Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 15 de dezembro de 2018

Fórmula Infantil para lactentes com restrição a lactose: Pregomin Pepti, da Danone



Fórmula Infantil para lactentes com restrição a lactose: Pregomin Pepti



A Infant Fórmula Pregomin Pepti foi desenvolvida para lactentes que apresentam restrição de lactose e/ou alergia à proteína do leite de vaca, e/ou ainda que apresentam algum outro tipo de necessidade dietoterápica específica, podendo também ser utilizado por lactantes.

Descrição

Pregomin Pepti é uma dieta semi-elementar e hipoalergênica, à base de proteína extensamente hidrolisada de soro do leite, TCM, óleos vegetais, de Mortierella alpina e de peixe; maltodextrina, vitaminas, minerais, nucleotídeos e oligoelementos. Isento de lactose, sacarose, frutose e glúten. Apresenta baixa osmolaridade, ótima tolerabilidade e aceitação.
Como características possui: 100% Proteína extensamente hidrolisada do soro do Leite de baixo peso molecular

Legislação 

Como a fórmula infantil Pregomin Pepti declara em seu rótulo ser uma “Uma fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes destinada a necessidades dietoterápicas específicas”, assim enquadra-se no critério C, que visa atender as necessidades dietoterápicas específicas para lactentes e de seguimento (isto é, até o 36° mês de vida juntamente com uma dieta diversificada) e não somente substituir o leite materno.​
Conforme RDC's n. 43, 44 e 45 de 2011:
C - fórmula infantil para necessidades dietoterápicas específicas - é aquela cuja composição foi alterada com o objetivo de atender às necessidades específicas decorrentes de alterações fisiológicas e ou patológicas temporárias ou permanentes, que não esteja amparada pelo regulamento técnico especifico de fórmulas infantis;

Conclusão

Segundo parágrafo 5º do art. 19 das Resoluções RDC n. 43 e 44 de 2011, a formulação pode apresentar xarope de glicose como fonte de carboidratos, pois é constituída de proteína hidrolisada, em outra situação, a empresa deveria demonstrar que o teor de glicose no produto final é seguro para lactentes e ou crianças de primeira infância. Nesse caso, a empresa também deveria enviar a especificação do xarope de glicose a ser utilizado.​
Podemos concluir que o leite apresentado, Pregomin Pepit da Danone pode ser utilizado como uma fonte de suplementação alimentícia, pois está de acordo com as normas estabelecidas para tal uso, e especificamente para atender as necessidades de lactentes e de seguimento para lactantes que possuem intolerância ou alergia à lactose, pois está de acordo com as especificações das RDCs 43, 44 e 45 de 2011.

Rótulo

Faixa etária: Desde o nascimento.
Pregomim Pepti  - Diluição padrão (12,9%): Adicionar 1 colher-medida (4,3g) para cada 30ml de água morna previamente fervida.
Densidade calórica do Pregomim Pepti : 66 kcal / 100ml
Proteina: 1,8 gr / 100ml (proteinas extremamente hidrolizada do soro do leite)
Carboidrato: 6,8 gr / 100ml (maltodextrina)
Lipidio: 3,5 gr / 100ml (50% TCM, óleos vegetais (colza, girassol, Mortierella alpina) e óleo de peixe)
Sódio: 18mg/100ml
Potássio: 65mg/100ml
Cálcio: 50mg/100ml
Fósforo: 28mg/100ml
Ferro: 0,8mg/100ml
Relação Ca:P: 1,8
Osmolaridade: 190
mOsm/l
Osmolalidade: 210 mOsmo/kg/água
Cargas de soluto renal: 148 mOsm/l
outros nutrientes: L-carnitina, colina, inositol, vitaminas e minerais.
Rendimento da lata: 3.100ml / 2060 kcal


Trabalho realizado pelas alunas Isabela Noronha e Larissa Fiuza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário