Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

A “Infant fórmula” Nestogeno, mimetiza o leite materno?

A cada dia o mercado oferece e promove um vasto e diferenciado grupo de produtos para alimentação de bebês. Entre eles estão as Infant Fórmulas! Os fabricantes afirmam que a composição da fórmula infantil é projetada para mimetizar o leite de uma mãe humana, no entanto, existem diferenças significativas no conteúdo de nutrientes desses produtos.

Resumo 

O mercado oferece e promove um vasto e diferenciado grupo de produtos para alimentação de bebês. Este trabalho tem como objetivo fazer uma discussão sob a utilização da Infant Formula Nestogeno 1 com base nas leis vigentes. 

Descrição do Produto 

Nestogeno 1 é uma fórmula infantil para lactentes que deve ser utilizada somente na alimentação de crianças menores de 1 (um) ano de idade com indicação expressa de médico ou nutricionista.Não contém glúten,mas contém leite e derivados, assim como,derivados de soja. 

Legislações 

Segundo o inciso I do artigo 6º desta Resolução RDC n. 43/2011- Regulamento Técnico para fórmulas infantis para lactentes, fórmula infantil para lactentes é o produto, em forma líquida ou em pó, utilizado sob prescrição, especialmente fabricado para satisfazer, por si só, as necessidades nutricionais dos lactentes sadios durante os primeiros seis meses de vida (5 meses e 29 dias); 

A LEI Nº 11.265, DE 3 DE JANEIRO DE 2006. Regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e também a de produtos de puericultura correlatos;

Segundo a Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos dos EUA (FFDCA) define fórmula infantil como "um alimento que se propõe a ser ou é representado para uso dietético especial apenas como alimento para lactentes em razão de sua simulação do leite humano ou sua adequação como substituto completo ou parcial do leite humano";

Art. 10. É vedado, nas embalagens ou rótulos de fórmula infantil para lactentes e fórmula infantil de seguimento para lactentes: (Vide Lei nº 11.460, de 2007) 
I – utilizar fotos, desenhos ou outras representações gráficas que não sejam aquelas necessárias para ilustrar métodos de preparação ou uso do produto, exceto o uso de marca ou logomarca desde que essa não utilize imagem de lactente, criança pequena ou outras figuras humanizadas; 
V – utilizar informações que possam induzir o uso dos produtos em virtude de falso conceito de vantagem ou segurança; 

Discussão 

Ao pesquisar por esse tipo de nutrição no site da Nestlé eles colocam logo ao abrir o link do produto uma página sobreposta com os dizeres “ Nestlé - Começar saudável para viver saudável : O aleitamento materno é a melhor opção para a alimentação de lactentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até os seis (6) meses de idade. 

O uso desnecessário de mamadeiras ou a introdução de demais alimentos e bebidas durante este período pode prejudicar o aleitamento materno e dificultar o retorno à amamentação. Após o sexto mês de vida, deve-se iniciar a alimentação complementar apropriada à idade do lactente, mantendo-se o aleitamento materno até os dois (2) anos de idade ou mais. Consulte seu profissional de saúde antes de decidir por utilizar fórmulas infantis e se possuir dificuldades em amamentar. Nós da Nestlé, também reconhecemos a primazia, o valor e a superioridade do leite materno, e suportamos o aleitamento materno exclusivo conforme recomendado pela OMS, pela Sociedade Brasileira de Pediatria e por demais Órgãos competentes.” O que parece cair em contradição com o slogan que diz “Começar Saudável. Comer Saudável”, pois essa frase parece ser um conforto para as mães que usam esses produtos sem necessidade, visto que é uma página na internet onde só se compra alimentos para bebês. Podemos notar na composição da Infant Formula Nestogeno 1, que contêm soro de leite de vaca purificado e caseína como fonte de proteína. 

