Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Quais são as vantagens da utilização do Sal Marinho?





Quais são as vantagens da utilização do Sal Marinho?

O sal  é um dos produtos mais comum na mesa do brasileiro. Porém, nos últimos anos seu uso vem sendo muito questionado por causar problemas à saúde quando consumido em excesso.
Eis que sugere-se então a utilização do sal marinho. Os benefícios desse tipo de sal são infinitamente maiores do que os do sal refinado.
Apesar de serem extraídos do mesmo local (o mar), estes sais se diferem em alguns aspectos. O principal é o processo de industrialização.
Enquanto o sal marinho após este processo ainda mantém suas principais propriedades nutricionais, o sal refinado perde grande parte dos nutrientes, como magnésio e cálcio.
As diferenças também estão na aparência e no gosto: sal marinho é comercializado no formato de cristais maiores que o sal refinado.
Além disso, possui um gosto mais “agradável” e menos intenso, por causa da menor concentração de sódio.

Transformação do sal marinho em sal refinado

O sal que usamos diariamente na alimentação não é o mesmo que é extraído do oceano. Trata-se do cloreto de sódio, formado pela ligação entre o cloro e o sódio.
Para chegar a essa composição, após ser retirado do mar, ele passa por um longo processo de industrialização.
Fabricação, lavagem e clareamento são algumas das etapas do processo de transformação do sal marinho em sal refinado.
Durante a produção, cerca de 84 elementos são eliminados do sal refinado, entre eles o magnésio, o cálcio e o próprio iodo natural, que depois é acrescido artificialmente na forma de iodeto de potássio.
Este último é adicionado em uma quantidade 20% superior à encontrada no sal natural. O iodo artificial traz, ainda, um outro problema: ele oxida rapidamente quando exposto à luz.
Com isso, é preciso adicionar um estabilizante que, combinado com o iodeto de potássio, produz uma coloração roxa.
Essa situação exige a adição de alvejantes para deixar o sal branco, como o carbonato de sódio.
O processo de lavagem também é responsável por eliminar outros componentes, como o krill (pequeno camarão invisível) e o plâncton que, mesmo em pequenas quantidades, são fornecedores de cobre, zinco e cálcio natural.
Depois de todo esse processo, o sal refinado é “enriquecido” com componentes químicos, mas conserva ainda cerca de 2% de elementos perigosos.
Para eliminá-los e deixar o sal mais “soltinho”, é adicionado o óxido de cálcio (cal de parede).
São acrescentados, ainda, agentes antiumectantes, silicato aluminado de sódio e fosfato tricálcico de alumínio.
Por fim, tem-se o sal fino, branco e soltinho do jeito que agrada ao consumidor, porém, rico em elementos químicos e com menos de 3% dos seus elementos naturais (que nem são exigidos por lei).

Vantagens do sal marinho

O Sal Marinho é extraído e submetido apenas a uma lavagem leve.
Pelo fato de não passar por nenhum processo químico, este sal consegue manter as quantidades ideais de nutrientes essenciais ao organismo.
Por conter menos sódio do que o sal refinado, seu sabor é mais leve e agradável.
O iodo é encontrado em quantidades ideais no sal marinho. Além disso, ele é mais facilmente assimilado pelo organismo, fornece energia e mantém unhas, cabelos e dentes saudáveis.
O cloreto de sódio é responsável pela produção de ácidos fundamentais na digestão das proteínas, além de ser um importante auxiliar na busca pelo equilíbrio do peso.
Também regula a pressão arterial, ajuda no sono, no desenvolvimento do cérebro e na estabilização dos batimentos cardíacos.
O íon de magnésio é uma das maiores perdas do sal refinado e que se mantém no sal marinho.
Além desses nutrientes, o sal marinho possui uma infinidade de elementos nas quantidades ideais necessárias para o organismo: fósforo, ferro, lítio, cobalto, zinco, enxofre, urânio, mercúrio, manganês e outros minerais que ajudam na prevenção de doenças cardíacas, na produção de enzimas e na formação óssea.

Outros benefícios do sal marinho

  • Diminui a acidez gástrica;
  • Mantém o equilíbrio da tireoide;
  • Regula o balanço de sódio e potássio;

Problemas de saúde associados ao excesso de sal refinado.

Insuficiência renal e cardíaca

Os rins são os responsáveis pela filtragem do sangue. Nesse processo são retiradas as substâncias tóxicas que se transformarão na urina.
Se o consumo de sódio for muito grande, dificulta o trabalho dos rins e eles podem não conseguir realizá-lo. No caso do coração, a vasoconstrição e a retenção de líquidos podem resultar na insuficiência.

Ganho de peso

As funções renais e digestivas são influenciadas pelo excesso sal, o que pode resultar no aumento do peso.

Envelhecimento precoce

O excesso de sódio provoca, também, a desidratação celular. O metabolismo da célula fica mais lento e, consequentemente, ela morre. Esse processo acelera o envelhecimento.
Referências Bibliográficas:


[1] BRASIL. Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 130, de 26 de maio de 2003. Dispõe sobre o teor de iodo que deve conter o sal destinado ao consumo humano. D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 28 de maio de 2003.

[2] WHO issues new guidance on dietary salt and potassium. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/news/notes/2013/salt_potassium_20130131/en/> Acesso: 27/07/16.

[3] PORTAL BRASIL. Campanha da Saúde vai alertar para o alto consumo de sal no País. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/07/22/campanha-da-saude-vai-alertar-para-o-alto-consumo-de-sal-no-pais> Acesso: 27/07/16.
[4] <http://www.slim360.com.br/confira-os-beneficios-do-sal-marinho>Acesso: 27/07/16



Nenhum comentário:

Postar um comentário