alimento a crianças é benéfico e não traz prejuízos à saúde?



Aptamil 3 Premiun é um leite de transição, indicado para bebés a partir dos 10º mês de vida até ao final da lactância. Aptamil 3 é uma fórmula nutricionalmente equilibrada que fornece ao bebê todos os nutrientes necessários a um adequado desenvolvimento. Fórmula infantil láctea especialmente adicionada com os prebióticos GOS/FOS, que auxiliam no funcionamento correto do intestino, além de DHA (ácido docosahexaenoico), da família Ômega 3, que auxilia na formação, desenvolvimento e funcionamento do cérebro.

O aleitamento materno nos primeiros meses de vida é fundamental para a saúde da criança, especialmente para o desenvolvimento imunológico, pois se sabe que ele contém diversas substâncias imunomoduladoras e através do leite a mãe passa anticorpos, que são responsáveis por combater patógenos, além de entrar em contato com antígenos que estão no corpo da mãe, garantindo que a própria imunidade da criança trabalhe e se desenvolva sozinha. E além desse, há outros fatores, como a composição do leite materno, que possui cerca de centenas de componentes que não podem ser “imitados” no leite artificial e que são essenciais para o desenvolvimento do bebê, como carboidratos, proteínas e gorduras, em concentrações e formas ideais. Fora isso, a constituição deste leite é única e exclusiva para cada bebê, onde cada componente tem uma função e juntos tem uma ação conjunta no organismo do indivíduo.
As fórmulas infantis vendidas no Brasil são em forma de pó e vêm embaladas em latas. Dependendo do tipo de fórmula, o preço pode variar bastante. A decisão sobre qual fórmula usar deve levar em conta o estado de saúde da criança, a idade e as necessidades alimentares, assim como o custo. 
A Comissão do Codex Alimentarius FAO/OMS, estabeleceu recomendações sobre atendimento nutricional das crianças alimentadas com fórmulas. Deverá conter por 100Kcal utilizáveis quantidades mínimas e máximas de nutrientes, atendendo às necessidades dos lactentes para prevenir carências nutricionais e sobrecarga de nutrientes

O leite Aptamil é um produto que faz parte de uma série de leites infantis. Ele foi desenvolvido especialmente para fornecer às pequenas crianças os nutrientes necessários para o seu total desenvolvimento, visto que algumas necessidades especiais do bebê, por exemplo a alergia à proteína do leite ou então a intolerância à lactose, situações que acometem algumas pessoas desde seu nascimento. Ele contém uma fórmula hipoalergênica que é à base de soro de leite extensamente hidrolisado. 
O Aptamil contém LC-PUFAS, que são ácidos graxos polinsaturados essenciais para o desenvolvimento neurológico da criança. Além disso, contém Omega 3, que regula a circulação sanguínea e o ritmo do coração, a fim de controlar a pressão arterial e os níveis de triglicerídeos no sangue. A ingestão age diminuindo a agregação plaquetária, o que impede a formação de coágulos que podem causar infartos ou aterosclerose.
Portanto, de acordo com as informações que foram apresentadas ao longo desse texto, cada um pode tirar suas próprias conclusões a respeito do que é proposto e o que de fato é oferecido pelos determinados produtos discutidos.

Referências

RDC n. 43/2011
RDC n. 44/2011
RDC n. 45/2011
Lei n. 11.265/2006
Decreto n.8.552/2015
OMS-Brasil
OMS/Ministério da saúde
paodeacucar.com/descrição de produtos







Nenhum comentário:

Postar um comentário