No leite de vaca, 20% das proteínas são de soro de leite e 80% caseínas, enquanto no leite humano 60% são proteínas do soro do leite e 40% são caseínas. Essa fórmula utiliza a maltodextrina como fonte de carboidrato quando a lactose é a principal fonte de carboidrato do leite materno. Sabe-se que a presença da maltodextrina contribui para aumentar a viscosidade do produto final, aumentando a sensação de saciedade do bebê, e conferindo um sabor mais doce ao alimento, o que contribui para uma maior ou menor aceitação do bebê ao produto. 

 O mesmo produto cita com letras maiúsculas que contém prebióticos. Sabe-se que o leite materno apresenta açúcares específicos que têm ação prebiótica, ou seja, ajudam a estimular o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Desta forma, incorporar agentes prebióticos na elaboração de leites maternizados não deveria ser tratado como um diferencial e sim como uma necessidade básica. Esse tipo de exposição leva ao consumidor a um falso conceito sobre esse tipo de formulação. Além disso, o uso de fórmulas infantis em países menos desenvolvidos economicamente está ligado a resultados de saúde mais fracos, devido à prevalência de condições insalubres de preparação, incluindo a falta de água limpa e a falta de equipamentos saneantes. 

Conclusão 

Pode-se concluir que este produto entra em contradição com a legislação, com o significado de fórmula infantil e que em alguns momentos a legislação gera abertura para diversas interpretações, dando espaço para que os comerciantes rotulem seu produto de modo que o visual da embalagem gere uma assimilação do que o produto é um potencial substituto e ainda melhor que o leite materno. 

Autores: Danieli Feijó e Jéssica Dias 

Referência bibliográfica: 

Nestogeno 1 Fórmula infantil Lata 800g. Disponivel em https://www.nestlecomecarsaudavel.com.br/nestogeno-1  . Acessado em 24/10/2018.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Senti falta do recorte da tabela nutricional e dos ingredientes para responder a pergunta se o Nestogeno mimetiza o leite materno, apesar de estar discutida no texto, o recorte dos ingredientes facilita a comparação. Vimos que a fonte carboidrato do Nestogeno é a Maltodextrina, enquanto a do leite materno é a lactose; apenas observando esse aspecto, já temos como conclusão que ele NÃO mimetiza o leite materno. Outro ponto interessante no Nestogeno, que talvez passe despercebido, é a imagem da mamãe passarinho dando alimento aos filhotes, para contornar a proibição de imagens de lactente, criança pequena ou outras figuras humanizadas, mas que tem o mesmo intuito de tais tipos de imagens.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de fazer um adento, Nestogeno 1 é indicado, inclusive diz no próprio rótulo de 0 a 6 meses e não até 1 ano como foi falado no texto. Isto é importante porque produtos para lactentes de 0 a 6 meses estão na categoria de Fórmulas infantis para lactentes, segundo a RDC 43/2011 “fórmula infantil para lactentes é o produto, em forma líquida ou em pó, utilizado sob prescrição, especialmente fabricado para satisfazer, por si só, as necessidades nutricionais dos lactentes sadios durante os primeiros seis meses de vida (5 meses e 29 dias).” Já fórmulas infantis de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância, regida pela RDC n. 44/2011, tratam-se do produto, em forma líquida ou em pó, utilizado quando indicado, para lactentes sadios a partir do sexto mês de vida até doze meses de idade incompletos (11 meses e 29 dias) e para crianças de primeira infância sadias (crianças de doze meses até três anos de idade, ou seja, até os 36 meses), constituindo-se o principal elemento líquido de uma dieta progressivamente diversificada. Apesar de na maior parte dos casos os ingredientes permitidos para infant formulas serem também permitidos para fórmula infantil de seguimento, há diferenças por exemplo no tipo e concentração de aditivos permitidos em cada uma. Segundo a RDC 46/2011 um tipo de espessante como a pectina só é permitido em fórmulas infantis de segmento.

    ResponderExcluir